1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se... Faramir tivesse sido o escolhido para ir à Valfenda?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Narag-gundu- o Perpétuo, 23 Jun 2003.

  1. Sempre gostei daquelas histórias que saíam nas revistas Marvel com o Sentinela perguntando "E se..." e que davam uma alternativa a fatos críticos ocorridos com os personagens. Resolvi bancar o Sentinela. :D

    O que poderia ocorrer, em vossa opinião, se ao invés de Boromir, Faramir tivesse sido escolhido por Denethor para ir à Valfenda? Haveria o rompimento da Sociedade do Anel ou sua total destruição nas mãos do orcs? Frodo seria libertado em Ithilien ou enviado a Gondor com o Um Anel?
     
  2. bom, apesar de eu achar impossivel o Denethor mandar o Faramir, eu acho ke no final da sociedade do anel a Sociedade ainda estaria junta, pq foi o Boromir ke assustou o Frodo...o Faramir nunca encostaria no anel, ele odeia o anel e naum gosta nem de vê-lo, entaum acho ke o livro acabaria tendo um final mais felizinho pela influencia dele...
     
  3. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Depende... No filme do Peter Jackson o Faramir faria a mesma coisa que o Boromir independente do que estivesse no livro. :mrgreen:

    Mas de fato as chances da sociedade (pra falar a verdade eu acho que a tradução correta seria irmandade... ) se romper seriam mínimas. Faramir era mais astuto que Boromir, menos impulsivo, mais metódico e prudente. Nesse sentido, se aperceberia do anel e seus efeitos, coisa que atestou de qualquer modo, mesmo sem precisar das demonstrações da força do mesmo (ele só precisou ver pra crer no filme do Peter Jackson)...
     
  4. A certa altura Gandalf disse a Frodo que havia um poder maior do que o do senhor das trevas que tinha destinado que Bilbo achasse o anel, penso que esse poder (suponho que Eru ou os Valar) escreveu direito por linha tortas. Se a Companhia não se tem separado provavelmente Frodo não teria conseguido destruir o anel porque nove pessoas dentro incluindo um anão, um elfo e dois homens numenorianos, não passariam despercibido. Por isso ainda bem que foi Boromir e não Faramir, há males que veem por bem.
     
  5. Ilyriä

    Ilyriä Usuário

    Depende...
    Se fosse o Faramir do livro, o MEU FARAMIR :grinlove: acredito que talvez a Sociedade tivesse se separado porque era o destino deles, as próprias missões de cada um impediam que ficassem juntos até o final, mas creio que a separação teria ocorrido de maneira diferente, não traumática, não na louca, com medo, como rolou ali com o Boromir.
     
  6. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Sim, ela aconteceria, pq a idéia do Frodo (mesmo antes do ataque do Boromir) era ir sozinho... Talvez com isso, mais tarde talvez o Denethor não enlouqueceria e morreria, e com isso o Gandalf ia ter tempo de salvar o Theoden...
     
  7. Goba

    Goba luszt

    Se você tiver se referindo de salvar Théoden das mãos de Saruman, bem, ele teve tanto tempo que salvou. Mas se pensa na hipótese de nem deixar isso acontecer, ai já seria impossível, pois Gandalf souba da condição de Théoden apenas quando chegou em Edoras.
     
  8. Skylink

    Skylink Squirrle!

    :eh:


    Errr... quando ele morreu la na batalha... Gandalf não salvou ele pq se ocupou com o Denethor e o Faramir. Se tivesse sido diferente, talvez Théoden se salvasse e o Merry ficasse feliz contando as tradições da erva do fumo em Edoras...
     
  9. Riff

    Riff Usuário

    Os orcs iam atacar Parth Galen e como Frodo ia tar passeando pelos campos(sem Boromir pra fazer ele fugir) ia ser pego e o anel levado a Isengard, ou, roubado pelos rohirrin.
     
  10. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Acho que não, pq ele já estava se preparando pra fugir. Se o Boromir não tivesse atacado, acho que ele iria fugir de qualquer forma... E o Sam ia junto com ele...
     
  11. Goba

    Goba luszt

    AAAAAH bom, na batalha... Mas no caso de salvar psicológicamente, nada poderia ser feito antes mesmo com Faramir (Jorge Araujo :mrgreen: ) na irmandade. :wink:
     
  12. Bla bla bla. Caramba, TUDO, absolutamente tudo mudaria. Então não adianta discutir. O que poderia ser é realmente sedutivo, porém inútil. O Boromir é que deveria estar ali, e assim foi. Porém, dando asas à imaginação..... :lily:

    Se o Faramir estivesse em Mória, talvez a comitiva não saisse viva de lá. Talvez Marry e Pippin fossem encontrados mais rapidamente, ou nem mesmo fossem apanhados, o que atrapalharia na destruição de Isengard pelos ents..... Basicamente, tudo pode mudar. É só imaginar.
     
  13. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Não acho que mudaria muita coisa... Só fico em dúvida no que aconteceria se Boromir encontrasse Frodo, Sam e Gollum.
     
  14. Riff

    Riff Usuário

    Não ia dar tempo de ele ser tentado pelo anel como foi na viagem, ia dar no msmo.
     
  15. Skylink

    Skylink Squirrle!

    Não sei... acho que ele não iria resistir como Faramir... Sabendo que tinha uma arma pra salvar a cidade, e com um monte de soldados não dando possibilidade de Frodo fugir, acho que as coisas seriam diferentes... Se fosse fazer igual a Faramir, ia tirar a personalidade própia de Boromir...
     
  16. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Realmente, é altamente hipotético isso. Mas é a idéia do tópico.

    O Faramir teve a chance de roubar o Anel quando pôde, isso no livro. Não acho que faria como o Boromir; os dois são bem-intencionados, mas se mostraram essencialmente diferentes.

    O "problema", então, é na hora do ataque dos orcs de Saruman. Seria complicado, oeles eram muitos contra nove. O Frodo conseguiu porque era um hobbit, invisível, e fugiu. Mas sem a ameaça do Boromir, isso seria diferente; talvez os orcs o levassem, ao invés do Merry e do Pippin. Ou talvez os levassem mesmo assim, e a Sociedade teria que escolher entre acompanhar o Frodo até Mordor ou perseguir os orcs. Não complica?

    Mas o Aragorn tinha que se apresentar para Sauron no palantír e o Pippin também teria que olhar. Esses dois "detalhes" são fundamentais para a história, porque desviam a atenção de Sauron do seu próprio nariz.
     
  17. Skylink

    Skylink Squirrle!

    O frodo ia pros barcos de qualquer forma, e, ele não seria atacado (nem visto) pq os Orcs já estavam satisfeitos com o Merry e o Pippin. Acredito que (pra fazer um final com todos felizes...) o Faramir iria, de alguma forma sobreviver... Aragorn iria atrás dos dois hobbits de qualquer jeito... O que me pergunto é como Frodo iria se sair com Boromir no lugar do irmão...
     
  18. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Acontece que o Frodo só fugiu quando percebeu que não poderia confiar mais em ninguém, a não ser em si mesmo (e no Sam), por causa do ataque do Boromir.
    Se o Faramir não o atacasse e os orcs fossem rechaçados (muito improvável dada a quantidade), o mais normal é que seguissem os oito para Mordor. E aqui entra mais um monte de outras especulações.
     
  19. Guilbor

    Guilbor Old Man

    Frodo sabia uqe teria que prosseguir sozinho,desde que conversou com Galadriel mas ele ainda tinha esperança que seus companheiros pudessem ajudá-lo no fardo do Anel. Qdo Boromir o ataca ele percebe que cedo ou tarde todos seriam seduzidos e ele estaria derrotado em sua tentativa de destruir o Anel, e por isso foge.

    Se fosse Faramir, seria provavel que eles seriam emboscados e Frodo capturado e o Anel conquistado por Saruman assim não haveria esperança pra TM e todos eles seriam mortos. Agora se eles conseguissem escapar da emboscada, poderia ser provável que eles parassem em Gondor para se refazerem e ai poderiam ficar a Mercê de Denethor que estava desesperado por ter olhado pelo Palantir os exercitos de Sauron e com isso, procuraria ter o Anel para si e seria dominado por ele e a destruição não aconteceria.

    Se não houvesse Boromir na sociedade do anel, Frodo não fugiria naquele momento e fatalmente a demanda seria perdida e o Anel recuperado.
     
  20. Concordo em gênero, número e grau. :mrgreen:

    Na minha opinião Faramir e Boromir eram valorosos guerreiros, leais aos seus princípios, mas agiam de forma completamente diferente. Boromir era extremamente impulsivo, mestre de armas, amante da guerra pela guerra mesmo. Faramir era mais ponderado, sábio e, segundo suas palavras, amava as armas pelo que elas defendem.

    Acredito que a sociedade/irmandade/comitiva/coisa não seria desfeita da maneira que foi. Já havia algum consenso sobre a separação do grupo, sendo que alguns iriam para Minas Tirith e outros para Mordor, o que aumentaria a chance da segunda comitiva entrar nos domínios de Sauron sem ser notada.

    Outra coisa que acho é que Gollum poderia acabar morto no encontro com um ou outro grupo, o que geraria um pequeno probleminha no clímax da história. Chegando a Orodruin, alguém conseguiria forçar Frodo a jogar o Anel nas Fendas?

    O desenrolar do ataque de Saruman a Rohan e a participação dos Ents foi o que me deixou mais "encucado". Ao contrário do filme, em que PJ preferiu atribuir a responsabilidade do ataque a Isengard para Merry e Pippin, no livro(e é o que importa nesta seção do fórum) Barbárvore dá a entender que seu povo tomaria providências de qualquer forma. Mas será que os huorns seriam enviados ao Abismo de Helm?

    Se Saruman vencesse a Batalha Gondor estaria cercada pelos dois flancos. Teria Minas Tirith força suficiente para resistir e, com isso, desviar a atenção de Sauron de seu próprio território e permitir a destruição do Anel?

    A viagem continua... :mrgreen:
     

Compartilhar