• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É bem provável...

Eu estava conversando com um amigo meu sobre o Tom Bombadil e ele disse uma coisa bastante interessante:

É bem provável que o Tom Bombadil e Fruta d'Ouro sejam elfos, afinal, eles são imortais, Tom não tem maldade alguma e por isso não foi afetado pelo Anel.

Mas como ele foi parar lá?
Existe uma grande possibilidade de ele ser um teleri que fugiu quando os elfos estavam indo para o Oeste.

Pensem bem, ele viveu lá na Floresta Velha aprendendo tudo sobre as plantas e animais de lá. Isso não é melhor do que dizer que ele é um Ainur ou até mesmo Eru?

O que vocês acham da hipótese do meu amigo? Eu concordo.
 
O próprio Tolkien disse que Tom B. não pertence à nenhuma raça criada por ele... é um enigma proposital... um "estranho no ninho" em se tratando da mitologia tolkieniana...

Além do mais, desde quando elfo tem barba(exceto Círdan), é barrigudo e baixo?
 
Mas o Frodo e o Bilbo tb não tinham maldade nenhuma e foram afetados pelo poder do Anel. Estavam quase ficando esquizo.... digo, maus. :-PPPP
 
O Senhor do Escuro disse:
Eu não lembro de Tolkien descrever Tom dessa maneira. Barrigudo e baixo?

Edição de luxo da MArtins Fontes, página 124:

"Com mais um salto e um pulo , apareceu um homem, ou pelo menos assim parecia. De qualquer modo, era grande e pesado demais pra ser um hobbit, embora não alto suficiente pra ser uma pessoa grande; mas o barulho que fazia era digno de uma delas, pisando forte com grande sbotas amarelas que lhe cobiram as pernas grossas, e avançando pelo capinzal e por entre os juncos como uma vaca que desce pra beber água. Vestia um casaco azul e tinha uma longa barba castanha;..."

I rest my case...
 
Outra discussão sobre o Tom... eu não visito muito o fórum, mas por causa desta e outras sei que ele não mudou muito...



Para mim ele é um Ainur atrasado que caiu na Terra-média. Afinal, no Silma diz que não foram TODOS os Ainur que seguiram para Arda, porque um não pode ter chegado depois ?? :mrgreen:
[o Tolkien dá algumas cabeçadas na tampa do caixão quando eu digo isso]
 
1 - estou cansaod de discutir Tom Bombadil... o Próprio Tolkein disse que Tom era apenas um boneco do John que ele usou como "estrnho no ninho" em sua mitologia

2 - Edição de Luxo da Martins fontes, pág 135:

"Mais ancião, é o que sou. Vejam bem, meus amigos: tom Bombadil já estava aqui antes do rio e das árvores; Tom lembra da primeira gota de chuva e do primeiro broto de árvore. Fez trilhas antes das pessoas grandes, e viu o povo pequeno chegando. Já estava aqui antes dos Reis e dos túmulos e das Criaturas Tumulares. Quando os elfos passaram para o Oeste, Tom já estava, antes de os mares serem encurvados. Conheceu o escuro sob as estrelas quando não havia medo - antes que o Senhor do Escuro chegar de Fora."

Resumindo, ele anterior até a Melkor. não é Vala pois todos os Valar estão contados e isso fica claro no Silma. Não é Maia pois é dito em outro lugar que no presente momento não me recordo exatamente. E tem esse outro trecho:

Mesma edição do anterior, pág 275:

"Mas tinha me esquecido de Bombadil, se é que esse é o mesmo que caminhava nas florestas e colinas há muito tempo, e mesmo naquela época ele era mais velho que os velhos."

Ainda vai insistir contra fatos?
 
Sim, ele pode ser um Valar, porque os citados no Silmarillion eram os Valar que desceram à Arda e que os elfos conheciam, mas Tom pode ter descido sem o conhecimento dos elfos e dos outros Valar. Ou ele pode ser Eru.

Ei, Elrond Meio-Elfo, desde quando Frodo e Bilbo não tinham NENHUMA maldade, tinham pouca, mas que tinham um pouco ele tinham.
 
Vc devia ser humorista... fala sério... vc só entra nos tópcis pra contradizer fatos... gosta de polemizar...

Tolkien disse(se não me enganoi no Letters) que Tom era um enigma proporital! Que ele não era nada! É tão diofcil de aceitar?
 
O Senhor do Escuro disse:
Ei, Elrond Meio-Elfo, desde quando Frodo e Bilbo não tinham NENHUMA maldade, tinham pouca, mas que tinham um pouco ele tinham.

quais são os fatos que demonstram que Frodo e Bilbo tinham maldades???
 
Qualquer um que pensa tem maldades, ou desejos, que o tornam humanos (ou hobbits, no caso), com certeza eles tinham algum desejo ou ambição.

Eu gosto de polemizar somente porque minhas idéias são contraditórias à maioria das suas. De fato, eu só quero levantar outros lados das questões, mas só com as quais eu não concordo, não aceito tudo do jeito que falam, e tenho mente e não posso evitar de usá-la, parece que tudo tem que ser como você dize ponto final, já percebi que você adora conservar as antigas idéias e nunca vir com novas.

Quanto ao fato de Tom Bombadil ser um mistério proposital de Tolkien, eu não sabia. E você, adorando complicar, só deixa pra falar isso, que era importantíssimo no fim. Podia ter falado no início e ter poupado muita gente de responder.

Eu não consigo me aquietar pensando que tem gente que é tão conservacionista ao ponto de não aceitar novas teorias.
 
não sei se vc percebeu mas "O Hobbit", SdA ou qualquer outra coisa escrita por Tolkien são obras, são textos fictícios.
Logo, especular que só pq se pensa deve-se ter pensamentos maldosos não faz muito sentido, já que a realidade da obra existe e pode ser outra. "achismo" só pq vc quer ou pq se diz o diferente não alterará a obra, nem a personalidades dos personagens. Se existem fatos ou indícios de que Bilbo é um hobbit mal, isso é um caso a se discutir, como por exemplo 'asas de balrog'. se não, vou afirmar que Denethor era um viado esquizofrênico, hemofílico e que tinha uma verruga na ponta do nariz.

na boa, termina de ler os livros antes de querer sair falando qq coisa, pelo menos
comigo!

mais uma coisa: só perguntei se existia fatos que diziam se Frodo ou Bilbo tinham mentes maldosas, não precisava dizer que vc é um revolucionário
 
Eu respondi ao Knolex, se vc entendeu mal... Na verdade, a resposta para vc era só o priemeiro parágrafo...

Mas muita coisa do livro se baseia em "achismos", senão não haveria o fórum, seria o "perguntório", onde as pessoas perguntavam e as outras respondiam e tudo ficava por isso. Mas é um fórum, deve-se discutir e trocar idéias. Eu não me acho o revolucionário, eu só acho vocês muito conservacionistas, se apegam a uma idéia e não discutem mais sobre ela.

Então as obras de Tolkien são tão perfeitas que ele descreveu tudo o que poderia ser descrito? Não há uma frase ou trecho que seja duvidosa?

Claro que o "achismo" tem que existir.

Vocês é que são uns chatos e adoram criticar quem é melhor que vocês.
heheehehehe... just kidding
 
ainda bem que existem essas figuras por aqui!!!!!!!!!!!!!!

como essa discussão não vai dar em nada, fique vc pensando no que vc quiser. ou então leia de novo o que escrevi, mas leia devagar e várias vezes pq vc não entendeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo