• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se... Frodo destruísse o anel e Gollum sobrevivesse?

Respondendo:

Sim sim... isso eu sei... mas ele matou o primo quando viu o anel... o anel fascinou ele, não? E se ele era apenas fraco... e o anel tinha grande poder sobre ele... pq ele era fraco... e se foi isso....

Mas ele não havia tocado no Um para estar tão influenciado por ele, não havia usado-o.. Não tinha como ele estar daquele jeito, tão influenciado à primeira vista... XD

Mas todos os atos malignos dele foi em poder do Um não foi? Não me lembro de relatos dele ser mal antes de possuir o anel...

Pode até ser que sim... Mas os outros resistiram, não?
Bilbo resistiu, Frodo resistiu e Sam resistiu...
A pergunta é: fraqueza ou vontade?

Não encontrei a passagem no livro, mas no filme (RR) a uma menção de Frodo onde ele diz a Sam que precisa acreditar que Gollum "tinah salvação" para poder acreditar que ele também terá...

Entedem o que eu quero dizer... e se Gollum está "sob o domínio" do um o tempo todo... será mesmo que ele não teria salvação após o um ser destruido?

Bem... Será que ele teria forças para isso?
Ele já estava demasiadamente dominado, isso é fato..
Demoraria para que seu coração e sua mente se livrassem do Um, mesmo depois que ele se fosse... E mesmo assim, ele morreria antes...
É como uma droga, e Gollum é o drogado que teria sobrevivido. Será que continuaria resistindo à abstinência?? :think:

Que comparação mais doida xP
 
Vocês esqueceram de considerar algumas coisas:

1 - O Tolkien não é previsível.

2 - O que difere Bilbo do Smeagol é o tempo de permanência. Ambos eram Hobbits. E parcere que o anél tem o mesmo efeito corruptor em qualquer um.

3 - Era Golum que desejava o Anél, ou o anel que o atraía (cuidado com a minúcia) talvez ele se tornasse um simples bicho assustado após a destruição do anél.

Fiquem a vontade...
 
Vocês esqueceram de considerar algumas coisas:

1 - O Tolkien não é previsível.

2 - O que difere Bilbo do Smeagol é o tempo de permanência. Ambos eram Hobbits. E parcere que o anél tem o mesmo efeito corruptor em qualquer um.

3 - Era Golum que desejava o Anél, ou o anel que o atraía (cuidado com a minúcia) talvez ele se tornasse um simples bicho assustado após a destruição do anél.

Fiquem a vontade...

Boas colocações. Todavia penso que Gollum estava para o Anel assim como um usuário está para a sua droga. Não é o Anel que o atraia, ou Gollum o desejava; eram as duas coisas ao mesmo tempo, dentro da mente dele. Assim agia o Anel sobre a mente das pessoas, seu poder controlava suas intenções e as obrigavam a possuí-lo. Gollum era Sméagol também, e se detestava por essa dualidade, que fora provocada pelo Anel. Gollum era a personificação do ódio. Agora analisemos: se Gollum/Sméagol perdesse a única razão para a qual vivia, simplesmente fugiria? Acho que não. Apesar da destruição do Anel, a parte "Gollum" da criatura estaria em sua mente, e sentindo essa punhalada, partiria cego em seu desespero pra cima dos hobbits, e ali os mataria - ou não, já que a Montanha entrou em erupção logo após a destrução do Anel, o que poderia matar ambos. Mas vale lembrar que quem destruiu o Anel foi o próprio Gollum, em seu êxtase, e não Frodo.
 
Boas colocações. Todavia penso que Gollum estava para o Anel assim como um usuário está para a sua droga. Não é o Anel que o atraia, ou Gollum o desejava; eram as duas coisas ao mesmo tempo, dentro da mente dele. Assim agia o Anel sobre a mente das pessoas, seu poder controlava suas intenções e as obrigavam a possuí-lo. Gollum era Sméagol também, e se detestava por essa dualidade, que fora provocada pelo Anel. Gollum era a personificação do ódio. Agora analisemos: se Gollum/Sméagol perdesse a única razão para a qual vivia, simplesmente fugiria? Acho que não. Apesar da destruição do Anel, a parte "Gollum" da criatura estaria em sua mente, e sentindo essa punhalada, partiria cego em seu desespero pra cima dos hobbits, e ali os mataria - ou não, já que a Montanha entrou em erupção logo após a destrução do Anel, o que poderia matar ambos. Mas vale lembrar que quem destruiu o Anel foi o próprio Gollum, em seu êxtase, e não Frodo.
E mais uma coisa, sem o Anel, Bilbo envelheceu muito depressa. Será que se Gollum sobrevivesse duraria muito tempo, visto que era mais velho ainda?
 
E mais uma coisa, sem o Anel, Bilbo envelheceu muito depressa. Será que se Gollum sobrevivesse duraria muito tempo, visto que era mais velho ainda?

Nesse caso, Gollum envelheceria normalmente, como estava acontecendo desde que perdeu o Anel, mas acho que duraria mais. Ele ficou 50 anos, mais ou menos, sem o Anel, envelheceu, perdeu mais de sua agilidade, mas ainda sim se sustentava muito bem; então acho que ele ainda duraria um bom tempo.
 
Nesse caso, Gollum envelheceria normalmente, como estava acontecendo desde que perdeu o Anel, mas acho que duraria mais. Ele ficou 50 anos, mais ou menos, sem o Anel, envelheceu, perdeu mais de sua agilidade, mas ainda sim se sustentava muito bem; então acho que ele ainda duraria um bom tempo.

Mas Gollum estava muito mais dependente do Anel do que o Bilbo, por ter passado muito mais tempo e tal, e se ele fosse destruído, não acho que o Gollum duraria muito mais tempo, já que não teria mais a "esperança" de recuperá-lo.
 
Creio que ele continuaria totalmente perturbado e esperaria o retorno do anel até o seu último dia de vida.
 
É Arwan, mas acho que ainda ele duraria uns, digamos 10 anos, no máximo, mesmo sabendo que seu precioso já era. Ele estava muito dependente do Anel, mas parece ter resistido bem quando esteve longe dele quando o Anel estava com Bilbo. Não morreria assim de uma hora pra outra de tristeza, a não ser que se suicidasse.
 
Alisson não creio que ele fosse capaz de aceitar a destruição do seu Precioso.
Aceitar isso seria assinar a própria sentença de morte.
Como um "Coração sujo" ou um "Sebastianista" ele ficaria a espera do Um anel. Mesmo que a lógica apontasse pra outro destino.
 
Pois então, o que tento dizer é que ele, ainda assim, ele viveria um bom tempo, vivendo furtivamente por aí. Não tem como ele morrer de tristeza, a não ser que se matasse.
 
Penso que Gollum teria se atracado com Frodo de tanto ódio. Aí, a briga ia ser muito, muuuito feia, e alguém morreria.
Na minha hipótese preferida, Gollum incapacitaria Frodo, e nisso Sam bateria no Gollum. Os dois ia sair rolando lava abaixo, e Frodo conseguiria escapar... (uhuhueuhe, eu não vou com a cara daquele jardineiro, mesmo ele sendo um dos maiores heróis da história...)
Ou os três morreriam ali na Montanha da Perdição, pra ficar mais trágico... =P
 
Pensando bem, não ia sobreviver ninguém se eles lutassem na Montanha mesmo. Ela entrou em erupção logo após o Anel ser destruído. E outra coisa que eu gostaria de lembrar, será que, Gollum vendo o "Precioso" dele caindo, ele não pularia?
 
Realmente...provavelmente morreriam os três. Mas, penso que o Sam e o Frodo tinha uma chande maior.
 
Pode ser que pulasse atrás ou não. É complicado de supor o que ele faria, porque Gollum é imprevisível. Pode ser que ele pulasse, como se se lamentasse, ou lutasse com Frodo para tentar matá-lo. Mas faz muito sentido ele pular, porque se o Anel fosse destruído, ele viveria pra quê?
 
Última edição:
Primeiro vou para uma resposta que pelo menos nos primeiros posts do tópico, não foi citada e talvez nem teria que ser citada, mas fiquei com vontade de falar =F :
Gollum, com muita raiva, tentaria jogar Frodo na Montanha, mesmo que assim, morresse junto.

... os elfos levariam ele para Valinor como os outros portadores do anel?

Bom... agora a resposta "certa":
Não, Gollum não iria, pois ele era mal e não teria direito de descansar do "peso" que foi guardar o anel consigo. Mas Frodo, que suportou o Anel de forma certa, do contrário de Gollum, teve direito de ir para Valinor.

Bom.....é isso ^^ :hihihi:
 
Certamente ele teria se definhado, ainda mais, e acabaria morrendo e sendo esquecido de vez por todas.
 
Acho que ele iria sofrer bastante, morreria, ou viraria um ser errante!!!!

Para Valinor ele não iria, ele já estava bastante prejudicado pelo Anel, não ia conseguir ficar convivendo com elfos e talz..:cool:
 
ahh com certeza ele iria sucumbir aos poucos... se lamentando...até perder as forças...tenho certeza...

Pq ele vivia p/ anel ... então perderia todas suas forças!
 
Gollun não conseguiria viver sem o anel, mais cedo ou mais tarde ele acabaria morrendo.E é bem provável que mesmo que não caísse junto com o anel na montanha da perdição, se jogaria atrás do anel em uma tentativa desesperada de recuperá-lo.Contudo não podemos descartar a possibilidade de o Anel perder o seu efeito após destruído e Gollum voltaria a ser livre.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo