• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

'É preciso criar cotas para nós', diz preso de PE aprovado no Sisu

E despois destas décadas, ai do politico que propor o fim das cotas. Será tachado como reacionário, retrógrado, escravagista.

acho que essa acaba sendo uma das maiores críticas às cotas: o alto custo político de remove-las. já ouvi várias opiniões favoráveis às cotas como instrumento temporário, mas em nenhum momento isso ficou escrito no papel, não há prazo de validade. isso significa que praticamente se tornaram algo perpétuo e acho que representarão um estigma para os cotistas. é por isso que realmente parece uma medida populista, pq é completamente incoerente com quaisquer que sejam as justificativas:

a) compensar pelas injustiças passadas contras os negros: nesse caso, em alguma das gerações futuras essas injustiças deverão ter sido compensadas. logo as cotas deveriam acabar.
b) compensar pelas desigualdades no ensino básico e fundamental: nesse caso, além das cotas, seriam necessários maiores investimentos no ensino público para que no futuro essas desigualdades desapareçam. logo, as cotas deveriam acabar.
c) gerar diversidade étnica-cultural nas faculdade: essa é a única justificativa que permitira garantir a perenidade das cotas, e curiosamente é a justificativa que menor ouvimos!
 
Mas existe uma forte critica ao tipo de educação alemã lá mesmo. Muitos pensadores alemães são contra esse tendencia tecnocrata que rola por lá. No livro que eu citei, Ciência como vocação, doWeber, ele inclusive coloca como um dos fatores que levaram a Alemanha a primeira guerra mundial foi exatamente o excesso de tecnocratas no país e a necesscidade que estes viam em correr atrás de matéria prima. Enfim, vale a pena a leitura do livro.

O livro vai entrar na minha lista. :obiggraz:

Mas o fato de mais pessoas irem a faculdade não torna elas menos tecnocratas, principalmente aqui no Brasil onde faculdade ta virando curso de profissionalização de luxo. Nota-se que faculdades de ciências humanas, como filosofia e história, vem sucateando, pois são escolhas "sem futuro", enquanto Sistema de informação e engenharias estão por cima. As faculdades hoje não são um centro de construção do saber e sim formadores de funcionários.
Vai para os "butecos" na porta das faculdades e vê o nível.

Ai eu te pergunto a que ponto vale a pena investir num ensino caro como a faculdade onde seu verdadeiro intuito não é atingido? Muito melhor investir na criança em formação que são verdeiras esponjas com uma curiosidade infinita e dar suporte no ensino médio que é onde eles começam a ter mais maturidade para começar a debater certos assuntos, e alem disso é mais barato.
 
acho que essa acaba sendo uma das maiores críticas às cotas: o alto custo político de remove-las. já ouvi várias opiniões favoráveis às cotas como instrumento temporário, mas em nenhum momento isso ficou escrito no papel, não há prazo de validade. isso significa que praticamente se tornaram algo perpétuo e acho que representarão um estigma para os cotistas. é por isso que realmente parece uma medida populista, pq é completamente incoerente com quaisquer que sejam as justificativas:

a) compensar pelas injustiças passadas contras os negros: nesse caso, em alguma das gerações futuras essas injustiças deverão ter sido compensadas. logo as cotas deveriam acabar.
b) compensar pelas desigualdades no ensino básico e fundamental: nesse caso, além das cotas, seriam necessários maiores investimentos no ensino público para que no futuro essas desigualdades desapareçam. logo, as cotas deveriam acabar.
c) gerar diversidade étnica-cultural nas faculdade: essa é a única justificativa que permitira garantir a perenidade das cotas, e curiosamente é a justificativa que menor ouvimos!




O modelo de cotas da UNB tem prazo de validade de 10 anos quando sofrerá uma reavaliação caso necessite dar continuidade ou não na política de cotas.



“A ação analisada nesta quarta, protocolada pelo DEM, questiona o sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília (UnB). A legenda afirma que o sistema adotado pela instituição de ensino, no qual uma banca analisa se o candidato é ou não negro, criou uma espécie de “tribunal racial”.
Para o relator, a política de cotas da UnB "não se mostra desproporcional ou irrazoável e é compatível com a Constituição". Ele afirmou que o sistema utilizado, que têm período de vigência de 10 anos, pode ser usado como "modelo" para outras universidades.” Fonte: G1


“O modelo que o Supremo tenta estabelecer, se o meu voto for prevalente, é esse modelo de que não é uma benesse que se concede de forma permanente, mas apenas uma ação estatal que visa superar alguma desigualdade histórica enquanto ela perdurar", destacou o relator após o julgamento.”

Ministro STF Ricardo Lewandowski.
 
O modelo de cotas da UNB tem prazo de validade de 10 anos quando sofrerá uma reavaliação caso necessite dar continuidade ou não na política de cotas.

“A ação analisada nesta quarta, protocolada pelo DEM, questiona o sistema de cotas raciais da Universidade de Brasília (UnB). A legenda afirma que o sistema adotado pela instituição de ensino, no qual uma banca analisa se o candidato é ou não negro, criou uma espécie de “tribunal racial”.
Para o relator, a política de cotas da UnB "não se mostra desproporcional ou irrazoável e é compatível com a Constituição". Ele afirmou que o sistema utilizado, que têm período de vigência de 10 anos, pode ser usado como "modelo" para outras universidades.” Fonte: G1

“O modelo que o Supremo tenta estabelecer, se o meu voto for prevalente, é esse modelo de que não é uma benesse que se concede de forma permanente, mas apenas uma ação estatal que visa superar alguma desigualdade histórica enquanto ela perdurar", destacou o relator após o julgamento.”

Ministro STF Ricardo Lewandowski.

você tem razão. eu falei besteira!

O Poder Executivo promoverá em 2022 a revisão do sistema de cotas nas instituições de ensino federais. Até lá, o acompanhamento e avaliação da lei ficam sob a responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

Fonte: Lei das Cotas

é curiosa, no entanto, a justificativa:

Justificativa

De acordo com a deputada Nice Lobão, o Brasil está longe de propiciar educação pública de qualidade. Na rede pública, passou a valer a regra em que “os professores fingem que ensinam e os alunos fazem de conta que aprendem”. Os estudantes de escolas públicas concluem o ensino médio sem condições de competir com os alunos de colégios particulares e, por isso, acabam desistindo de entrar na universidade ou ingressam em faculdades particulares. A deputada também criticou a qualidade das instituições de ensino superior privadas, “cujo objetivo é a mercantilização do ensino, sem qualquer preocupação com a qualidade”.

perceba que o foco está no argumento (b) que citei anteriormente. nesse sentido, pq reservar vagas para negros, pardos e índios?
 
O livro vai entrar na minha lista. :obiggraz:

Mas o fato de mais pessoas irem a faculdade não torna elas menos tecnocratas, principalmente aqui no Brasil onde faculdade ta virando curso de profissionalização de luxo. Nota-se que faculdades de ciências humanas, como filosofia e história, vem sucateando, pois são escolhas "sem futuro", enquanto Sistema de informação e engenharias estão por cima. As faculdades hoje não são um centro de construção do saber e sim formadores de funcionários.
Vai para os "butecos" na porta das faculdades e vê o nível.

O que você chama de "sucatear"? Porque lembro que há bem pouco tempo o senador Cristovam Buarque usou a tribuna para expressar sua preocupação com a enorme procura por cursos de ciências humanas em detrimento das ciências exatas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo