• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se... As águias transportassem o portador do anel?

_ Sauron _

Not Halbrand
Pensem bem: Gandalf conseguiu a ajuda de Gwaihir várias vezes, principalmente quando foi aprisionado por Saruman. Presumi-se então, que, falar com ele não era nada difícil.
Na batalha dos Cinco Exércitos, as águias se reuniram num número no mínimo alto e atacaram. Na batalha do Morannon também haviam muitas.

Meus senhores, e se Gwaihir comandasse o exército dos céus em um ataque direto a Mordor, voando acima das Ephel Duath, e, levando Frodo nas costas, o transportasse até as Fendas da Perdição? Não seria um modo muito mais seguro de vitória? Eu não vi nada que impossibilite isso, no máximo a demora das águias em se agrupar... O que acham?
 
Realmente um dia vi isso em uma charge. A Comitiva do Anel voando nas costas das águias e tirando sarro da idéia de ter que caminhar todo o percurso...

Entretanto acho que não seria tão simples assim. Faz tempo que li, mas se não me engano Gandalf pediu encarecidamente para ser carregado por uma águia.

Acredito que as águias tivessem uma certa resistência em serem tratadas como animais de carga, afinal elas eram extremamente inteligentes e mereciam respeito.

Mas respondendo à sua pergunta, se as águias levassem o Portador do Anel ou mesmo o Um Anel até a Montanha da Perdição, poderiam simplesmente lançar o Um das alturas diretamente na Fenda e a história terminaria.

Se isso acontecesse, O Senhor dos Anéis não seria um livro, mas um conto; e dos mais sem graça! hehehehehehe
 
Nunca tinha pensado nisso...
Bem como voce mesmo disse _Sauron_ seria muito mais facil pois chegariam mais rapido e seria um modo mais seguro mesmo, mas o que aconteceria quando eles chegassem sobre mordor? Os nazgul provavelmente entrariam em ação e se o rei Bruxo de Angmar tivesse vivo teria serios problemas, pois como sabemos ele era um feiticeiro muito poderoso e ao notarem as aguias Sauron concerteza mandaria orcs e tudo mais para a montanha da perdição para tentar impedi-los. Mas esse plano poderia dar certo, mas a historia seria toltalmente diferente.
 
Concordo seria curtíssima a história e não teria graça nenhuma. Frodo teria que passar por esta provação e não somente ele os homens da TM também.
 
Essa foi uma das minhas primeiras perguntas quando cheguei por aqui, portanto, prepare-se para um monte de gracinhas. Mas responderei à pergunta, Amigo, da melhor maneira que imaginava à época.

Perdeu-se muito tempo da explicação de Gandalf a Frodo sobre o Um Anel entre a saida do Hobbit do Condado. Se Gandalf foi aprisionado nesse meio tempo, enquanto se caçava Gollum e informações a respeito, Saruman deveria imaginar/suspeitar ou saber a respeito do Anel. Não teria certeza, mas supunha que os Hobbits do Condado saberiam de algo, isso em vista a frequência de Gandalf por aquelas terras e "do incidente com o Dragão...".
Enfim, foi por pouco que os Cavaleiros Negros não chegaram em tempo de cercarem e tomarem de vez o Condado e o destruissem atrás do Anel.

"Se... " tal coisa tivesse acontecido, restaria pouca ou raríssimas esperanças a Gandalf. Ele não poderia mais contar com Saruman, como desde o início dessa enrascada nunca pôde. Elrond não ousaria cancelar sua fuga para os Portos, coisa que ele já estava fazendo há algum tempo, progressivamente.
Os Guardiões e Passolargo dariam muito na vista e alertariam Sauron de seu avanço, consequentemente, ele usaria Denethor, através do Palantír, que mandaria Boromir como inimigo declarado.
Rohan estava sob domínio de Saruman e Língua de Cobra, poderiam bloquear tanto a passagem dos Guardiões quanto caçarem Gandalf, usando como pretexto resgatar Scadufax.

Restaria assim a Gandalf pedir o auxílio da Águias, que já o haviam ajudado outras vezes. Mas desta vez, sob circunstâncias totalmente adversas e já sem a surpresa das outras vezes. Precisariam carregar o Peregrino Cinzento e ainda desviar das criaturas aladas de Sauron e seus Cavaleiros, os Nazgûl.
A grande diferença nessa alternativa é que Gandalf seria "O Cinzento" e consequentemente, não teria o mesmo nível de poder de sua contraparte conhecida da estória, o que tornaria sua batalha contra os Nazgûl ainda mais desesperada do que a que teve com o Balrog de Moria.

Por fim, vencendo esses obstáculos, chegando à Mordor, encontraria Sauron, talvez personificado ante a entrada da Montanha. E esse encontro é duro até de imaginar...

Viajei, né? Desculpa!:roll:
 
Eu imagino o seguinte quadro:

Gandalf fugiu de Isengard e foi a Valfenda onde houve o Conselho, exatamente como no livro, mas Gandalf resolve pedir ajuda das Águias para levar o Portador até Mordor e elas resolvem que vão ajudar.

Primeiro eu não acho que Elfos, Homens e Anões ficariam muito satisfeitos do Um Anel ir embora assim, sem ninguém da raça deles junto. Boromir com certeza não ia aceitar isso fácil, o que já criaria problemas com Gondor.

Acredito que parte da viagem eles pudessem fazer, mas quando ficasse claro para Sauron que elas estavam invadindo o espaço áereo de Mordor, por assim dizer, teríamos uma batalha das Águias contra as montarias aladas dos Nazgul que seriam liderados pelo Rei Bruxo. E o Olho de Sauron estaria sobre eles.

As Águias realmente lutaram na Batalha dos Portões de Mordor, mas elas não estavam carregando ninguém, e Bilbo narra a enorme dificuldade de permanecer montadona em uma Águia em voo simples, imagime em uma luta. Frodo provavelmente se esborracharia.

Eu acho que seria mais provável que as Águias perdessem essa luto, ou pelo menos tivesse de bater em retirada.

Se perdessem então danou-se tudo. Um milhão de anos de Trevas, no mínimo.

Se fugissem, dariam de cara com Saruman provavelmente com as forças de Isengard e Rohan unidas (Saruman teria apressado seus planos e já a teria controlado de vez). Provavelmente Gondor também seria um problema. Sem contar que a parte terrestre dos aliados estaria muito longe.

Se vecessem e por milagre destruissem o Um Anel, ainda teriam pelo menos Saruman (Isengard e Rohan, eu calculo) contra eles. Gondor não teria um Rei e se Saruman atacasse o Condado eles não teriam experiencia os suficiente para lidar com ele.

Como a missão de GAndalf era combater Sauron, e não Saruman, teriamos de espera a "burocracia" dos Valar resolver o que fazer para livra a Terra Média do Mago de Todas as Cores.
 
Bom, vejo um final simples para as coisas, no caso, o destino do portador do Um.

Se as àguias trasportassem o portador do Anel até Orodruin, acredito que ficaria muito mais fácil dos Nazgûl perseguí-los e, após uma luta intensa entre Cavaleiros Negros e Águias, talvez a demanda (Águias e Frodo) teria um triste fim.
 
Acho que todo leitor de OSdA pensara nisso, mesmo aqueles que apenas leram O Hobbit. O filme passa muito essa impressão no final, quando Gandalf vai buscar Frodo e Sam na Montanha da Perdição. É curioso porque não pensaram nisso, e se pensaram, porque não as pediram ajuda. Realmente seria muita falta de vergonha aparecer montados em enormes águias voadoras nas terras do Inimigo, e além do mais ele rapidamente perceberia que a pretensão deles era destruir o Um Anel, afinal, para que se dirigiam à Montanha da Perdição?

Nesse caso, teriam uma grande batalha pela frente contra os nazgûl, e estando o portador do Anel logo encima de uma das águias, estaria muito vulnerável.

Do contrário, seria possível que os nazgûl estivessem muito longes, sem chances de chegarem à tempo de impedir que as grandes águias ultrapassassem toda a Mordor e chegar à Montanha.

Mas, de certa forma eu sou capaz de compreender e de até reconhecer que foi uma boa eles terem ido até Mordor sobre terra firme, correriam muitos riscos expondo o Portador dessa forma, seria escrachado de mais para Sauron, que logo saberia, possivelmente antes que elas entrassem em seu dominio, e assim poderia ter várias chances de tentar derrubá-las. Não estou deixando de lado o grande poder e habilidade das águias de Manwë, mas querendo ou não, estariam mais vulneráveis aos ataques da Torre Negra. E se a viagem com as aguias se iniciasse mesmo ainda em Valfenda, Saruman seria outra grande ameaça, como sempre foi, mas desta vez, "saberia" o paradeiro do Portador.

Não que colocar o Anel na mão de um pequeno hobbit e mandá-lo seguir viagem em direção ao maior terror da terra não seja muito arriscado, mas pelo menos contavam com a indriscição.
 
Eu imagino que não daria certo pq a esperança da sociedade era justamente a 'discrição', a improbabilidade... fazer aquilo que era menos esperado, e esperar que desse certo.
Isso porque imagino que Sauron tenha previsto contra-ataques em caso de exércitos, seja por terra, seja pelo ar. Além de toda a configuração da história ser diferente, por causa da questão do tempo e da possibilidade das águias se recusarem....
E seria fácil demais, desmerecendo assim o Senhor do Escuro fazendo-nos acreditar que ele não era tão grande assim, e consequentemente, o anel tão perigoso.
 
Há alguns problemas com a idéia:
As Grandes Águias não se oferecem como "montaria" tão facilmente como se supõe.

O Hobbit disse:
As águias não são pássaros amigáveis. Algumas são covardes e cruéis. Mas as da raça antiga das montanhas do norte eram as mais nobres de todas as aves, eram altivas, fortes e de coração nobre.


O Hobbit disse:
O mago e o senhor-águia pareciam conhecer-se ligeiramente, e davam até a impressão de que mantinham relações amistosas. Na realidade, Gandalf, que estivera várias vezes nas montanhas, outrora prestara um serviço às águias, curando o seu o senhor de um ferimento de flecha.

Ainda seguindo O Hobbit, o favor acima foi retibuido quando salvaram Gandalf e Thorin e Cia dos lobos.

Supondo que o Senhor das Águias ainda tivesse algum favora retribuir ou mesmo interesse em participar da saga do Anel, ainda haveria a questão do planejamento. As Águias levariam toda a Comitiva? Haveria algum plano para distrair Sauron ou iriam direto? Levariam todos os membros ou apenas o Portador e mais um ou dois?

As Águias são enormes, o que as tornaria alvos fáceis em baixa altitude. Há quem diga que poderiam voar a grandes altitudes, porém devem se lembrar de que não estariam sozinhas (e não havia cilindro de oxigênio na época), o que limitaria bastante o seu "teto de voo". Outro problema seria quando chegassem em Mordor, com sua espessa nuvem de fumaça negra. Seriam então forçadas a voar abaixo das "nuvens", contrastando com a escuridão acima de suas cabeças e atraindo toda a atenção de Sauron e dos Nazgûl.

Esses e outros fatores tornam a missão impraticável, ainda mais do ponto de vista das Águias.

Se o plano fosse separar o time em dois, teria que ser muito bem arquitetado:
Um time vai por terra, atraindo a atenção de Saruman e Sauron e fazendo o máximo possível para que Sauron esvaziasse suas terras, principalmente dos Nazgûl.

Um time pequeno (Frodo, Sam e Gandalf [se valendo do fator "surpresa" de o mago ainda estar vivo, supondo que Sauron já não soubesse que ele estava vivo ainda] ou então Frodo, Sam, Legolas e Gimli) iria com as Águias. Porém, esse time só poderia se colocar em movimento quando Mordor estivesse praticamente vazia e sem os Nazgûl por perto.

O sucesso da missão dependeria da sincronia perfeita entre as duas partes, o que deixa uma margem grande para erros/imprevistos no plano original, como por exemplo, a parada de Gandalf em Rohan para libertar Théoden do domínio de Saruman. Como manteriam contato os dois times e completariam a missão?
 
Ok, temos estes obstáculos, mas a maioria de vocês está raciocinando que Sauron ia pensar de cara que eles estavam tentando destruir O Anel, coisa que em momento algum ele pensou, e que a quantidade de águias seria pequena a ponto dos Nove sairem de suas tocas para enfrentá-las. Tá legal que realmente tem o problema do não contentamento das águias e da dificuldade de se manter em cima delas em uma batalha, mas se algumas dessem cobertura as que transportavam o portador? Acho que Gwaihir não rejeitaria esse plano...
 
Na minha opinião esse plano não iria prestar, de início é uma ótima idéia, mais 'segura', mas existe algumas complicações, que já foram citadas aqui.


Ok, temos estes obstáculos, mas a maioria de vocês está raciocinando que Sauron ia pensar de cara que eles estavam tentando destruir O Anel, coisa que em momento algum ele pensou, e que a quantidade de águias seria pequena a ponto dos Nove sairem de suas tocas para enfrentá-las. Tá legal que realmente tem o problema do não contentamento das águias e da dificuldade de se manter em cima delas em uma batalha, mas se algumas dessem cobertura as que transportavam o portador? Acho que Gwaihir não rejeitaria esse plano...


Quanto a isso, creio que Sauron iria perceber sim que estavam tentando destruir O Anel. E se não percebesse, no mínimo iria pensar: "águias em Mordor, estão tramando algo, isso deve ser coisa de Manwë"
E sobre a questão ... se os Nazgul seriam capazes de combater a quantidade de águias ou não. Creio até que seria uma batalha interessante. Lembrando que eles estavam no território do Senhor do Escuro e que aqueles domínios tinham uma aura bem sinistra, ele (Sauron) iria pensar em alguma maneira de combater a ameaça. Ou seja, apostaria nos Nazgul.
 
Como já foi dito, nada das coisas interessantes que aconteceram em terra com a comitiva aconteceria se eles simplesmente montassem as águias e viajassem até Mordor.E considerar as águias como animais de montaria é muito pretensioso, já que são seres altamente inteligentes nesse mundo de Tolkien, e se até Gandalf teve de suplicar a Gwaihir...
 
Quanto a isso, creio que Sauron iria perceber sim que estavam tentando destruir O Anel. E se não percebesse, no mínimo iria pensar: "águias em Mordor, estão tramando algo, isso deve ser coisa de Manwë"
E sobre a questão ... se os Nazgul seriam capazes de combater a quantidade de águias ou não. Creio até que seria uma batalha interessante. Lembrando que eles estavam no território do Senhor do Escuro e que aqueles domínios tinham uma aura bem sinistra, ele (Sauron) iria pensar em alguma maneira de combater a ameaça. Ou seja, apostaria nos Nazgul.

Acho que ele não jogaria fora os Nazgûl contra uma centena de águias gigantes. Pra mim ele ia ficar desnorteado no início. Se ele tivesse outras "coisas-sinistras-que-voam", claro que seria sua primeira reação, mas se fossem só os Nove, duvido muito.
 
Concordo contigo nisso _Sauron_ ....me expressei errado no post anterior, falei que apostava nos Nazgul com a idéia de dizer que apostava em Sauron.

p.s.: tópico muito legal esse que você criou, foi um "e se..." que me deixou pensando muito.
 
Ok, temos estes obstáculos, mas a maioria de vocês está raciocinando que Sauron ia pensar de cara que eles estavam tentando destruir O Anel, coisa que em momento algum ele pensou, e que a quantidade de águias seria pequena a ponto dos Nove sairem de suas tocas para enfrentá-las. Tá legal que realmente tem o problema do não contentamento das águias e da dificuldade de se manter em cima delas em uma batalha, mas se algumas dessem cobertura as que transportavam o portador? Acho que Gwaihir não rejeitaria esse plano...

Aí é que está... mesmo que Sauron não esperasse que tentariam destruir o Um, há o problema de como entrar em Mordor. Como já foi citado, Grandes Águias não eram o tipo de "pássaro" comum nos arredores da terra de Sauron, o que levantaria enormes suspeitas. Não há relatos de quantas eram em números, mas é aceitável que fossem mais do que nove, superando dessa forma os Nazgûl, entretanto, os Nove tinham certos poderes conferidos a eles pela subserviência a Sauron e isso seria um ponto forte em um possível combate com as Águias.

Ainda supondo que uma Águia levasse Frodo até a Montanha da Perdição, por motivos de rapidez e fator surpresa, ela teria que voar abaixo da nuvem de fumaça de Sauron, o que atrairia a sua atenção. No mesmo momento, ele recuaria todos os seus servos para Mordor, principalmente os Nazgûl... independentemente de o Bruxo-rei de Angmar ainda estar vivo ou não.

Teríamos 8 Nazgûl e mais uma boa quantidade de Orcs e Sulistas contra apenas dois Hobbits (sim, Sam não ia deixar Frodo ir sozinho nem ao banheiro) e uma Águia. Tendo em vista isso, acho pouco provável que o Um fosse destruído.

Ainda acho que o melhor plano para uma eventual participação das Águias fosse a divisão em dois times e uma sincronia precisa entre eles.




Acaba de me ocorrer uma coisa interessante: o fator Gollum. Ele não queria que Sauron tivesse seu precioso de volta, mas acima de tudo, não queria que o Um fosse destruído. Em seu desespero para frustrar os planos dos Aliados, poderia muito bem descobrir os planos deles e alertar Sauron.
 
Não nos devemos esquecer que Frodo mesmo se fosse levado a Orodruin pelas aguias, não seria capaz de jogar o anel no fogo, tanto é que ele falhou na história original, pois creio que ninguem seria capaz de destruir o anel, tanto é que ele foi destruido pelo acaso (com Gollum tropeçando e caindo no anel).

Tolkien escreveu sobre o fato de as águias levarem frodo para Montanha de Perdição, dizendo que as aguias não eram confiaveis, e não aceitariam tal fardo. Como vemos na carta 210, "As águias são um 'mecanismo' perigoso. Eu as usei esporadicamente, e esse é o limite absoluto da sua credibilidade ou utilidade" (Palavras escritas por Tolkien, ao criticar um roteiro para uma adaptação do livro em desenho, em que as águias era usadas para solução de tudo). Resumindo, não daria para usar as águias para solução de tudo, pois estas não são confiaveis e não se jogariam em um ato suicida.

Além disso, como já devem ter dito, a Montanha da Perdição era vigiada, e só bastaria por Orcs posicionados com arcos, e Nazguls com suas bestas aladas que o plano não daria certo. Uma coisa também é não perceber dois pequenos seres disfarçados andando por Mordor em meio a mobilização das tropas da região, outra é não perceber águias voando carregando dois Hobbit, e se movendo em direção a Orodruin, sendo praticamente impossivel não chamar atenção.
 
Última edição:
Bom, estou contando que as águias são mais de cem e que voam a mais de 100 km/h. E não precisa ser um hobbit o portador do Anel, pode ser também um elfo ou sei lá! com essa velocidade, mesmo a 50 km/h por causa da fumaça e tals, as águias chegariam muito antes na Montanha que os guerreiros a pé ou montados, pois eles teriam de subir um longo trecho. Então imaginem a seguinte cena: 80 águias rodeando a Montanha da Perdição e impedindo tropas de chegarem até o topo, 20 águias impedindo os Nove de avançar, e uma transportando o portador para o interior do vulcão. Como eu disse que eram mais de cem, suponhamos que fossem 120 e que 19 morreram no caminho.
 
Agora imagine que dentre os mais de 10.000 Orcs de Mordor uns 2.000 ou 3.000 fossem arqueiros. Uma hora ou outra as Águias iam ter que descer...
 
Don´t Work.

As águias migram para o sul, e pelo ângulo da câmera no filme, mordor era no norte.

Não daria certo.

By Raphael Silvério
Teororrist
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo