1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

E se Amandil voltasse

Tópico em 'E Se...?' iniciado por Elessar Hyarmen, 13 Out 2015.

  1. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    E se Amandil voltasse para a Terra média no período da Guerra do Anel?
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Quero crer que haveria pelo menos duas hipóteses.

    H0: Nesse caso ele reapareceria sem exercer influência significativa e se tornaria apenas uma espada a mais a favor de Gondor sendo um homem fora de seu tempo. Poderíamos encontrá-lo despertando em uma praia da linha costeira das terras mortais, pela manhã, trazido pelas ondas.

    H1: Ele reapareceria porque foi destinado a ser preservado para uma missão importante, para deixar uma mensagem ou lutar numa guerra. Nesse cenário a presença dele poderia alterar a decisão de certos personagens, incluindo Sauron e os guardiões do povo de Aragorn. A razão para isso é que ele havia se prontificado a entrar em contato com os Senhores do Oeste e deve ter sido um homem imensamente letrado.

    Pensar nessa hipótese é imaginar um homem que teve seu objetivo frustrado de alcançar o Oeste. Essa experiência seria muito marcante na personalidade dele e poderia ou torna-lo amargo (homens são fracos) ou torná-lo num herói como o elfo que guiou Tuor com uma missão de Ulmo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  3. Fazedor de Anéis

    Fazedor de Anéis Visitante

    Amandil, pai de Elendil e monarca da linhagem de sangue de Elros.
    8-)
    Certamente ao chegar a terra media na época da guerra do um Anel ele já estaria em um estado de idade ainda bem mais avançada, embora devamos ressaltar que os Numenorianos descendentes de Elros tinham uma resistência surpreendente para sua raça.
    O que o traria de volta certamente seria de alguma uma forma um meio de auxílio e talvez forma de redimirse pelos atos insanos de Ar-Pharazon.

    Provavelmente o que mais seria útil nele seria sua mente... Pai de Elendil e sangue de Elros teria experiência sobre os tempos escuros de outro tempo e seus conselhos além de sangue sériam valiosos para a moral dos povos e a União dos Dunedain sobre um rei.

    "Imaginar ele coroando Aragorn ou então confiando o trono ao mesmo antes de morrer".

    Provavelmente haveria um dilema entre ele e Denethor que detestaria ceder o trono mesmo que para o sangue do rei... (afinal ele ñ queria ceder nem pra Aragorn :eek:).

    Uma "desinteligencia" entre os dois enquanto muitos se uniriam a ele e Aragorn formando uma aliança maior contra o regente d Gondor.

    :hanhan::mwaha: SERIA INTERESSANTE A INCLUSÃO DELE NA HISTÓRIA DO UM ANEL... IRIA MUDAR MUITAS COISAS ATE MESMO O DESTINO DA SOCIEDADE DO ANEL NA JORNADA ATÉ MORDOR.
     
  4. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Certamente não. Ele estaria em uma idade inatingível para qualquer Numenoriano. Aliás, só estaria vivo por uma intervenção direta dos Valar ou do próprio Eru, pois era vedado aos mortais alcançar as Terras Imortais, exceto pouquíssimas exceções.

    Não vejo muita lógica em Amandil voltar.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Fazedor de Anéis

    Fazedor de Anéis Visitante

    Disse que estaria em uma idade avançada embora fosse um descendente de Elros mais ñ quis dizer que seria esse o simples motivo dele ainda estar vivo... considerando que ele era um mortal e ñ um elfo... desculpe se ao que falei deu ao entender que o simples fato de ser descendente de elfo valesse para sua volta conservado (mais claro que eu considerei que para seu retorno teria que haver a intervenção dos valar)... ;)
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Com relação a preservação da presença de Amandil no mundo o poder ou magia poderia vir de duas fontes.

    De uma causalidade externa por meio dos Poderes do mundo que o enfeitiçassem por um tempo e depois o devolvessem para as terras mortais.

    Ou a partir de causalidade interna que decorresse de um destino singular como o de Beren, imaginando que o destino de Amandil fosse a fonte de sua preservação e retorno para o mundo dos homens.

    Nesse contexto, em Tolkien há o uso de dois conceitos, o determinismo (ninguém é livre) e o indeterminismo (a anarquia total sem lei) em que os homens buscam se equilibrar naquilo que Huberto Rohden chamaria de autodeterminação (o livre arbítrio) combatendo a força semiconsciente luciferiana de Melkor para se tornarem plenos ou autoconscientes (desejam ser o poder de serem causa própria).

    No livro Rohden recapitula a psicologia segundo a necessidade da busca de equilíbrio que é algo que Amandil buscava. Para Freud há no homem a necessidade de satisfazer a vontade sexual, para Adler há a necessidade de satisfazer a necessidade de poder e para Frankl há a necessidade de significado. Amandil incorpora a terceira busca e Pharazon incorpora a segunda (poder). Todavia só dialoga com os Valar ou ganha a segunda chance a pessoa que já encontrou significado. Logo, Amandil se perdeu porque o desaparecimento era o lugar aonde ele precisava estar desde o começo.

    Se bem que isso é muito rigoroso para suposições recreativas e fica mesmo ao gosto do freguês procurar imaginar o que aconteceria segundo o mais próximo possível da mente do autor ou então, segundo exercício especulativo criativo (que pessoalmente também acho bem divertido de ler). XD
     
    • Ótimo Ótimo x 1
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Fazedor de Anéis

    Fazedor de Anéis Visitante

    Belas palavras como sempre
    (friend of the Dwarves name) "Neoghoster" rsrsrsrs :rolleyes::clap:
     

Compartilhar