• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas sobre o sistema da 4ª edição!

Olá...quero fazer um halfling ladino para a 4E...mas n sei nem por onde começar...alguem pode dar um alô?

q talentos e pericias?
armas corpo a corpo ou à distancia? (a segunda opção é melhor,né?)
q itens?
aff...vou enlouquecer

desde ja: BRIGADUUUUUUUUUUU...
 
Apis, isso tudo tem sugerido na própria parte do ladino no PHB, na parte de builds - junto com poderes, que são as escolhas mais difíceis que você tem que fazer. Quanto a arma, eu sugiro a boa e velha adaga, que serve no corpo-a-corpo e pode ser atirada.

Arcanjo, eu pelo contrário achei muito equilibrado... tipo, o poder do mago que dá 2d10, pega em um raio de 30 metros (20 squares)! Ou seja, você pode pegar até 1680 alvos, e ainda deixar eles stunned (perdem um round inteiro). Legion hold é um nome bem sugestivo, não? E os poderes do guerreiro também são absolutamente fantásticos, por exemplo tem aquela stance: praticamente todos os seus ataques dão mais 1[W] de dano, e ainda pode atacar qualquer inimigo que estiver perto de você (e é difícil se afastar de um guerreiro); o ataque que dá 7[W] é pior que o do paladino que dá o mesmo dano (melhor classe para se comparar, já que é o único do mesmo role), mas ele tem a vantagem de ser reliable (você não gasta ele se errar o golpe, o que é realmente algo muito incômodo e não tão difícil de acontecer); o outro ataque dá 5[W] contra dois alvos, e em caso de falha ainda dá metade do dano, em termos de dano muito melhor que o paladino (que tem a vantagem de ter mais efeitos de buffs e debuffs). Tipo, são diferentes, mas mais ou menos equilibrados... dependendo da situação, podem até ser piores, mas nem sempre.
 
Mesmo porque o guerreiro é o defender, o tanque. Serve pra tomar porrada. O ladino já é striker, serve pra mirar num maluco e num parar de capetar nos danos nele até matar.
Como o Elda disse, a magia do mago tem burst 20 capetônico. 2d10 e 1600 alvos é coisa pra cacete.
 
O foda da magia do mago é deixar o alvo stunned e ainda por cima save ends.

Basicamente, você deixa todos os seus inimigos sem agir pelo menos uma rodada, com sorte umas duas ou três ou mais, enquanto seus aliados descem o pau neles. É o máximo do controller.

Pode não dar muito dano, mas eu diria que é o ataque mais forte do jogo.

Mas realmente tem uns problemas de equilíbrio... Existem poderes de niveis diferentes que fazem a mesma coisa.
 
vlw pelo alô Elda!
posso fazer um ladino voltado para a porrada
ou traiçoeiro, com deslocamento e furtividade...acho a segunda opção mais interessante...poderes para sumir diante do inimigo e armas dos dois tipos com saque rapido.

o q acham?
 
Acho que dá pra fazer um ladino que bate muito (dê muito dano pelo menos) e ainda seja traiçoeiro ao mesmo tempo numa boa.

=3
 
Notaram como os rituais são caros? Em nível médio você já precisa desembolsar um bom valor em componentes a cada vez que quiser usar o ritual, prevejo que serão raros e só usados realmente em ermegências...uma vez que é melhor você guardar a grana pra comprar um item mágico, por exemplo.

Outra coisa, o ritual Raise Dead...achei de nível muito baixo e barato se comparado aos outros. Nível 8 só e você pode ressusstiar alguém de até lvl 10 pela bagatela de 500po. Entre 11 e 20 por 5000po e 21 a 30 pelos ai sim salgados, 50.000.
 
Eu tenho uma dúvida: onde foi parar a a perícia "ofícios"? Tipo, sei que não tem a perícia, mas como se faz agora pra fazer armas e o escambau?? Como iria fazer um ferreiro agora??

Outra pergunta: E quando os PCs enfrentam "vilões" que usam mesma regra pra jogadores? Tipo o clássico vilão mago?? Como fica o XP??
 
Última edição:
Eu tenho uma dúvida: onde foi parar a a perícia "ofícios"? Tipo, sei que não tem a perícia, mas como se faz agora pra fazer armas e o escambau?? Como iria fazer um ferreiro agora??

Por favor, perícias que nunca são usadas no jogo, com jogadas relevantes, não precisam constar na ficha, né? É tipo "cozinhar". Não tem na ficha, mas se supõe que os PCs cozinhem e comam nas viagens...

Outra pergunta: E quando os PCs enfrentam "vilões" que usam mesma regra pra jogadores? Tipo o clássico vilão mago?? Como fica o XP??

Ué, normal. Um grupo de 5 jogadores no nível 5 enfrenta 5 personagens com classe do mesmo nível... mesmo XP que qualquer monstro.
 
Por favor, perícias que nunca são usadas no jogo, com jogadas relevantes, não precisam constar na ficha, né? É tipo "cozinhar". Não tem na ficha, mas se supõe que os PCs cozinhem e comam nas viagens...

nunca se sabe, se eu perguntar para meus jogadores que estão no meio de uma floresta ao entardecer como vão conseguir comida fica meio confuso, comer carne de pássaro assado (sem tempero e sal!) quase todo dia no mato deve ser fogo! :lol:

Claro que existe a boa e velha ração de viajem, mas ás vezes ela acaba ou é perdida e ai quero ver como a comida rola. Lembrem-se que se PCs não tem uma boa alimentação eles devem levar redutores diversos, e isso pode afetar seriamente suas batalhas. :think:
 
Para fazer um ferreiro, você escreve no background do personagem que é um ferreiro. Se for realmente importante isso como característica do personagem, você pode colocar depois do nome dele uma vírgula e escrever "o Ferreiro". No intervalo entre as aventuras, ao invés de comprar uma armadura de 30 PO você fala que gasta 30 PO em materiais e forja uma armadura no valor de 30 PO... Você pode também conversar com seu mestre em busca de um sistema alternativo, se achar que esse não dá certo ou se quiser fazer itens diferentes (obras primas, armas exóticas, coisas assim).

Quanto a criar inimigos como se fossem PCs, parece que isso realmente foi excluído das regras. O mais próximo que tem são as regras de criação de NPCs do DMG, que ainda são bastante mais simples (basicamente, você cria um personagem de nível 1 só com um poder at-will e sem talentos, troca os poderes por encontro e diário por poderes do nível mais alto disponível para ele, e ajusta os valores na ficha de acordo com o nível). Mas eu diria que um personagem completo seria um inimigo elite do nível dele... talvez até solo, embora nesse caso ele precisasse de mais PVs e habilidades um pouco diferentes.
 
Uma coisa é caçar para conseguir comida. Isso eu concordo e as regras também. A perícia Survival taí pra isso. Outra coisa é ter uma perícia para saber pelar uma coruja e colocar numa panela com água fervendo.

Sobre o que o Elda falou: Olha, as regras de criação de NPC são só pra facilitar a vida do mestre e fazer com que gaste menos tempo preparando a sessão... se tu quiser montar o NPC como se fosse um PC, dá na mesma. O XP é o mesmo, etc.
 
Última edição:
Uma regra que não concordei foi a para evitar cair em um buraco, evitar cair da montaria e coisas assim. Nestes casos, eles exisgem um saving throw basico...se tirar 10 ou mais te sucesso. Nada a ver isso, neste casos o que conta é a destreza/reflexos, então acho mais coerente um teste de destreza, o livro dos mestres oferece informações suficientes pra você encontrar uma DC adequada.
 
Sério? Para não cair do cavalo agora é só saving throw? Que estúpido... com o teste para não cair quando alguém te força a se mover para um buraco ainda vai (é mais para se segurar do que para não cair), mas o do cavalo é ridículo...

Quanto ao caso dos NPCs, eu nem pensaria em criar um NPC como se fosse um PC (na verdade, eu provavelmente nem criaria a ficha)... Mas me parece que nesse caso ele acabaria bem mais forte do que o NPC básico. Só o fato de ter um poder at-will a mais... e a abstração de +x de acordo com o nível pode funcionar para valores comuns, mas e feats que melhoram outras coisas? Velocidade, área de magias, etc... Não é à toa que o lado dos PCs em geral vence os monstros. Não é uma luta perfeitamente equilibrada. Agora, se eu fosse criar um vilão, importante o bastante para ter uma ficha detalhada como a de um PJ, eu provavelmente gastaria meu tempo criando poderes legais para ele ao invés de criando uma ficha de classe. Qual a graça de um vilão que não faz nada diferente dos jogadores?
 
Na verdade, Elda, um NPC feito da forma que o DMG sugere não é mais fraco que um normal. Mesmo que não tenha feats, tem o magic treshold, que compensa isso. O fato de ter menos poderes at-will também não influencia muito, já que ele vai ser construído para uma situação específica, não precisa ser versátil.
 
Na verdade o Magic Threshold enfraquece o personagem... Ele tem um Level Bonus, que deveria substituir os talentos e itens mágicos; então, se você der um item mágico para ele, subtraia o Magic Threshold do bônus do item para compensar o bônus. E a questão é que esse bônus compensa feats que simplesmente dão bônus fácil, mas não permite compensar por exemplo um talento que aumenta a velocidade, Improved Misty Step, entre muitos outros. E um poder at-will a mais costuma fazer muita diferença... Não é preciso dar um monte de Channel Divinity para o clérigo, mas um guerreiro que possa usar, além do tide of iron, um cleave quando tiver mais inimigos por perto é simplesmente muito mais perigoso para os jogadores. Entre outras questões... Tirando a pequena quantidade de PVs, um PC se compara mais facilmente a um elite que a um monstro normal.
 
Depende do caso. Em alguns casos, mover seu oponente pode ser uma maravilha, mas em algumas situações pode prejudicar seus aliados, e tem que tomar cuidado. O mago do grupo pode achar muito ruim se você tirar um alvo da área da próxima magia dele, por exemplo. Mas eu diria que é uma muito útil poder posicionar seus aliados da forma mais vantajosa...
 
E a questão é que esse bônus compensa feats que simplesmente dão bônus fácil, mas não permite compensar por exemplo um talento que aumenta a velocidade, Improved Misty Step, entre muitos outros.

Sim, claro. Mas a moral do Magic Treshold é tu usar quando tu não tem saco de ficar catando feats, etc. pro NPC. Se tu quer realmente customizar o bicho, faz uma ficha completa...

E um poder at-will a mais costuma fazer muita diferença... Não é preciso dar um monte de Channel Divinity para o clérigo, mas um guerreiro que possa usar, além do tide of iron, um cleave quando tiver mais inimigos por perto é simplesmente muito mais perigoso para os jogadores.

Sim, mas daí o DM, quando estiver preparando o encontro, imagina qual at-will vai ser mais útil praquela situação...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo