• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E-READERS - Leitores de livros Digitais

porque pergunto... um e-reader com caneta onde não podem colocar apps removeria a necessidade de levar aqueles livros pesados. não haveria distrações já que só da para ler livros. e tudo o que precisar escrever pode ser feito no proprio dispositivo.

entendo e concordo. Deixe-me mudar a pergunta. Não ficou boa.
Um produto nacional igual ao kindle scribe?
Olha, seria muito bom se a gente tivesse um meio de fazer isso do jeito certo. Digo isso porque, infelizmente, já temos histórico:

Mas de verdade.. seria muito bom ter produção BR de equipamentos bons.

porque pergunto... um e-reader com caneta onde não podem colocar apps removeria a necessidade de levar aqueles livros pesados. não haveria distrações já que só da para ler livros. e tudo o que precisar escrever pode ser feito no proprio dispositivo.
Isso não daria certo, a Suécia já fez e aboliu esta ideia, escrever em tablet/ereader não é o mesmo que aprender em papel, as crianças precisam escrever em papel pois faz parte do modo como o cérebro humano mantem o aprendizado.

Olha, seria muito bom se a gente tivesse um meio de fazer isso do jeito certo. Digo isso porque, infelizmente, já temos histórico:

Mas de verdade.. seria muito bom ter produção BR de equipamentos bons.

eu parei de acompanhar de perto as federzices depois que ele saiu do paraná, mas lendo esse trecho aqui:

"Em São Paulo, o atraso na entrega de notebooks da Multilaser também aconteceu, mas coube a Feder decidir o que fazer com a própria empresa. Ele optou por não punir a companhia"

:censu:

pois é... entendo as dificuldades. de qq forma a ideia parece boa. o problema é sempre a execução e a possibilidade de corrupção envolvida.

eu parei de acompanhar de perto as federzices depois que ele saiu do paraná, mas lendo esse trecho aqui:

"Em São Paulo, o atraso na entrega de notebooks da Multilaser também aconteceu, mas coube a Feder decidir o que fazer com a própria empresa. Ele optou por não punir a companhia"

:censu:

Se fosse ficção dava até pra rir...

De certo modo, no que tange a ser ferramenta adicional de estudos, o Brasil já fez isso no passado com os "netbooks do governo" (Classmate PC e XO), e mais recentemente, desde a pandemia com tablets e chromebooks para o ensino remoto, e mesmo os projetos se arrastando até hoje, fora casos isolados, nada deu certo.

Por mais que na leitura hoje eu seja uma pessoa totalmente desapegada de livros físicos e sou um usuário que usa intensamente meios digitais, na escrita penso totalmente diferente.

Quando se trata de aprendizado inicial pra uma criança, escrever em papel ainda é algo fundamental pra desenvolver bem uma boa caligrafia. Não sou formado em pedagogia/letras, mas é o que penso.

Sentir a pressão da caneta ou um lápis/lapiseira, o deslizar das mãos pela folha e vez ou outra sentir um borrado de tinta nos dedos é uma experiência de aprendizado que jamais deve ser abolida. Posteriormente, em outras séries do ensino fundamental pode-se até utilizar mais o digital, mas não abrir totalmente mão da experiência da escrita no papel.

Ando meio desanimado pra comprar livros físicos. Deixei de comprar na Amazon pelo preço, então comecei a frequentar um sebo perto da facul, mas boa parte dos livros acabam ficando ilegíveis por conta da poeira (tenho alguns probleminhas respiratórios, então isso é realmente um problema). O kindle salva muito, principalmente pelo fator portabilidade.

Eu não troco o livro pelo E-reader, mas minha mudança de trabalho me levou a frequentar transporte publico por longos periodos novamente, ai volte com tudo pros Ebooks, o peso das 50 gramas do Lev em comparação ao livro de 1 kilo, minhas costas agradecem.

Ainda vejo pelo menos mais este ano inteiro de vida útil pro meu Kindle Paperwhite mais antigo e aí na virada pra 2026 vou parar de ficar prestigiando seguidamente o Bezos.

Valinor 2025 - Paypal

Total arrecadado
R$30,00
Termina em:

Valinor 2025 - PIX

Total arrecadado
R$330,00
Termina em:
Back