• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outros Sistemas Duvidas: Storyteller!

Concordo.
Mas essa fórmula maximiza a evolução do Personagem pois leva emconta a matemática da evolução.
Como exemplo:
Você projeta que no futuro seu PC com físico secundário (e bolinhas) vai ter Força 3, destereza 5 e vigor 4. Ele precisará dessa força para poder segurar a pistola que usa em uma das mãos sem sofre redutor, precisa ser ágil pois não possui disciplinas físicas, e de vigor para sustentar essa opção de mais voltada para o social ou mental.
Vejamos se você optou pela sugestão quatos pontos você gastará no processo para chegar ao que imaginava:
início (otimizado) F1, D5, V2. Fim F3, D5, V4. Gastos em força: 4 ptos para nível dois, 8 ptos para o nível três (total em força 12 ptos). Gastos em destreza zero. Gastos em Vigor: 8 ptos para o nivel três, 12 para o nível quatro (total em vigor 20 ptos). Somando os totais dá 32 ptos no nível otimizado.
Vamos para esta mesma evolução no nível menos otimizado só para exemplificar.
início F2, D3, V3, Fim F3, D5, V4. Gastos em força 8 ptos para o nível 3 (total em força 8 ptos). Gastos em Destreza 12 ptos para o nível quatro, 16 para o nível cinco (total em Destreza 28 ptos). Gastos em Vigor 12 ptos para o nível quatro (total em vigor 12).
Somando os totais 48 ptos.
Você levou o personagem do início a sua configuração planeja na melhor das hipótes com 32 pontos e na pior das hipóteses com 48 pontos. Usando a tabela anterior de construção você economiza 16 pontos. Isso é só um exemplo numa área que pode tornar-se algo ainda maior, se usado em todos os atributos, habilidades e demais características.
Se você quer força de vontade alta isso fica ainda mais claro.
Vamos supor que seu personagem tenha coragem cinco, e força de vontade inicial cinco.
E você é alguém que usa quimerismo ou taumaturgia e precisará de um nível alto de força de fontade. E que você irá até nível 10 na evolução. Você tem 5 pontos de bonus sobrando. E fica na dúvida comprar uma bolinha num atributo ou comprar força de vontade. Vamos analisar as hipóteses. Se for atributo nível dois vale 4 pontos de XP, se for nível três 8 ptos, se for quatro 12 ptos, e se for cinco 16 ptos. Se você levar força de vontade do nível cinco ao dez gastará 5 ptos para o nível seis, 6 ptos para o nível sete, 7 ptos para o nível oito, 8 ptos para o nível nove, e 9 ptos para o nível dez, totalizando 35 ptons de experiência.
Analizando o custo benefício:
Atributo nível dois - 5 ptos de bonus valem 4 ptos de xp. Cada pto bonus vale 0,8 xp. (Péssimo investimento).
Atributo nível três - 5 ptos de bonus valem 8 ptos de xp. Cada pto de bonus vale 1,6 xp.
Atributo nível quatro - 5 ptos de bonus valem 12 ptos de xp. Cada pto de bonus vale 2,4 xp.
Atributo nível cinco - 5 ptos de bonus valem 16 ptos de xp. Cada pto de bonus vale 3,2 xp.
Força de vontade de cinco a dez - 5 ptos de bonus valem 35 ptos de xp. Cada pto de bonus vale 7 potnosde xp (melhor investimento).
Abreviaturas usadas:
pto(s) ponto(s)
xp experiência.
 
Ainda acho bobeira porque isso é desconsiderar qualquer mudança de personalidade ou problemas que levam a alterar os rumos dos pensamentos do seu personagem durante uma Crônica.

Esse tipo de coisa é pra ser feita em Sistemas como D&D, lá você cria um personagem pra sair espancando, se não evoluir, seu personagem fica um merdinha.

No WoD, um bom Narrador sabe que os jogadores montam personagens e que tancar ou então fazer esse tipo de coisa só pra ter um personagem hiper-foda mais pra frente é besteira e muito fácil.

Besteira, apenas isso.
 
Camarda. Concordo com você.
Mas vejo pelos debates deste e de outros fórum que na verdade os jogadores em sua grande maioria querem mesmo é ficar overpower.
Só coloquei isso pois é um caminho rápido para estes.

Veja alguns exemplos disso:

A WW extendeu a taumaturgia antes exclusiva dos Tremere, para Assamitas, Setitas, Tzimisce, e outros. Atendendo ao clamor comercial de que eu quero uma ferramenta poderosa para meu PC ficar over!!!

Os fórum de Lobisomen x vampiro só debatem o tema: meu é mais poderoso que o seu.

Os fórum GURPS x D20 X WW: meu sistema é mais poderoso que o seu.

As pessoas carregam no DNA uma grande quantidade competição, Darwin atrelou a evolução das espécies a isso. E ele tinha boa razão em quase tudo, apesar de ter desprezado os elos perdidos e o crossing over do DNA.

As pessoas querem ganhar, em sua maioria, por isso estão vivas e o RPG é como tudo em nosso mundo apenas um reflexo da nossa sociedade que busca vencer, explorar e dominar (dominar do latim domine senhor, tornar-se o senhor).

Apenas poucas pessoas estão quebrando esse paradigma. E creio que todos têm ou tiveram problemas em seus grupos familiares, de amigos, de rpg ou outros problemas com o Ego que deseja vencer.

A verdade está lá fora, mas vê-la depende de vontade, de acabar com ego negativo. E para isso é necessário saber que existem muitas verdades, mas no fim todas elas se encontram.

Paz e Luz,

Namastê,

Que os sete Kumaras iluminem você,

OM MANI PADME RUM
 
Também vejo isso, mas no meu grupo não acontece com tanta freqüência como é proposto.

Ter o pau maior que o do outro é besteira das grandes, eu e meu grupo costumamos criar personagens, não tanques.

Fica o convite pra quem quer fazer isso também.
 
Como vocês fazem para usar crossover de mago/vampiro/changeling/lobisomen?

Vocês enfraquecem as formas dos lobisomens? Aumentam as disciplinas iniciais dos vampiros? Permitem que eles absorvam dano agravado com vigor?

O que vocês usam como coragem, consciência (a virtude do vampiro e não a habilidade do mago), autocontrole e seus afins? O que usam como humanidade? Para GAROU e MAGO

E fúria? e Gnose? O que vocês fazem para usar como correlatos?

Se um vampiro pega um fetiche como ele faz para ativá-lo?
 
Como vocês fazem para usar crossover de mago/vampiro/changeling/lobisomen?

Vocês enfraquecem as formas dos lobisomens? Aumentam as disciplinas iniciais dos vampiros? Permitem que eles absorvam dano agravado com vigor?

Bom, eu mantenho as coisas no mesmo nível sempre. A exceção é que dou cinco pontos em disciplina, mas como sempre faço isso, não significa mudança alguma devido ao crossover.

ordepiii disse:
O que vocês usam como coragem, consciência (a virtude do vampiro e não a habilidade do mago), autocontrole e seus afins?

O Lobisomem Idade das Trevas possui sugestões com relação a isso, mas basicamente envolve força de vontade para auto-controle, fúria para coragem, gnose para consciencia ou auto-controle (caso seja extremamente necessário). Mas não é uma questão difícil, vai mais na base do bom senso.

ordepiii disse:
O que usam como humanidade? Para GAROU e MAGO

Garous não são humanos, assim sendo não há porque lhes atribuir um nível de Humanidade. Mas caso seja realmente necessário, o mesmo Idade das Trevas sugere utilizar o valor de Gnose. Para Magos, não seria necessário um valor definido, pois sua Besta é dormente, e assim sendo, a diferença entre Humanidade 10 ou 1 para eles fica apenas na personalidade e comportamento. Mas caso seja realmente necessário, pegue a tabela de pecados de Vampiro, e faça uma média utilizando como base as ações etc do dito Mago (ou qualquer outro humano que seja).

ordepiii disse:
E fúria? e Gnose? O que vocês fazem para usar como correlatos?

Aí tá uma coisa um pouco mais difícil. Fúria e Gnose envolvem coisas muito mais densas e profundas que dificilmente podem ser expressadas através de outras características. Como a Fúria indica o quão dominante a Besta é em um Garou, pode-se usar um valor de 10 - Humanidade do dito Vampiro. Gnose trata de espiritualidade, então creio que apenas níveis em Fé Verdadeira dariam conta do recado.

ordepiii disse:
Se um vampiro pega um fetiche como ele faz para ativá-lo?

Não pode. Apenas Garou e uns raríssimos Parentes com uma ou outra pontuação de Gnose podem usar fetiches. Vampiros são mortos espíritualmente, e os espíritos dentro do fetiche não reagem de maneira alguma à eles. Por exemplo, uma Klaive (ia utilizar como exemplo uma Grand-Klaive, mas nenhuma nunca cairia nas mãos de um vampiro :cool:), que causa dano agravado em qualquer situação, mesmo sem ser ativada, nas mãos de um vampiro causaria dano agravado em um Garou por ser de prata, mas em qualquer outro ser causaria dano letal. Nas mãos de um vampiro, fetiches tornam-se completamente inertes.
 
Bem, crossover é sempre complexo,
MAS, em minha mesa, o que custuma acontecer é que mantemos tudo igual, Magos usam sua força de vontade para caracteristicas de coragem, conscienca e auto-controle.
Diferente do que foi dito no post anterior, um MAGO poderia sim ativer um fetiche com seu arete, de varias formas, a primeira e mais simples seria usando a esfera espirito para influenciar o espirito do fetiche, outra seria pela mera barganha de quintessencia com este, e alguns magos de paradigmas especificos como os Verbenna por exemplo que tme ligação direta com a natureza, seriam levados a sério pelos espiritos e ate mesmo protegidos por esses...
Em homenagem a época em que estes ainda dançavam com os garous e espiritos da floresta...
De resto, em minhas mesas Garous continuam sendo Fisicamente mais fortes que os outros, Vampiros continuam não absorvendo dano agravado e sendo imortais e magos, bem, magos continuam sendo humanos tendo suas esferas...
 
Bem, crossover é sempre complexo,
MAS, em minha mesa, o que custuma acontecer é que mantemos tudo igual, Magos usam sua força de vontade para caracteristicas de coragem, conscienca e auto-controle.
Diferente do que foi dito no post anterior, um MAGO poderia sim ativer um fetiche com seu arete, de varias formas, a primeira e mais simples seria usando a esfera espirito para influenciar o espirito do fetiche, outra seria pela mera barganha de quintessencia com este, e alguns magos de paradigmas especificos como os Verbenna por exemplo que tme ligação direta com a natureza, seriam levados a sério pelos espiritos e ate mesmo protegidos por esses...
Em homenagem a época em que estes ainda dançavam com os garous e espiritos da floresta...
De resto, em minhas mesas Garous continuam sendo Fisicamente mais fortes que os outros, Vampiros continuam não absorvendo dano agravado e sendo imortais e magos, bem, magos continuam sendo humanos tendo suas esferas...

Sim, eu havia me esquecido dos Magos, e de sua esfera Espíritos. Mas a força ou a barganha por quintessência seriam os únicos meios. Nem mesmo um Verbenna conseguiria por simples boa vontade. Os espíritos servem os metamorfos em fetiches e amuletos devido a um pacto selado way long ago, e não estendem isso a outros seres.

E vale lembrar o ponto de vista tanto dos Garou quanto dos Celestinos e forças semelhantes, a respeito dos Magos, sejam eles quais forem.

A relação entre Magos, mesmo os Verbenna e os Oradores dos Sonhos, e os Metamorfos sempre foi meio tensa, mesmo quando aliados. Não basta a própria natureza de violadores dos primeiros, como também as inúmeras guerras que travaram com os segundos para extrairem a força espiritual dos Caerns.

De qualquer maneira, um Mago sábio que colocasse as mãos em um fetiche iria dar um jeito de entrega-lo a um garou (etc) o mais rápido possível. :dente:
 
Boa tarde pessoal do forum gostaria de saber sobre anjo a salvação! minha duvida eh qual a vantagem que um anjo tem quando sobe de casta fora a quantidade de poderes e maximo de habilidades? e se puderem me falem quantos pontos um vampiro ganha com o antecedente Idade 8? se alguem puder me ajudar pq estamos criando serafins para uma campanha e tal e se fizermos serafins "iniciais" vai ficar uma fraquesa só! aguardo resposta!
 
Última edição:
Sobre Anjos: A Salvação.

Não é preciso regras para Castas, apenas para Coros. Castas estão subordinadas aos Coros, e quando se avança de
certo Coro, automaticamente você estará mais próximo de avançar em Casta. A Casta é só um título, que separa os recém-
renascidos do Éden dos Anjos, e os Anjos dos Arcanjos.

O Coro, porém, é uma Característica que, em termos de jogo, varia de 1 a 12. Personagens iniciantes iniciam o jogo
como personagens do 4o. Coro (o Coro dos Anjos Menores). Conforme o personagem adquire Status (veja adiante), ele avança
em Coro. Quanto maior o Coro do Celestial, mais vantagens ele tem em termos de poder bruto. Em primeiro lugar, ele passa a
ser superior àqueles de Coro mais baixo, devendo ser respeitado e devendo agir com mais sabedoria. Em segundo lugar,
quando se alcança Coros realmente altos, o personagem passa a ser capaz de expandir suas capacidades para além do limite
humano.
(retirado do Livro Anjo - A Salvação)


Agora sobre o antecedente Idade:

Não me lembro de ter mais que cinco bolas em Idade, mas posso estar enferrujado. Idade 5 = 100 Freebies, -5 humanidade.

Respondido?
 
Err... Vamo lá.

Seguinte, muita gente tem dificuldade com esse negócio de idade, principalmente a galera que tem dificuldade com inglês, então aqui vai a tabela.
IDADE
 51 – 200 anos ativo: +30 pontos de bônus, - 1 de trilha.
 201 – 350 anos ativo: +55 pontos de bônus, -2 pontos de trilha.
 351 – 500 anos ativo: +75 pontos de bônus, -3 pontos de trilha.
 501 – 750 anos ativo: +90 pontos de bônus, -4 pontos de trilha.
 751 – 1000 anos ativo: +100 pontos de bônus, -5 pontos de trilha.

Tá beleza, agora que isso tá bem definido, vamos ao que geralmente as pessoas se enrolam.

Pra começar, idade não pode se adquirida ingame, ou seja, não interessa quanto tempo se passe, tu não vai ganhar idade antecedente.
Segundo, os bônus e penalidades são cumulativos então um personagem com Idade 5 teria 350 pontos de bônus e – 15 de humanidade.

Explicando agora que, se vc tá jogando na regra de ancião, vai ter de subir sua humanidade pelo menos pra 1 ao custo de 4 pontos de bônus cada ponto, nesse caso gastar 24 pontos pra poder ela voltar a ser 1, isso é obrigatório, senão seu personagem tá tomado pela besta e será injogável. (considerando que seu vampiro iniciou com humanidade 10, senão eleva esse custo aew, manter a besta sob controle por séculos é tenso amigo! ^^)

Outra coisa é que idade acima de cinco terminantemente não existe!

Idade é um aprendizado que um vampiro obtém por séculos simplesmente por estar vivo, como disciplinas instintivas (que se desenvolvem ao longo do tempo, sem necessidade de estudos, ou por necessidade), ou anos de estudo específico, mas sem ser forçado, é o aprendizado de uma vida “comum” de um vampiro, ou até mesmo desenvolvimento natural de alguns conhecimentos que levam tempo, como acadêmicos (história principalmente, e vc ainda pode dizer, “eu estava lá” ^^) e atributos que se desenvolvem naturalmente.

Não existe uma evolução acima do 5 pelo simples fato que um matsalém já tem muito conhecimento, e uma vida comum não vai lhe dar qualquer vantagem mais do que ele já tem, então seu proveito é mínimo ou nenhum.

Agora voltando a uma questão importante e uma pergunta freqüente.

“Narrador, você passou 15 anos dentro do jogo, sem uma narrativa específica então eu ganho algo semelhante a idade?” a resposta é sim.

Agora entraremos em outro campo que se chama maturação, vai a tabela:

10 - 100 anos: + 15 pontos de bônus.
101 – 250 anos: + 25 pontos de bônus.
251 – 500 anos: +40 pontos de bônus.
501 – 750 anos: + 60 pontos de bônus.
751 – 1000 anos: + 80 pontos de bônus.

Há uma diferença de idade pra isso, isso sim é ingame, outra coisa é que você não perde qualquer humanidade, mas também os bônus não são na mesma quantidade, são nitidamente menores, cada parte da tabela também é cumulativa.
Em suma a idade e maturação são bônus da mesma espécie, porém um é antes e outro depois do jogo iniciado.

Pra quem entende de inglês isso tá descrito no livro Elysium suplemento para anciões de Vampiro a Máscara e é uma regra desatualizada. Existe uma regra na terceira edição, mas acho ela muito longe da realidade do jogo, mas se quiserem explico aqui a pedidos. (E aliás, essa regra mais recente é basicamente desconhecida).

Agora mudando de assunto.

Vi que a galera tem bastante dúvida sobre a dialerie e vo tentar responder perguntas comuns sobre elas.

Diablerie é um segredo dos Assamitas?
Não, mas é totalmente difundida e de conhecimento comum no clã.
Como posso baixar de geração?
Bem, a maneira tradicional é diablerizando, mas também há possibilidades externas como já foi dito o segredo de clã dos assamitas onde se acumula 200 pontos de sangue de outros membros de geração igual ou menor e se faz o ritual com os altos feiticeiros em Alamut. Também há a possibilidade de um mago muito entendido com esferas e conhecimento certo conseguirem o feito (com um puta paradoxo), isso seria muito difícil, mas se considerar que existem necromantes mortais e despertos poderosos entre os Giovannis, não seria tão incomum com eles, mas arrebentaria com o mago.

Outra coisa é a linha do sangue nível 3, não tem efeitos duradouros, mas pode funcionar pra uma eventual dominação a ser usada, ou a tentativa de se escapar dela vinda de membros mais velhos.

Ressaltando por ultimo, a diablerie não é de conhecimento comum de neófitos da Camarilla, mas é o oposto dentro do Sabá, já que ela é tomada como incentivo pra investidas dos jovens em cima dos anciões que possam se por no caminho da Espada de Caim, e como o Sabá é uma irmandade (ainda que violenta) seus anciões temem menos levar uma apunhalada pelas costas que os da Camarilla que são muito mais paranóicos.

Outra dúvida comum é a seguinte, quando vc drena todos os pontos de sangue do vampiro vai começar dar dano agravado na vitalidade dele (tu começa a sugar a alma dele), esses danos de vitalidade não adicionam sangue e não podem ser absorvidos por nada, nem fortitude.

Outra coisa incomum, taumaturgia pode arrebentar com a sua geração permanentemente, a exemplo do Assamita Tariq, O Silencioso, que teve sua geração jogada de 6ª pra 13ª pelos Tremere, ainda que ele tenha sido o único caso dessa bizarrice, talvez o efeito possa ser oposto, mas isso fica na mão do narrador, oficialmente só quem pode fazer isso são os Assamitas, mas a maestria da magia do sangue é dos Tremere, fato.

Bem espero, ter ajudado qualquer coisa perguntem, vou tentaar responder e ajudar a todos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo