• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É o arco e flecha uma arma nobre???

Um exemplo contra os arcos dado por tolkien é a morte do Boromir. Podemos observar que nenhum grande rei usa arco, todos usam espadas.
 
Bard o matador de dragões disse:
Segundo os gregos o arco ea flecha nao sao armas nobres(assim como as armas de fogo),eu concordo com eles, mas numa guerra vc tem q utilizar de todos os recursos para nao perde-la.Mas entre as armas ''nao-nobres'' o arco é menos injusta pois exige mta habilidade do arqueiro.
No Japão medieval eram consideradas armas nobres e honradas sim.
Afinal, todo o samurai tinha que saber usar um, e muitas guerras foram vencidas usando taticas que sem o arco e flecha seriam impossíveis, como incendiar o telhado de um castelo com flechas incendiarias, matar um samurai que vigiava e etc.
 
Meu, num acredito que vocês (ainda) tão discutindo sobre a "nobreza" de um objeto! :roll:

(mesmo espadas encantadas... no final é objeto :roll: )

Arma só serve para uma coisa: para matar e aleijar. Se você faz isso se defendendo ou por zorra não tem nada a ver com a nobreza da arma. Isso é só uma nova forma de "culpar" outra coisa pelo livre arbítrio humano (ou seja, NOSSO livre arbítrio)

O que é bem recorrente do ser humano, o de dar forma para demônios por preguiça de encarar a si mesmo. A violência está em nós mesmos. Se não, para que fazer armas? :twisted:
 
Nenhum dos dois. O nobre se quizer utilizar o arco ele pode. Agora visto na visão publica de nobresa, um nobre q utiliza Espada demonstra mais nobreza do q usando um arco
 
Mas extamente, o que vcs querem dizer com "nobreza"? Um arco pode ser nobre, ou, em outras palavras, superior, de melhor qualidade, assim como qualquer outra arma... Ou talvez, vcs estejam discutindo a nobreza do arqueiro? Se ele será um guerreiro nobre por usar uma arma de longo alcance?

Se a situação for a primeira, então posso afirmar que existem arcos mais do que nobres, pois possuem qualidade excelente...
Entretanto... Se for a segunda opção, devo concordar com a Primula... Não importa a arma usada, nenhum ser que mata outro, mesmo em legítima defesa (na minha opinião, claro) é nobre...
 
A nobreza que discutimos é a justiça de uma arma ou seja a possibilidade q um guerreiro tem de se defender contra a mesma o que requer habilidade do guerreiro ou seja tal arma é nobre pois o guerreiro teve a habilidade de vencer o combate pelas suas qualidades ou seja em condiçoes iguais ao outro.Mudando o assunto para a questao da fuga do homem(isso pode parecer apenas uma justificativa mas é apenas um contra-argumento)matar é preciso de todas as formas(pensamentos mto capitalistas nao?),seja tentando impor sua cultura seus interesses de alguma forma ou matando e aleijando(quero dizer que a guerra é necessária para nós)mas fazemos isso justamente pq temos interesses e prazer(ou seja nao somos perfeitos),nao agimos de acordo com a justiça e sim de acordo com a necessidade mas este tópico minhas caras Primula e Gilriel é a nobreza especificamente na batalha corpo a corpo,espada com espada,o q exige habilidade do guerreiro, mas podem ficar tranquilas q vcs nao vao me ver nos noticiarios matando ninguem nao viu?Mas a questao é q EU ASSUMO MINHA IMPERFIÇÃO só q na medida do possivel pois sou movido por emoçoes(todos nós somos a nao ser a natureza q é perfeita e justa)tento ser justo e bom(na medida do possivel) mas se por exemplo minha mae matar uma pessoa e o pai dessa pessoa vier tentar matar minha mae eu nao hesitarei em aleija-lo ou mata-lo(pq msm minha mae merecendo a morte meu amor à ela vai fazer com q eu seja injusto),concluindo:Nós por sermos movidos por emoçoes baratas(raiva,tristeza,prazer)acabamos nos desviando do caminho da justiça msm tentando segui-lo de todas as formas.
 
[/quote]No Japão medieval eram consideradas armas nobres e honradas sim.
Afinal, todo o samurai tinha que saber usar um, e muitas guerras foram vencidas usando taticas que sem o arco e flecha seriam impossíveis, como incendiar o telhado de um castelo com flechas incendiarias, matar um samurai que vigiava e etc.[/quote]

Em que mundo alienígena atos como esses seriam considerados nobres???

[linha]

Certíssimo Bard, só mais uma explicação simples:

O arco é uma arma de fogo. (não confundam dizendo que são só revólveres e tal) Armas de fogo não eram consideradas justas, tanto que não eram permitidos nos combates nobres, que por sinal se chamavam justas. A vantagem dos arcos em uma guerra era tremenda, mas não é sua eficácia, e sim sua nobreza o que está sendo discutido.

Armas de fogo NÃO eram consideradas justas pelos históricos da humanidade, mas das armas "injustas" ela é a que mais precisa de habilidade do atirador.
 
Aldamar disse:
MaxDirty disse:
No Japão medieval eram consideradas armas nobres e honradas sim.
Afinal, todo o samurai tinha que saber usar um, e muitas guerras foram vencidas usando taticas que sem o arco e flecha seriam impossíveis, como incendiar o telhado de um castelo com flechas incendiarias, matar um samurai que vigiava e etc.

Em que mundo alienígena atos como esses seriam considerados nobres???
Cara, se isso não fosse nobre nenhum samurai faria.
Na guerra vale tudo.
 
Puxando o assunto um pouco para a obra de Tolkien,ja q o blind Wizard falou um exemplo de Tolkien contra os arcos eu falo outro so q nesse caso é a favor:O Beleg Cúthalion(q quer dizer Beleg Arcoforte)a começar pelo seu propio nome,é reconhecido por manejar bem o arco e a flecha mas so pq isso aparece na obra de Tolkien nao quer dizer q ele acha o arco e a flecha uma arma nobre.
PS:Obrigado pelo esclarescimento Aldamar,mas entao quer dizer q toda arma de longa distancia é uma arma de fogo?
 
o termo arma de fogo so passou a ser usado quando começaram a usar a polvora na industria bélica. portanto o arco, besta, catapulta e etc... não são armas de fogo e sim de cerco e ataque a distancia.

mas o arco é uma arma nobre. desde a antiguidade arqueiros são reconhecidos pelo seu valor como por exemplo na iliada e nas guerras medievais. tolkien não deve pensar no arco como uma arma injusta pois, afinal, as criaturas mais nobres de sua autoria eram mestres no uso do arco. o exeplo de beleg cuthalion se encaixa perfeitamente.
 
-Felagund- disse:
nobre ñ mas acho q deve ser a arma mais simples de aprender, por ter mais usos alem da guerra como na cacha por exemplo

simples de aprender?! num sei naum... :disgusti:
eh o maior Ó pah acertar um alvo... Os dedos ficam super doloridos...
se usar por muito tempo a mão que maneja o arco pode sangrar com o atrito das penas...

e quer saber...
nobre talvez não... + barata, talvez... mais rápita de matar uma pessoa *se quem maneja o arco for relamente bom*, com certeza...

Nunca ouvi falar em um nobre que ficasse na linha de frente junto com os arqueiros... *estes que na maioria das vezes eram um grupo a parte podendo ser um certo tipo de "mercenários"*... eles normamente eram espadachins... :?

*até parece que sou uma especialista no assunto... 8-) *

Acho que a pergunta que realmente deveria ser feira é : O que seria uma arma nobre? O que seria ser nobre?

...
 
Nunca discutimos a potencia de matar q um arco tem. Pra mim de todas as armas antigas, o arco é q fazia mais estrago. Agora um guerreiro treinavam 5 anos em espada. Se fosse um arqueiro teria q treinar no minimo 10 anos ate poder matar com precisão enorme. O caso de Legolas é um.

Um exemplo historico é q os Ingleses levavam 11 anos pra aprender a manejar o arco de forma q a flecha saísse naturalmente e a morte em seguida. Disparar 4 flechas antes da primeira chegar no alv é algo digno de tanto treinamento e uma força absurda
 
Acho que estamos desvirtuando o assunto, o objetivo do tópico é decidir qual é a arma mais nobre. Acho que devemos apelar pra história pra chegar a uma conclusão: quantos relatos de arcos fabulosos vocês já ouviram? Poucos, aposto! E espadas? Bom, só pra citar exemplos, temos a Excalibur, a espada Balmung, e as prórpias espadas famosas de SdA, que superam em número os arcos. Acho que pelo fato de a espada por o guerreiro frente a frente com o inimigo (enquanto o arco, a despeito da dificuldade de aprender a manuseá-lo, pode matar à distância), ela acabou ganhando a preferência no ideário popular; com arcos não existe "duelo", mas com espada a habilidade de quem a usa é testada mais duramente. Vale lembrar, só pra atestar o argumento quanto à preferência história em relação às espadas, que na Europa do século XV ao XVIII, mais ou menos, a espada era chamada de a arma do "gentil homem" (nobres, cortesãos), e qualquer homem de estatura social carregava uma; os duelos eram travados com as lâminas, apesar de já existirem as armas de fogo à pólvora.
 
Pétrick Pontes disse:
Bom pessoal, venho pensando a algum tempo a esse respeito....

Como pode ser confirmado por vocês, praticamente todas as raças da TMédia se usaram do arco para guerra...

Cita-se:
-Os Hobbits no Erxpugo
-Legolas (sem comentários)
-Thorin, anão, em O Hobbit, que dispara do alto da montanha solitária uma flecha de aviso....
-Os homens, em Rohan, Gondor, etc
-Orcs, que matam Boromir (no filme) com flechas....

Apesar de ter sido usado por personagens ilustres, tal como Beleg (na primeira era), gostaria que vcs dessem suas opiniões comparando essa mortal arma com as espadas, machados e lanças, e respondendo....

O ARCO E FLECHA É UMA ARMA NOBRE????

olha nao acho q arco e flecha seja nobreeee.
acho útil e eficaz se bem usada mas nobre...
creio q é uma palavra mto forte.
 
Agora vendo pelo contesto oriental, somente os nobres praticavam o arco e flecha. Principalmente no Japão.


Bom com isso o arco e flecha se torna nobre no oriente e vira uma arma qualquer de grande utilidade no ocidente
 
Hum, no Japão eu diria que o arco e flecha não era só usado pela nobreza. Lá, essa cultura já faz milênios, como se fosse um esporte, sendo até usado por uns "radicalistas" na Era do Xogunato. :uhum: Nobre? Acho que não; pelo menos na terra do sol nascente não era.
 
tudo bem que os samurais eram dignos de serem chamados de nobres mas eles usavam outras armas tb e todas q usavam eram bem manuseadas. portanto nao digo q mesmo sendo usados por samurais o arco e flecha sejam nobres. :obiggraz:
 
Eu não julgaria o arco como uma arma tão nobre quanto a espada, onde, num duelo, existe um confronto frente a frente onde as habilidades são severamente testadas. Já uma pessoa com um arco, pode matar outra sem esta nem ao menos ver de onde veio a flecha :roll: (Apesar do que disse, não considero o arco uma arma fácil de aprender a manuseá-la. Ambos, espada e arco, são bem difíceis de aprender).

As principais armas dos Samurais com concerteza eram as espadas e para estas existiam vários estilos de luta diferentes. Já para o arco, apesar de também ter sido bastante usado por eles, não poderia ser comparado ao valor que era dado à espada de um guerreiro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo