• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

É a traiçao de Saruman?

  • Criador do tópico Não Registrado
  • Data de Criação
N

Não Registrado

Visitante
'''sabemos que saruman (o branco) foi o 1 dos 5 magos a chegar na terra media ,ao fim do ano 1000 ele ,era o mais velho da ordem e todos os reconheciam como os chefe dos istaris ''''

'''sarumam era um istari(sabio assim chamados pelos elfos)
istari era um pequeno grupo de magos maiar enviados pelos valar na 3 era para lutar contra sauron sua missao era apenas organizar os povos da terra media contra o inimigo
alatar e paliando nem sequer apareceram na s.d.a e radagast tem uma pequena mas crucial participaçao pois e ele que inocentemente atrai gandalf para orthanc onde sarumam revela sua traiçao'''

pois bem , eu so queria saber o pq sarumam traiu a todos sendo que foi enviado para ajudar os povos da terra media ??
''
lembrando-se que desde de Amam ha uma certa desavença entre sarumam e gandalf '''

qual seria o motivo de tal traiçao ????:think:
<!-- / message --><!-- sig -->
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Sede por poder sempre foi a primeira coisa que me veio a mente, quando pensava na traição de Saruman. Afinal, ser o mais poderoso da Terra Média é uma ambição e tanto, não?
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Pura sede de poder? Acredito que sim. A sede de poder, nesse caso não era provilégio dos homens. Essa sede fez Saruman se esquecer e desviar de sua missão. Talvez acreditasse que era capaz de controlar o Um, subjugar Sauron e submeter os povos livres da Terra-média a sua vontade e poder. Não bastava ser o primeiro dos Istari, não bastava ser "o de muitas cores", era preciso mais. E se o poder absoluto estava a um passo de ser seu, por que não tentar e ser o novo Senhor da Terra-média?!
“O poder tende a corromper, e o poder absoluto corrompe absolutamente”. O próprio Christopher Lee usou essa máxima de Lord Acton para descrever a vontade de poder de Saruman, um espírito superior que fora corrompido.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Quanto mais se tem mais se quer!
Ele era como você mesmo disse sabio e poderoso, fora enviado para guiar os povos da TM, e isso não seria qualquer um que poderia fazer!
Ele sabia o poder que tinha, mas só guiar acho que para ele não era o bastante, ele queria governar!
Pode ser que ele não fosse completamente mal, mas Sauron percebendo esse pequeno desejo dele usa disso para o colocar ao seu lado e facilitar os seus planos.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Concordo com a vontade de poder... mas alem disso sauron não teve descanso com ele mostrando todo seu poder ... e com o tempo sua esperança foi acabando e se uniu como aliado recebendo novos conhecimentos sobre os orks e mtas outras coisas....e depois de ter criado coisas terríveis ele se voltou contra todos desejando o poder supremo.
E o q eu penso.....
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Pelo que eu lembro foi porque ele tinha visto o futuro na palantir e achou que iria estar do lado perdedor então mudou de lado,e com isso ele deve ter achado que do lado "vencedor" teria mais chance de ser mais poderoso e dominar a terra média já que esta deveria estar limpa dos homens e élfos.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Sim, Saruman é sim um traidor da sua ordem e da sua incumbência.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Penso que Saruman é outra vítima do Anel. Mesmo Gandalf o temia e quando Frodo sugere ao mago essa oferta Gandalf quase surta ("Não me tente Frodo Bolseiro!").

Saruman é um grande estudioso do inimigo e de suas armas e táticas, mesmo sem nunca ter visto o Um, só o conceito dele e o que ele representa, todo esse poder que o Um oferece, principalmente para um Istari como Saruman acabou por conquistá-lo. Penso que Saruman inicialmente nem se considere um traidor, mas assim como Boromir, vê no anel a possibilidade de usá-lo para grandes feitos e até para o bem da TM de uma maneira geral.

Saruman enquanto argumenta com Gandalf para tentar conquistar também o cinzento em prol de sua causa diz estas palavras:

"Podemos esperar nossa hora, podemos guardar o que pensamos em nossos corações, talvez deplorando as maldades feitas incidentalmente, mas guardando o propósito final mais alto: conhecimento, liderança, ordem. Não precisaria haver qualquer mudança em nossos propósitos, só em nossos meios."

Isso mostra um pouco de sua vontade, Saruman planeja trair Sauron, deixar Sauron pensar que o mago branco está do seu lado, enquanto Saruman aguardaria o momento oportuno para reivindicar o poder e derrotar o mal. Para isso ele engoliria pequenas maldades em prol de um bem maior.

É claro que Saruman poderia estar mentindo para Gandalf, mas penso que nesse momento ele foi verdadeiro, ele até amostrou a este sua nova túnica e seu novo conceito não do "branco", mas do "de muitas cores". Por isso acho que ele foi também uma vítima. Caiu numa armadilha muito semelhante daquela em que caiu Boromir.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

'''sabemos que saruman (o branco) foi o 1 dos 5 magos a chegar na terra media ,ao fim do ano 1000 ele ,era o mais velho da ordem e todos os reconheciam como os chefe dos istaris ''''

'''sarumam era um istari(sabio assim chamados pelos elfos)
istari era um pequeno grupo de magos maiar enviados pelos valar na 3 era para lutar contra sauron sua missao era apenas organizar os povos da terra media contra o inimigo
alatar e paliando nem sequer apareceram na s.d.a e radagast tem uma pequena mas crucial participaçao pois e ele que inocentemente atrai gandalf para orthanc onde sarumam revela sua traiçao'''

pois bem , eu so queria saber o pq sarumam traiu a todos sendo que foi enviado para ajudar os povos da terra media ??
''
lembrando-se que desde de Amam ha uma certa desavença entre sarumam e gandalf '''

qual seria o motivo de tal traiçao ????:think:
<!-- / message --><!-- sig -->
Saruman ao conhecer as tradições dos anéis de poder se fascinou por eles, e procurou adquirir conhecimento e técnicas para todos os assuntos relacionados aos anéis de poder da SE.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Com o passar dos tempos ele ficou fascinado pelo Um, em querer adquiri-lo por saber do tal "poder" que este fornecia, ariscando até mesmo travar um laço de amizade com Sauron e "tentar" traí-lo em alguma oportunidade, que não o levou a nada.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Sobre Gandalf, acredito que Saruman tinha intrigas em algum tipo de "inveja" e conseqüentemente "raiva" pois toda a inveja gera a raiva com Gandalf desde Aman antes dos Istari chegarem a Terra Média, que por fim a tendência era sempre aumentar.<o:p></o:p>
 
Re: é a traiçao de saruman ?

eu penso qe foi a sede de poder de Saruman qe o levou a fazer esta traição, ele realmente estava fascinado com os poderes dos aneis e com o UM principalmente, pois ele pensava qe com ele dominaria toda a Terra Média... tanto é qe o levou a aliar-se de forma ficticia a Sauron, planeando uma possível traição, nunca pensando qe ao seu lado moravam as ents rs
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Saruman ao conhecer as tradições dos anéis de poder se fascinou por eles, e procurou adquirir conhecimento e técnicas para todos os assuntos relacionados aos anéis de poder da SE.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Com o passar dos tempos ele ficou fascinado pelo Um, em querer adquiri-lo por saber do tal "poder" que este fornecia, ariscando até mesmo travar um laço de amizade com Sauron e "tentar" traí-lo em alguma oportunidade, que não o levou a nada.<o:p></o:p>
<o:p></o:p>
Sobre Gandalf, acredito que Saruman tinha intrigas em algum tipo de "inveja" e conseqüentemente "raiva" pois toda a inveja gera a raiva com Gandalf desde Aman antes dos Istari chegarem a Terra Média, que por fim a tendência era sempre aumentar.<o:p></o:p>


uma coisa q me veio em mente se nao me engano no livro RDR... Elrond ou outro q pesso perdao nao me lembro... fala q o desejo era q gandalf fosse o mago branco a mto tempo... eu vo ler e falo com serteza mas vcs se lembram dessa pasangem ...acho q foi quando gandalf estava indo para confrontar saruman...ou seja gandalf ja estava pre destinado a ser tao grande e poderoso e ate os elfos sabiam das capacidades dessa grande mago...
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Todos queria quem Gandalf fosse o lider do conselho branco, mas este por não almejar o poder recuou e desistiu, sobrando para Saruman que desejava o poder acima de tudo e como o gerbur falou, o intuito de Saruman era obter o um para praticar o que para ele seria bem, ele foi enviado apenas para organizar os povos, mas ele quria interferir mais diretamente para que tivesse certeza que Saurom seria derrotado, e em sua mente o melhor meio era obter o um atra´ves de umas maldades para por fim, conseguir o maior dos desejos dos povos livres: o fim de Saurom. Assim. após saurom morto e de posse do um Saruman governaria a seu modo tendo certeza que seria um excelente governante e de um outro modo o qual os valar não o recomendaram alcançaria o mesmo objetivo. Ele acahava consigo que a ideia dos valar não era segura digamos assim e decidiu por si so mudar os planos a seu modo e contraria-los inicialmente para depois todos o agradecerem. O que ocorre é que ele não sabia o quão poderoso era o um ele sabia que era poderoso mas não tanto e que conseguiria domá-lo.

Quahnto a parte de ver o futuro no palantír, não lembro se é certeza que ocorreu, mas também acho que foi isso, porém, nesse caso, que o fez ver o futuro foi saurom que o ludibriou através do Palantír para conseguir sua aliança, mesmo que fosse temporária, afinal saurom sabia que Saruman sozinho não era pareo para ele, mas se Saruman obtivesse o um poderia complicar, assim como ele achou que aragorn faria após este te-lo desafiado pelo Palantír, então esvaziou mordor para tomar o um de Aragorn, que na realidade foi um puro blef deste que Saurom caiu.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Como já disseram, Saruman estava a procura do poder.
Não acredito que no início esse fosse seu objetivo, acho que a princípio ele queria apenas mais conhecimento para conseguir realizar sua missão.
E na procura por esse conhecimento, ele teve que estudar o inimigo, estudar os anéis do poderes... e aí começou o fascínio. Primeiro com uma desculpa de conseguir poder para ajudar as pessoas, mas aos poucos, creio eu, sua obsessão foi se tornando cada vez maior, a ponto de ele não conseguir mais controlá-la e desejar o poder, abertamente, para si mesmo.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

O que todo mundo disse acima: sede de poder.
Quando Saruman viu que poderia ter uma chance de se tornar ainda mais poderoso capturando o Um Anel para si, ele já estava com tendências malignas. O Anel só foi um fator agravante.

Além disso, ele possuiu o palantir por muito tempo, e acabou ludibriado pelas mentiras e malvadezas de Sauron [que possuía outro palantir, claro].
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Odeio Saruman, embirro com ele :devil::chibata::chibata::chibata::fire: (pronto, já está, Lyvio vai me matar)

Que isso nomin Saruman é bonzin kkkkkkkkkkk.

Mas voltando ao topico, já ta mais do que batido, todo mundo concorda que a culpa foi por sua cede de poder.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Que isso nomin Saruman é bonzin kkkkkkkkkkk.

Mas voltando ao topico, já ta mais do que batido, todo mundo concorda que a culpa foi por sua cede de poder.

Quanto a mim, não resta dúvidas, foi sim a sede de poder. Estava pensando comigo msm o motivo de que, após ver que iria perder, Sarumam não mudou de lado, pois ele sempre quis ficar no "lado vencedor".
Primeiro pensei que fosse por medo à Sauron, mas isso seria improvável, pois mesmo após a destruição de Sauron, Saruman continuou do mesmo lado (fato que pode ser visto no expurgo do condado).
Então, só me resta a opinião de que o motivo foi o fato de que Saruman sabia que o outro lado não o aceitaria de volta (ou porque ele gostou do lado negro da força XP).
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Que isso nomin Saruman é bonzin kkkkkkkkkkk.

Mas voltando ao topico, já ta mais do que batido, todo mundo concorda que a culpa foi por sua cede de poder.

Falando sério, isso é bem claro... a questão é porquê... ele era um Maiar! é preciso ser muuuuuuuuito ambicioso para se querer mais
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Eu entendo que o motivo da traição de Saruman se iniciou pela busca por conhecimento relacionado aos Anéis de Poder. Isso subiu à sua cabeça de tal forma que ele se viu envolto em toda essa história de dominação e seguiu com isso, gostou disso. A partir dessa sede por conhecimento e dessa obsessão o pontapé inicial pela vontade de poder estava dado.

Outro fator também estava envolvido: o ciúme por Gandalf. Não creio que tenha sido primordial, mas foi alguma coisa. Não sei se é só comigo, mas vejo às vezes que é como se ele quisesse competir para dizer que ele consegue ser maior que as influências que Gandalf possuía, além, é claro, de pode dizer a si mesmo que era páreo para Sauron.
 
Re: é a traiçao de saruman ?

Acho que Saruman mudou de lado pois acreditava que o lado bom não sairia vencedor e também porque queria ter o poder sobre tudo. E isso é quase sempre a chave de tudo. Poder.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo