• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É campeã: Casa de dona Dalva é eleita melhor casa do mundo pelo ArchDaily

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O projeto de Terra e Tuma concorreu junto a três mil trabalhos. Mais de 55 mil arquitetos participaram da votação


A residência da diarista Dalva Borges Ramos, na Vila Matilde (São Paulo), projeto do escritório Terra e Tuma, venceu o Prêmio ArchDaily de melhor casa do mundo. O prêmio é promovido pelo Archdaily, o site de arquitetura mais acessado no mundo. Foram mais de 55 mil votantes de vários países que escolheram entre três mil projetos concorrentes, em várias categorias. A “Casa da Vila Matilde”, como ficou conhecida, concorreu ao Prêmio ArchDaily de melhor casa do mundo com concorrentes do Reino Unido, Japão, Eslovênia e Vietnã. Foi o único projeto brasileiro vencedor.

Veja aqui todos os ganhadores nas diversas categorias.

A história de dona Dalva e de sua casa foram mostradas na campanha em homenagem ao Dia do Arquiteto e Urbanista, do CAU/BR, como exemplo de que a Arquitetura, mesmo com poucos recursos, pode transformar vidas. E que construir com arquitetos e urbanistas é garantia de economia e qualidade.

0188.TerraETuma.CasaVIlaMatilde-PKOK17671-700x1050______-682x1024.jpg

Dona Dalva é uma das mais antigas moradoras da Vila Matilde. Após 30 anos trabalhando como diarista São Paulo, ela estava vendo sua casa na zona Leste de São Paulo com problemas estruturais que causaram infiltrações e a queda do teto. Com poucos recursos disponíveis, resolveu contratar três jovens arquitetos – Danilo Terra (36 anos), Pedro Tuma (38) e Fernanda Sakano (27).

Com R$ 150 mil – incluindo os custos do projeto – os arquitetos ergueram uma casa simples, mas bonita e confortável. Por meio de uma estrutura com blocos aparentes, a obra foi pensada com sala, lavabo, cozinha, área de serviço, suíte e uma pequena horta. O local foi projetado para ser bem ventilado e com iluminação natural, mostrando que soluções inteligentes podem ser viáveis para ajudar famílias de baixa renda.

“Ficamos, claro, muito felizes com o resultado do prêmio. Um contentamento compartilhado entre o reconhecimento ao nosso trabalho e o interesse, reflexões e discussões que surgiram a partir da Casa da Vila Matilde”, afirmam os arquitetos Danilo, Pedro e Fernanda enviada ao CAU/BR. “Enfatizada pela excelente campanha do CAU, ela chamou atenção dos arquitetos e da sociedade. Este prêmio mostra que esta reflexão não está restrita ao contexto nacional, ela está ocorrendo em diversas partes do mundo e é gratificante saber que estamos de alguma forma contribuindo com ela”.

A campanha publicitária do CAU/BR que mostrou a Casa da Vila Matilde tinha como objetivo justamente mostrar à população brasileira que as obras feitas com auxílio de arquitetos e urbanistas acabam custando menos do que as construções feitas apenas com pedreiros. Arquitetos e urbanistas também garantem segurança, conforto e a valorização de seu patrimônio.

Conheça a casa de Dona Dalva e saiba mais sobre a campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista clicando aqui.

banner.jpg

Publicado em 12/02/2016

--------------------------------------------------------------------------------------------

Não é preciso fazer tudo curvado como Niemeyer pra ser o melhor. Parabéns ao vencedor do projeto.
 
Muito bom! Esteticamente não gostei da parede sem revestimento, mas foi uma solução de baixo custo muito bem arquitetada.
 
muito bem arquitetada.
:sacou:

Não é preciso fazer tudo curvado como Niemeyer pra ser o melhor. Parabéns ao vencedor do projeto.
:hxhx:


Arquitetura é um bagulho louco. Nos afeta pra caramba e o tempo todo, mas quase nunca nos damos conta. Nem quando o projeto é ruim parece, que nos habituamos ao que já está pronto e não visualizamos soluções melhores. Tem que ter um profissional (com talento de verdade) pra resolver a parada.
 
Muito bom! Esteticamente não gostei da parede sem revestimento,

Eu até curto alguns modelos de paredes rústicas, mas no caso do bloco comum ou estruturado, não curto ausência de cores nas paredes. Tirando esse único senão, gostei do projeto como um todo.
 
Entrando no site, tem uma foto da fachada dessa casa. E dá pra ver as casas vizinhas. LOL. Mó charme.

Vila_Matilde_House_-_Terra_e_Tuma_Arquitetos._Image_©_Pedro_Kok.jpg
 
Entrando no site, tem uma foto da fachada dessa casa. E dá pra ver as casas vizinhas. LOL. Mó charme.

É na Vila Matilde, um bairro popular da Zona Leste Paulistana que por sinal é o único cuja estação de Metrô da linha Vermelha recebeu a proteção especial de vidro contra queda de usuários na via, mas que não chega a status de favela não.
 
Não, pois é. Depois vi melhor a casinha da direita, e tem até carro na garagem. Tinha ficado mais impressionado com a da esquerda num primeiro momento. Mas que destoa, destoa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo