• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E os clássicos dos Anos 90?

Imrahil de Dol Amroth

Encantador de Vagalumes
Tá, já faz cinco anos... mas mesmo assim, ainda hoje a gente sente os anos 90 como tudo o que a gente viveu; pq o que curte-se é muito o que vem dessa década passada...

pensando então no assunto, percebi que apesar dos pesares, os anos 90 foram um fiasco. Tivemos sim, o Nirvana, o Nevermind com certeza vai ser considerado clássico (apesar de eu achar terrível, a banda teve impacto...); O Black Album do Metallica, e os resultados do eventual boom do melódico, mais ou menos depois de 1994...
então me ajudem aí... o que vai ficar de clássico dos anos 90 para a posterioridade?
 
Nevermind do Nirvana.
OK Computer do Radiohead.
Blood Sugar Sex Magic do Red Hot Chilli Peppers.
Morning Glory do Oasis.
Get A Grip do Aerosmith.

Esses 5 com certeza serão (já são na verdade) considerados clássicos do Rock nos anos 90, mas eu não gosto de nenhum (só do Aerosmith).



Do Metal eu tenho que pensar mais, posso até elaborar uma lista bem grande.

Mas com certeza três estarão lá:

Painkiller
Black Album
No More Tears
 
Definitivamente os albuns de Rock que o Luiz citou marcaram bem essa década, mas posso listar mais alguns(não tem só rock aí) como:

Aerosmith - Get A Grip (1993)

Chemical Brothers - Dig Your Own Hole (1997)

Chico Science e Nação Zumbi - Da Lama ao Caos (1994)

Cure, The - Wish (1992)

Green Day - Dookie (1994)

Hellacopters, The - High Visibility (2000)

Legião Urbana - O Descobrimento do Brasil (1993)

Mamonas Assassinas - Mamonas Assassinas (1995)

Nirvana - Nevermind (1991)

Oasis - (What's The Story) Morning Glory (1995)

Offspring, The - Smash (1994)

Pearl Jam - Ten (1991)

Planet Hemp - Usuário (1995)

Prodigy - The Fat of The Land (1997)

Radiohead - The Bends (1995)

Radiohead - Ok Computer (1997)

Rage Against The Machine - Rage Against The Machine (1992)

Raimundos - Raimundos (1994)

Red Hot Chili Peppers - Bloodsugarsexmagik (1991)

Smashing Pumpking - Mellon Collie and the Infinite Sadness (1995)

Sonic Youth - Dirty (1992)

Soundgarden - Badmotorfinger (1991)


Depois vou dizer quais eu gosto, eu pus o mais marcantes mesmo, porque tem muitos daí que eu não gosto ou até acho uma merda, além de muita coisa que gosto não estar aí.

Mas então, não fiz a lista de Metal porque assim como o Luiz eu quero pensar um pouco no que eu vou pôr
 
Bom, o meu album favorito da década de 90 é disparado o Mellon Collie and The Infinite Sadness, do Smashing Pumpkins, que por sinal estará logo completando 10 anos lá pelo meio deste ano.

Outros grandes discos da década de 90 na minha opinião:

Painkiller - Judas Priest
Black Album - Metallica
Get a Grip - Aerosmith
Counterparts - Rush
V - Legião Urbana
Smash - Offspring
Division Bell - Pink Floyd
Angel Dust - faith no More
Draconian Times - Paradise Lost
Ten - Pearl Jam
Bradmotorfinger - Soundgarden
Yuthanasia - Megadeth

e por aí vai.
 
200__~gauntlet_eg_eg2_20021003_SPUNpetergabriel.gif


Melhor disco do milênio até então etc. 8-)
 
My Bloody Valentine - Loveless (1991)

d316825o9rm.jpg


Esse album mudou a decada. Voce pode nunca ter ouvido falar dele na vida, mas voce com certeza sentiu sua presenca de um jeito ou outro. Esse album conseguiu acabar com um genero de musica inteiro (shoegaze) por que ninguem nunca conseguiu fazer algo que soasse tal como Loveless. A questao de "perfeicao" na musica eh bem argumentavel, mas, se existisse, esse seria o album mais perto de alcancar a perfeicao. Kevin Shields, o genio por tras de My Bloody Valentine conseguiu criar o som perfeito: uma parede de som de distorcao de guitarra que consegue soar suave e sensual, sem perder nenhum toque de sua abrasividade e tamanho. Depois de lancar essa obra-prima, MBV nunca mais apareceu a superficie e se desmanchou, por que seria impossivel lancar um album decente o suficiente para seguir Loveless.


Slint - Spiderland (1991)

c3930949tci.jpg


Mais conhecido pelas buscas em sites do que pela musica que se esconde no disco, esse album continua sendo o album mais importante e mais essencial da cena post-rock. Isso por que este album simplesmente criou tal cena. Melodias espaçadas e assombrosas complementam a poesia narrativa com vocais falados de Brian McMahon. E eh obvio, a marca registrada do Slint, que foi copiada por inumeras bandas de hoje, a mudança desavisada e violenta de volumes. Um riff pegajoso e ensanguentado transforma-se na manifestacao sonica de um genocidio em menos de uma fraçao de segundo. Uma das musicas nos da algo que possa chegar perto de descrever o album: "like swimming underwater in the darkness" ou, "que nem nadar embaixo d'agua no escuro". Mais uma historia de perfeicao parecida com a do My Bloody Valentine: o grupo se desmanchou por causa da pressao de criar algo melhor que Spiderland, o que seria algo beirando o impossivel.


Radiohead - OK Computer (1997)

d544430209i.jpg


Deixando o underground/indie de lado, OK Computer foi indiscutivelmente o album da decada. Nao precisa ate de explicacao. O rock que o Radiohead estava fazendo nao parecia com nada mas ainda era familiar. Ninguem fez o que o Radiohead fez. Esse album simplesmente transformou a decada, lancou a banda a um nivel de excelencia e fama inimaginavel, colocou pressao em todos para lancar algo igual e ao mesmo tempo deixou todos no chao, estupefados, sem saber o que falar. Sim, OK Computer eh tao bom assim.
 
Só uma correção no sub-título do tópico... é de 1991 a 2000

Até porque se não seriam 11 anos!

Deixando o underground/indie de lado, OK Computer foi indiscutivelmente o album da decada. Nao precisa ate de explicacao. O rock que o Radiohead estava fazendo nao parecia com nada mas ainda era familiar. Ninguem fez o que o Radiohead fez. Esse album simplesmente transformou a decada, lancou a banda a um nivel de excelencia e fama inimaginavel, colocou pressao em todos para lancar algo igual e ao mesmo tempo deixou todos no chao, estupefados, sem saber o que falar. Sim, OK Computer eh tao bom assim.

Ok (Computer :mrgreen: ), eu concordo com tudo que você, mentira, só não concordo com tudo... por que fim do século a banda lançou o Kid A, que ainda acho superior. Apesar do nível ser quase o mesmo.

Mas é claro, esse álbum registrou a mudança da banda e uma inovação e revolução absurda dentro do Rock, ainda mais nos 90 que ainda tava dominado pelos resquisos de Kurt Cobain e cia.
 
Gandalf disse:
Knight disse:
Nos clássicos dos anos 90 o Land of The Free do Gamma Ray merece entrar...


Sinceramente, ainda sou mais o Powerplant.

Ainda mais autografado né não Bruno? 8-)

Com certeza 8-)

Aliás o meu New World Order também é autografado :D

Mas musicalmente falando eu ainda prefiro o Land

Fela disse:
PowerPlant realemnte me decepiciono, eu comprei e me arrependi, prefiro o Land of Free

Bah, não sei como alguém, especialmente alguém que goste do estilo, pode se decepcionar com o Powerplant.
 
Knight disse:
Fela disse:
escreveu:
PowerPlant realemnte me decepiciono, eu comprei e me arrependi, prefiro o Land of Free


Bah, não sei como alguém, especialmente alguém que goste do estilo, pode se decepcionar com o Powerplant.
É que eu estava em duvida entre powerplant e land, ai me decepicionei pela opção


-Felagund- disse:
escreveu:
Desculpa, pra mim Radiohead jamais vai ser classico...


Por que nao?
Porque acho uma banda muito recente, ainda sem muita importancia (desculpa se posso ta te ofedendo mas eu ñ considero)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo