1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se Denethor não tivesse a Palantír?

Tópico em 'E Se...?' iniciado por LatinoAmericano, 28 Fev 2007.

  1. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Vocês acham que se Denethor II não tivesse a palantír, ou então não a tivesse usado ele poderia ter tido uma morte diferente?
    Isso eu acho que seria óbvio, mas também o não uso da palantír poderia ter mudado alguma coisa no rumo do Reino de Gondor durante a Guerra do Anel?
    Ou poderia existir alguma outra conseqüência?

     
  2. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Bem ou mal, foi graças ao Palantír que Denethor manteve as forças de Sauron e de Harad longe de suas fronteiras. Sem o Palantír, o Regente teria muitas dificuldades em manter Gondor por tanto tempo, os Nazgûl teriam declarado guerra a Minas Tirith, pois, dentro dos estratagemas de Sauron, a Torre Branca seria considerada uma forte ameaça; caso a Comitiva levasse o Um Anel para lá. Arrisco um palpite de que o envio de Boromir para Valfenda tenha tido um dedo de Sauron, justamente para atrair e destruir o Portador do Anel utilizando sua força de vontade sobre Denethor.
     
  3. Tecumseh

    Tecumseh Andarilho

    Sem contar que nos duelos mentais entre Sauron e Denethor, Denethor levava vantagem, pelo menos no começo, por ser um usuário de direito do palantir, por ser regente em nome de Isildur. Isso foi crucial, tanto para a sobrevivência de Gondor quanto para a loucura de Denethor.
     
  4. Décimo

    Décimo The Swanson Code

    Ui, viagem Elring. Antes de mais nada, Denethor, como próprio afirmou, nunca foi muito influenciado pela palantir. Ele observou através dela todos os horrores engendrados por Sauron; no máximo, este distorceu um pouco a realidade, tornando-a ainda mais assustadora do que na realidade era (e isto, é verdade, influenciou um pouco Denethor na sua desistência, perto do fim, pois convenceu-se a si mesmo de que não havia escapatória possível). Mas Denethor não era um tolo qualquer, e Sauron, se alguma vez o tentou manipular, não conseguiu de certeza. E por isso mesmo ele não fez com que Boromir fosse para Valfenda - essa foi uma decisão de Denethor e apenas dele, numa tentativa de compreender melhor os rumores em relação ao Anel, e apoiada por Boromir, devido aos estranhos sonhos que o assaltavam. Por isso digo que Sauron não teve influência nisso, até porque ele não fazia ideia em relação ao paradeiro do Anel, muito menos quem era o Portador e o que este tencionava fazer.

    E também não acho que o Palantir tenha tido um papel assim tão preponderante nas estratégias de Denethor. Era do conhecimento geral a dimensão do poderio das forças de Sauron, e quais as zonas que este atacava preferencialmente, não sendo essencial ter recorrido ao Palanti - Gondor manteve-se de pé durante vários séculos sem que a pedra tivesse sido usada. Para além de mais dois factos: o Regente apenas observou a pedra já alguns anos depois de ter tomado posse, creio, e seria meio estranho ficar prevendo os passos exactos que Sauron tomava.
     
  5. LatinoAmericano

    LatinoAmericano Aqui jaz Alcarecco

    Mas imaginem se Denethor não morresse na Batalha dos Campos de Pellenor, porque se ele não tivesse feito o uso da palantír com certeza o capítulo A Pira de Denethor não existiria e com a vitória de Gondor e de seus aliados na batalha, Denethor provavelmente não morreria, o que aconteceria se Denethor tivesse que se ajoelhar ao Rei Elessar?

    Isso pode parecer um outro E Se..., dentro desse mesmo, mas engloba o fato de que sem a palantír Denethor não iria se suicidar.
     
  6. Istui Gil-Eredh

    Istui Gil-Eredh Elder Elda

    Bom, se Denethor sobrevivesse e tudo fosse como realmente foi, ele teria que passar o reino para Aragorn, querendo ou não, o povo ia aclamar ele. Só penso que ele não ficaria muito feliz com isso, mas não teria outra escolha.

    No Retorno do Rei, ele diz que a lei de Gondor é dele, até que o Rei retorne. O problema é, Denethor não considerava Aragorn digno de ser Rei, então ele poderia tentar fazer algo para impedir, mas sem a Palantír, ele poderia ter criado juízo (ou não perdido o seu próprio) e entregue o reino para Aragorn.

    Ele era orgulhoso e diz:

    Ele poderia dar problemas para Aragorn, mas se toda Minas Tirith escolhesse Aragorn, ele não teria o que fazer. Talvez tentasse algo mesquinho, mas não vejo ele obtendo vitória.
     
    Última edição: 1 Mar 2007
  7. Neithan

    Neithan Ele não sabe brincar. Ele é Mito

    Sem usar a Palantir, Denethor II, não teria como saber da Guerra em suas fronteiras, não teria envelhecido, e não teria pirado. Mas sem a Palantir, Sauron atacaria mas rápido, pois ele por um bom tempo, duelou com Denethor II [que mesmo mais fraco, era o que tinha o direito da palantir, e assim, conseguiu forças para duelar com um Maiar] e esses duelos, atrasaram a guerra, sem isso, Gondor cairía e o maior Baluarte do poder contra
    Sauron teria caído. Ainda bem que ele usou a palantir rsrsrsrs...
     
  8. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Ué? Viajar aqui é permitido :dente:
    Mas admito que forcei a tanga no envio de Boromir "by Sauron".

    O Palantír só não foi usado pelos Regentes anteriores porque eles não foram tão imprudentes e orgulhosos como foi Denethor. Sendo ele um mestre das tradições e ciente de que o Palantír de Isildur estava sob o domínio do Inimigo - e que a Pedra estava em acordo com o de Anárion - não deveria ter ousado testar sua vontade contra a de Sauron; que sempre o atraía para as terras de Mordor.
     
  9. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    Se Denethor não tivesse olhado na Palantir??? Pelo menos o fim dele seria diferente com certeza. Sauron não o enlouqueceria e Denethor não ficaria naquela paranóia de que tudo estava perdido e que não adiantava fazer mais nada.
    Sem ficar do jeito que ficou (que culminou na sua morte), Denethor dificilmente não passaria o trono para Aragorn. E como já disseram, com o povo de Minas Tirith aclamando Aragorn como rei, ele teria que passar a coroa.
     
  10. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Bem observado, meu irmão Nossendilli!!! Se tivesse acontecido dessa forma, talvez Gondor tivesse se preparado melhor para a batalha contra Sauron. Mas assim complicaria um pouco a vida de Frodo em Mordor, ou não??
     
  11. Tuor

    Tuor Usuário

    Bem, Denethor ficou sabendo quando da batalha de Mordor contra Gondor através do Palantír, né? Então, se não tivesse o Palantír, não teria idéia de quando aconteceria a investida de Mordor. Assim, Gondor poderia não estar preparada.
     
  12. Dúnadan Thorongil

    Dúnadan Thorongil Mensageiro de Gondor

    É, mais totalmente preparada Gondor não estava. Só ficou do jeito que ficou depois que Gandalf chegou e meio sem ser do jeito que o rei queria.
     
  13. grlopez

    grlopez Usuário

    Penso que Gondor cairia muito antes. Tudo seria diferente.


    Dizer que Denethor não usou muito a pedra e que ela pouco influenciou na estratégia de Gondor... não posso concordar 10º.

    A questão de que antes Gondor não se defendia com o palatir é que as coisas eram diferentes. Ela era mais forte, Sauron mais fraco.
    Ou seja, possibilidade de manter vários posts reforçados na fronteira, várias fortalezas. Veja que a região de ataque de Sauron chegou a ser ZERO, quando Gondor vigiava Mordor. Depois foi aumentando, seja com necessidade de prevenir Mordor, depois Minas Morgul, depois toda Ithilien, depois todo "FOLDE ORIENTAL" de Gondor. Tudo isso se deu de maneira inversamente proporcional à força de Gondor. Quanto mais aumentava a zona de ataque e a força de Sauron, mais fraca ficava Gondor e suas guarnições. Isto indica que as incursões dos homens do reino do sul precisavam cada vez mais ser cirúrgicas, visto suas escassas forças. O ápice disto foi justamente atingido durante a regência de Denethor, quando eles tinham que prevenir ataque gigantescos com 300 homens escondidos em uma caverna, usando de guerrilha!

    Portanto, sem o palantir, Gondor ficaria com menor capacidade de prevenção à ataques de Mordor e cairia antes. Acho que o uso do Palantír custou caro, a se custou... contudo, no fim, valeu a pena.


    Inté !
     
  14. Almirante Ackbar

    Almirante Ackbar Usuário

    Mesmo olhando no Palantír o "safado" não fez nada, como ja disseram para as proporções parecia impossivel de se vencer, na verdade era impossivel atraves da força vencer Sauron.

    Se colocando no lugar dele eu acho que ficaria DOIDÃO também e pior, se eu soubesse que o anel foi enviado de Valfenda com uma sociedade de 9 membros para terra de Mordor, Pow, ai que eu ficava doido mesmo... o meu povo que vem tentando derrotar Sauron durante eras não conseguiu quanto + uma sociedade com 9 membros e com um enorme contigente de orcs e homens naquelas terras. Pô velho, minhas esperanças acabavam na hora.

    Sem duvida o Palantír enfluenciou a pira de Denethor II

    Mas sem ele (Palantír) como disseram prejudicaria a formação de uma estratégia melhor.
     
  15. Palando

    Palando Mago Azul

    O uso do palantir tanto fez mal quanto bem á gondor e á denethor pois sem o uso da pedra ele ficaria cego aois exércitos de sauron e querendo ou não ele resistiu bem á ameaça de Mordor em sua regencia.
     
  16. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Sim, mas poderia ter reforçado MInas Tirith e impedido por mais tempo o avanço de Sauron. Talvez com mais arqueiros, atacando de longe... Ou mesmo emboscando os servos de Sauron que vinham por outros caminhos... Agora, ficar olhando Sauron pelo palantir, feito uma criança frente à tv, aí é tchonguisse pura!!:mrgreen:
    Faramir foi mais eficiente que o pai, deveria ter sido ele o regente, assim que foi sabida a incompetencia de Denethor!!
     
    Última edição: 10 Fev 2008
  17. grlopez

    grlopez Usuário

    MNeithan, cara... você deve rever seus conceitos! justamente não ficar olhando foi o que Denethor fez, é dito expressamente na obra que ele fez o que podia durante sua regência! Não tem... só destruindo o ANel mesmo. Através da força não havia possibilidades

    gr
     
  18. Thalaniel

    Thalaniel Usuário

    Do meu modo de ver ele fez o que achava certo, porém ao ver o poderio se Sauron ele perdeu a esperança... Acho que foi por causa dela que ele não deu o valor devido ao Faramir que provou ser bem mais sábio que ele... Olhar a Palantir permitiu uma resistência maior sim, mas sem ela talvez ele não tivesse perdido as esperanças e formasse uma estratégia maior, tendo mais esperanças.... De qualquer forma, nenhuma opção era realmente boa....
     
  19. Húrin

    Húrin Amante da Calíope

    Talvez, GR... Mas essa é a impressão que tenho a respeito de Denethor. Um regente que desmoronou quando foi exigida dele uma atitude mais forte. Alguem que na hora da necessidade se encolheu e delegou obrigações a outros.
    Faltou nele ser um líder mais participante, como foi Boromir, Faramir e muitos outros comandantes da estória da TM. Tudo bem que ele era um regente que se instruiu e preparou para ser capaz de olhar na Palantír, mas ficou provado que ainda era pouca a resistência dele!
     
  20. Lord Khamûl

    Lord Khamûl Usuário

    Foi fundamental Denethor usar sim a Palantíri. Ele ficou conversando com Sauron e o senhor do escuro pode perceber que não poderia atacá-lo imediatamente porque mesmo Gondor não sendo como antes em seu apogeu, esse reino era respeitado. Sauron deveria ficar conversando, desafiando Denethor enquanto preparava seu exército aumentando o contingente e aperfeiçoando técnicas de combates, estratégias de invasão e etc.
    Caso ele não usasse, com certeza Denethor morria mas talvez não da forma como foi.
     

Compartilhar