Provavelmente, as consequencias seriam desastrosas. Fingolfin iria voltar e receber o perdão dos Valar ou seria esculachado, indo viver num lugar desolado esperando o perdão dos Valar.
Ja Feanor e seus aliados derrotariam o exército q Morgoth preparou para conquistar Beleriand (tal qual aconteceu realmente). Feanor ainda assim perseguria os orcs e morreria do mesmo jeito. Então Meadros seria coroado rei dos Noldor.Sem a ajuda de Fingolfin não haveria cerco a Angband, e ele poderia formar exercitos com maior rapidez. Chuto q em 50 a 100 anos ele derrotaria os filhos de Feanor( ou seja, com muito maior rapidez). A partir daí chuto que seria que nem nos Lost Tales, os Noldor seriam feitos escravos de Morgoth.
Nisso tudo, Doriath não ajudaria em nada, pois Thingol odiaria os Filhos de Feanor. No final então só sobraria Doriath, os elfos esuros ,os anões e os Edain. Morgoth então prepararia um exército para lutar com Doriath ( a única coisa q ainda poderia lhe oferecer resistencia). Preparia então um exército que invadiria o Cinturão de Melian, afinal uma vontade maior q a de Melian (a de Morgoth) estaria indo contra ele e arrasaria Doriath. Então, começariam anos de sombra, onde os Edain seriam extintos( sobrariam só lestenses), os anões deixariam de existir(provavel) e os elfos seriam feitos de escravos.
Com isso, Morgoth seria o pretenso soberano de Beleriand e da Terra-Média, e os escravos ou fugitivos teriam pouca esperança de vitória. Earendil não viveria e nenhum ataque viria de Valinor. Morgoth arruinaria e corromperia as Terras de Cá, espalhando feras ainda mais temíveis do q as de Utumno no mundo.
Como Valinor reagiria é imprevisivel. Como nenhum mensageiro iria até Valinor, provavemente não haveria desafio a Morgoth como na guera da ira. Talvez depois de milhares de anos até mesmo Morgoth atacaria com exércitos colossais de orcs e trolls, mas daí já é especular demais.