• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E Fruta D'ouro?

Saradoc disse:
beleza, então se não era um elfo, com certeza era uma maia, ou um dos valar

Tudo o que eu vou falar é o que já li e se aplica ao Tom da mesma forma.
Ela não poderia ser uma Maia pois estes eram atraídos pelo poder do Anel, e nem ela nem o Tom eram.
Não poderia ser uma Vala pois Tolkien nomeou e contou todos os Valar em Arda.

Eles são "enigmas propositais", e só isso. Ficar buscando alguma explicassão séria baseada na mitologia de Tolkien é perda de tempo. Isso é fato baseado nas palavras do autor da obra.

Mas... se formos forçar a barra pra chegar a uma conclusão, eles são alguns dos Ainur que vieram a Arda e não são nem Maia nem Vala; eu acho que Ungoliant seria a mesmíssima coisa. Aliás, a aranhona é uma versão "má" do Bom Tom... :wink:
 
A conclusão mais "lógica" a que vários estudiosos chegaram é que Tom e Fruta seriam espécies de faunos/espíritos da natureza, não conectados com nenhuma das raças conhecidas de Arda.

Para cada raça normal que disserem que Tom pertence tenho como refutar a afirmação usando trechos da obra, portanto a gente acaba descartando todas as raças e não vejo motivo nenhum pra forçar a coisas e entochar Tom e Fruta numa categoria.

"E mesmo nas Eras míticas deveriam existir alguns enigmas, como sempre existem. Tom Bombail é um desses enigmas (intencionais)."
The Letters of J.R.R. Tolkien, No 144, datada de 1954

"...duendes, fadas, pixies, leprechuans, e o que mais que não era nomeado, pois seu número era muit grande... eles nasceram antes do mundo e eram mais antigos que seu mais antigo, e não faziam caso disso, mas riam-se disso muito.."
The Book of Lost Tales, Part I, III The Coming of the Valar and the Building of Valinor

"Você pensa que Tom Bombadil, o espírito dos campos (que estão desaparecendo) de Oxford e Berkshire, poderia ser transformado em um heróis de uma história?"
The Letters of J.R.R. Tolkien, No 19, datada de 1937

Não tentem enfiar a Fruta d'Ouro numa das raças-padrão. Não encaixa.
 
Maglor disse:
Saradoc disse:
beleza, então se não era um elfo, com certeza era uma maia, ou um dos valar

Tudo o que eu vou falar é o que já li e se aplica ao Tom da mesma forma.
Ela não poderia ser uma Maia pois estes eram atraídos pelo poder do Anel, e nem ela nem o Tom eram.
Não poderia ser uma Vala pois Tolkien nomeou e contou todos os Valar em Arda.

Eles são "enigmas propositais", e só isso. Ficar buscando alguma explicassão séria baseada na mitologia de Tolkien é perda de tempo. Isso é fato baseado nas palavras do autor da obra.

Mas... se formos forçar a barra pra chegar a uma conclusão, eles são alguns dos Ainur que vieram a Arda e não são nem Maia nem Vala; eu acho que Ungoliant seria a mesmíssima coisa. Aliás, a aranhona é uma versão "má" do Bom Tom... :wink:

Muito fã de Tolkien diz a mesma coisa, "...são enigmas propositais ora, mas existe uma razão para mim NÃO acreditar nisso. Tolkien não sabia qual seria a repercusão da obra, nem sabia que teria a repercusão que tem, ao ponto de discutimos com tamanha realeza. Imagine se o livro fosse um fracasso, ou que ninguém desse a importância que damos hoje à ela. Veja ben que quando Tolkien lançou o livro 1 do Asda, não havia conhecimento sobre as espécies, pois o Solmarilion, ainda não havia sido publicado, muito menso os Apêndices. Além disso quando Tom entrou na história, o livro ainda não era continuação do do Silma, Tom era Tom, e Tolkien não deve ter se preocupado em encaixá-lo em espécia alguma. Mas não acho que ele fez isso sabendo que nós iríamos discutir dessa forma, como estamos discutindo agora...
 
Saradoc disse:
Muito fã de Tolkien diz a mesma coisa, "...são enigmas propositais ora, mas existe uma razão para mim NÃO acreditar nisso. Tolkien não sabia qual seria a repercusão da obra, nem sabia que teria a repercusão que tem, ao ponto de discutimos com tamanha realeza. Imagine se o livro fosse um fracasso, ou que ninguém desse a importância que damos hoje à ela. Veja ben que quando Tolkien lançou o livro 1 do Asda, não havia conhecimento sobre as espécies, pois o Solmarilion, ainda não havia sido publicado, muito menso os Apêndices. Além disso quando Tom entrou na história, o livro ainda não era continuação do do Silma, Tom era Tom, e Tolkien não deve ter se preocupado em encaixá-lo em espécia alguma. Mas não acho que ele fez isso sabendo que nós iríamos discutir dessa forma, como estamos discutindo agora...

Leia de novo o trecho do Letters que o Deriel colocou:

"E mesmo nas Eras míticas deveriam existir alguns enigmas, como sempre existem. Tom Bombadil é um desses enigmas (intencionais)."
The Letters of J.R.R. Tolkien, No 144, datada de 1954

O próprio Tolkien disse isso. Agora, se você não quer acreditar na palavra do próprio autor, paciência.
 
O Silmarillion não havia sido publicado mas já tomava forma na imaginação e em muitos escritos de Tolkien há muitos anos, antes mesmo que ele imaginasse que escreveria sobre hobbits ou o que é um hobbit.
E a intenção de inserir a Guerra do Anel na sua mitologia é muito clara em todo livro; Aragorn canta uma versão da Balada de Beren e Lúthien para os hobbits, Gandalf chama o balrog de "Chama de Udûn", referindo-se a antiga fortaleza de Morgoth no Norte, Utumno, e várias outras relações que deixam isso bem expliícito.
Mesmo n'O Hobbit há algumas referências à primeira Era, as espadas que Gandalf, Bilbo e Thorin usavam haviam sido feitas em Gondolin e a de Gandalf, Glamdring, era a espada de Turgon, Rei de Gondolin. Isso mesmo não sendo clara a intenção de Tolkien na época em relacionar o seu livro tão ingênuo sobre hobbits e tesouros de dragões com as suas lendas élficas, tanto é que ele é cheio de incoerências com o restante da obra.
 
Relgal disse:
Existem vários outros mistérios que ninguém discute. Por exemplo, Ungoliant, não se sabe o que ela é...Talvez uma Maia. Aqueles gigantes de O Hobbit, Entesposas, Radagast Pallando e Alatar. Talvez essas discussões não existam por que não há muito o que falar, mas sempre é bom variar um pouco

Os gigantes d'O Hobbit que você fala devem ser os trolls, que foram criados por Morgoth.

Entesposas são as esposas dos ents (dã) :roll: .

Radagast, Pallando e Alatar são os outros três Istari enviados à Terra-Média além dos próprios Gandalf e Saruman.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo