• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se... Dáin tivesse aceitado a amizade de Sauron

Meglin Celebrandir

Hansi Ilúvatar
Fui pesquisar uma coisa em A Sociedade do Anel e me deparei com o seguinte trecho (página 333 do livro de capa amarela desenhada por Tolkien), durante O Conselho de Elrond:

(...)- Depois, cerca de um ano atrás, um mensageiro veio até Dáin, mas não de Mona.., de Mordor: um cavaleiro chegou à noite, chamando Dáin até o portão. O Senhor Sauron, o Grande, dizia ele, desejava nossa amizade. Em troca daria anéis, assim como tinha dado aos antigos. E o mensageiro queria muito saber a respeito de hobbits, de como eles eram, e onde moravam. “Pois Sauron sabe”, dizia ele, “que um deles foi conhecido de vocês em certa época.”
- Ao ouvirmos isso, ficamos muito preocupados, e não demos resposta, E então sua voz maléfica ficou mais baixa, e ele a teria suavizado, se pudesse. “Apenas como um pequeno sinal de sua amizade, Sauron pede isto”, disse ele: “que encontrem esse ladrão”, foi essa a palavra que usou, e consigam dele, quer queira ou não, um pequeno anel, o mais ínfimo dos anéis, que certa vez ele roubou. É um capricho de Sauron, e uma prova da boa vontade de vocês. Encontrem-no, e três anéis que os anões antepassados usaram lhes serão devolvidos, e poderão tomar posse de Mona para sempre. Encontrem apenas notícias do ladrão, se ainda está vivo e onde, e terão grande recompensa e a eterna amizade do Senhor. Recusem a oferta, e as coisas não vão ficar muito bem. Recusam-se?”
Com isso sentimos seu hálito, semelhante ao silvo das serpentes, e todos os que estavam ali tremeram, mas Dáin disse: “Não digo sim nem não. Preciso pensar na mensagem, e no que está por trás desse belo disfarce.”
- “Pense bem, mas não por muito tempo”, disse ele.
- “Levo o tempo que precisar com meu pensamento”, respondeu Dáin.
- “Por enquanto”, disse ele, e cavalgou para dentro da escuridão.

Bem... A partir daí Dáin envia Glóin e Gimli para Valfenda para avisar a Bilbo e pedir ajuda a Elrond. Além disso, Glóin diz que Brand também recebeu a "visita" do mensageiro de Sauron.

E se os anões, especialmente Dáin, não resistissem e sucumbissem a Sauron entregando Bilbo e desejando os Três Anéis e a conquista de Moria?
 
Bom,eu acho que a resposta está no seu próprio tópico.Talvez, Dáin não enviasse Glóin,nem Gimli para Valfenda.Então,Gimli não participaria da sociedade do Anel.

Sauron poderia usá-lo a qualquer hora e incentivá-lo a formar um exército de anões para atacar seus inimigos. Poderia manipulá-los a ponto de entregarem Bilbo,só que Frodo poderia fugir com o Um, porém seria difícil lidar com mais um aliado de Sauron (imagina só! Saruman apoiava Sauron e com os anões o apoiando também, seria mais complicado perambular com o Um por aí.)
Sauron,como você disse,prometeria os três anéis e Moria. Agora não sei como ficaria essa parte. Será que depois de Sauron usar os anões e deles se instalarem em Moria, o Balrog não poderia exterminá-los (Bom, seria difícil eles controlarem o bicho,isso é que é o mais complicado em Moria.)? A parte dos três anéis teriam que invadir Valfenda e Lórien,os reinos élficos (Haveria um monte de batalhas entre o reino dos anões e dos elfos) e capturar Gandalf e matá-lo.São tarefas duras,penso eu,mas é possível conquistarem tudo isso á força,por meio de batalhas,principalmente.
Por essas e outras é que foi bom Dáin não fazer amizade com Sauron.
 
Última edição:
Bom,eu acho que a resposta está no seu próprio tópico.Talvez, Dáin não enviasse Glóin,nem Gimli para Valfenda.Então,Gimli não participaria da sociedade do Anel.

Sauron poderia usá-lo a qualquer hora e incentivá-lo a formar um exército de anões para atacar seus inimigos. Poderia manipulá-los a ponto de entregarem Bilbo,só que Frodo poderia fugir com o Um, porém seria difícil lidar com mais um aliado de Sauron (imagina só! Saruman apoiava Sauron e com os anões o apoiando também, seria mais complicado perambular com o Um por aí.)
Sauron,como você disse,prometeria os três anéis e Moria. Agora não sei como ficaria essa parte. Será que depois de Sauron usar os anões e deles se instalarem em Moria, o Balrog não poderia exterminá-los (Bom, seria difícil eles controlarem o bicho,isso é que é o mais complicado em Moria.)? A parte dos três anéis teriam que invadir Valfenda e Lórien,os reinos élficos (Haveria um monte de batalhas entre o reino dos anões e dos elfos) e capturar Gandalf e matá-lo.São tarefas duras,penso eu,mas é possível conquistarem tudo isso á força,por meio de batalhas,principalmente.
Por essas e outras é que foi bom Dáin não fazer amizade com Sauron.

Só temos que lembrar, lisseminte, que o mensageiro de Mordor chegou a Dáin um ano antes do Conselho de Elrond. Nessa época o Anel ainda estava em poder de Bilbo e Frodo nem mesmo estava morando no Condado...
 
O mundo teria caído muito mais cedo, e toda a aventura que conhecemos da Comitiva, da Sociedade do Anel, não teria acontecido_Os anões também certamente teriam sido escravizados ou dominados, por que Sauron, como representante do mal, é enganador e nunca cumrpiu, nem cumpre nem cumpriria nenhum acordo, promessa ou palavra sua.
 
Só temos que lembrar, lisseminte, que o mensageiro de Mordor chegou a Dáin um ano antes do Conselho de Elrond. Nessa época o Anel ainda estava em poder de Bilbo e Frodo nem mesmo estava morando no Condado...

Não! Eu acho que estava, pois Bilbo deu a Gandalf o anel,depois de sua festa de 111 anos e partiu para Valfenda.Gandalf deu a Frodo e partiu.Então se passaram 17 anos.Se o episódio (vou consultar os livros) ocorreu um ano antes do conselho,Frodo teria a posse do Um.
 
Não! Eu acho que estava, pois Bilbo deu a Gandalf o anel,depois de sua festa de 111 anos e partiu para Valfenda.Gandalf deu a Frodo e partiu.Então se passaram 17 anos.Se o episódio (vou consultar os livros) ocorreu um ano antes do conselho,Frodo teria a posse do Um.

Acredito que está correta lisseminte.

Frodo nesse período ainda morava no Bolsão e tinha o anel em sua posse ( apesar de não fazer uso do mesmo ).

E bom, felizmente era Dáin que estava por trás dos anões, não creio que ele jamais sucumbiria a influência de Sauron, não nesses termos.
 
Não! Eu acho que estava, pois Bilbo deu a Gandalf o anel,depois de sua festa de 111 anos e partiu para Valfenda.Gandalf deu a Frodo e partiu.Então se passaram 17 anos.Se o episódio (vou consultar os livros) ocorreu um ano antes do conselho,Frodo teria a posse do Um.

Acredito que está correta lisseminte.

Frodo nesse período ainda morava no Bolsão e tinha o anel em sua posse ( apesar de não fazer uso do mesmo ).

E bom, felizmente era Dáin que estava por trás dos anões, não creio que ele jamais sucumbiria a influência de Sauron, não nesses termos.

Puxa vida, desculpa lisseminte. É verdade! Eu estava enganado. Bilbo dá o Anel a Frodo (Gandalf nem toca no Um) que o mantém em segredo. Gandalf vai até Gondor estudar e tentar descobrir se aquele anel é realmente o Um.

Pelo apêndice "O Conto dos Anos", o conselho de Elrond foi no ano 3018 da TE, e a festa de despedida de Bilbo foi em 3001. Realmente se passaram 17 anos entre os eventos. Desculpem-me todos.

Bem, agora de volta ao tópico... O que seria da Terra Média se os anões sucumbissem às promessas de Sauron?
 
Bem, agora de volta ao tópico... O que seria da Terra Média se os anões sucumbissem às promessas de Sauron?

Eu acho que os Valar baniriam Aüle, estaria claro que ele era óbviamente a raíz de todos os problemas da Terra Média. :rofl::rofl:

Falando sério? Olha só, a não ser com ajuda de além mar, ou de algum outro acontecimento trágico para equilibrar a balança... os povos livres estariam perdidos.
Mas mesmo que um povo dos anões se aliasse a Sauron, não creio que todos os fariam. E ponho outro voto de confiança em Dáin ai. Este seria o último a se render as tentações.
 
Puxa vida, desculpa lisseminte. É verdade! Eu estava enganado. Bilbo dá o Anel a Frodo (Gandalf nem toca no Um) que o mantém em segredo. Gandalf vai até Gondor estudar e tentar descobrir se aquele anel é realmente o Um.

Pelo apêndice "O Conto dos Anos", o conselho de Elrond foi no ano 3018 da TE, e a festa de despedida de Bilbo foi em 3001. Realmente se passaram 17 anos entre os eventos. Desculpem-me todos.

Não,não precisa se desculpar,todos dão uma escorregadinha de vez em quando. :mrgreen:
 
Gimli e Gloin não teriam ido a Valfenda. Quando a comitiva passasse por Moria, aí (como diria o 14K do Corrida Mortal) f*****. ATeriam um exército de orcs, anões e um balrog enfurecido.
 
Sauron teria conseguido o um anel. só isso, com todas as consequencias, claro.
Mas não acredito, como disse o Tarik, que os anões seriam escravizados. Sombras eles nao virariam, pois o um so dá aos anões um grande desejo de ouro.
 
Talvez Sauron o traísse cedo ou tarde. Os anões são obstinados e Sauron era inflexível. Dáin teria que ter espiões pra se precaver...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo