• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E para os gaúchos que gostam da cerva...

Hamfast

Melodia e distorção
Uma das maiores tradições gaúchas, o hábito de tomar chimarrão, foi parar dentro de uma garrafa de cerveja, ou melhor, virou cerveja com sabor de chimarrão. A criação é do empresário gaúcho Eduardo Bier Corrêa, de 42 anos, que lançou a bebida em dezembro do ano passado no Rio Grande do Sul.

trans.gif
trans.gif
trans.gif
Kit da cerveja de chimarrão tem copo em formato de cuia e suporte para copo feito de couro
trans.gif
Segundo o empresário, a DaDo Bier Ilex é a primeira cerveja no Brasil produzida com erva-mate (Ilex paraguariensis). A bebida ainda traz ingredientes como lúpulo, água mineral e um blend de maltes importados. "A cerveja é diferenciada, de baixa fermentação, tem alto teor alcoólico e a coloração esverdeada", disse.

Corrêa levou a idéia de produzir a cerveja usando erva-mate para o mestre-cervejeiro Carlos Bolzan. "Foi um trabalho desenvolvido durante um ano e meio. A erva-mate tem algumas semelhanças com o lúpulo, como o amargor e o sabor semelhante ao da cerveja. Apesar disso, os dois ingredientes são completamente diferentes do ponto de vista químico."

Mesa de bar

"O projeto da cerveja começou depois de uma conversa com outro amigo cervejeiro, Marcelo Carneiro, em 2006. Ele me confidenciou que tinha vontade de fazer uma cerveja com erva-mate. Eu disse que a história poderia ser interessante e maturei a idéia", disse Corrêa.

Segundo ele, um dos problemas para se chegar ao resultado final da cerveja Ilex foi a falta de referência para testes. "Não tínhamos como comparar os resultados das análises com as amostras feitas com cerveja de lúpulo. Foi uma mistura complexa. Fizemos alguns testes experimentais em restaurantes no Rio Grande do Sul e percebemos uma boa receptividade do consumidor."

Slogan

A campanha publicitária destinada ao público gaúcho faz alusão à cultura gaúcha. Em um dos outdoors, a mensagem é a seguinte: "Se beber, não galope". "A receptividade foi impressionante. Inicialmente chegamos a ter receio dos gaúchos mais tradicionalistas, pois mexemos com um dos maiores ícones da região, que é o chimarrão. Foi tudo fascinante", disse Corrêa. Em outro trabalho de divulgação, aparece a seguinte mensagem: "Mais gaúcha que isso, só se viesse em garrafa térmica".

Produção

A DaDo Bier Ilex foi colocada no mercado nacional em garrafas de long neck e em um kit com copo em forma de cuia e um suporte para copos feito de couro. "Produzimos oito lotes de três mil litros cada, de dezembro para cá. Isso nos permite fazer 2,5 mil caixas com 24 garrafas long neck", disse o empresário.

O foco da produção é o público nacional, mas a cerveja Ilex foi lançada preliminarmente no Rio Grande do Sul. "Já estamos levando o produto para São Paulo. Também queremos atingir o consumidor da Argentina e Uruguai."

cervejailex090114.jpg
trans.gif
trans.gif
trans.gif
trans.gif


Fonte:Gazeta do Povo
 
Última edição:
mesmo não sendo um apreciador nato fiquei curioso em experimentar, deve ser mais forte.
 
Mas bah! Eu adoro chimarrão. Mas chimarrão é quente! Água com erva e sei lá mais o quê não é chimarrão. Erva fria é terrível de ruim.

Mas vale uma experimentada pela diferença.
 
Existe uma variante da forma de ingerir bebida de infusão de erva, no caso específico chimarrão, só que gelado, o tereré.

Eu já provei a ambos, gostei de ambos, mas não acredito que a erva utilizada neles funcione bem para o fabrico de uma cerveja saborosa.

Vale apenas como curiosidade.
 
Hum, fiquei curiosa...mas também não estou colocando muita fé não. Se em março ou abril eu for mesmo pro RS vou querer provar.
 
Existe uma variante da forma de ingerir bebida de infusão de erva, no caso específico chimarrão, só que gelado, o tereré.
&
Eu acho tererê muito ruim. Por isso achei estranho a relação de cerveja (gelada) com a tradição gaúcha do chimarrão (quente)...
 
Poxa, tbm não bebo. Mas que deu vontade de experimentar deu, tchê! Mas que história é essa de galopar? Pegou mal..oops!
 
Não sei o porquê, da invocação com galope !?
whatever...os gaúchos são muito guapos :yep:


Eu acho tererê muito ruim. Por isso achei estranho a relação de cerveja (gelada) com a tradição gaúcha do chimarrão (quente)...

Eu to querendo fazer tererê para experimentar, só que não faz calor o_O'

Eu que não prestei atenção neste detalhe XD
chimarrão é quente
cerveja e gelaaaaaaDA
 
Fiquei curioso e compraria pra experimentar se encontrasse isso à venda aqui em MG.


E tereré é bão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo