• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se Aragorn fizesse outra escolha...?

Agora o que eu não entendo é porque tem que se insinuar numa discussão amena como esta um clima de mal-estar. Gente, estamos apenas discutindo, cool yourselves...

Eu acho quase milagroso que o Tolkien tenha conseguido escrever esse livro. Sei o trabalho que dá manter uma estrutura coerente num trabalho longo (mas não tenho experiência com algo na escala do SdA). Por isso respeito muito o livro. Acho que é possível sim escrever-se algo como o que o Olwë pensa, mas que deve dar um trabalhão para fazer algo tão bem amarrado quanto o SdA é, isso deve.
 
Sem dúvida. Deu um monte de trabalho escrever SDA (é só ler o letters para ver que deu) e ficou ótimo.

Eu sabia que seria difícil dizer o que disse sem provocar meia dúzia de tremores por aqui, mas não estou bravo com ninguém.

Se eu penso diferente da maioria não quer dizer que eu não goste de saber a opinião de vocês. Seria muito estéril este fórum se todo mundo pensasse a mesma coisa, não é? :wink:
 
Arogorn sentia a necessidade de ajudar seu povo, afinal Boromir havia morrido e ninguem poderia substituir aquele grande guerreiro, acho que Aragorn não faria isso na minha opinião.... Legolas e Gimli estavam apenas seguindo ordens não iriam discutir com Aragorn, no máximo dar suas opiniões, mas pra que os 2 iriam opinar sendo que Frodo e Sam estavam livres e em direção a Mordor, já Pippin e Merry estavam na mão de Uruks-Feiosos.;.....????!!!!!!
 
Olwë disse:
que eu não goste de saber a opinião de vocês. Seria muito estéril este fórum se todo mundo pensasse a mesma coisa, não é? :wink:

Exatamente. Desculpe até se fui um pouco agressiva, é q infelizmente vc mexeu com meu ponto fraco, o Frodo. :grinlove:
 
Sobre essa questão paralela da estruturação da trama em SDA, as cartas oferecem material incrível para especularmos...

Na Carta n.º 31, dirigida ao editor de Tolkien, há um trecho que, segundo penso, demonstra como o Professor enfrentava essa dificuldade de tentar evitar a repetição dos temas que mais gostava. Ele tinha consciência disso, e por várias vezes passou por brancos de inspiração.

The sequel to the Hobbit has remained where it stopped. It has lost my favour, and I have no idea what to do with it. For one thing the original Hobbit was never intended to have a sequel; Bilbo 'remained very happy to the end of his days and those were extraordinarily long': a sentence I find an almost insuperable obstacle to a satisfactory link. For another nearly all the *motives* that I can use were packed into the original book, so that a sequel will appear either *thinner* or merely repetitional.

Mesmo assim, alguns temas voltam e são requentados várias vezes: a idéia de que o que há de bom e lírico na humanidade vem da miscigenação com os elfos...o banimento... a proibição... os humildes desempenhando papéis essenciais... o inter-relacionamento entre nobres e plebeus... o enobrecimento do homem rústico... morte e imortalidade... aranhas...

Quem não reconheceu Ungolliant em Laracna? Arwen em Lúthien? Elwë em Celeborn? Lothlórien não se parece com o cinturão de Melian?

Bem.... eu vejo semelhanças.

Por outro lado, não posso tirar a razão de quem disse que o tema central de SDA era que os atos dos pequenos podem ser tão importantes quanto os atos dos grandes. Tolkien deixou isso claro na carta n.º 131:

But as the earliest Tales are seen through Elvish eyes, as it were, this last great Tale, coming down from myth and legend to the earth, is seen mainly though the eyes of Hobbits: it thus becomes in fact anthropocentric. But through Hobbits, not Men so-called, because the last Tale is to exemplify most clearly a recurrent theme: the place in *world polities* of the unforeseen and unforeseeable acts of will, and deeds of virtue of the apparently small, ungreat, forgotten in the places of the Wise and Great (good as well as evil). A moral of the whole (after the primary symbolism of the Ring, as the will to mere power, seeking to make itself objective by physical force and mechanism, and so also inevitably by lies) is the obvious one that without the high and noble the simple and vulgar is utterly mean; and without the simple and ordinary the noble and heroic is meaningless.

O que é tremendamente sutil é o modo como Tolkien temperava essa afirmação, penetrando nas dúvidas, ambições, medos e fraquezas, tanto dos poderosos quanto dos humildes.
 
se aragorn, gimli e legolas fossem atras de frodo e sam, e por acaso os encontrasse, seria derrota na certa, ia ser dificil um homem, um anao, um elfo e dois hobbits passarem desapercebidos em mordor....e como foi dito como poderia ter se visto um possivel ataque aos portos, e a convocação dos mortos........seria uma catastrofe......
 
Olwë disse:
Se não me engano, aliás, o Portador do Anel só foi Frodo por causa de uma questão editorial: o Hobbit.

Olwë... respeito a sua opinião. Mas só não concordo com essa frase. A questão editorial não era com o Portador. E sim o próprio Anel... foi o gancho que Tolkien conseguiu pra criar a sequencia do Hobbit. Coisa que ele não pretendia...

Olwë disse:
Quem não reconheceu Ungolliant em Laracna? Arwen em Lúthien? Elwë em Celeborn? Lothlórien não se parece com o cinturão de Melian?

Verdade... são exemplos do quanto que Tolkien bebia do Silmarillion... talvez pra deixar alguma coisa das histórias antigas no Sda, já que ele não esperava conseguir lançar o Silm....
 
Pearl, a questão editorial era com hobbits. Os leitores queriam mais histórias com hobbits. Trabalhar mais a questão do anel foi uma coisa genial, mas parece-me que surgiu espontaneamente. Acho que foi mais ou menos isso que vc quis dizer de qualquer forma...

Hum... meu avatar de pérola tem mais a ver com vc do que comigo... (rs). Acho que vou voltar para o bom e velho Calvin pensativo.
 
puts esse topic ta da hr agora.....tipo qto a discussao q tva tenu ai, eu concordo com o q o Olwe disse alguns posts atras: todo mundo sabe q naum podemos mais mudar a obra de tolkien, mas aki no topico agente ta discutindo especulaçoes, pra saber a opiniao dos outros, q deve ser respeitada seja ela qual for... eu
num concordo muito com as viajda q o olwe deu ai naum, mas tenho q admitir q tem base suas ideias.....

mas e isso ai.....heheh!
 
Eu acho que o Aragorn, Legolas e Gimli não alcançariam o Sam e o Frodo e seriam interceptados pelo Faramir em Ithilien. E daí iriam para Gondor. Mas eles não poderiam ir para o Abismo de Helm e só encontrariam Gandalf e os outros em Gondor mesmo. Mas isso não foi feito porque já dá pra perceber o quanto se perderia de ação. Pra que ficar analisando os "e se". Temos que perceber que não seria diferente disso. Não para Tolkien no momento em que ele escrevia.
 
É tudo uma questao de escolha, nada dakele papo escroto do merovingian sobre casualidade:P:mrgreen:

eh, dah p/ perceber q nos nunca iriamos chegar ah um fim "bom" se mudarmos qlq uma dessas escolhas.....msm pq, a escolha jah estava clara p/ aragorn, ele sabia o q tinha q fazer...
 
Rohan seria destruida pelo exercito de orcs de Saruman, isso e certo. Agora olhando pelo lado deles irem atras do Frodo e do Samwise eu naum tenho a minima ideia do que aconteceria...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo