1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Saudações a todos... sou novo no fórum e recentemente li o Silmarillion e to lendo o Hobbit, pois estou em busca de informacoes a respeito da historia toda... eu tenho algumas duvidas, me perdoem se elas forem tolas, mas é que realmente acho que voces poderao me elucidar alguns fatos.

    1) Existe alguma obra do Tolkien que fale mais dos Istari? No Silmarillion a aparição deles é um pouco repentina, e pouco explicada. No livro, menciona-se pouco sobre Ragadast, acho que é esse o nome do terceiro Istari que chega, alguém sabe mais sobre a história deles?

    2) No Silmarillion fala-se pouquíssimo sobre o surgimentos dos Hobbits e dos Ents, existe alguma obra que fale mais do surgimentos deles na Terra-Média? Alguém conhece mais sobre a história deles?

    3) No Duas Torres, menciona-se que o Abismo de Helm foi usado muitas vezes pelo reino de Rohan. No entanto, no Silmarillion ele nem é mencionado. Existe alguma obra ou alguem conhece algo mais sobre essas batalhas?

    4) Quando Gollum, Sam e Frodo estão cruzando o pantano Dead Marshes, Gollum menciona que os cadáveres são de elfos e humanos, de guerras de tempos antigos. Essas guerras são mesmo as batalhas dos Elfos contra Morgoth diante das Thangorodrim?

    5) Aragorn é descendente de Isildur, que era Númeroniano, e por isso ele é da linhagem dos reis, que era mais poderosa que os demais humanos. Essa é verdadeira origem do poder de Aragorn ouvir as pedras quando está procurando Merry e Pippin no começo do Duas Torres? Théoden, rei de Rohan também tem esse poder?

    6) Existe algum relato do confronto no qual os mortos fizeram o juramento ao rei de Gondor que foi cumprido no Retorno do Rei?

    7) A cidade de Bree faz parte de qual reino? Gondor ou Rohan? Ou de nenhum deles?

    Bom gente, por enquanto é isso, quem puder me ajudar, fico imensamente grato.
     
  2. Larissa

    Larissa Usuário

    Olá! Bem vindo!!
    Pra começar, você encontra bastante coisa na
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    Posso te ajudar em alguns pontos. Vamos lá:

    1) no Contos Inacabados é falado um pouco mais sobre os Istari.

    3) depois da Guerra da Ira, que é retratada no Silmarillion, o mundo mudou, Beleriand afundou e etc. Pode ser que o Abismo de Helm tenha surgido somente depois dessa guerra, por isso não é mencionado.

    4) São cadáveres dos homens e elfos que lutaram na Guerra da Última Aliança. (se eu não me engano).

    5) Acho que ele tem essa habilidade por ser um Guardião (e também por ser descendente de Númenor). Mas acho que a prática, a vivência como Guardião, foi quem ensinou ele a escutar e identificar barulhos no solo.

    Alguém me corrija se eu estiver errada! =]
     
  3. Falassion

    Falassion Usuário

    7) Acredito que Bree faça parte do Condado somente, nem de Rohan nem de Gondor.
     

    Arquivos Anexados:

    • imagem.bmp
      Tamanho do arquivo:
      755,3 KB
      Visualizações:
      31
    Última edição: 28 Mar 2006
  4. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Bri não faz parte do Condado. O capítulo No Pônei Saltitante diz que os hobbits de Bri chamam os do Condado de os "De Fora", enquanto eles são os "De Dentro". :lol: A aldeia não fazia parte de nenhum reino, a não ser que ela já existisse antes da queda de Arnor, não sei. Nesse caso, acho que pertenceria ao reino de Arnor.
     
  5. Proview

    Proview Go

    Como disseram tem mais informações sobre os Istari nos Contos Incabados.

    Dos Hobbits acho que existem pouquissimas informações sobre sua origem nos livros publicados em português, talvez nas cartas tenha alguma coisa a mais, e nos HoME (em inglês apenas) deve falar algo. Mas Tolkien afirma que eles são um ramo dos homens.

    Isso porque o SIlmarillion praticamente não trata de assuntos da 3º Era (só no finalzinho). Você pode encontrar mais informações sobre o Abismo de Helm nos apêndices do Retorno do Rei, onde fala da históra dos reis de Rohan.

    Não, essas batalhas foram no final da 2º Era quando o exército de elfos e homens conhecido como Última Aliança entrou em guerra contra as forças de Sauron.

    Esse tanlento Aragorn adiquiriu em suas longas aventuras como Guardião, nada tem haver com sua linhagem. Não creio que Theoden tenha essa habilidade.

    Ou tá nos apêndices de RdR ou tá no Contos Inacabados, não lembro bem. Os mortos eram um povo que prometeu ajudar Isildur durante um ataque a Sauron, mas eles se acovardaram e fugiram, por isso Isildur os amaldiçoou e eles só teriam paz quando cumprissem sua promessa e ajudassem um descendente de Isildur.

    Fez parte do reino de Arnor antes dele ser destruido e passou a fazer parte de Arnor depois da 4º Era quando o reino foi reerguido.
     
  6. obrigado mesmo por tantas informações interessantissimas. Eu vou ter que comprar o livro do senhor dos anéis também... hehehehe... me corrija se eu estiver errado, cronologicamente a obra de tolkien é: O SILMARILLION, O HOBBIT, O SENHOR DOS ANÉIS e CONTOS INACABADOS.

    Tem mais algum livro a venda no Brasil fora esses?

    grato novamente.
     
  7. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    Taurnil, não dá pra incluir Contos Inacabados nessa lista, pois as histórias contidas nele remontam da Primeira Era até a Terceira... até O Silmarillion, na verdade, contém uma parte da Terceira Era, mas, como a maioria é dos Primórdios e da Primeira, fica certo colocá-lo antes na cronologia sim. =]
     
  8. Ramalokion

    Ramalokion Mecha-de-Folha

    Bom na verdade essa ordem seria cronologicamente correta EM REFErÊNCUIA ao legendariun, em ordem de publicação não.

    Os Contos Inacabados tem textos que englobam todas as eras, logo ele deve ser lido por último pra não dar muita confusão mesmo. Mas lembre-se são Contos INACABADOS mesmo! Muita coisa parada de repente ou fui abandonada/alterada...

    Agora vc já pode ter "As Cartas de Tolkien" que são uma senhora fonte de informações sobre a TM e em português de Portugal vc encontras "As Aventuras de Tom Bombadil".
     
  9. Falassion

    Falassion Usuário

    Livro do Tolkien relativo à mesma abordagem temática?

    As Cartas de J.R.R. Tolkien, recentemente lançado pela Editora Arte & Letra, por exemplo, traz cartas enviadas por fãs de Tolkien ao mesmo, juntamente das respostas do autor.

    De livros de Tolkien que não pertencem à mesma história, temos Roverandom e Mestre Gil de Ham. ^^
     
  10. Rossik

    Rossik Usuário


  11. vc sabe onde eu posso comprar essa publicação cartas de Tolkien?

    grato...
     
  12. Larissa

    Larissa Usuário

  13. Só esclarecendo algumas coisas:

    2 - Sobre os Ents sabemos pouco também...mas eles são velhos, bem velhos e devem ter surgido na época do despertar dos elfos ou até antes.

    6 - Tenho quase certeza que está nos apêndices do RdR.

    7 - Exatamente como o Proview falou. Vale lembrar que Bri fica muito perto do Condado.


    quando comecei a me interessar pelas historias de Tolkien em muitos momentos não sabia onde procurar informações tb, pois as vezes o que está escrito nos livros não bastam....mas os apendices dos 3 livros contém informações valiosissimas....um apendice maravilhoso é o do RdR...vale a pena ler ele inteiro. :)


    ate mais...
     
  14. Antigo Istari

    Antigo Istari Usuário

    2 - Sobre os Ents gostaria tirar uma dúvida que agora me surgiu e que não posso esclarecer pois não tenho o livro aqui comigo: Não foi Yavanna que os criou para que fossem "pastores" das árvores, evitando que os Filhos de Eru as destruíssem conforme se desse seu desenvolvimento? Lembro disso no Silmarillion, e queria saber se a informação "procede", além disso se minha memória está boa eles deveriam despertar e povoar o mundo com o nascimento dos Homens não? Realmente não me lembro... :think:
     
  15. Maglor

    Maglor Lacho calad! Drego morn!

    Yavanna "cantou" os Ents na música, e Eru, reconhecendo a sinceridade do desejo deja, inseriu-o no grande Plano de Arda. Agora os ents tinham um lugar ao lado dos Homens e elfos, assim como os Anões passaram a ter, mesmo depois de só terem sido "imaginados" por Aulë no próprio mundo.

    Sobre sua segunda dúvida, o trecho do Silmarillion que eu consultei, no Cap. II do Quenta, é um tanto vago. Diz que "Quando os Filhos despertarem..."; "Filhos" pode se referir tanto aos elfos quanto aos elfos e Homens. Particularmente, eu acho que se refere só aos elfos. Tenho pra mim que li em algum lugar que os ents despertaram pouco depois dos elfos, e antes dos Homens.
     
  16. Imadofus

    Imadofus Banana Hammock!

    Quanto aos Pântanos Mortos, dê uma olhada nesse mapa, da Primeira Era:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Beleriand foi destruída no fim da Primeira Era, os Pântanos Mortos ficavam beeeem mais a leste.
    Nesse mapa da Segunda Era dá para ter uma idéia (apesar de os Pântanos Mortos não existirem naquela época, ele fica um pouco a norte da entrada de Mordor, só para ver onde fica)
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  17. Aracáno Elessar

    Aracáno Elessar Nietzsche

    Salve amigo Maglor.
    É dito, em O Senhor dos Anéis, que os Ents vieram a ser despertos pelos elfos, que lhe ensinaram a falar usando palavras.
    Está na página 490 (volume único), As Duas Torres; Barbárvore. Neste trecho ele diz: "Os elfos começaram tudo, é claro, despertando as árvores e ensinando-as a falar e aprendendo sua fala-de-árvore."
    Antes mesmo, na página 485, quando Fangorn inclui os Hobbits na listagem dos seres viventes, é dito: "Os filhos dos elfos que são os mais velhos; ..." tendo claramente, de acordo com seu aprendizado, que os elfos são os seres mais velhos, sendo que mais a frente são citados os ents, mas comparados apenas a idade dos montes.

    Abraços.
     

Compartilhar