• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E Se elfos existissem?

É preferível a Mitologia pois por mais absurdo que seja, ainda é aceitável. Mesmo "estórias" como SdA.
Quanto a "história", esta depende muito do poder vigente e do interesse popular. vejam a "história" do Brasil, por exemplo, para mim, não passa de um conto de fadas às avessas, um monte de mentiras e folclore, feito para iludir gerações futuras!
 
Eu explico: adoro História.
Mas prefiro Mitologia. :yep:

Porquê?
Porque tem mais emoções humanas.
Às vezes falta isso na História. De tão técnica, a História ignora que o improvável também pode ter acontecido...

É preferível a Mitologia pois por mais absurdo que seja, ainda é aceitável. Mesmo "estórias" como SdA.
Quanto a "história", esta depende muito do poder vigente e do interesse popular. vejam a "história" do Brasil, por exemplo, para mim, não passa de um conto de fadas às avessas, um monte de mentiras e folclore, feito para iludir gerações futuras!

Vocês estão confundindo as coisas. É claro que as estórias têm o seu lugar. Elas são feitas para entreter, comover e mostrar diversas formas de se ver o mundo.
Por outro lado, a História é um campo do conhecimento que se destina a tentar dizer como as pessoas viviam e o que influenciava elas. Por mais que ela falhe em diversos pontos é o que nós temos de melhor para fazer isso.
Se vcs não gostam de História, tudo bem, mas não venham dizer que elfos podem ter existido, só porque os mitos são bonitos e emocionantes!

Mathan, quanto ao que vc disse, eu simplesmente não entendo o porquê dessa posição. Se vc acha que a História está sujeita ao poder vigente e ao interesse popular e isso é ruim, então também deveria rejeitar os mitos e estórias. Afinal, estes estão ainda mais sujeitos à influência "humana".
Não sei o porquê de achar que tudo é uma conspiração para iludir os outros. Que exemplos vc têm para apoiar tal posição?
 
Mathan,
...então também deveria rejeitar os mitos e estórias. Afinal, estes estão ainda mais sujeitos à influência "humana".
Não sei o porquê de achar que tudo é uma conspiração para iludir os outros. Que exemplos vc têm para apoiar tal posição?

Eu não acredito na "História" brasileira, que "na minha opinião" é um grande amontoado de mentiras. Não de todo, mas grande parte da nossa história é maquiada. Mas isso já saltaria para o campo da política e esse não é o tópico certo para isso, concorda?

Voltando ao tópico, ainda acho que seria muito interessante compartilhar os conhecimentos dos elfos, em vários campos, coisa que faria evoluir o Homem para um nivel diferente do que estamos:joinha:
 
Aprender com os elfos nos faria entender e respeitar mais o mundo, e isso tá em falta hoje infelizmente...
 
Mals ae pelo off-topic, mas é preciso chance de defesa para minha amada história. =] (smile em homenagem ao Aracáno...)

Louvo o trabalho dos historiadores. Mas decerto que muita coisa inventaram e milhares deles contradizem-se uns aos outros. Já vi reportagens no canal História (que por sinal é o que vejo mais) onde nuns programas contradizem o que disseram noutros episódios.

Sei lá, deve ter algo errado comigo, porque eu considero isso a melhor coisa na história, a capacidade de refutação, de duvidar, de refazer-se. De corrigir o que estava "errado" ou incompleto.

Imagine um mundo em que não poderia haver discordância. Onde não seria permitido ter uma opinião contrária ao do status quo. Não parece agradável, né? Opressor demais. Então porque querer que a ciência e a história sejam desse jeito? Se fosse assim, não precisaríamos mais de historiadores, porque não haveria mais nada a ser escrito sobre a ação humana no tempo.

A história é constante reescrita. Onde cada historiador escreve a sua tese. O historiador não é (ou não deveria ser) um fantoche opcional.

Quanto a "inventar" coisas, quando aplicada a dados, documentos, isso é fraude. Totalmente anti-profissional. Que historiador teria crédito após ser desmascarado? E pode ter certeza que vai ter outro historiador chato pra levantar os mesmos dados pra fazer a comprovação. Já quando a "invenção" é aplicada ao desenvolvimento do assunto, isso chama-se tese. É isso que os cientistas fazem: criam teses.

O problema dos historiadores é dizerem que são os donos da verdade e isso, tenham lá paciência, só o tempo dirá se tinham ou não razão.
Quantas vezes o que foi tido como verdade afinal deixou de o ser?

Pois é. Não é ridículo, portanto, que tu queira que os historiadores não se contradigam? O conflito de opiniões é o que faz a história.

Se dizer dono da verdade é ter a pretensão de alcançar a verdade absoluta, universal, irrefutável. Todos sabemos que um trabalho de um historiador é pura e simplesmente a interpretação dele (historiador) sobre determinado acontecimento/situação/meio baseado em dados. Esses dados são chamados de documentos e vão muito, muito além de simples papéis velhos: murais, pinturas, construções, fotos, fitas, CDs, filmes, e até a memória apreendida através de entrevista gravada.

Sendo uma tese a produção de um único indivíduo é óbvio que ela não pode ser uma verdade universal. Cabe aos demais, concordar, discordar, reformular, destruir, etc. Um trabalho de história não está ali pra ser acatado e decorado como verdade. Está ali exposto para que se possa ponderar sobre ele, como se faz com qualquer outra coisa.

Eu explico: adoro História.
Mas prefiro Mitologia. :yep:

Porquê?
Porque tem mais emoções humanas.
Às vezes falta isso na História. De tão técnica, a História ignora que o improvável também pode ter acontecido...

Poucas coisas são mais humanas do que a clássica definição de história: estudo do homem no tempo.

Faltam emoções humanas na história. Existem livros clássicos sobre exatamente as emoções humanas: história do medo, história do amor e até história da lágrima! Claro que história não pode ser contada como um romance. História não é ficção, porque tem a pretensão de corresponder à realidade.

Se preferir uma abordagem personalista de história, temos sempre excelentes biografias, que tratam sobre aspectos históricos circundantes do biografado ao mesmo tempo que discorre sobre o próprio.

Enfim, não acho que a história seja assim tão técnica a ponto de seu método pretensamente científico desmanche o interesse pelo que é essencialmente humano.

É preferível a Mitologia pois por mais absurdo que seja, ainda é aceitável. Mesmo "estórias" como SdA.
Quanto a "história", esta depende muito do poder vigente e do interesse popular. vejam a "história" do Brasil, por exemplo, para mim, não passa de um conto de fadas às avessas, um monte de mentiras e folclore, feito para iludir gerações futuras!

Correto. A história depende do poder atual. O próprio conceito de verdade depende do poder atual. Tudo está a ele submetido de alguma forma. E aí está mais uma máxima da história: "somos produzidos pelo meio em que vivemos". Somos influenciados culturalmente pelo nosso tempo. Nascemos, crescemos e vivemos nele. Aprendemos tudo o que sabemos nele. É natural, portanto, que ajamos de acordo com o meio (poder). Hoje nos parece ridículo, estúpido e mentira o que contavam há cem anos. Mas na época não era. É preciso contextualizar o tempo se quisermos fazer história crítica. Assim como muito provavelmente pareceremos burros igonorantes daqui a um século.

Nem sempre há uma intenção malévola de enganar, de ser parcial totalmente. Mas somos levados a isso. Mas já que isso acontece, já que a história é uma interpretação pessoal do historiador, por que não defender certos pontos de vista? Isso tem sido muito discutido no meio da história atualmente.


Com uma visão tão pequena de história, não me admira que vocês achem a nobre ciência de Clio tão desinteressante. :-D
 
A um tempo atrás eu chamaraia isso de fanatismo(acreditar em elfos).

O mundo de Tolkien não é o nosso mundo, é uma obra de ficção não uma verdade absoluta.
 
Concordo... Mas não se pode esquecer que estamos tratando de uma suposição. Não acredito em elfos, duendes, coelhinho da Páscoa, Papai Noel e afins. Foi-se esse tempo há mais de 30anos:lol:8-O

Porem, gosto de ler e o Mundo Tolkien é incrível. Dentro deste mundo, impossivel não gostar dos elfos, que o Professor descreveu de forma diferente de outros escritores.
Não acredito que tenha alguem aquí no Fórum que não tenha imaginado essa possibilidade, e eu não poderia ser diferente. Imaginar tal realidade é, de certa forma, juntar sua visão de um mundo melhor e diferente desse caos em que vivemos.
:joinha:
 
Concordo... Mas não se pode esquecer que estamos tratando de uma suposição. Não acredito em elfos, duendes, coelhinho da Páscoa, Papai Noel e afins.

También no creo en las brujas, pero que las hay, las hay:yep:
 
A um tempo atrás eu chamaraia isso de fanatismo(acreditar em elfos).

O mundo de Tolkien não é o nosso mundo, é uma obra de ficção não uma verdade absoluta.

é tudo um SEEE meu querido saitor
claro que sabemos disso
maas não custa nada imaginar
(pelo menos pra mim)
 
Aprender com os elfos nos faria entender e respeitar mais o mundo, e isso tá em falta hoje infelizmente...

Eu não creio q seria algo tão bom assim...:think:
Levando em consideração o grande conhecimento dos elfos... o ser humano não saberia lhe dar com isso... Já somos loucos o suficiente com o que temos.... imagina se tivessemos mais.... seria uma verdadeira CATASTROFE...
 
Eu não creio q seria algo tão bom assim...:think:
Levando em consideração o grande conhecimento dos elfos... o ser humano não saberia lhe dar com isso... Já somos loucos o suficiente com o que temos.... imagina se tivessemos mais.... seria uma verdadeira CATASTROFE...

Não somos tão loucos assim... Nunca ví ninguém queimar uma nota de R$100,00 e nem "than"pouco chutar pittbull louco!
O grande defeito humano( ou melhor, um deles ) é o egoísmo, o pensar primeiro em sí! Destruindo sem pensar nas gerações futuras, imundando nosso mundo, esperando que o outro limpe ou conserte seu erro. Fora outras barbaridades que não cabe eu postar pra não ficar me repetindo.
 
O que eu quis dizer é que os elfos não iam ensinar os homens a querer sempre mais, mais, mais. Nós somos assim porque fomos criados naquela idéia de que "O mundo tá ai pra usar, nunca acaba". E percebemos que não é assim tarde demais. Se toda a nossa raça tivesse recebido uma educação élfica, tenho quase certeza de que seríamos bem diferentes. Não tão sábios quanto os elfos, mas beeem diferentes do que somos hoje.
 
O que eu quis dizer é que os elfos não iam ensinar os homens a querer sempre mais, mais, mais. Nós somos assim porque fomos criados naquela idéia de que "O mundo tá ai pra usar, nunca acaba". E percebemos que não é assim tarde demais. Se toda a nossa raça tivesse recebido uma educação élfica, tenho quase certeza de que seríamos bem diferentes. Não tão sábios quanto os elfos, mas beeem diferentes do que somos hoje.

falou bonito
e realmente
a educação dos homens deixa um pouco a desejar nessees quisitos
 
Cara se os Elfos existissem, com certeza o pau iria quebrar muito. Veja bem, se os humanos muitas vezes têm medo e repulsa de outros humanos, chegando às vezes ao extremo de matar outro humano apenas por ser diferente, imagine como reagiriam diante dos Elfos, com suas orelhas pontudas, vida super longa e sono de pluma?

Iria ser guerra atrás de guerra pois como já disseram lá no começo do tópico a Terra é pequena demais para as duas raças, então só restariam duas opções aos Elfos: ou exterminavam os humanos ou sairiam do mundo, pois não haveria como as duas raças viverem em paz.

Mas seria interessante ver como seria a "tecnologia élfica", tipo será que eles fariam Pcs, rádios ou outras coisas construídas pelos homens? Eu duvido muito mas quem sabe?
 
Claro q acredito no poder que uma boa educação tem sobre as pessoas...
Como também concordo que nossa educação não é uma das melhores...Tão pouco seria...
Mesmo se tivessemos a melhor educação existente em todo o universo, alguem ainda cairia em tentação...
Creio ter me expressado de uma forma errada...Ou você ter me entendido errado, não quiz dizer q TODOS nossos somos assim, mas você deve concordar que nem todas as mas pessoas existentes são assim por que não tiveram educação. O mundo tinha e tem a chance de ser um lugar bom para tds mas nosso egoismo não permite...
O que leva a pensar q mudando nosso aprendizado seriamos melhores ou piores...???
 
O grande defeito humano( ou melhor, um deles ) é o egoísmo, o pensar primeiro em sí! Destruindo sem pensar nas gerações futuras, imundando nosso mundo, esperando que o outro limpe ou conserte seu erro. Fora outras barbaridades que não cabe eu postar pra não ficar me repetindo.

Os elfos me parecem tão ou mais egoístas que os humanos. Com sua reclusão na Terceira Era. O deixar de lado tudo que não os afetasse diretamente. Sem se preocupar com o mundo que fosse além de seus territórios.

E eu nem acho o egoísmo um defeito. Acho até saudável manter um egoísmo consciente. Se me percebo como indivíduo egoísta e desejo preservar essa característica, não há a necessidade de prejudicar outro indivíduo. Seja por querer manter meu egoísmo pela não-interferência de outro, seja para eu mesmo viver melhor em meu egoísmo.

O que eu quis dizer é que os elfos não iam ensinar os homens a querer sempre mais, mais, mais. Nós somos assim porque fomos criados naquela idéia de que "O mundo tá ai pra usar, nunca acaba". E percebemos que não é assim tarde demais. Se toda a nossa raça tivesse recebido uma educação élfica, tenho quase certeza de que seríamos bem diferentes. Não tão sábios quanto os elfos, mas beeem diferentes do que somos hoje.

Os elfos não queriam mais, em quantidade porque eram imortais. Tinham uma outra percepção de tempo. Porque a pressa quando se tem todo o tempo do mundo?

Mas os humanos foram agraciados com a morte. Tudo para nós é veloz. Não há tempo suficiente de fazer de novo, fazer melhor. É preciso simplesmente fazer. Penso que uma "cura para este mal" não está numa educação élfica de imortalidade, mas numa educação de tranqüilidade, de não super valorizar o que é produzido, mas o que é vivido em sensações e conhecimento individual.
 
Mesmo se tivessemos a melhor educação existente em todo o universo, alguem ainda cairia em tentação...

não, acho que não
pois isso seria, tipo, algo perfeito... e não haveria nada pra atrapalhar
MAAAAAAS
obviamente não podemos alcançar essa tal perfeição
pois como humanos somos propensos a errar
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo