...e Sam, que carregara o pesado fardo após recebê-lo relutantemente das mãos de Frodo, repassa o Anel a Pippin no momento em que a comitiva chega a Caradhras.
O vento açoita os nove membros da sociedade, a neve fica cada vez mais densa, caminhar é quase impossível e a montanha parece querer impedir o avanço de nossos amigos.
De repente uma pedra se desprende do alto da montanha quase atingindo a comitiva.
- Pelas barbas de Dúrin - Exclama Gimli sorrindo. - Acho que Pippin se assustou!
Todos olham em volta e não conseguem ver o pequeno que afundara na neve com o susto. Aragorn olha dentro do buraco onde Pippin deveria estar enfiado e não vê nada. Ele enfia a mão no local onde Pippin afundou, tateia em busca do hobbit e o puxa para cima.
Pippin sobe assustado, com o rosto vermelho de vergonha e frio e o cabelo encaracolado todo branco de neve.
Aragorn, ainda segurando-o pelas vestes pergunta:
- Como foi que não te vi dentro do buraco, Pippin?
- Com o susto eu acabei colocando o Anel sem querer. Parece que ele buscava o meu dedo!
- E onde está o Anel agora? - Pergunta Frodo.
- Em meu dedo, oras!
- Como pode estar em seu dedo se estamos vendo você?
(silêncio)
- Peregrin Tûk seu idiota - grita Gandalf visivelmente irritado. A montanha parece sorrir e derrama ainda mais neve sobre a comitiva. - Você perdeu o Anel?
Pippin olha para suas mãos e não vê o Anel.
E assim o Anel fica perdido por mais alguns milhares de anos