• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias RPG É anunciado um novo dragão… Dungeons and Dragons terá nova edição!

Anwel

Nazgûl Cavaleiro
[Post original: Aventurandose.wordpress.com do dia 09/01/2012]


"Essa passagem de ano foi recheada de leituras interessantes para mim.

Só pra começo da história vou citar 3 artigos ÓTIMOS do “The Escapist“: D&D Past, D&D Present, D&D Future. O autor desses artigos, Greg Tito, nos conduz a uma visita aos 3 fantasmas do Dungeons and Dragons, no melhor estilo do “Christmas Carol” de Charles Dickens. Tito faz uma retomada bem interessante da história do D&D antigo (como eu já fiz em outro artigo) para o novo e ainda lanças questões vitais para entendermos a notícia que é o título desse post – o novo D&D.

O que Greg Tito nos diz, resumidamente é: o “D&D < Wizards of the Coast < Hasbro” vive uma situação complexa. Apesar de se manter como principal representante do gênero do RPG, seu maior concorrente é ele mesmo. Com a 4a edição do D&D, e toda a sua caracterização próxima a RPGs eletrônicos e wargames, muitos dos jogadores de longa data abandonaram o Dungeons and Dragons lançado pela Wizards para o que outras empresas lançaram com base nos sistemas antigos do D&D. Como o 3.5 e seu D20 system foram lançados com uma licensa OGL (Open Gaming License), outras pessoas/empresas podiam (e ainda podem) aproveitar o material da Wizards e lançar suplementos, reformulações etc. O Pathfinder da Paizo (conhecido por aí como D&D 3.75), diversos suplementos da Green Ronin e até o movimento “Old School” representam bem isso.

Enfim, ao que tudo indica (não há dados, mas baseando-se nos acontecimentos) os lucros do 4.0 foram bem menores do que era esperado, e o pessoal da WoC resolveu recomeçar. Mike Mearls, um dos nomes por trás do D&D 4.0, anunciou hoje no site da Wizards que a empresa iniciará os eforços da nova edição ainda na primavera (do hemisfério norte) e contará com a participação dos jogadores! Sim, isso mesmo. A idéia é que o maior número de pessoas participem dando sugestões, fazendo playtests e o diabo a quatro.
Nas palavras de Mearls:

We seek to reach as many people as possible, from the gamer who just started with D&D last week to the gaming group that has been together since the early-1970s. For this process to work, we want to give a voice to all D&D fans and players of all previous editions of the game.

Se animou? Tem boas idéias do que poderia rolar nessa nova edição?

Clique aqui, inscreva-se para participar da nova edição e você receberá um Mensageiro Animal quando os jogadores forem requisitados!"
 
Última edição:
Podem me chamar de conservador, mas eu acho que se for para mudar demais o D&D, porque não chama logo de outro nome o sistema? Seil lá, Dungeons & Beholders!

Eu acho que há elementos que deviam ser inerentes ao D&D. Por que eu ache, conceitualmente falando, o sistema por mana melhor que o vanciano, eu acho que este último faz parte da base do D&D, assim como o conceito de raça, classe e nível. Há claro, elementos que estão mais associado a uma edição específica, mas acho que há coisas que deveriam ser mantidas como básicas.

Até onde estou vendo das propostas dessa nova edição, ele vai tentar agradar Gregos e Troianos, ou seja, tentar abraçar pessoas de edições diferentes em um mesmo sistema. A idéia, pelo que entendi, me parecia um D&D modular, que pudesse ser ajustado de acordo com o gosto da mesa. Mas talvez ele tente além: permitir em uma mesma mesa, pessoas de edições diferentes.

Se isso vai funcionar, eu não sei, afinal, edições diferentes tem filosofias diferentes, padrão de poder diferente... pode ser complicado. Mas, a proposta é louvável. Com o Cook de volta eu levo fé que saia algo interessante.
 
Eu acho legal ter magos e clérigos lançando magias do jeito tradicional e outras classes lançando de outras maneiras (mana, power points, etc).

Eu gostei que vai ter a possibilidade de ter guerreiros que simplesmente andam e batem, porque é preciso ter uma classe pra um novato usar numa mesa de veteranos.

Eu gostei que vai ser cheio de regras modulares. A única coisa core vai ser raça/classe/nível. Se quiser skill, vai ser opcional, se quiser feats também.

Afinal, estou otimista. A 4e é um sistema divertido, mas muito ruim para novatos ou pessoas que não gostam de aprender regras a fundo. O Essentials ajudou nisso um pouquinho, mas pode ter sido tarde demais.
 
a muito tempo nas mesas q participo a galera deixou de levar as regras tao a serio, vamos sempre pelo bom senso, só quando da discussao que vamos ate as regras...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo