• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas - Sou Iniciante

Shiso

Usuário
Durante uma partida aconteceu a seguinte situação:
O mestre anunciou uma nuvem de espinhos se aproximando e perguntou a cada um o que iriam fazer, alguns tentaram se proteger com um escudo e outros tentaram correr. Eu estava de feiticeiro (conjuro magias utilizando Carisma) e não me foi permitido usar escudo arcano, pois naquele momento eu não estava recebendo o golpe, então tentei correr (tirei 14 e não consegui pois o dono do ataque tirou 20, um crítico). Foi então anunciado que estávamos sendo atacados por um dos jogadores da mesa (ele entrou no jogo no meio da partida tentando nos roubar, poucos momentos antes disso, quando então fugiu e lançou esse ataque de longe e escondido - Saraivada de Espinhos). No momento que finalmente fui atingido pelos espinhos, solicitei usar o Escudo Arcano e não me foi permitido, pois já tinha tentado correr. Depois, debatemos sobre o fato de eu já ter pedido pra usar a magia antes de ter decidido correr e não ter sido permitido, então o mestre voltou atrás e deixou eu voltar a jogada, para usar o Escudo Arcano ao invés de correr. Não adiantou, tirei 5 no dado (com +4 de Carisma), sendo assim minha habilidade falhou e levei o dano todo (que no caso foi duplicado devido ao fato de ser crítico). Como achei muito esquisita toda essa situação, resolvi ler algumas coisas e encontrei alguns erros e também gostaria de tirar algumas dúvidas.
1. Tendo sido um ataque crítico, ninguém poderia ter tentado desviar.
2. O dano do ataque crítico não é em dobro, mas sim joga-se 1 dado a mais.