• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Denethor não tivesse olhado o Palantír?

Sev.

Wannabe Innovator
Eu pesquisei antes para ver se esse tópico já existia. Aparentemente não.

Apesar de não interferir de uma maneira muito direta em algumas partes da história, o que poderia acontecer se Denethor não olhasse dentro do Palantír?
 
Ele não teria muito conhecimento a respeito das tropas de Sauron. Suas "olhadas" ajudaram Gondor a se proteger por um bom tempo. Tempo suficiente para que o Um Anel fosse revelado, e a Sociedade fosse criada.
 
Mas o que ele viu foi que ele não conseguiria resistir às tropas de Sauron.
 
É coerente supor que para Denethor não desejar olhar no Palantir teríamos que ter por conseqüência um regente menos vulnerável a pressão dos inimigos, o que nos dá um governante menos perturbado e inseguro diante de seus próprios limites.

Diante desse cenário (um Denethor mais estável, menos amargo e menos suicida), podemos dizer que a viagem de Boromir para Valfenda aconteceria em todos os cenários possíveis (dada a natureza indomável de Boromir). Porém nós teríamos a chance de ver um Faramir com maior apoio de seu pai que poderia executar atos de bravura não por ser excluído, mas por Denethor realmente reconhecer melhor o valor dos outros em situações de perigo (o interior dele seria um reflexo do exterior com melhor análise das outras pessoas).

Por outro lado Sauron podia estar fadado a canalizar a energia e o tempo que usava no monopólio de Denethor para alguma outra grande maldade e sua malícia estaria concentrada em algum outro assunto.

Para Aragorn, poderia moldar seus planos de acordo com um governante mais prudente e Gandalf também poderia focar melhor sua força contra o inimigo declarado ao invés de se dividir tanto com o inimigo infiltrado (Sauron havia infiltrado Isengard e Minas Tirith e seria menos pasado a Mithrandir se tivesse apenas Isengard para se preocupar).

De modo que dada a importância do papel dele na história, certas peças no xadrez mudariam de postura.
 
Bem, aqui a de se frisar um ponto realmente... A pergunta em si remete a ideia da ultima vez que ele olhou a Palantir, mas na verdade ele ja vinha olhando faz tempo, e a influencia ja vinha de antes da hora derradeira!

E se for colocar em contexto todo o tempo em que ele ficou sem olhar, mudaria muita coisa das decisões politicas dele, inclusive derepente deixar que o Boromir fosse até rivendel(esta parte eu teria de pesquisar pra saber se cabe a influencia da Palantir)...

Edir: Eu posso estar viajando, e estou entrando no campo da especulação mas:

Eu não sei até que ponto o Sauron, ao saber que o Anel esta de volta, cogitou a possibilidade do destino do Anel seria ir para gondor, nem que fosse nas mãos do Aragorn(e digo isto antes dele desafiar o sauron na palantir mesmo) ou do gandalf, e o quanto ele trabalhou nas suas influencias desde o começo da guerra para cobrir esta possibilidade. Ate porque por mais que de a entender que ele poderia pensar na estrategia de manter o anel protegido em rivendel, as pertubações em moria com certeza chegaram em seus ouvidos e a possibilidade de utilizarem Gondor como frente principal contra ele deve ter ficado cada vez mais forte.

E o interessante é que ele(o Sauron) estava "conbrindo" dois dos grandes provaveis pontos de ida do anel pela pisicologia dele, tanto com um olho(sem torcadilho :P ) em Sarumam e Rohan, outro em Gondor.
 
Última edição:
Gente, Denethor não via apenas o que Sauron queria. Temos de lembrar que quando ele começou a usar o Palantir, ele não mirava em Mordor, ele evitava Sauron, mas observava a movimentação em outras áreas da TM, como suas fronteiras, Rohan, etc...tais observações auxiliaram muito Gondor e sua defesa contra o Senhor do Escuro. Tal auxílio que deu tempo suficiente para que a Sociedade fosse criada, etc...
Eu tenho a visão de que sem usar a Palantir, Gondor teria caído antes do Um ser destruído (se é que ele seria destruído sem Gondor, já que sem um exército no Portão Negro, teríamos orcs aos milhares em Gorgoroth).
 
Gente, Denethor não via apenas o que Sauron queria.

Via sim, há um trecho (não me lembro qual e onde exatamente) no SdA em que Gandalf (ou outra pessoa) diz exatamente isso, que por Sauron ter mais força "de vontade" ele comandava a visão que aparecia para (a outra pessoa sem muito poder, nesse caso) Denethor o que causou o desespero dele (Denethor) e aí aceitar a morte de "Faramir" por achar que já tava f**ido mesmo não seria problema e daí aceitar a verdade dolorosa de que Gondor iria cair.
 
Não, Morfindel.

Contos Inacados, Quarta Parte -Capítulo III: Os Palantíri: (pra quem tem a versão Martins Fontes, página 447-448)

"É preciso distinguir a tensão alquebrante de quando Denethor se defrontou com Sauron da tensão geral do uso da Pedra. Esta última Denethor acreditava poder suportar (e não sem razão). É quase certo que o confronto com Sauron não ocorreu por muitos anos, e é provável que, de início, nunca tenha sido contemplado por Denethor. Para os usos dos Palantiri, e a diferença entre seu uso solitário para "ver" e seu uso para intercomunicação com outra Pedra e seu "observador", vide p. 452. Depois de adquirir a técnica, Denethor pôde descobrir muito sobre eventos distantes apenas pelo uso da Pedra de Anor e, mesmo depois de Sauron se dar conta de suas operações, ainda podia fazê0lo, enquanto mantivesse a força para controlar sua Pedra para seus próprios fins, a despeito da tentativa de Sauron de "arrancar" a Pedra de Anor sempre em sua direção..."

[...]

No caso de Denethor, o Regente foi fortalecido, até mesmo contra o próprio Sauron, pelo fato de serem as Pedras muito mais receptivas a usuários legítimos...."


Enfim, leia essas duas páginas até o final, e verá uma explicação bem detalhada a respeito do uso da Pedra por Denethor. Ela o favoreceu muito em relação a Sauron.
 
Ele não teria muito conhecimento a respeito das tropas de Sauron. Suas "olhadas" ajudaram Gondor a se proteger por um bom tempo. Tempo suficiente para que o Um Anel fosse revelado, e a Sociedade fosse criada.

Enfim, leia essas duas páginas até o final, e verá uma explicação bem detalhada a respeito do uso da Pedra por Denethor. Ela o favoreceu muito em relação a Sauron.

Por algum tempo ele deteve o controle sobre o Palantír, de modo que ele controlasse onde olhar. Mas quando Sauron descobriu, atraía as visões. Portanto, se Denethor não olhasse no Palantír, suas defesas não teriam sido tão eficazes em seu reino e, em contratempo, Sauron não conseguiria enganar o Regente com visões enganosas?
 
Sauron não tinha como enganar Denethor com visões enganosas. Apenas manipulando o que o regente via. Exemplo: mostrava todo o poderio de Mordor, Harad ou Rhûn, mas ocultava a força de aliados de Gondor. Mas nunca com visões que não estavam dentro da realidade.
 
Ele olhou demais, dá nisso, se ferrou! Mas por um lado suas visões ajudaram Gondor sim, mas a Palantíri não era a peça supra-sumo do destino de Gondor.
 
Não, Morfindel.

Contos Inacados, Quarta Parte -Capítulo III: Os Palantíri: (pra quem tem a versão Martins Fontes, página 447-448)

"É preciso distinguir a tensão alquebrante de quando Denethor se defrontou com Sauron da tensão geral do uso da Pedra. Esta última Denethor acreditava poder suportar (e não sem razão). É quase certo que o confronto com Sauron não ocorreu por muitos anos, e é provável que, de início, nunca tenha sido contemplado por Denethor. Para os usos dos Palantiri, e a diferença entre seu uso solitário para "ver" e seu uso para intercomunicação com outra Pedra e seu "observador", vide p. 452. Depois de adquirir a técnica, Denethor pôde descobrir muito sobre eventos distantes apenas pelo uso da Pedra de Anor e, mesmo depois de Sauron se dar conta de suas operações, ainda podia fazê0lo, enquanto mantivesse a força para controlar sua Pedra para seus próprios fins, a despeito da tentativa de Sauron de "arrancar" a Pedra de Anor sempre em sua direção..."

[...]

No caso de Denethor, o Regente foi fortalecido, até mesmo contra o próprio Sauron, pelo fato de serem as Pedras muito mais receptivas a usuários legítimos...."


Enfim, leia essas duas páginas até o final, e verá uma explicação bem detalhada a respeito do uso da Pedra por Denethor. Ela o favoreceu muito em relação a Sauron.

Então minha memória me enganou, pois eu posso jurar que li isso em algum lugar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo