• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Frodo pedisse para Bombadil destruir o Um?

O Guardião do Tempo disse:
Quando Melkor chegou a Terra-média, Tom Bombadil já estava lá a muitas eras.
Tom Bombadil nada mais é que a própria consciência de Eru Iluvata, que foi banida para a Terra-média para que Eru finalmente decidisse iniciar a canção que criou “tudo”, e Tom não se importava com as guerras entre orcs, homens, elfos e Maias.
Eu nunca lí isso em lugar algum...
Você pegou essas informações de onde? :roll:
 
Olha isso, uma semi tradução da Encyclopedia de arda q eu fiz anos atrás

“Mais ancião é o que sou. ... Tom se lembra da primeira gota de chuva e do primeiro brota de árvore ... Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo – antes do Senhor do Escuro chegar de Fora.”

A Sociedade do Anel I 7, Na Casa de Tom Bombadil

Todos os seres que se tornaram Valar existiram antes da criação de Arda, então todos eles poderiam clamar o título de ‘Ancião’. Mas Tom diz que “conheceu o escuro sob as estrelas”(isto é, ele estava no Mundo e não fora dele) “antes do Senhor do Escuro chegar de Fora”. O termo ‘Senhor do Escuro’ aqui é incerto – pode ser aplicado tanto para Melkor quanto para Sauron e ambos vieram originalmente de ‘Fora’ do Mundo. Se ele quis dizer Melkor, então isso é muito significante: considerando essa descrição da entrada dos Valar no Mundo, da concepção original do Silmarillion:

“Agora por mais rápido que eles passaram , Melko estava lá antes deles...”

The Book of Lost Tales, Parte I, III The Coming of the Valar and the Building of Valinor

‘Eles’ refere-se a Manwë e Varda, que foram os primeiros Valar a entrarem em Arda com exceção de Melko(Melkor). Na concepção original de Tolkien então, (e não há nada no Silmarillion que contradiz isto) Melkor foi o primeiro de ‘Fora’ a entrar no Mundo, e Tom sugere que ele estava aqui antes de Melkor chegar!
 
Então, teoricamente, ele poderia sim destruir o Um! Se ele já existia antes da chegada de Melkor a Aman... :think:

Mas, como ele apareceu em Aman antes de Melkor, visto que Eä foi criada do Vazio e Erú mandou-lhe o Fogo Secreto? :ahn?:
Tom é emtão uma espécie de "nota oculta" na sinfonia divina? :-?

Enfim, de qualquer modo, olhando as coisas por esses aspectos só me fazem pensar que ele poderia destruir o Um sim. Indo ele ou não nas Montanhas da Perdição... :roll:
 
Não refuto sequer o fato de que um Vala, sendo ele teoricamente maior que Sauron, poderia destruir o Um.
Porém a única fonte segura está em O Senhor dos Anéis e diz que ele só pode ser desfeito em Orodruin. Quanto a Iarwain Ben-Adar, creio que veio antes de Melko, pois os elfos o chamam de O Primeiro e Sem-Pai, sendo assim fica mais difícil a referência de O Senhor do Escuro ser para Sauron. Mas, quanto a ele destruir o Um Anel, bem, fica naquela, nada diz que sim, mas algo diz que não...então...hahahaha....digo nada. =]

Abraços.
 
HaHaHa.
Creio que negaria a este fardo, com sua jovialidade e bom humor! =]
Não faria parte de seus planos, e ele acabaria equecendo o Um Anel...típico de Tom.
 
Ele levar até lá eu até acho difícil pracas, visto a personalidade "sem noção" do Bombadil, mas se ele fosse, com certeza não haveria ninguém na TM que o impediria de passar por todo o caminho até Mordor e jogar o Anel no fogo da montanha.

A questão, de qualquer modo não é essa.

É simplesmente assim:
História alternativa para SDA disse:
[Frodo] - Este é o Anel que um amigo me disse que tenho que destruir...
[Tom] - Para que destruir uma peça tão bela quanto essa?
[Frodo] - Porque ele traz um grande mal. O Senhor do Escuro possui sua força residente nele, e destruindo essa força, Sauron também será destruido.
[Tom] - De qualquer modo, siga seu caminho. O meu destino caminha em uma linha não-linear à do destino de Arda.
[Frodo] - Então, se é tão irrelevante assim o destino de Arda para você, você não poderia destruí-lo para mim?
[Tom, colocando o Anel na palma da mão e fechando-a] - Pronto. Era só isso que você queria?
Pois pode ir agora embora, descansar e dormir no seu lar. Eu vou voltar para minha bela casa agora... =]
"Tralalá...Tralalá...Tralalá..."
[Frodo] - 8-O

Eu sei que eu forcei pracas, mais acho que é mais ou menos isso que eu queria dizer entende? :mrgreen:
 
Sei não... ainda tenho pra mim que a destruição do Um só podertia ser feita mesmo em Orodruin; talvez algum ser mais poderoso (maiar, valar) pudesse destrui-lo sem as chamas da mntanha; mas eu tenho pra mim que a destruição do Um serviu para aproximar os povos na 3ª Era, a volta do Rei que trouxe paz e justiça após anos de lutas e destruição.. enfim: A destruição do Um deveria ser feita por alguém que residisse em Arda, com corpó fisico (portanto sujeitoi a morte, doenças, etc..).

E outra: no SdA A SdA é dito no Conselho que se Tom ficasse com o Um ele iria joga-lo em qualeur lugar e esquecer dle... o que significaria a vitória de Sauron de qualquer forma!
 
Tom provavelmente iria considerar o Anel como uma "brincadeira sem importância", ele está acima disso (creio eu), ele não tem necessidade se se provar e muito menos de interferir nas coisas dos Filhos.

Ele simplesmente não iria destruir o Anel, pois não veria necessidade.
 
Independente de considerarmos qualquer hipótese sobre o que seria Tom Bombadil, um fato importante e deveras curioso, é que como sendo uma criatura anciã e tendo passado por todos os acontecimentos ocorridos desde a criação do mundo por Eru, seria bastante plausível considerarmos que ele possuiria conhecimento das contendas e pertubações que se passavam sobre a Terra-Média naquela época, assim como as de outrora. Portanto, ele provavelmente faria o que fez em outras Épocas: não se intrometeria nos assuntos dos seres que guerreavam pela dominação dos povos livres ou pela destruição mal (maniqueísta ou não). Isso seria ponto pacífico baseando-se nas premissas das estórias e atitudes de Bombadil.

Um outro ponto, não pacífico, seria da possibilidade de o próprio Tom destruir o anel. Acho pouco provável que ele possuísse poder para exercer tal ato, não considerando ele nem mesmo sendo um Ainur, mas um espiríto criado a partir do mesmo fogo secreto que deu origem a Eä.

Meu argumento é teoricamente simples e se baseia nas Silmarils. Consideremos que as gemas feitas por Fëanor (um noldor de grande esplendor e poder, contudo, não um espírito de poder como um Maiar ou Valar) nunca puderam ser destruídas, nem mesmo pelo grande Melkor. Agora imaginemos o Um anel, uma obra de um artífice Maiar que empregou além de seu talento e habilidade, como fez Fëanor com as Silmarils, grande parte seu poder de existência. Acho muito difícil que qualquer ser do mundo, mesmo o famoso Tom Bombadil, tivesse "poder" para destruí-lo, a não ser devolvê-lo para seu local de criação nas Orodruin.
 
Fato curioso este, sobre as Silmarilli.
Realmente, mesmo perdendo-se no centro de Arda, nada se diz sobre sua destruição.
Sendo os Elfos de Eregion, aparentados de Fayanáro (Celebrimbor era seu neto) vejo uma possibilidade, de seu trabalho em conjunto, e o Um Anel, por Sauron exclusivamente forjado (sendo ele um servo de Aulë) não poderem ser destruídos talvez senão onde foram forjados, como os sábios da época o dizem.
Quanto a origem de Iarwain Ben-Adar [gosto de citar esse seu nome, pois ele significa O Primeiro e Sem-Pai] não arrisco nada, pois já sei que rumo tomaria a discussão.

Abraços.
 
Então se interpretei correto o seu post Aracáno os três anéis élficos poderiam ser destruídos somente por Celebrimbor, assim como as Silmarils poderiam ser destruídas pelo somente próprio Curufinwë?
 
1- Tom só era poderoso nas suas terras.
2- Ele sempre existiu, mesmo na epoca 1º era, do afundamento de beleriand... lá estava ele. Então, que diferença faria se Sauron tomasse a TM ou não. :/
3- Ele era um ser livre, desprendido dessas coisas... como gandalf disse, provavelmente ele se esqueceria de que tinha que destruir o anel e viveria a vida dele como sempre.
 
Primeiro... Bombadil nunca aceitaria o anel...ele dava muito valor para suas terras e não gostaria de atrair atenção para ele( apesar das roupas e atitudes...."singulares".. :lol: )....já que mesmo os elfos já aviam se esquecido da existência dele.
Mas uma coisa é indiscutível, o Um anel não agia sobre ele....então será que ele não poderia fornecer a "energia" para manter o funcionamento dos três anéis élficos?...ou então pelo menos manter sobre o encantamento Valfenda e Lórien?...continuando a existir esses dois belos lugares....
 
desculpem minha ignorancia.Mas quem esse de quem vocês falam (não me refiro ao frodo se não seria toperice).
Eu não li os livros(não pude comprar)mas vi os filmes(sai mais barato,né!)
POor favor me esclareçam.
Obrigada um feliz natal
 
Elryan disse:
desculpem minha ignorancia.Mas quem esse de quem vocês falam (não me refiro ao frodo se não seria toperice).
Eu não li os livros(não pude comprar)mas vi os filmes(sai mais barato,né!)
POor favor me esclareçam.
Obrigada um feliz natal
Bombadil é um personagem que não aparece no filme, até porque o Peter Jackson viu que não iria ter muito lugar para colocá-lo na história.

É um personagem sem muita história ou precedentes, pois Tolkien não deu muita ênfase nele(não mais que os outros povos de Arda(o mundo)). Tem "As Aventuras de Tom Bombadil", mais é um livrinho meio chato de se ler... :lol:

Acho que agora você já tem alguma noção de quem ele é... dê uma lida a mais no tópico ou pergunte qualquer coisa... ;-)
Procura no Google por "Tom Bombadil" ou até mesmo aqui no fórum que você vai achar muita coisa a respeito =]
 
Elryan disse:
desculpem minha ignorancia.Mas quem esse de quem vocês falam (não me refiro ao frodo se não seria toperice).
Eu não li os livros(não pude comprar)mas vi os filmes(sai mais barato,né!)
POor favor me esclareçam.
Obrigada um feliz natal



Ele é um cara meio misterioso nos livros...passa maior oarte do tempo em que aparece cantando....(aliás...umas letras meio toscas...)...e qdo ele coloca o anel...não acontece nada...e segundo os elfos...ele é mais velho que a própria terra...vive na floresta entre a terra dos buques e bri...
já é alguma coisa né? :cerva: :cerva:
 
Mas eu acho que isso foi discutido no Conselho de Elrond, não? Eles acabaram por decidir que Tom não destruíria o anel, acho que porque ele é meio "cabecinha-de-vento', não?
Não lembro os termos que o livro usou...
 
Fingon1 disse:
Mas eu acho que isso foi discutido no Conselho de Elrond, não? Eles acabaram por decidir que Tom não destruíria o anel, acho que porque ele é meio "cabecinha-de-vento', não?
Não lembro os termos que o livro usou...

Elrond fala que ele provavelmente se esqueceria do anel...afastando ele de sua mente...perdendo-o...ou simplesmente esquece-lo em algum canto.... :cerva:
 
Tharëstur disse:
Então se interpretei correto o seu post Aracáno os três anéis élficos poderiam ser destruídos somente por Celebrimbor, assim como as Silmarils poderiam ser destruídas pelo somente próprio Curufinwë?

Não amigo Tharëstur, eu me referia somente ao local onde foram feitos os anéis, quanto as Silmarilli, não sei como poderiam ser destruídas, sendo que não foram forjadas, mas não creio que o fosse somente por Fayanáro.

Abraços.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo