• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Frodo pedisse para Bombadil destruir o Um?

O anel foi forjado na chama de Udûn?! Que história é essa, Fairy? Udûn não era o outro nome pelo qual era conhecida de Utumno, a primeira fortaleza de Melkor nos confins do mundo? Sendo que o Um foi forjado centenas de milhares de anos depois, qual o sentido dessa história? :ahn?:
 
Do sindarin Iarwain Ben-Adar possue o significado de O Primeiro e Sem-Pai.
Quem disse, bom, sendo um nome élfico, creio que muitos, inclusive Elrond, no dia 25 de outubro de 3018 da Terceira Era no Conselho de Elrond.
Shantideva, minha teoria sobre Iarwain é somente uma teoria, assim como a tua, não há muito o que se discutir. O fato de Iarwain ter chegado antes de Melkor, e aparentemente não possuir ligação com Arda [tendo uma relação totalmente inusitada com os seres de Arda, como os Huorns, criaturas Tumulares e o próprio Um Anel], como se fosse um "estrangeiro" é o que me faz supor que ele poderia não fazer parte dos Planos de Eru para os desígnios de Arda. A sua aparente não-ligação com Arda nos permite pensar [e o modo como os eldar o chamam] que ele não seria algo proveniente de Ilúvatar O Pai-de-todos, por isso seria chamado de Sem-Pai, seria uma alusão dos elfos a esse pensamento.

Abraços. =]
 
Aracáno Elessar disse:
Do sindarin Iarwain Ben-Adar possue o significado de O Primeiro e Sem-Pai.
Quem disse, bom, sendo um nome élfico, creio que muitos, inclusive Elrond, no dia 25 de outubro de 3018 da Terceira Era no Conselho de Elrond.
Shantideva, minha teoria sobre Iarwain é somente uma teoria, assim como a tua, não há muito o que se discutir. O fato de Iarwain ter chegado antes de Melkor, e aparentemente não possuir ligação com Arda [tendo uma relação totalmente inusitada com os seres de Arda, como os Huorns, criaturas Tumulares e o próprio Um Anel], como se fosse um "estrangeiro" é o que me faz supor que ele poderia não fazer parte dos Planos de Eru para os desígnios de Arda. A sua aparente não-ligação com Arda nos permite pensar [e o modo como os eldar o chamam] que ele não seria algo proveniente de Ilúvatar O Pai-de-todos, por isso seria chamado de Sem-Pai, seria uma alusão dos elfos a esse pensamento.

Abraços. =]

Mas os Ainur de modo geral não tem pai, eles não são filhos de Ilúvatar...engraçado, isso me fez lembrar da história de jesus, que "carnalmante" não tinha pai, só mãe...mas Bombadil nem mãe tinha né?...ixi! tenho que me desligar desse clima natalino...
 
Última edição:
Então Eriadorion, ás vezes me equivoco com palavras, ficando nervosa e escrevendo coisas que estão em minha cabeça.
O que quis dizer com "chama de Ûdun", também sendo Ûdun outro nome para Utumno, foi a lava que corria na terra, por isso o nome de chama, e não é apenas em Utumno que Melkor "produz" seus Balrogs, também em Angband isso acontece, e do mesmo fogo se foi feito, por isso não me referia á fortaleza e sim ao fogo que também corre na montanha da perdição =].
 
Shantideva disse:
Mas os Ainur de modo geral não tem pai, eles não são filhos de Ilúvatar...engraçado, isso me fez lembrar da história de jesus, que "carnalmante" não tinha pai, só mãe...mas Bombadil nem mãe tinha né?...ixi! tenho que me desligar desse clima natalino...

Claro, entendo o que quer dizer, mas a origem que me refiro, etimológica, no caso, seria uma alusão com o nome Ilúvatar [ilúva = todos; atar = pai] e ao nome sindarin Iarwain Ben-Adar. Nessa teoria, ele não seria um Ainu, que são pensamentos de Eru, então, sem ser um Ainu, e não tendo pai, teoricamente não é um filho de Ilúvatar [elfo ou humano], nem tão pouco criação de Aulë [anão]. Isso o retira do plano de seres que temos conhecimento, validando a teoria de não ser parte dos desígnios de Arda. A base desta teoria está no nome que os eldar dão a ele, se fosse um Ainu eles claramente diriam, mas assim não o é, e de Sem-Pai o chamam.
Engraçado o fato dos Ainur não serem filhos dele na compilação de Christopher Tolkien do Quenta Silmarillion, sendo o nome Eru Ilúvatar [O Único e Pai-de-todos] mantido durante todo trabalho de Tolkien. Mas se o espírito natalino a empolga tanto, vá acender suas velinhas num pinheiro para Apolo, pois é solstício de inverno...opz, esqueci que o catolicismo copiou isso...então vá desmontar sua árvore de natal... =]

Abraços a todos.
 
Alucard disse:
Será? :think:

Eu não sei, você descrevou muito bem o comportamento natural do Tom, isso é verdade... mas, pouts, ele tmabém não está nem aí pra nada, tanto para o bem como para o mal.
Os hobbits poderiam tê-lo pego em um dia de paz, e Frodo poderia ter feito o pedido. E, creio eu que, ele tendo poder para fazê-lo, sem ter que ir até Mordor, o faria com muito prazer. Afinal, o cara está na Terra Média antes mesmo do Melkor ter à ela chegado, passaram-se tempos imagináveis, pois afinal a 3ª Era, e ainda mais no final(época de SDA) já tinha dado a ele no mínimo uns 7 milênios de existência. :eek:
Acho que ele poderia dizer: "Qual o problema, afinal, de fazer algo de bom depois de tantos anos não?"=]

Sim, este comportamento também se encaixaria em Tom. Mas o detalhe é que ele já faz algo de bom a meu ver... impede aquele pedaço amargurado de terra de fazer mal aos passantes incautos como pequenos hobbits.

Ele não está nem aí com poder, glória, fazer o certo. Ele chegou ao ponto onde quer manter apenas o que está sob sua responsabilidade continue andando bem, podendo cantar quando quiser, dançar, etc.. De vez em quando receber bem visitantes engraçados.

Sair dali seria ir contra a própria natureza dele. Sim, ele até pode fazer, mas o ponto ali é o lugar que ele escolheu como lar. Dá a entender que quaisquer aventuras e glórias que tenha tido, ele já as teve e agora é hora de deixar outros terem suas aventuras. Agora era a época de manter um pedaço do mundo amargurado em relativa paz, em dar relento aos passantes que tem objetivos diferentes em não perecer ali. Novos males, novos heróis.

Sair dali significa o seguinte: deixar tudo por conta de Fruta D'Ouro. O pedaço de terra amargurado estaria livre para fazer maldades, e quantos não pereceriam ali? Quantas estórias teriam fim antes mesmo de começar?

Se ele fosse Ainu, Valar, ou mesmo Eru ou o Pai de Eru não importa. O ponto é que percebe-se um movimento constante dos "poderes superiores" em parar de querer fazer demais, e deixar as pessoas fazerem suas próprias estórias. Em manter as coisas para que as pessoas possam passar por certas dificuldades, mas que consigam chegar ao destino final sem serem interrompidas (obliteradas, esmagadas) em algum lugar antes.

Esse tipo de ação por parte de Tom podia ter sido tomada antes, não sabe? Em diversos outros momentos históricos da primeira ou segunda era. E ao fazer, então quantos heróis não pereceram no lugar errado (o lugar de Tom), canções que nunca serão ouvidas porque não tiveram tempo de fazer nada, simplesmente porque passaram ali no mesmo lugar que os hobbits e viraram adubo?:mrgreen:
 
Ou seja, o Vazio criou o Tom só para salvar os hobbits do Salgueiro e das catacumbas? :dente:
 
Opa, já pro Obras esse tópico aqui. :)

Aracáno Elessar disse:
O fato de Iarwain ter chegado antes de Melkor, e aparentemente não possuir ligação com Arda [tendo uma relação totalmente inusitada com os seres de Arda, como os Huorns, criaturas Tumulares e o próprio Um Anel], como se fosse um "estrangeiro" é o que me faz supor que ele poderia não fazer parte dos Planos de Eru para os desígnios de Arda. A sua aparente não-ligação com Arda nos permite pensar [e o modo como os eldar o chamam] que ele não seria algo proveniente de Ilúvatar O Pai-de-todos, por isso seria chamado de Sem-Pai, seria uma alusão dos elfos a esse pensamento.

Uma coisa que me chamou a atenção nessa sua mensagem, Aracáno, é a sua idéia de que o Tom não tem uma ligação com Arda, porque a imagem que eu tenho é exatamente a oposta: de que ele é um ser que reflete exatamente a natureza de Arda. Ele é certamente o primeiro a estar "vivo" no mundo, antes mesmo de qualquer ainu; então podemos pensar "de onde ele surgiu?". Podemos partir do que sabemos com certeza: ele não é um ainu, mas é um ser que "Existe" e é Vivo (não apenas como um animal, mas como um ser consciente). Ninguém poderia criar seres livres e com consciência, a não ser Eru, ainda que de forma indireta. Tom, provavelmente, é um espírito que apareceu justamente quando apareceu Arda, por isso essa relação que eu fiz entre ele e a própria Arda.
Um outro sinal dessa ligação dele seria a proximidade dele com aquele território específico da floresta. Não parece apenas que aquele é o território dele, mas que ele é daquele território.
 
Última edição:
Talvez...Bombadil seja como um espírito da floresta...existindo apenas para proteger a natureza...como...apesar de uma analogia bem tosca...como o curupira da crença brasileira...que existe para proteger a fauna e flora... :cerva:
 
Elrohir Tinúviel disse:
Talvez...Bombadil seja como um espírito da floresta...existindo apenas para proteger a natureza...como...apesar de uma analogia bem tosca...como o curupira da crença brasileira...que existe para proteger a fauna e flora... :cerva:

Pô, eu não diria que sua analogia foi tosca, porque eu mesmo já a havia feito há algum tempo atrás. :joy:

Eu também acho que o Tom é um espírito da natureza, exatamente assim. Ele nasceu de Arda, vive em Arda, e só. Ele seria, talvez, uma versão tolkieniana dos seres das mitologias européis como leprechauns, silfos etc. E se o Tom existe na Terra-Média, que era a "Europa", e havia em Arda todos os "continentes do futuro", pode não vir a ser demais imaginarmos que na "América" o equivalente a ele seria um Curupira ou Saci. Mas isso é viagem mesmo, em alto nível. hehehe
 
Exato Maglor, mas você condiz sua tese, não foi, digamos, "chato".
A ligação de Tom Bombadil com seu território, é forte, e ao mesmo tempo não é, pois veja, ele vive em meio a natureza, e é Senhor de seu território, porém, seu relaciomanento com os demais seres é inusitadamente estranho, e incoerente. Entende o ponto? =]
Mas é uma teoria, que apliquei no pressuposto de sua origem desconhecida, sendo então válida também. Ele é o primeiro a vir, porém dele nas Antigas Histórias nada é dito, e não haviam registros de algo que viesse antes de Melkor. [mas isso não diz que seja impossível, pois assim não o foi]
Fato intrigante é chamá-lo de Iarwain Ben-Adar, daí fiz essa também inusitada tese.
Pois se não tem pai, mas não é Ainu, poderia a Arda não estar designado, e de outro plano coesistente provir? Não acha interessante?

Abraços Maglor, obrigado por conversas produtivas. =]
 
Hantalë Maglor...então vocês não acharam uma analogia tão decadente assim? :mrgreen:
Então...sendo ele um espírito da natureza...não poderia ser considerado como Gaia...da mitologia grega?...e assim atribuir a ele uma outra função...em vez de um mero expectador...como passou as outras eras...antes da chegada dos hobbits...alguém que ajudou Eru ou os Valar a "construir" à natureza...sendo como um artesão...dando forma as coisas que Eru/Valar pensavam?... :cerva:
 
O anel só pode ser destruído na Fenda da Perdição.
Se Tom ficasse com o anel, não iria lá; ele não dava a mínima para isso.
Assim, ele poria o anel num baú qualquer e iria passear com sua 'Fruta'...

Mas, a grande questão aqui é que Frodo não daria o anel ao Tom... Ele não sabia quem nem o que era Tom e ele não escolheria isto.

É preciso lembrar COMO tolkien escrevia: ele afirmava que não fazia muitas escolhas e que deixava a história SE ESCREVER POR SI MESMA!...

Assim, é claro que ele pensou nesta hipótese: ''Frodo ofereceria o anel a Tom?...' E a resposta só poderia ser NÃO. {{{Maglor, perdoe-me pelas maiúsculas... Eu não tenho como usar o negrito nem o itálico}}}

Frodo estava inteiramente convicto do que Gandalf lhe dissera no Condado: levar o anel a Bri e lá encontrar-se com ele... Isto ele julgava que poderia fazer. E, portanto, na cabeça de Frodo o anel ainda não era "O FARDO".

Portanto, amigos, creio que não havia possibilidade real de Frodo oferecer o anel ao Tom...

E mesmo que Frodo oferecesse o anel a Tom e mesmo que Tom ficasse com ele e o largasse em algum lugar, Gandalf não deixaria o anel com Tom, mas daria um jeito de tirá-lo de lá...

Gandalf não iria se limitar a proteger o recanto de Tom, enquanto o mundo desabava ao seu redor...

E Tom Bombadil nunca foi a consciência de Eru...
Tolkien disse, numa entrevista na década de 1970, que jamais se atreveria a escrever sobre a encarnação de Deus... Assim, Tom não poderia ser sequer uma pequena parte de Deus, amigos.

E volto a dizer: Gandalf não deixaria o anel com Tom....
 
Última edição por um moderador:
creio eu se pedissem para ele destruir o um ele não o faria pois para ele não importaria o que iria acontecer com arda, ele não dava importancia para o destino dos homens.
 
Iomendil, você pode usar o
edit.gif
, assim evita postar repetidas vezes =)
 
Por eru, a resposta é simples:

a-Tom não pode destruir o Um
b-Tom não se importa com o anel
c-Tom não gosta se intrometer nas vidas dos outros.

E:

a-Udun também é o nome de um vale nas terras de mordor
b-O anel foi feitopor Sauron nas fendas da montanha da perdição.
 
Primeiro o Anel so poderia ser destruido na Montanha Da Perdiçao!
eu sei que que o topico trata do assunto como uma grande possibilidade real e sua varias consequencias,mas é so se perguntar:e se Tom podesse destruir o Um Anel?? ele e se ele destruise o Um Anel??a resposta é simples: A HISTORIA ACABARIA SEM TODAS AS SUAS EMOÇOES E DRAMAS, E EU NAO ESTARIA AQUI DISCUTINDO A HISTORIA QUE HOJE EU AMO!
pois lembrem-se que SDA é a SAGA DO ANEL,e se ele fosse destruido de cara nao haveria saga nenhuma!!!
 
Capitão Nemo disse:
Por eru, a resposta é simples:

a-Tom não pode destruir o Um
b-Tom não se importa com o anel
c-Tom não gosta se intrometer nas vidas dos outros..

isso responde neh... :cerva:

Quanto ao Tom.. tb sempre imaginei ele como um espirito da floresta.. ele faz parte daquele lugar..não se importa com destino de homens ou elfos..ele apenas existe!! É como uma personificação do espirito do próprio Eru...

:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo