• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É o arco e flecha uma arma nobre???

Como um monte de gente já disse por aqui "depende de quem empunha a arma" e contanto que se vença o duelo (ou a guerra) que diferença faz??
 
É uma visão interessante kytarkiton-eru.
No início das discussões já havíamos nos norteado pela definição do conceito de nobreza. Creio que seja este o cerne do tópico.
Todovia, temos que dar atenção a sua colocação, mesmo não sendo diretamente uma elucidação ao tópico, é uma questão no mínimo interessante.

Nobreza, com relação a quê? Deve-se levar em conta a moral durante a Guerra? Não é a Guerra uma ação que tem por finalidade simplesmente a vitória? Deveríamos dar ênfase a simplesmente uma arma ao tratar de Guerras, e ainda mais, pensar em sua visão moral?

Muito bem colocado, e creio que todos vão se interessar, assim como eu.

Abraços.
 
Considero nobre aquela arma que me deixa vivo durante a batalha. Agora, são interessante as colocações de Arcáno...e ainda colocaria mais um ato de nobreza em questionamento: é nobre matar o inimigo através do contato físico, dando-lhe a chance de revidar (em um duelo de espadas por exemplo), ou atirar com o arco de longe e manter-se o mais "distante" possível dos inimigos, mantendo o objetivo de sobrevivencia?
 
Eu ainda acho q nobreza não é honra, portanto nobreza estaria associada a nobreza equanto estamento social de alguma sociedade qualquer, ou de um objeto, mas honra seria determinar moralmente o q é honrado ou não fazer, contra um inimigo por exemplo. Para mim, isto que elucidei seria uma definição razoável das divergências entre a nobreza e a honradez.
 
Essa foi nossa discussão e consenso amigo Lobo, mas, tendo em vista a quantidade de pessoas que associam "nobreza" a "honradez" abri esse parêntese. A observação foi interessante, mas não na conceituação do estamento, nem do valor conferido, mas sim, de fato pela honradez.

Porém, um novo pólo norteador. Que podemos considerar devido a associação, que está muito calcada, podemos trabalhar ambos.
 
Certamente caro amigo Aracáno. Eu estava apenas esclarecendo os termos da diferenciação entre nobreza e honradez para os q só estão acessando este tópico agora, e não leram (seja por qual motivo), os posts anteriores. Mas incorri no risco de tornar-me repetitivo e enfadonho. Desculpe-me.
 
Imagine, não foi de modo algum minha intenção repreender sua colocação, que aliás, foi muito elucidativa, e com certeza não podemos nos esquecer de quem chegou agora para discussão.
A questão foi que me empolguei com a colocação levantada, e por instinto fui pontuando...mas é interessante de fato, não?

Abraços. =]
 
Olha, eu pessoalmente acho que o fato de várias raças usarem arco-e-flecha na história prova apenas que essa é uma arma útil (posto que com ela não é preciso se aproximar do inimigo); aliás, não há menção de nenhum arco famoso na história do SdA ou na do Silmarillion, mas há a menção, isso sim, de espadas famosas (Anglachel, Andúrin...), por isso, se fôssemos dizer que alguma arma é nobre, creio que seriam as espadas.

Só lembrando que tem também a flecha negra que matou Smaug em o Hobbit.

Arcos não são armas nobres, na minha opinião, são armas preferidas por nobres uma vez que permitem que os mesmos ajudem nas batalhas e possam exercer suas habilidades de analise e estratégia, típicas dessa classe.
 
Você tem direito a sua opinião, mas não concordo com ela.
Estamos discutindo sobre a nobreza do objeto e não sobre o uso deles pela nobreza.
 
Bem, o proposto pelo tópico, ab initio, é vago. Em segunda formulação temos a questão da nobreza conferida, como sendo o "status" da arma, ou seja, o uso dela sendo preferencial ou não por determinado grupo social imerso no tempo (mongóis, gregos, homens medievais, etc).
O uso em si do termo "nobre" é anacrônico ao estudo da história da arqueiria, sendo que o mesmo surge antes desse termo, portanto, temos apenas o valor conferido em si, ou seja, qual civilização se sentia à vontade, ou não, com o uso do arco.
Porém, como se tornou um lugar comum usar-se nobreza, referente a honradez, ou seja, quase que "sinônimos adaptados", coloquei por fim a avertura da questão em posts anteriores, ainda nesta página do tópico.

De qualquer forma, seria interessante, antes de colocar a opinião pessoal de cada um, ler o que foi desenvolvido pelos demais colegas, e embasar-se ao argumentar, não colocando uma opinião infundada, que seria passível de um "condordo" ou "discordo", sem mais reflexões.

Abraços.
 
Bom li algumas partes to tópico, achei interessante muitas coisas ditas pelo Arácano e pelo Lobo Nobre, e cheguei na minha conclusão: O arco seria uma arma nobre, porém, não é uma arma "justa", digo isto não pelo fato de menuzear um arco seja tarefa fácil, pois ja me atrevi com um arco, e vi que é muito mais complexo do que parece....mas pelo poder de alcance (muito além de outra armas), o melhor espadachin do mundo por exemplo, é morto sem cerimônia nenhuma por um arqueiro "sortudo", no meio de uma batalha.....
Mas se contarmos a história do arco, seria sim uma arma nobre, embora eu particularmente considere a espada mais nobre (e justa)....
Se alguém discorda, por favor vamos discutir!! (é pra isso que o tópico foi criado)
 
O grau de honra conferido à um objeto, deve ser aquele que as pessoas dão, já que tudo está dentro de um contexto histórico. Então entre homens e elfos a espada tem uma conotação mais nobre, simplesmente embasada em fatos em que a espada teve participação fundamental em um grande feito. Como se pode ver, isso é algo muito cultural, e está ligado diretamente a história daquelas pessoas com o objeto. Podemos afirmar então que provavelmente o Arco e a flexa se tornaram armas nobres em Valle, depois que Bard matou Samug.
 
Última edição:
Muito interessante observação, Shanti, minha cara, mas percebamos q na realidade o trato em questão não se restringe a um arco em específico, mas sim a todos os arcos enquanto arma, incluso aí até os arcos dos orcs, por exemplo. Obviamente, o arco usado por Bard se tornou nobre pelos feitos do referido, mas isto não tornou nobres os arcos dos orcs, não concorda? Perdoe-me se eu estiver equivocado.

Abraços.
 
A meu ver já estava encerrado, e a observação de Shanti não foi equivocada, salvo respaldo já feito por Lobo.
Em suma, sendo bem direto, é isso. A questão confere ao contexto, como já mencionado, e como Shanti colocou nestes últimos passos.
O valor conferido, como já muito trabalhado neste tópico, pode atingir qualquer objeto, seja ele o que for, ele está ligado a um ato e não ao objeto.
Então, para facilitar, já que cansamos de colocar a questão de nobreza como anacrônica, e não ter um efeito amplo, ao menos não chega a todos membros, dentro do proposto no tópico, se ele seria "nobre", como por exemplo foi Narsil. O valor conferido. Então temos uma resposta, creio eu que satisfatória.

Não, o arco não é uma arma nobre; pois a nobreza conferida não atingiria todos os arcos, e não podemos chamar a arma, considerando todos os arcos, nobres. Nem poderíamos chamar a espada, nem a cimitarra, nem o cinzel, nem a besta, nem a lança.
A nobreza está no valor conferido, que é ministrado por um ato.
O arco de Bard era nobre após matar Smaug, Narsil após arrancar o dedo de Sauron, Gurthang após matar Glaurung, Ferroada após percorrer a saga de Frodo, ferir Shelob através das mãos de Sam. E assim nos estenderíamos.

Espero ter sido claro,
Abraços. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo