1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se Balrog tivesse asa...(hausiuas)

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Iluhtar, 25 Nov 2007.

  1. Iluhtar

    Iluhtar Usuário

    Seguinte, pra todos que acreditam que balrog tem asa ou nao....isso fica com peterjackson e voces.:grinlove:

    Quero sua versao da historia
    Pra mim se ele tivesse asa, quando gandalf e ele cairam...ele batia as asas, sai voando...comia o frodo, o aragnor e a sociedade inteira, e ainda uns felizes orcs:mrgreen: e depois voltava matar o gandalf se nao tivesse de barriga cheia:kiss:.

    abs, quero ouvir suas versoes
     
  2. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    A meu ver suas asas são mais para planar do que para voar propriamente dito, não creio que ele poderia voar como um dragão.
     
  3. camila*

    camila* Usuário

    Pra mim as asas ficam bonitinhas, mas prefiro acreditar que ele não tenha elas, ou se tiver, que sejam como as da galinha, só pra enfeite. O Gandalf luta, mata ele, ressuscita e volta pra assombrar todos os vilões da TM! =]
     
  4. Rique

    Rique SSJ

    Ah monstros enormes com asas ficam muito mais legais^_^
    Prefiro acreditar que ele tinha asas mas que ou não houvesse espaço para ele batê-las ou estava muito concentrado em sua batalha contra Gandalf na queda.
     
    Última edição: 26 Nov 2007
  5. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Assim... todos já leram um texto que tem aqui na Valinor que explica bem isso?
     
  6. Tis

    Tis There and back again...

    Bem se a galinha do mal (:lol:), *limpa a garaganta* ...

    ...Se o Balrog tivesse asas úteis, acredito que a batalha entre ele e Gandalf teria sido muito mais difícil. Quem sabe até, Gandalf pudesse ser derrotado, afinal não haveria queda, aumentando as vantagens pro Espírito de Fogo, já que o mago não voava (eu acho) e a queda poderia ser fatal para seu corpo relativamente "frágil" (mais fraco do que seu corpo como O Branco).
    A não ser que, como disseram, não tivesse espaço para bater as asas.
     
  7. Lamandil

    Lamandil o aprendiz da lua

    eu acredito que ele tivesse asas, mas nem todas as asas funcionam como sistema de voo. :think:As suas asas seriam mais uma espécie de asas, que lhe permitiriam no maximo planar, ou então como as galinhas que são vestigiais. :think:Mas dada as proporções do seu corpo acredito que elas não seriam funcionantes. Além dissom, estava mais habituado a espaços apertados e tinha comido demasidos gnomos ao almoço antes de defrontar gandalf.:blah::blah::blah:

    ele não conseguia voar apesar de ter asas. 8-Oo Porquê não sei mas assim foi mais divertido.:joy::joy::oops:
     
  8. Senhor_de_Gondor

    Senhor_de_Gondor Usuário

    Talvez fossem usadas, além de planar, para outras táticas de combate como a defesa.
     
  9. camila*

    camila* Usuário

    Tem trocentos tópicos sobre balrogs e asas, mas é que não aguëntei, tinha que fazer o comentário da galinha. i.i
     
  10. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

  11. Bagrong

    Bagrong RaG

    Balrogs não têm asas.

    Se eles tivessem, o Balrog iria se enroscar todo lá em Moria e provavelmente seria atrapalhado por elas.
     
  12. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    Não é o que diz o texto da Valinor: 'Balrogs tem asas?'
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  13. Tis

    Tis There and back again...


    Realmente, li o texto e tudo o que eu escrevi lá em cima perdeu completamente o sentido XD....
    Whatever... se a pergunta fosse "E se Balrog não tivesse asas?" não mudaria os fatos, pois no texto fica claro que ele não voou pra se salvar simplesmente por que não quiz, pois seu maior interesse era a batalha.
     
  14. Bagrong

    Bagrong RaG

    Entenda, o Martinez fuma cocô.

    Além disso, existem outros textos e outros argumentos (por exemplo:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    )

    Bah, eu já cansei de discutir isso...


    Edit:

    Btw, existem outros que também são legais (e talvez até menos radicais):

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    Última edição: 26 Nov 2007
  15. Tis

    Tis There and back again...


    Chega-se a conclusão então, que não se chegou ainda a uma... conclusão sobre Asas de Balrogs... ehehhhe (isso é confuso 8-O), vou ler o Senhor dos Anéis e aí então eu volto a postar sobre o assunto eheheh. :yep:

    Edit: placar da cabeça da Tis:
    Com Asas 0 x 0 Sem Asas
    hehee
     
  16. Bagrong

    Bagrong RaG

    Como eu estou com certa preguiçao, dou um ctrl C + ctrl V de um post onde argumentei sobre esse texto do Martinez lá na SdP:


    "Well, eu sou descrente na questão das asas. Para mim, Balrogs não eram seres alados. Deixo claro que tudo o que eu falar abaixo é minha interpretação sobre os fatos, não sou tolo o suficiente para propor uma verdade absoluta (como faz o texto de Martinez...).

    Começo com o texto:


    A minha interpretação desta parte é diferente. O Balrog pode ter saltado a uma grande altura, sem voar. Além disso, a mim me parece que Tolkien usa a sombra como uma metáfora. Está no livro:

    "A sombra a sua volta se espalhou como duas grandes asas." -> "Como" é uma conjunção que indica comparação. Se eu digo "Esta caneta é azul como o céu" não quer dizer que a caneta seja um céu, mas sim que ela é azul. Tolkien disse que a sombra era como uma asa e isso não quer dizer que a sombra é uma asa, mas somente que assumiu forma semelhante.

    Depois disso:

    "O fogo nele pareceu se extinguir, mas a escuridão aumentou, (...) de repente, saltou a uma altura enorme e suas asas se abriram de parede a parede. -> Se Tolkien falasse de asas sem antes ter feito uma comparação metafórica em relação a esta palavra, não haveriam dúvidas de que aí o sentido usado é denotativo. Mas não é isso que ocorre. Primeiro ele compara a escuridão às asas, depois diz que a escuridão aumenta e as asas se abrem deparede a parede. Ou seja, se ele falava de asas metaforicamente, continuou fazendo isso. As asas de parede a parede são a escuridão que o Balrog lançou no local.

    E o trecho continua: "Mas ainda se podia ver Gandalf, brilhando na escuridão." -> Se as "asas" citadas no texto não são escuridão, por que não se poderia mais ver Gandalf? E mais: se as asas que ele abriu fossem asas de verdade, elas estariam apenas atrás do Balrog e, portanto, não impediriam a visão de Gandalf. Para mim, o "de parede a parede" representa que o Balrog lançou sua escuridão por todo o local, como se fosse "de cabo a rabo".

    "O Balrog caiu para trás" -> Se ele tivesse grandes asas de parede a parede, seria difícil cair para trás. Não prova nada, admito, mas apoia a teoria de que as costas dele estava livres.

    "Num salto, a balrog partiu para a ponte." -> Salto, ele nunca voa.

    "(...) o balrog caiu para frente, e sua sombra mergulhou na escuridão" -> Quando ele cai, Tolkien fala de sombra, não de asas.


    Eu não acho que ele voaria para pegar Frodo ou o Anel, mas voaria para atacar pois, ao contrário do que prega Martinez, eu creio que voar e atacar é uma combinação bem inteligente.

    E repito: se haviam duas grandes colunas que o impediam de movimentar as asas no salão, como foi que ele caiu com as asas abertas?

    Creio que a queda era realmente muito longa. Sei bem da velocidade de queda dos corpos, mas também sei que Tolkien "pulou" certas barreiras que o impunham a biologia, a física, etc. Nada no sequer sugere que as asas sejam responsáveis pela demora da batalha.

    De novo, eu não concordo com a argumentação dele nesta parte.

    Pergunto: por que devemos considerar a palavra de Martinez quanto ao que disse Tolkien mais valiosa do que a de Christopher? Digo, quais são as fontes de Matinez para atestar que a versão colocada em O Silmarillion está errada?

    A passagem do livro é: "Os balrogs ainda estavam escondidos (...) e agora, velozes, eles se ergueram e, passando por Hithlun, chegaram a Lammoth como uma tempestade de fogo." A comparação com uma tempestade de fogo não quer dizer, necessariamente, que eles vinham de cima. Eles podem ter vindo por solo, que a comparação se encaixa do mesmo modo.

    A passagem proposta por Martinez é: "rapidamente eles se levantaram, passaram com velocidade alada sobre Hithlum, e chegaram a Lammoth como uma tempestade de fogo." O texto, ainda assim, não diz que eles voaram. Ter "velocidade alada" não é o mesmo que voar. Pode representar que os Balrogs eram tão rápidos quanto um ser que voa. E sobre a tempestade de fogo eu já argumentei acima, é uma metáfora.

    Não diz que correram, e tampouco que voaram. Além disso, a passagem "O fogo nele pareceu se extinguir", nos prova que Balrogs podem controlar seu fogo, o que explica o fato do local não ter sido queimado.


    De novo: por que devemos acreditar no que escreve Martinez, e não no que nos mostrou Christopher Tolkien? Martinez é prepotente, afirma que sabe o que pensava e o que pretendia Tolkien, e faz da sua palavra verdade absoluta. Mas não é bem por aí. Christopher teve muito contato com o pai, sua obra, suas intenções e suas idéias. Eu prefiro aceitar o que me propõe o filho do professor.


    Novamente o Deus Martinez, dono da verdade absoluta do mundo, está sendo prepotente demais em suas afirmações. As passagens citadas têm, sim, possibilidade de dupla interpretação.

    Que Tolkien mudou os Balrogs ao longo dos anos, nisso eu acredito. Mas não creio eu, em minha humilde opinião sobre o que li, que os Balrogs tenham, em algum momento, se tornado grandes criaturas aladas.

    E, por favor, não comparem Balrogs com galinhas. Como disse o Provi, se eles puderam assumir qualquer forma, não faz sentido terem colcoado em si mesmos asas que não iriam funcianar, que só iriama trapalhar."


    Eu ainda acho que, caso ele tivesse asas, estas são teriam atrapalhado.
     
  17. wsnjr

    wsnjr Sir Auron

    Bem essa questão já meio que um tabu nesse fórum pelo que vejo :lol: mas enfim depende muito de que tipo de asa ele teria, pois se elas fossem funcionais elas teriam um tamanho e força descomunais pra levantar um bicho daquele tamanho,sem falar que provavelmente elas estariam em chamas como o resto dele... cara um ataque de asa desse arregaçava geral :metal:
     
  18. Carol

    Carol Visitante

    Eu adoro essa "versão" de galinhas malignas! :lol:
     
  19. Guga_theOld

    Guga_theOld Excluído a pedido

    :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:
     
  20. Menegroth

    Menegroth Bocó-de-Mola

    Só vou pedir que se, forem discutir isso mais uma vez, mesmo sabendo onde encontrar um texto coerente que explica tudo isso, que o façam com ordem e sem flood ok?

    Aviso dado.
     

Compartilhar