• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E por falar em adaptações...

RE: O que você queria ver nas telonas

Cem anos de Solidão do Gabriel García Marquez. :grinlove:
 
RE: O que você queria ver nas telonas

Ah, muitas HQs parecem ter sido feitas prontas pro cinema... Mas quanto a livros, acho que os seguintes ficariam bons:
1 - Toda a coleção Os Karas de Pedro Bandeira - daria ótimos filmes de ação e suspense, com uma pegada teen. Blockbuster na certa
2 - Ponto de Impacto - é o pior de Dan Brown, mas acho que tem uma história que funcionaria diretinho nas telonas. Os fatos transcorrem como em um típico filme hollywoodiano.
3- A Cidade das Feras , de Isabel Allende. O enredo tem lá sua complexidade, mas com o sucesso de Ensaio sobre a Cegueira, eu não duvido que consigam adaptar esse livro maravilhosamente bem. Com a questão ambiental e toda a polêmica da Amazônia em destaque atualmente, seria bem legal ver essa história transposta para o cinema.
Se eu me lembrar, posto mais depois...
:lendo:
 
RE: O que você queria ver nas telonas

Alisson Peixoto disse:
2 - Ponto de Impacto - é o pior de Dan Brown, mas acho que tem uma história que funcionaria diretinho nas telonas. Os fatos transcorrem como em um típico filme hollywoodiano.

O fato é que os quatro livros do Dan darião bons filmes, serião até melhor do que os livros, era só ter atores melhor localizados e mais grana... (pelo menos essa é minha opinião)
 
RE: O que você queria ver nas telonas

Alisson Peixoto disse:
1 - Toda a coleção Os Karas de Pedro Bandeira - daria ótimos filmes de ação e suspense, com uma pegada teen. Blockbuster na certa
Apoiado Alisson! Eu tenho a coleção "Os Karas" aqui, e posso afirmar também que se fossem feitos adaptações pra eles, dariam ótimos filmes, porque eles tem ação, suspense, como você disse. Também possuem uma temática boa, que prende muito a atenção.
 
Gostei da lista. Não garanto que lerei os livros, mas pelo menos irei atrás de alguns filmes que conseguiram ser feitos, tipo esse The Road.
 
The Road é muito bom, Olórin. :yep: Como filme mesmo e como adaptação. Viggo está excelente, até hoje não me conformo pela esnobada que esse papel dele tomou das premiações lá fora.
 
Eu acho que falta filmes bons sobre mitologia, sabe? Eu queria um filme bem feito - mas bem feito mesmo - contando a Guerra de Troia ou da Odisseia. Vai aí uma lista que fiz rápido aqui:

- Troia
- Odisseia
- Orfeu e Euridice
- Perseu
- Hércules
- Jasão e os Argonautas
- O Anel dos Nibelungos
- A Saga dos Volsungs
- Rei Arthur

Já tem filmes de Troia e da Odisseia, mas eu queria adaptações boas mesmo, sabe? Tem que ter um teor místico, mas também não pode ser muita magia pra tudo quanto é lado. Se dessem um tom que os filmes de Senhor dos Anéis recebem, dava pra fazer uma coisa fina.

Gostei muito do filme do Beowulf, apesar de ser 3D. Tem um tom bom e tal... Mas também não é lá aquela Brastemp. Ainda assim, me agradou muito.

O filme Excalibur do início da década de 80 é excelente. Mas também acho que tá faltando um filme recente e bom dos cavaleiros da távola redonda.
 
Última edição:
Tem que ter um teor místico, mas também não pode ser muita magia pra tudo quanto é lado. Se dessem um tom que os filmes de Senhor dos Anéis recebem, dava pra fazer uma coisa fina.

Cara, decida-se. Creio que o problema de adaptar epopeias gregas seja porque os deuses estão muito, mas muito presentes em todos os momentos. Se colocar os deuses, pouco sobrará às personagens humanas; se tirá-los, vira "Troia". E não dá pra vir com essa de, "ah, coloca um pouco ali, um pouco aqui". Resultado: "Fúria de Titãs", "Imortais", uma porrada de adaptações pra TV. A diferença das epopeias pra obra de Tolkien é que este não apela para um Ser Superior intervir nos conflitos.

Adaptar as sagas seria interessante, mas com relação ao Anel dos Nibelungos... Acho que tem certas coisas ali que não funcionariam bem com o público de hoje, outra cabeça. Mas acho que adaptações das histórias da Távola Redonda, com aquela coisa do Graal e etc., funcionariam bem.

Gostei muito do filme do Beowulf, apesar de ser 3D. Tem um tom bom e tal... Mas também não é lá aquela Brastemp. Ainda assim, me agradou muito.

Ali é menos Beowulf e mais Freud, afinal. A impressão que eu tive é a obra é um mito fundacional, tal como Ilíada. O Gaiman não pôde fazer muita coisa ali - só emprestar o olhar contemporâneo à história.

O filme Excalibur do início da década de 80 é excelente. Mas também acho que tá faltando um filme recente e bom dos cavaleiros da távola redonda.

Ótimo mesmo, mas parece que a tendência é fugir do fantástico e abraçar uma abordagem mais "pé-no-chão", realista - vide os filmes de super-heroi, por exemplo. Mal sabe o público - e os produtores - o que estão perdendo.
 
Cara, decida-se. Creio que o problema de adaptar epopeias gregas seja porque os deuses estão muito, mas muito presentes em todos os momentos. Se colocar os deuses, pouco sobrará às personagens humanas; se tirá-los, vira "Troia". E não dá pra vir com essa de, "ah, coloca um pouco ali, um pouco aqui". Resultado: "Fúria de Titãs", "Imortais", uma porrada de adaptações pra TV. A diferença das epopeias pra obra de Tolkien é que este não apela para um Ser Superior intervir nos conflitos.

Nada a ver, né? Fúria de Titãs e Imortais não tem NADA a ver com as histórias originais de Perseus e Theseus. Até as armaduras e os figurinos estão totalmente deturpados do cenário grego na antiguidade clássica. Tô falando de adaptação boa, não é meleca não.
 
Nada a ver, né? Fúria de Titãs e Imortais não tem NADA a ver com as histórias originais de Perseus e Theseus. Até as armaduras e os figurinos estão totalmente deturpados do cenário grego na antiguidade clássica. Tô falando de adaptação boa, não é meleca não.

O que eu quis dizer é que tem horas em que fica complicado decidir por qual caminho realizar a adaptação. Uma coisa que me deu raiva em ambos os filmes foi a aleatoriedade dos deuses: diferente da Ilíada, onde o conflito não demandava, mas tinha participação divina, nos filmes com Perseu e Teseu os principais prejudicados eram justamente os deuses e eles... não faziam p**** nenhuma, e quando faziam você só podia pensar, "é sério que os gregos cultuavam isso?" Só de ouvir no início dos filmes que "as orações dos mortais dão poderes aos deuses, os fortalecem", já devia ter desconfiado de quão ruim eles seriam.
 
O que eu quis dizer é que tem horas em que fica complicado decidir por qual caminho realizar a adaptação. Uma coisa que me deu raiva em ambos os filmes foi a aleatoriedade dos deuses: diferente da Ilíada, onde o conflito não demandava, mas tinha participação divina, nos filmes com Perseu e Teseu os principais prejudicados eram justamente os deuses e eles... não faziam p**** nenhuma, e quando faziam você só podia pensar, "é sério que os gregos cultuavam isso?" Só de ouvir no início dos filmes que "as orações dos mortais dão poderes aos deuses, os fortalecem", já devia ter desconfiado de quão ruim eles seriam.

Pois é... Filmes horríveis, e que não têm nada a ver com a mitologia clássica. Ver Zeus usando uma full plate medieval foi ridículo também.

É claro que teria que haver uma adaptação. Nunca dá para colocar na tela exatamente o que funciona no escrito. Mas o que eu disse é que uma presença mais sutil dos deuses e do misticismo poderia ser interessantíssimo para os filmes.
 
Pois é... Filmes horríveis, e que não têm nada a ver com a mitologia clássica. Ver Zeus usando uma full plate medieval foi ridículo também.

É claro que teria que haver uma adaptação. Nunca dá para colocar na tela exatamente o que funciona no escrito. Mas o que eu disse é que uma presença mais sutil dos deuses e do misticismo poderia ser interessantíssimo para os filmes.

Entendi onde você quis chegar. Seria interessante, mas não sei como o público reagiria. Se formos pensar bem, os únicos momentos em que os deuses são sutis são nas tragédias gregas, onde a questão da culpa/falha é dissecada a fim de estabelecer a responsabilidade divina/humana. Se colocar a sutileza na adaptação, será preciso fazer observar que há uma multidão de divindades em torno do tema. Talvez seja por isso que adaptações bíblicas são mais "fáceis" de realizar: o Deus Único mal fala, mas o público (inconscientemente) sabe que Ele está presente em cena de alguma maneira.
 
Eu acho que falta filmes bons sobre mitologia, sabe? Eu queria um filme bem feito - mas bem feito mesmo - contando a Guerra de Troia ou da Odisseia. Vai aí uma lista que fiz rápido aqui:

- Troia
- Odisseia
- Orfeu e Euridice
- Perseu
- Hércules
- Jasão e os Argonautas
- O Anel dos Nibelungos
- A Saga dos Volsungs
- Rei Arthur

Já tem filmes de Troia e da Odisseia, mas eu queria adaptações boas mesmo, sabe? Tem que ter um teor místico, mas também não pode ser muita magia pra tudo quanto é lado. Se dessem um tom que os filmes de Senhor dos Anéis recebem, dava pra fazer uma coisa fina.

Gostei muito do filme do Beowulf, apesar de ser 3D. Tem um tom bom e tal... Mas também não é lá aquela Brastemp. Ainda assim, me agradou muito.

O filme Excalibur do início da década de 80 é excelente. Mas também acho que tá faltando um filme recente e bom dos cavaleiros da távola redonda.
Só pra lembrar que um dos maiores clássicos expressionista mudo alemão é Die Nibelungen (na verdade são 2 partes) de 1924 do grande Fritz Lang.
Não assisti então não direi se é bom, mas é considerado um dos ícones daquela era de ouro do cinema alemão.
 
A maioria eu não sabia que eram baseados em livros.

Foi isso que a Ana quis dizer, não sei se reparou. xD

50 filmes que são melhores do que os livros

tem filme na lista que eu nem sabia que era adaptação :lol:

Gostei da lista, sem medo de polêmicas. Rachei o bico com o alerta "HEAR US OUT" no Senhor dos Anéis. :lol:

E desculpem, Potterheads, mas estou com eles, meu filme de HP favorito é Ordem da Fênix.

Nem vou comentar sobre SdA, senão vou ser ainda mais polêmico que eles.

mamilossaomuitopolemicos.gif
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo