• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É de cedo q se começa a ler...

Coleção Vaga-lume foi algo maravilhoso na minha vida... Zezinho, o dono da porquinha preta, foi o que mais me marcou. Coitado do muleque, sofria demais... Mas não lembro mais da história. Qualquer dia paro pra ler esses livros todos de novo.
O Escaravelho do Diabo é da Coleção também?? Lembro que é história de detetive... O cara mandava um escaravelho pra avisar a pessoa que ela ia morrer. Muito legal tbm!
 
Comecei a ler com 4 anos, o primeiro livro grande que li inteiro foi "Meu pé de laranja-lima", aos 6.
Aí virei rato de biblioteca, como minha mãe... Aos 9 anos já tinha lido a coleção de Monteiro Lobato inteirinha (eu sempre quis viver num lugar igualzinho á fazenda... ) e depois da quarta série li os Vaga-lume todos...
Adorava "O caso da Borboleta Atíria", acho q era isso...
 
Ilyriä disse:
Aos 9 anos já tinha lido a coleção de Monteiro Lobato inteirinha (eu sempre quis viver num lugar igualzinho á fazenda... )

Uuuuuuh!! Eu também era fãnzaço do Mestre Monteiro Lobato! :D O livrro que me fez conhecer a turminha alegre do Sítio foi Reinações de Narizinho, que eu li trrês vezes seguidas... aó cmeçou minha paixão por Pedrinho, Emília, Narizinho, etc... e minha paixão pelos livros. Depois do conto da Menina do Nariz Arrebitado vieram um monte... Os Doze Trabalhos de Hércules, Viagem ao Céu, Caçadas de Pedrinho, e muitos outros :grinlove:
 
Eu não sabia ler, tinha uns 5 anos...
quando me compraram um gibi da turma da monica.. eu só via as figuras.. depois de um tempo, eu fui aprendendo a ler com o gibi, quando jah estava na escola
 
Livros

Eu lia bastante quando menor. Mais que hoje em dia.

Li muito Monteiro Lobato lá pelos meus sete anos. Mas sinceramente, acho que o que mais me marcou foi o cheiro dos livros.
Eles eram bem antigos, do tipo que as páginas quebram. Eu gosto disso.

O Arquivo Público Estadual é nem prédio ao lado do meu, e hoje quando passei lá, senti esse cheiro de papel (muito) velho, e me lembrei na hora dos livros de Monteiro Lobato que eu lia.

Também li bastante Série Vaga-Lume, e "O Caso da Borboleta Atíria" me marcou porque foi o primeiro.
[Na verdade, só fui descobrir bem depois que ele era dessa série, porque o livro que eu li não tinha capa, e tava jogado num canto quando o achei]

Salve-se Quem Puder era meu xodó, e tenho vários. Atribuo aos enigmas que tinha lá grande parte da minha paixão por lógica.

"Bruxonilda" eu adorava. Vendia nas Paulinas, assim como vários outros livros que eu li quando era beeeeeem menor. Tinha uns de adivinhas também.

Mas uma coisa que eu não posso negar, adorava! Era Uma Vez..., da - pasmem! - Xôxa!
Adorava, adorava! Volta e meia ainda pego uma fitinha para ir escutar, ou então um livro... :oops:


:: Altáriel, que gosta de Contos de Fada ::
 
Coleção Vaga-Lume é classico.
Só me lembro de um ... de uma cara que ficou perdido numa ilha q tinha um caranguejo gigante.. ahhh... e tinha tb um bilho numa montanha que naum lembro o que era :o?:
Tem tb uma coleçao de livros do sitio do Pìca-Pau amarelo onde as figuras eram os personagens feitos em massinha. A coleçao vinha numa caixa fechada.
 
Eu herdei da minha mae uma colecao dos anos 50 chamada "Mundo da Crianca". Nao sei se alguem aqui teve a mesma felicidade :D Ate hoje eu adoro ler as historinhas. Tinha as fabulas da mamae gansa, o primeiro volume eram so poemas e as historias iam aumentando. Fiquei uns anos lendo esta colecao, e depois li os livros da escola.
Tinha um chamado "mae me compra um amigo" do pedro bloch, e tb dele um de um pato que nao lembro o nome. O primeiro era um saco. Ve se alguem leu algum desses:
O clube dos bacanas
Rita trovao
Droga da obediencia
pantano de sangue
Anjos do asfalto
droga do amor
O Escaravelho do diabo
Genio do crime
A marca de uma lagrima

Mas o melhor de todos mesmo era "Marcelo marmelo martelo"
 
nossa, eu tava lendo todas as páginas, esperando encontrar o Monteiro Lobato logo de cara, e só aqui, quase no final, é que ele aparece... os livros dele é que me fizeram começar a ler de verdade... li a coleção completa (completa mesmo, minha tia tem um livro enorme, com páginas douradas, que tem toda a obra infantil, inlcusive as 'histórias de Tia nastácia', que são na verdade contos populares reunidos...)
mas a primeira coloção de livros que eu li foi uma pra crianças q se alfabetizavam... não lebro o nome, mas alguns dos livros eram 'as pintas do preá' , 'o pote de melado', 'o galo e a bota'... era mto legal... ainda são lançados, eu acho q vi na ultima bienal aqui do rio...
mas o melhor mesmo era marcelo marmelo martelo
eram 3 estorias, né?? qual vc gostava mais?? eu gostava da das duas meninas, uma das duas se chamava grabriela...
 
Anna C'wen disse:
eram 3 estorias, né?? qual vc gostava mais?? eu gostava da das duas meninas, uma das duas se chamava grabriela...

sim! Era Marmelomarcelo marelo, as duas meninas e o dono da bola.

Eu não gostava do dono da bola. A das meninas eu andei até um tempo fazendo rolinhos nos cabelos com papel =PPP Mas o que eu gostava mais era do marcelo. Achava muito engraçada. hehehe ele era meio nonsense.
 
Anna C'wen disse:
nossa, eu tava lendo todas as páginas, esperando encontrar o Monteiro Lobato logo de cara, e só aqui, quase no final, é que ele aparece... os livros dele é que me fizeram começar a ler de verdade...

sabe q eu nunca gostei mto dele? nao sei pq... eu achava ele meio serio demais, eu acho. Eu preferia coisas mais nonsense. Mas hj em dia eu curto Lobato, principalmente depois de estudar ele na facul, (ele revolucionou a literatura infantil aqui no Brasil..!) soh entao passei a ler o Sitio..
 
vc não lia Monteiro lobato?? mesmo??
que engraçado... qdo eu estudei mais sobre ele no colégio, eu cheguei a ficar triste, pq na verdade, em termos políticos a posição dele era tão conservadora... em mesmo em arte : ele escreveu uma crítica sobre arte moderna (na exposição da anita malfatti) que é de deixar os cabelos em pé de tão reacionária...
 
Ei!! Aaaaaah!! Lembrei de uma série que foi me acompanhando gradativamente enquanto em aprendia a ler! A Série Gato e Rato! Os livros eram retangulares - quadrados... tinham uns titulos que eu ainda me lembro...como Surpresa, que é o Tatu que virou bola e confundiram com ele! Essa era minha preferida... era com animais.... nossa, muito legal! :D

E quem nao leu Ziraldo, hein? Ziraldo foi um grande autor para a infância, hein! Desde a Professora Maluquinha, o Menino Maluquinho... e Os Dedos ou algo parecidso... outro também sobre o joelho... :D

Bom, os livros da Disney realmente fora sempre presentes... os clássicos de ouro!! Falando nisso, achei um livro com esse titulo, que tinha todos esses clássicos em um só livro! É bem grande! A capa bonita... a folha cvom borda dourada... pena que nao pude ver o preço, tava sem tempo! Na capa apresentava Os 3 Porquinhos, A Branca de Neve, Cinderela, Robin Hood e muitos outros! :obiggraz: :mrgreen: Um dia eu apresento aos Olifantasticos do Rio... se já não conhecerem! :roll:

Onde Está Wally... :roll: Os Números COm Mickey e sua Turma... :roll: algum livro clássico do "ABC" que mostrava as letras do alfabeto representadas por algum animal ou flor, ou qualquer coisa de facil identificação...
 
Eu lembro de uma coleção de contos infantis (eu tinha 3 volumes, não sei se existem mais) de capa dura azul (os volumes tinham alguns contos, mas não eram muito grossos). O detalhe mais marcante da capa era q a ilustração da capa era daquelas q, se vc olhasse de uma posição, via uma figura, se mudasse a posição, via outra figura. As 2 figuras eram referentes a 2 dos contos.

Os contos eram interessantes. E editaram contos de origens bem distintas: árabe, oriental, européia e um conto russo. O conto russo, se não me engano, era sobre a filha de uma czarina q fora transformada num cisne branco (ou algo parecido), mas havia um período durante o qual ela voltava à forma humana (à noite? é sempre assim...)
 
Ei!! Aaaaaah!! Lembrei de uma série que foi me acompanhando gradativamente enquanto em aprendia a ler! A Série Gato e Rato!
é essa!! é essa a coleção de livros para crinaças de que eu falei!! eu tinha tantos...

alguém se lembra de uma coleção de livros com os contos de fadas mais clássicos( branca de neve, chapeuznho) q tinha a capa macia, e que tinha um livro chamado 'a princesa e a ervilha'??? é o conto de fadas mais tosco de toda a estória....
 
Sim, sim!! Essa série era muuuuuito legal mesmo... qualquer dia desses eu vejpo se acho uns livros dessa serie que eu ainda tenho... acho que meus livros velhos foram as unicas coisas que sobraram das minhas coisas nostalgicas... a maioria delas minha mae deu em peso... nunca perdoei ela por isso...

Engethor!! Que colecao maneira!!! Contos de outras culturas!! Que maneiro!! Eu tinha um livro que era um conto Árabe, mas nao me lembro qual era... putz, na capa tinha uma mulher dançando a fança do ventre e tudo mais!! Nao me lembro o nome... droga... :|
 
Eu lembrei de mais uma coleção hehe....

A capa era vermelha e tinha uma imagem (daquelas q mudam conforme mexemos o livro) na frente. Eu so lembro dos contos de fadas mais classicos nessa serie.

Alguem tb se lembra daquele livro (esse não era bem pra crianças lerem) q chamava "365 historias". era uma historia para cada dia do ano, com direito a estações e tudo mais. muito legal. minha irma tinha e lia para meus sobrinhos 8-)
 
eu tinha um livro deste tipo de 'uma estória para cada dia do ano', mas eu não gostava mto dele. tenhos meus motivos...
a estória do dia do meu aniversário era sobre um BURRO!!!!!!!!!!!!!!!! vcs podem imaginar o qto me zoaram por causa disso... :(
 
Clifford... alguem lembra?? Era em inglês com traduções, mas muito clássico. Siiiiiim! Isso mesmo! O cachorrão vermelho grandão. Nooooossa!! COmo eu adorava essa série!! Hoje vi na biblioteca da escola uns 10 livros antigos que eu provavelmente li antigamente. Adorei! Fiquem lendo por muito tempo lál.... na mesinha em que meus joelhos nao cabem! :grinlove: :grinlove:
 
Anna C'wen disse:
eu tinha um livro deste tipo de 'uma estória para cada dia do ano', mas eu não gostava mto dele. tenhos meus motivos...
Eu tinha também. Uma coleção da Disney, que era dividido por estações do ano e tinha uma Uma História por Dia.
É o mesmo?

Lembro que ela tinha umas piadinhas ilustradas nos cantos das páginas. Eu me divertia pra caramba com aquilo. [Credo! Parece que faz tanto tempo =P]
 
Loth disse:
sabe q eu nunca gostei mto dele?

Ahhhhhhhhhhhh... Morte à profanadora !!!!!!!!!!! :x

Quem não gostou de Monteiro Lobato, Mauricio de Souza e Ziraldo quando não era pequeno, merece ir pro calabouço :mrgreen:

PS : Alguem aqui NÃO leu O Menino Maluquinho ?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo