• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E nosso Fandom, como vai?

Deriel

Administrador
Saudações! :)

Sei que não tem muito a ver com as obras de Tolkien em si, mas tem muito
a ver com todos nós, fãs brasileiros de Tolkien. Andando aqui e ali pelas
diversas partes da Valinor onde existe a possibilidade de uma expressão
mais direta por parte dos fã, eu acredito ter reparado em uma coisa que
pra mim é preocupante. Explico.

Até um tempo atrás o número de fãs era pequeno, bem pequeno. Era um nicho
reduzido onde praticamente todos se conheciam (ou tinha a possibilidade
de se conhecerem). Esse grupo tinha duas características básicas:
a) apesar de jovem tinha uma média por volta de 19 anos de idade
b) apesar dos pesares, era um grupo light - ou zen, pick one. As pessoas
não piravam em demasia com a obra, não chegavam aos extremos. Ou pelo
menos eu acho que não.

Mas hoje eu sinto que a idade média do fandom se reduziu, eu diria que
pra uns 16 anos (uma queda de 3 anos na MÉDIA de uma comunidade grande é
algo bastante significativo) o que não é problema algum, afinal, todo
mundo envelhece e adquiri experiência cedo ou tarde. É até bom, pois os
mais novos geralmente são os mais empolgados! :)

O que me preocupa é que não somos mais "zen". Estamos nos tornando uns
chatos, ranzinzas e intolerantes. Sai um livro de sátira ao SdA ( o tal
"O Fedor dos Anéis", tradução do "Bored of the Rings" de 1969) e as
pessoas o tratam como uma heresia total, um absurdo, algo a ser queimado.
Este é só um exemplo.

Estarei eu vendo errado ou vocês percebem a mesma coisa? Que surgiu
dentro do fandom um grupo de "fanáticos"?
 
Bem o o fandom cresceu muito mesmo!!! geralmente no começo quando conhecem a obra as pessoas tendem a ser muito empolgadas "fanaticas" isso geralmente com o tempo passa mais sempre acaba tendo (principalmente num grupo grande desses) aqueles que são mais fanaticos é inevitavél...
 
Aiya, Deriel!

Bom, eu acredito que o extremismo é prejudicial em qualquer sentido, vinculado à qualquer coisa. Respeito é uma coisa, agora neurose já é outra.
Eu até entendo que a pessoa não goste de ver coisas do tipo O Fedor dos Anéis, mas não vejo razão para surtar com isso também. Afinal, ninguém é obrigado a ler, não é verdade?
Como eu já disse, esse endeusamento não é uma coisa muito positiva; ser fã é uma coisa, fanático é outra. Tem gente que não admite que o Tolkien possa cometer um erro, mesmo ele mesmo já dizendo que teve que corrigir o livro depois de revisado por ter conjugado verbo de forma errada. Agora se você senta e fala isso, tem gente que diz "não, porque é mentira", "boato" e o escambau.

Não tem porque temer; a força das estórias do Tolkien tem as fundações bem profundas; esse tipo de comportamento denigre muito mais o amor pela obra do que as sátiras em si.

No mais, é relaxar e se divertir, ou relaxar e ignorar. Simplesmente isso.
 
Se repararmos bem, o grupo de pessoas fanáticas (acho essa uma palavra um tanto quanto forte) é exatamente o grupo que fez abaixar a média de idade: os menores de 16. Acho que é normal esse exagero de emoções nessa idade, já que é a idade dos exageros mesmo, onde reclamamos por qualquer coisa.

O ruim nisso é que essa característica não deve ser vista como um esteriótipo do grupo todo. Isso seria deveras ruim
 
Bom, acho que eu faço parte desse novo grupo de fãs... pq só conheci as obras depois do primeiro filme...

Mas tbm vejo que aqui está cheio, cheio mesmo de pessoas de diferentes idades que ficam 'emputecidas' com coisas como o Deriel citou, O fedor dos Anéis, O funk do Bilbo, entre outras coisas... nossa, qto estresse por nada...
Acho que por serem os fãs mais novos, acho q a maioria ainda está em clima 'de paixão' com a obra, o que deixa, claro, as pessoas mais empolgadas... hehe

Sou uma fã relativamente nova de Tolkien, mas, por admirar tbm outras coisas, digo por experiência própria: depois a gente vai aprendendo que na verdade todos estes 'besteiróis' são pura diversão, e começa a rir junto com eles :roll:

E qto aos fanáticos mesmo (os que não tem jeito) não podemos evitar... existem pessoas desse tipo em todo lugar. E fanatismo exagerao de qquer jeito não é uma coisa boa. Mas acho que o que devemos fazer com eles é o mesmo que fazemos com os 'besteiróis'... não se estressar! :wink:
 
poiseh, deriel, axo que as pessoas mais novas se interessarem de verdade por alguma coisa (essas pessoas me tem incluida XD) é bom, mas fanatismo ao extremo, ao ponto de nao aceitarem uma simples brincadeira, como o fedor dos anéis. nossa, eu mesma acho que ja escrevi umas 500 parodias dos filmes XD sempre zoo com o que gosto, gosto de tornar divertido, logiko, sem intençao de ofender ninguem, apenas umas piadas ^^ eu amo essa historia, por isso gosto de fazer zoaçoes com os filmes, personagens etc, e tenho uma amiga que faz o mesmo! eh super legal, nao devemos ficar fanaticos ao ponto de nos estressarmos com essas bobagens!
mesmo por ser nova, acho que nunca tive esse problema de fanatismo com tolkien (logiko q ja tive com outras coisas qd era ainda mais nova, mas quem nunca teve?) acho que sua vida naum deve ser soh isso ou aquilo, aonde vc se suporta oyu coisa assim, devemos apenas curtir oq gostamos sem encanar!
 
Concordo com oq o Deriel e o TT1 disse.

O número de extremistas cresce e muito. Como em qq coisa que vira modismo. É chato ver isso.

Acaba criando uma coisa bem parecida com oq o Hermes e Renato faz com o Massacration, só que mudando o Deus Metal para o Deus Eru.

Ai de quem falar mal de Tolkien. É o melhor livro do mundo, é a coisa mais sagrada que existe e eu venero tudo q Tolkien fez. Eu pagaria 100 reais em um pedaço de guarnapo que Tolkien usou pra limpar o nariz uma vez. Sabe... excede muito.

Eu vejo nisso o principal problema dos filmes. Não o fato de generalizar e aumentar os fãs... mas torná-los muito mais chatos.

O Senhor dos Anéis é um livro e por mais que seja um bom livro não é a melhor coisa que o homem já inventou nem é o livro que mais influenciou e nem é o melhor livro do mundo. Aliás, ele não está na lista dos 100 livros que mais marcaram a humanidade segundo uma lista publicada que contém A Biblia, A Odisséia... entre outros.

Mas é mais uma questão de idade e de amadurecimento dos fãs. Não quer dizer que o fã mais novo seja um chato e bitolado. Isso não é verdade e temos vários exemplos que provam que não é assim. Mas a maior parte desses fãs extremistas estão na faixa de idade mais baixa e isso não dá pra negar.

São fãs que a 2 anos atrás tinham o Harry Potter como a melhor coisa q o mundo já produziu(e eu acho um bom livro, bem divertido) e a 1 ano atrás tinha a Britney Spears como a 8a maravilha do mundo... e esse ano é a hora de idolatrar Tolkien.
 
Bem, eu sou dessa nova leva de fãs, tenho (bem) menos de 16 anos (e como), conheci SDA com o filme. Realmente eu não concordo que seja o melhor livro do mundo, afinal, já existem Odisseia, Iliada, e vários outros clássicos 10000000000000000000000000 vezes melhores que SDA, O Hobbit, Silmarillion, Contos Inacabados. Eu apenas não tive a oportunidade de lê-los, por isso, e apenas por enquanto, considero SDA um dos melhores livros que já li.
Fanático eu não sou. Claro que não aceito xingamentos contra quem a obra sem dar argumentos, como aquele site Anti-Tolkien. Claro que se tem de ter seus argumentos para não gostar e atacar quem le. Mas não sou extremista a ponto de odiar O Fedor dos Anéis, vou até folheá-lo, se encontrar, pra ver se gosto ou não. Se não gostar, ótimo, não leio, não compro. Se eu fosse daqueles que odeiam qualquer sátira com os personagens de Tolkien, teria me tornado um hacker e deletado a Lothlórien da noite pro dia.

E isso me leva a outra questão: O que é ser um fã? É você adorar a obra como um deus, como se ela fosse a melhor do mundo (e só porque ela é a melhor do mundo), ou você ser fã porque simplesmente gosta da obra, a acha interessante e divertida? Pensem nisso...
 
DarkRider disse:
E isso me leva a outra questão: O que é ser um fã? É você adorar a obra como um deus, como se ela fosse a melhor do mundo (e só porque ela é a melhor do mundo), ou você ser fã porque simplesmente gosta da obra, a acha interessante e divertida? Pensem nisso...

É uma questão interessante. Diferenciar o fã do leitor.

Eu considero fã aquele que vai além da leitura, independente se gosta ou não do livro.

O fã é aquele que coleciona coisas dos livros, ou que participa de uma lista ou forum de discussão. O fã é aquele que, depois de ler o livro, não simplesmente pega um outro livro e começa a ler. O Fã na minha opinião é isso. É aquele cara que além de ler o livro, vai um pouco além, independente se fanático ou não por aquilo. Temos fãs fanáticos que nem leram os livros.
 
Change Fingolfin disse:
Temos fãs fanáticos que nem leram os livros.
E fãs fanáticos que seguem modinha, eu odeio isso. ou vc gosta e realmente quer levar numa boa e participar de discussoes sem chatices, ou vc apenas gosta e define aquilo como legal, interessante e bom. varias coisas viram moda e as pessoas apenas seguem pq as outras acham legal..
 
DarkRider disse:
Realmente eu não concordo que seja o melhor livro do mundo, afinal, já existem Odisseia, Iliada, e vários outros clássicos 10000000000000000000000000 vezes melhores que SDA, O Hobbit, Silmarillion, Contos Inacabados. Eu apenas não tive a oportunidade de lê-los, por isso, e apenas por enquanto, considero SDA um dos melhores livros que já li.

Como você pode saber se nunca os leu? Esse é o tipo de pensamento que os fanáticos pentelhos de Tolkien tem, de que o SdA é o melhor livro de todos os tempos, mesmo sem ler outros quaisquer. O problema não é achar que é o melhor livro de todos, mas a superficialidade. Eu considero mesmo que o SdA é o livro que mais me influenciou, e não vejo nenhum problema nisso. Mas não endeuso a obra, nem trato Tolkien como Profeta. Esse é o ponto pra mim.
 
Esse negócio de idade pode ter a ver sim...
Logo q entrei aki no forum, tinha pouco mais de 16 anos ( justamente a idade da media atual). Bem, qqr zoeira com o Frodo e eu saia brigando, xingando e esperneando. Hje, depois de uns 2 anos, mesmo que isso possa não ser láááááááá uma vivência mto grande, já sou bem mais controlada. Se zoam o Frodo num vou achar engraçado, posso até ficar meio chateada, mas deixa uai. E se zoam com SdA nem ligo, posso num gostar mas deixo os caras na deles.

Poiseh no forum tem bastante genti com 14, 15, 16 anos mesmo...
 
Sim. Realmente ainda não consigo entender porque essas pessoas ficam tão bravas quando falam mal das obras do Tolkien ou quando fazem uma sátira do filme, que foi o grande responsável pela divulgação da Terra Média. Provavelmente as pessoas mais jovens e, portanto, mais "empolgada", é que ficam mais bravas com esse tipo de coisa. Mas acho que daqui há um tempo o pessoal perceberá que brigar por causa de um livro é bobagem. :wink:
 
Na verdade acho que todos nós que admiramos Tolkien levamos esta admiração ao extremo...
soh que, alguns levam pra esse lado nada light, de brigar, xingar, não aceitar nenhum tipo de crítica, brincadeira ou simples comentário infeliz que possa contradizer sua opinião em relação à obra...

outros permanecem no lado "zen". Que não deixa de ser exagerado.

Afinal, todos nós sabemos como tem muita gente por aí que acha que "fã de SDA é tudo doido".
Essa paixão pelas obras, que nos leva a longas (para nós prazerosas) discussões sobre os seus mais infimos detalhes, profundos estudos, sucessivas leituras de um mesmo livro... tudo isso é extremo, é exagero. Mas de um jeito mais saudável!
O que não é legal mesmo é isso de não admitir nada, de ser agressivo, chato, desrespeitoso...

Quanto a "endeusar" Tolkien... creio que alguém considerá-lo (para si mesmo) o melhor escritor de todos os tempos ou coisa parecida não é problema, é opinião. Opinião não determina nada. Já alguém julgar que sua opinião é lei, e argumentar contra qualquer um que a contradiz, aí é problema...

Então eu acho que é meio relativo... essa intolerância, chatice, pode estar relacionada a desde a idade da pessoa até a sua personalidade "estourada"...
O pessoal tem só que aprender a se controlar mais, aceitar mais, respeitar mais...
eu não dou a mínima pra sátiras, críticas, piadas... não vejo sentido em me importar!
Tolkien é uma das coisas que eu gosto muito, e ponto. Eh simples assim. Assim como eu gosto de sorvete de morango. E ninguem mais precisa gostar, ou desgostar, ou mesmo conhecer! Apenas respeitar... :roll:
 
Change Fingolfin disse:
O número de extremistas cresce e muito. Como em qq coisa que vira modismo. É chato ver isso.
o pior mesmo é estar virando modismo, isso atrapalha quem realmente gosta pq acaba deixando uma coisa tão especial em uma coisa banal


extremismo é falar q uma pessoa é paga-pau de SdA so pq ñ leu os livros e so assistiu os filmes
 
Eu acho que grande parte desse "fanatismo" é mais uma máscara... o que eu quero dizer que é apenas um modo da pessoa tentar ser aceita no grupo, mostrando que defende os mesmos interesses que os demais. Infelizmente, tem pessoas que exageram na dose, como disse o Deriel, tratando sátiras e afins como crimes.
 
The Transcendent One disse:
Se repararmos bem, o grupo de pessoas fanáticas (acho essa uma palavra um tanto quanto forte) é exatamente o grupo que fez abaixar a média de idade: os menores de 16. Acho que é normal esse exagero de emoções nessa idade, já que é a idade dos exageros mesmo, onde reclamamos por qualquer coisa.

O ruim nisso é que essa característica não deve ser vista como um esteriótipo do grupo todo. Isso seria deveras ruim

Perai! Não vamos fazer esteriótipos! Eu sou menor de 16 (tenho 15), e sou uma fã de Tolkien há uns 3 anos, mas eu não sou exagerada! Muito pelo contrário! Quando aparece alguma coisa como esse livro eu dou é risada.

Eu sou bem tranquila! Então, não vamos generalizar, ok? :wink: Eu estou há uns dois anos (não aqui no fórum), e, realmente, cresceu MUITO. Mas isso se deve grande parte aos filmes da trilogia, que vicious mais pessoas em Tolkien e influenciou a ler. O que acontece é que essa maioria é menor de 16!

Beijos
Lu
 
Ei Deriel nao sei se vc entrou no forum que eu abri a um tempinho atras chamado "a visao de um anti-tolkien" ... Bem eu abri o forum numa boa coloquei la o site desse anti Tolkien, que chama O anel queimado e eu falei ate que achei o site bem legal porque achei mesmo apesar do cara acabar com o senhor dos anéis e Tolkien. Eu nao gosto claro que falem mal de tolkien mais sou a favor da liberdade de expressao , cada um curte o que quer e taus. Mais 90% da galera que postou la disse ser um absurdo o site e ficou revoltado, nao acho essa atitude legal, isso é fanatismo e qqr forma de fanatismo nao é legal
E fãs fanáticos que seguem modinha
Isso é verdade, aposto que tem uma galera aqui dentro mesmo que so ta aqui pq agora SdA é moda, nao adianta negar, é moda mesmo...e isso tb nao é legal.
Tipo nem todos os novos fans estao apenas seguindo modinha, eu mesmo so me interessei por SdA depois do filme e agora me considero tao fa qnt qqr um aqui dentro, Já li tds os livros publicados no brasil e taus. Nao deve rolar preconceito entre os novos e velhos fans de tolkien afinal somos todos fans independente de qnt tempo isso faz. Ou pelo menos vamos ver quem é fa mesmo daqui a 2 ou 3 anos, qnd com certeza esse forum vai ser reduzido a metade de usuarios, nao que seja um forum ruim, mais essas pessoas que seguem modinha vao ter outras coisas pra seguir
Eu acho que grande parte desse "fanatismo" é mais uma máscara... o que eu quero dizer que é apenas um modo da pessoa tentar ser aceita no grupo, mostrando que defende os mesmos interesses que os demais. Infelizmente, tem pessoas que exageram na dose, como disse o Deriel, tratando sátiras e afins como crimes.
Concordo plenamente ...tem gente exagerando muito por ai... cada um gosta do que quer e se alguem nao curte Tolkien pior pra ele nao acham??? A gente tem a oportunidade de curtir suas obras maravilhosas enquanto os outros perdem tempo criticando. Cada um na sua :roll:
Vamos apenas deixar quem gosta gostar e quem nao gosta...faze oq?
 
*¤Lothíriel¤* disse:
Afinal, todos nós sabemos como tem muita gente por aí que acha que "fã de SDA é tudo doido".

Quem acha isso não está tão errado pois a grande massa que aparece são sim. Os fãs zen, ainda que forem em maior número, não fazem estardalhaços e por isso não nos veem.

É como os radicais xiitas do islã. A maior parte dos muçulmanos não são radicais mas a gente só ouve falar do radicalismo islamico, provocado por não mais q 10% da população muçulmana, mas como os outros 90% estão quietos, é a imagem desses 10% q passa pro mundo.

O mesmo acontece com os fãs. Os fãs mais zen não entram em briga ou discussão defendendo Tolkien mesmo a custa da morte. O fã zen nunca é ouvido e só quem vive em uma comunidade Tolkien tem noção de como a coisa realmente é.

Isso vale para quase todos os tipos de esteriótipos criados por aí.
 
Pequeno Fingolfin disse:
Isso vale para quase todos os tipos de esteriótipos criados por aí.

Inclusive de que xiitas são necessariamente fundamentalistas radicais. :wink:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo