• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E-Books: só eu me incomodo?

Em tela de computador é inviável ler livros inteiros, a não ser que tu queria destruir a tua visão.

É para isso que existem os leitores específicos, como o Kindle, que não tem luz própria e, logo, não cansa a vista. E o Kindle particularmente é excelente.
 
Nunca tive a oportunidade de ler num Kindle, mas acho que não gostaria da experiência, a graça de ler é pegar o livro, sentir o cheiro das páginas, etc. Nada nuca substituirá isso. Não consigo ler livros inteiros no PC, não tenho paciência. Então acho que sou um pouco anti-tecnologia pra isso.
 
A gente fala que não iria gostar até experimentar. Uma vez constatadas todas as facilidades e prós, acostumamo-nos rapidinho com a tecnologia. É assim com tudo que é novo, inclusive.
 
A gente fala que não iria gostar até experimentar. Uma vez constatadas todas as facilidades e prós, acostumamo-nos rapidinho com a tecnologia. É assim com tudo que é novo, inclusive.

Isso é um fato. A maioria que diz que não gosta de livros eletrônicos nunca leu num aparelho como o Kindle e geralmente morde a língua depois que o faz, passando a gostar da experiência. Dá para contar nos dedos os que continuam reticentes depois disso, e essas pessoas continuam basicamente por questões "nostálgicas" (como se o livro impresso fosse desaparecer da face da terra por causa disso...) e por não quererem dar o braço a torcer.

Que "não é a mesma coisa" é óbvio, pois um é feito de papel, o outro não. Mas o formato acaba sendo detalhe, já que o que mais importa é o texto, que é tão facilmente legível como em qualquer livro impresso. É só deixar a birra de lado e experimentar antes de fazer pré-julgamentos (coisa sempre cômoda).
 
Última edição:
Será miraculoso quando você puder encontrar qualquer livro acadêmico (em português) para os e-readers. Nunca mais sair por aí com quilos de papel (e às vezes perceber que levou os quilos errados :lol: ).
 
Minha tia tem um e eu já dei uma olhada, mas não me interessei em comprar. Quem sabe mais para frente.

Será miraculoso quando você puder encontrar qualquer livro acadêmico (em português) para os e-readers. Nunca mais sair por aí com quilos de papel (e às vezes perceber que levou os quilos errados :lol: ).
Principalmente aqueles de física gigantes! Seria bom mesmo! :lol:
 
Será miraculoso quando você puder encontrar qualquer livro acadêmico (em português) para os e-readers. Nunca mais sair por aí com quilos de papel (e às vezes perceber que levou os quilos errados :lol: ).

Eu tenho quase todos os de Medicina no meu HD. :nana:
 
Para livros acadêmicos a coisa muda, aí sim eu vejo a utilidade dos e-readers, mas para leituras prazerosas ainda fico com o bom e velho livro de papel. Já tentei ler no leitor do MP4 e não consegui ler mais que uns 3 capítulos... Enfim, é coisa minha mesmo.
 
Não dá pra comparar a tela de um MP4 com a de um Kindle, né? :roll:

Óbvio que não tem como prestar, nem os nomes das músicas aparecem muito bem.
 
Isso é um fato. A maioria que diz que não gosta de livros eletrônicos nunca leu num aparelho como o Kindle e geralmente morde a língua depois que o faz, passando a gostar da experiência. Dá para contar nos dedos os que continuam reticentes depois disso, e essas pessoas continuam basicamente por questões "nostálgicas" (como se o livro impresso fosse desaparecer da face da terra por causa disso...) e por não quererem dar o braço a torcer.

Pra mim não se trata de fazer vistas grossas ao o uso (ou não) da tecnologia e sim a comodidade e a praticidade da situação.

Pro meu trabalho em que necessito com certa regularidade consultar muitas tabelas, catálogos e livros técnicos é muito mais prático literalmente concentrar tudo na tela de um livro eletrônico do que ficar com uma enorme prateleira ocupando espaço e perdendo mais tempo pra localizar o que necessito.

Já na leitura como lazer, nesse tipo de situação eu não troco por nada o conforto e o prazer infinitamente maiores que sinto ao folhear um livro, fora o fato que não quero ter o incômodo de repente por distração ver a bateria do equipamento acabar no momento mais interessante da leitura e justo naquele momento pra atrapalhar ainda mais eu estar longe de uma tomada pra poder recarregar. Livro de papel sempre terá autonomia infinita.
 
Última edição:
Eu achava isso e mudei de idéia em 3 minutos de uso do meu Kindle.

Não volto pro papel nem a pau.

Eu também, aliás sinto até um certo desconforto quando pego um livro na mão. Acho que desaprendi.

Será miraculoso quando você puder encontrar qualquer livro acadêmico (em português) para os e-readers. Nunca mais sair por aí com quilos de papel (e às vezes perceber que levou os quilos errados :lol: ).

Né?! Tenta pegar ônibus com esses quilos de papel no braço então. :lol:


Mas as fábricas de papel e celulose agradecem bastante todo o amor da galera pelos livros.
 
Meu único problema com o kindle é que eu não tenho um. No mais, acredito que os aparelhinhos para leitura de e-books não sejam problema, uma vez que acrescentam, ampliam as possibilidades de leitura. Se você quiser ler um livro impresso, ótimo. Se você encontrou um e-book de uma obra que procurava há tempos, comemore. O resto é choro. Mas o choro é livre.
 
Eu acho que é uma ultra-mudança cultural. Estamos eliminando aquele papel todo que usamos há 5 mil anos (!!!) por um aparelhinho.

É muito maior que a mudança do LP ou do K7 pro CD, porque LP a gente tem há menos de 100 anos, K7 há menos de 30!

The King Paper is dead. Long live to the e-readers!
 
Eu não gosto de e-books. Só os leio quando absolutamente necessário. Costumo usá-los para ler por cima um livro que estou interessado, a fim de ver se vale a pena comprá-lo ou não. Fora isso, niente.


[]'s!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo