• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se a mitologia de Tolkien não tivesse um "fundo cristão"?

Em The Letters of J.R.R. Tolkien, pág 172 : Tolkien diz que SdA é "uma obra fundamentalmente religiosa e católica". O professor queria que o livro mostrasse a religião em vez de falar sobre ela. Pode-se reparar que os homens de Gondor e Rohan, além de outros povos da TM não tinham qualquer tipo de ritual religioso.
 
Agora, se Tolkien não fosse cristão, teriam isso tudo que já falamos por aqui influenciado (se é que muito disso tudo realmente influenciou) o Professor?
Acredito que sim! Como muitos já disseram, há fortes influências da mitologia nórdica, talvez em menor grau celta, na obra do Professor. E ele, até onde sei, não era adepto de alguma "seita", ou "religião" baseadas nessas mitologias.:lol:
Ele era um estudioso, um erudito, conhecedor dessas tradições, muitas delas já totalmente assimiladas ao dia-a-dia pelo mundo ocidental do qual Tolkien fazia parte. Acredito que, independente de ser cristão ou não, o Professor teria criado tudo em sua obra como já conhecemos.

Bão... pode até haver uma miscelânea de influências que podemos perceber aqui e ali na obra de Tolkien. Mas os valores que predominam (largamente falando) são os cristãos. A noção de bom, de correto... é a noção cristã.

Acho que sou uma leitora bastante imparcial... gosto de Tolkien, e isso independe da minha crença (ou falta dela :P)

Minha idéia ao abrir esse tópico não era bem falar sobre o que a obra do Professor é ou não, mas sim, divagar acerca das possibilidades (como alguns fizeram :) )... cruzar o que Tolkien nos passou, com a nossa própria experiência religiosa ou capacidade imaginativa... Afinal, essa é a parte "E Se..." do forum, né !? :)
 
E... requentando, requentando o tópico :D

Imaginei que se o Taoísmo (por exemplo) ocupasse o lugar do catolicismo, Melkor poderia ser tão poderoso quanto Eru... e todas as demais personagens poderiam ter mais facetas... certamente seriam mais volúveis - situação que pediria um pouco mais de "heroísmo" para manter o padrão de conduta escolhido... tanto para o bem, quanto para o mal.

E... levando em consideração a época em que foram escritos Silmarillion e SdA, com esses atributos, talvez mais mulheres seriam chave de feitos maiores.

(muito resumidamente falando =S)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo