1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se...Frodo e Sam não tivessem a ajuda de Gollum?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Fagmar, 27 Mar 2008.

  1. Fagmar

    Fagmar Usuário

    Fico pensando...se Frodo e Sam não tivessem a ajuda de Gollum...
    Será que achariam o caminho para Mordor?
     
  2. Thorin Escudo de Carvalho

    Thorin Escudo de Carvalho Part-time Ninja

    Frodo morreria nas montanhas pois não conseguiria achar o caminho,mas se ele saisse de lá acabaria sendo pego nos portões negros de Mordor.
     
  3. Fimbrethil

    Fimbrethil Esse chato é um

    Se Frodo e Sam não tivessem a ajuda da Gollum eles nunca chegariam até Mordor, lembra que eles estavam perdidos nas Emyn Muil? (acho que é assim que escreve)

    e se tivessem chegado, por algum acaso, o Anel não seria destruído, porque no final Frodo fraquejou, e foi só graças ao Gollum que ele o foi.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Finwë Fëfalas

    Finwë Fëfalas Nas Echoriath...

    Olha eu diria que Frodo e Sam conseguiriam achar o Portão de Mordor sim.

    Porém duvido que conseguiriam passar por ele sem serem pegos.

    Pois pensem bem, já pela passagem de Cirith Ungol foi muito difícil, imagina pelo Portão Negro.

    E ainda mais sem Gollum que conhecia muito bem as terras de Mordor.
     
  5. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Gollum foi mais importante para a destruição do Um do que muita gente se dá conta. Ainda bem que Gandalf percebeu isso. O mago fez tudo o que podia para encontrar Sméagol e fazer cruzar o caminho dos hobbits. De certa forma, acredito que Gandalf já imaginava que Gollum estava em Moria e que acabou se conformando em ter de cruzá-la! Acho até que Gollum foi ainda mais importante do que Frodo. Veja o post da Cali Eledhwen, muito bom por sinal!

    Sem os alertas de Gollum e seu conhecimento do caminho e até dos cervos de Sauron, Frodo e Sam estariam perdidos. E no final, a própria TM estaria!!
     
    Última edição: 5 Abr 2008
  6. Grahan

    Grahan Sim, eu me divérto

    Claro que Gollum era traiçoeiro e tudo o que ele fazia era movido pelo Um. Mas ele não deixou de ter sua importância em toda jornada.

    Graças a ele o Um foi destruído e Frodo e Sam entraram por um lugar menos vigiado de Mordor.
    O caminho eles até poderiam ter achado, mas não teriam sucesso na missão.
     
  7. Katrina

    Katrina Usuário

    8-O

    Caraca, aí sim a situação da TM estaria muito pior do que a outra suposição proposta em outro tópico: "E se Gondor caísse...?"...
    Sem Gollum, quem garantiria que Frodo e Sam chegariam até a Fenda da Perdição? Gollum teve um papel primordial, como muito bem lembrado por todos aqui, apesar de traiçoeiro, se não fosse por ele Frodo jamais teria chegado tão perto de dar cabo ao seu intento...
    Não teríamos a Laracna na história também, pois, provavelmente Frodo e Sam tentariam chegar ao seu destino final atravessando o Portão Negro, e aí sim, seria preciso muita sorte....
     
  8. Bê

    Usuário

    Iriam ter muitas dificuldades, poderiam nem chegar a fenda da perdição e como todos estão lembrando o Gollum teve um papel importante pq sem ele o Um poderia nem ter sido destruido e poderia ter sido pego por Sauron antes.
     
  9. zannah

    zannah The Red

    Encontrar o caminho? Talvez.
    Passar pelos portões negros, sem serem capturados? Improvável.
    como já foi citado em vários outros posts, gollum podia ser traiçoeiro, ter ajudado com segundas (e terceiras e quartas intenções), mas que cumpriu um grande papel no sucesso da demanda (mesmo sem se dar conta disso), cumpriu.
     
  10. Darth Deh

    Darth Deh Usuário

    Sem Gollum jamais eles conseguiriam concluir o seu objetivo!!!

    Possa ser que eles encontrassem o caminho, mas eu duvido que eles chegariam a Montanha da Perdição sem serem pegos!!!

    Graças a Gollum eles tiveram sucesso na missão!
     
  11. Fringway

    Fringway Andarilho do Norte (187)

    Sem o Gollum a TM estaria nas mãos do Sauron novamente. Como disseram, provavelmente os dois não conseguiriam passar pelos portões negros sem ser capturados. E se passassem, e se chegassem na Montanha da Perdição, Frodo teria fraquejado, "fugido" com o anel, seria capturado pelos orcs e fim do final feliz:wink:
     
  12. Lyvio

    Lyvio Usuário

    O gollum ajudou simplesmente por que saberia que poderia ganhar alguma coisa na história, inicialmente o um caso laracna devorasse os dois, até ali, depois de todo o caminho ensinado e de frodo e sam terem escapado da aranha, bastava eles seguirem em direção a montanha da perdição por um caminho pouco ou nada movimentado, tendo em vista saurom ter esvaziado toda a região de mordor na tentativa de parar Aragorn, tendo em vista saurom achar que ele estava de posse do um anel e essa seria a chance de saurom retomar seu poder e dominar tudo, foi nesse instante que a inteligência de saurom falhou, e a de gandalf e aragorn soprepujou saurom, fazendo com que esse caisse na armadilha, armadilha essa que quando foi descoberta já era tarde demais.

    Gollum, Gandalf, Aragorn e Sam para mim foram os grandes responsáveis pela destruição do um, afinal sabiam que com força não se poderia deter saurom, lhes restou a inteligência que foi muito bem aplicada findando assim saurom de uma vez por todas da terra média..
     
  13. Tuor

    Tuor Usuário

    Se os hobbits não tivessem a ajuda de Gollum, duvido muito que conseguiriam sair das Emyn Muil, aquele lugar labiríntico. Por um acaso, pode até ser que saíssem, mas por onde seguiriam? Pelos Pântanos? Acho que teriam tanto nojo que não seguiriam por ali, pois somente seguiram aquele caminho por causa do Juramento de Gollum; acho que circundariam as Emyn Muil em suas beiradas até saírem também das beiradas dos Pântanos, e rumariam para o sul, podendo ser pegos, muito provavelmente.
     

Compartilhar