• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E dos livros se fez os filmes...

Breno C.

Usuário
eu acredito que todo bom livro tem direito o virar um filme, o problema é que nem sempre um bom livro vira um bom filme, e esse fato me deixa muito triste. A vezes parece que o diretor tem que correr com a produção do filme ou a grana é curta, e acaba fazendo lambança, transforma um bom livro em um filme péssimo.
E ai pessoal qual a opinião sobre o caso?
 
Naquelas. Alguns filmes são bastante superiores aos livros que serviram de inspiração, como Blade Runner, Laranja Mecânica, O Iluminado, Apocalypse Now...
 
Eu prefiro o livro de Laranja Mecânica =P

O negócio é que realmente parece não existir uma fórmula exata para esse tipo de coisa. Alguns filmes realmente superam a obra, em outros casos, é uma decepção só. Por exemplo, o filme de A Insustentável Leveza do Ser, não é exatamente ruim (você assiste, acha bacana e buenas), mas ao adaptar o livro para o cinema, ficou de fora uma das coisas mais charmosas da obra do Kundera, que é o dicionário de termos incompreendidos. Isso para não falar de outras pirações do Kundera ao longo do romance, como a idéia do eterno retorno ou ainda o filho do Stálin. Ficou lá só o romance do Tomas e da Teresa. Meiosemsal.
 
Depende de como é tratado o roteiro e a produção, o que eles consideram mais importante na obra, etc. Sem contar que ocorrem algumas adaptações "cinematograficas" para o filme conseguir uma linguagem audiovisual, aliás a parte complicada de trabalhar com adaptação é isso: o que podemos mudar para não ficar drástico o resultado, que cortes podemos fazer e como podemos transpor a narração do autor para a narração da câmera.

É bem dificil fazer algo adaptado, senti na pele isso quando tive que adaptar um conto do Veríssimo (filho) para um curta de três minutos.

Editado: Joy, eu acho que A Insustentavel Leveza do Ser como filme virou outra coisa, achei ele muito bom, mas não parece sair do livro, parece uma coisa a parte e realmente teve uma força maior.
 
Anica disse:
Eu prefiro o livro de Laranja Mecânica =P

Discordo totalmente. O Alex mais focado em Beethoven é bem mais interessante que o do livro. Sem falar que o Malcom Mcdowel dá vida ao Alex de maneira absurda.

O De olhos bem fechados, adaptação do Breve romance de sonho, é um caso interessante. Ele é totalmente diferente do livro. Mas ao mesmo tempo, é absolutamente igual.
 
Bem, se eu for ver os filmes que fizeram dos livros da Agatha Christie... vou ter um ataque de tédio...
São horrorosos.

Eu realmente não me lembro de ler um bom livro que tenha virado um bom filme.
 
Skywalker disse:
O De olhos bem fechados, adaptação do Breve romance de sonho, é um caso interessante. Ele é totalmente diferente do livro. Mas ao mesmo tempo, é absolutamente igual.

É o caso do livro do Kundera!
 
Sério, ultimamente eu tenho um certo medo de adaptações. Há não muito tempo atrás a coisa era mais focado no lado artístico da obra. Hoje em dia foca-se quase que exclusivamente no comercial.

Alterações na obra são feitas a bel prazer dos produtores, e reparem que eu disse produtores, não diretores. Exemplos como Harry Potter, Stardust, etc...
Falando assim pode até parecer que sou um purista, mas não sou.

Mudanças são bem vindas quando agregam alguma coisa interessante a uma história já publicada em livro. Mas alterar só pelo apelo comercial é ultrajante.
Saí um pouco da discussão, eu sei, logo volto aqui e coloca a lista das minhas adaptações preferidas.
 
Menegroth disse:
Bem, se eu for ver os filmes que fizeram dos livros da Agatha Christie... vou ter um ataque de tédio...
São horrorosos.

Eu realmente não me lembro de ler um bom livro que tenha virado um bom filme.

Po tem o Caso doas 10 Negrinhos, que adaptaram para um filme chamado Caçadores de Mentes, que ficou ótimo...
 
Eu não lembro de ter lido o caso dos 10 negrinhos, mas lembro que em algum canto eu li que aquele Identidade com o John Cusack é baseado nele.
 
Ok, mas diga-se de passagem a regra/tendência na maioria das vezes é menosprezarmos os filmes e acharmos os livros melhores.

Naturalmente que é algo extremamente pessoal na maioria das vezes, como citaram o Kundera ali em cima (eu gostei do filme). Tipo, cada um lê e se o livro é bom consegue fazer a própria versão ideal da bagaça, daí vem o filme e faz uma leitura enfatizando coisas e fatos que tu não deu a menor importância (além do apelo comercial também na maioria dos casos).

O mesmo vale para minha opinião sobre Laranja Mecância (eu não conseguia decorar aquele vocabulário direito e ficava voltando pro final do livro toda hora, hehe), eu acho (sem nunca ter parado pra pensar) o filme bem melhor.

Mas eras isso, não me recorre nenhum outro exemplo de filme >>> livro. :think:
 
Como a maior parte das pessoas, em geral acabo preferindo o livro ao filme. Mas há algumas adaptações realmente muito boas, como algumas de Shakespeare. Minha adaptação preferida de Romeu e Julieta, por exemplo, é West Side Story. Mudaram os cenários, os nomes dos personagens, mas a estória está toda lá. Acho simplesmente fascinante a transposição da Verona do século XVI para a Nova York do século XX sem, no entanto, perder a essência da obra de Shakespeare.
 
Poxa, impressão minha ou ningém falou do O Poderoso Chefão, do Mario Puzo? O livro é demais, mas o filme é simplesmente divino! Marlon Brando nasceu pra ser o Don Corleone.
 
Skywalker disse:
Anica disse:
Eu prefiro o livro de Laranja Mecânica =P

Discordo totalmente. O Alex mais focado em Beethoven é bem mais interessante que o do livro. Sem falar que o Malcom Mcdowel dá vida ao Alex de maneira absurda.

O De olhos bem fechados, adaptação do Breve romance de sonho, é um caso interessante. Ele é totalmente diferente do livro. Mas ao mesmo tempo, é absolutamente igual.

Concordo com vc sobre Laranja Mecânica, aliás se há um livro que se iguala (ou a supera) a obra é esse. Sei que pode parecer meio liberal demais, mas apesar da adapção de Kubrick não seguir ao pé da letra o romance, ela tem um efeito psicológico que a obra não consegue dar. Não que a obra não seja um clássico, mas o filme é melhor, até por que Kubrick parece conseguir passar para a tela perfeitamente a idéia da obra, sem seguir necessariamente o texto.

Edit: Trainspotting tb entra no Top 5 Cinco Melhores Filmes que Suplantaram os Livros.
 
Ninguém lembrou do "O Iluminado", que é um livro bem mediano (IMO) que foi transformado em um filme soberbo pelo Kubrick.
 
Quando li este tópico só conseguia lembrar de "Alta Fidelidade' :grinlove:
O livro do Nick Hornby é 200 vezes melhor!!!Eu lembro que enquanto lia eu ria o tempo todo!!Mas não era 'meiosorrisos"...foi absurdo o quanto me diverti...é claro que gosto muito do filme tenho o dvd e às vezes dou uma olhadinha ou mostro pros amigos!!
O fato q este é pra mim um exemplo clássico do quanto adaptação é perigosa!!Sei lá...têm coisas muito boas, gosto muito de 'Doutor Jivago' roteiro Robert Bolt, baseado no livro de Boris Pasternak...uma adaptação silenciosa, não vemos as duas narativas nada é gritante...ou quase nada heehe porque a mesma descrição detalhada que temos no livro o diretor e o roterista levam para o filme em imagens lindissimas!!!
Acredito em boas adaptações...só que têm obras que deveriam permanecer na minha imaginação!!:mrpurple:
 
Ah! Eu até gosto do filme Alta Fidelidade, a adaptação não é lá essas coisas, mas é uma boa diversão.

E Beowulf? Não é exatamente um livro, mas é tipo uma produção literária. Alguém assistiu? gostou? Odiou?
 
Eu gostei bastante da maneira como Beowulf foi adaptado. Tinha acabado de ler, então minha tendência era ser mais crítica dura nte o filme. Porém achei que o próprio roteiro se justifica quanto as mudanças, também tem o dedo do Gaiman. Difícil ficar ruim :traça:.

De qualquer forma fica difícil citar algumas mudanças sem falar spoilers tanto do livro quanto do filme ;)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo