• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Duvidas sobre HQ?

A disposição e número de quadros em uma página normalmente é estabelecida pelo roteirista também, ou é mais comum que o desenhista resolva isso?
 
Pandatur disse:
A disposição e número de quadros em uma página normalmente é estabelecida pelo roteirista também, ou é mais comum que o desenhista resolva isso?

Roteirista. O número de quadros faz parte da narrativa. Qualquer alteração pode quebrar ritmo, etc. Mas eu aposto que os desenhistas burlam as regras de vez em quando pra fazer truques tipo "dois quadros em um" e etc.
 
Folco disse:
Pandatur disse:
A disposição e número de quadros em uma página normalmente é estabelecida pelo roteirista também, ou é mais comum que o desenhista resolva isso?

Roteirista. O número de quadros faz parte da narrativa. Qualquer alteração pode quebrar ritmo, etc. Mas eu aposto que os desenhistas burlam as regras de vez em quando pra fazer truques tipo "dois quadros em um" e etc.

Depende. Sobre a disposição dos quadros, em títulos regulares, que têm que ser produzidos rapidamente, muitas vezes os desenhistas são encarregados disso (pro roteirista se preocupar mais com o texto do que com o layout), por isso há tanta reincidência de colaboradores - os roteiristas obviamente preferem trabalhar com artistas que eles conheçam e em quem confiem.

O número de quadros, no entanto, é praticamente sempre determinado no roteiro, pois deixar pro desenhista definir isso pode dar uma confusão dos diabos na hora de procurar espaços mortos suficientes pra seqüência correta dos balões, além de possivelmente ferrar completamente a narrativa - coisas como seqüências suprimidas, erros de continuidade, etc.

Hoje em dia isso quase não é feito, acho, mas até pouco tempo atrás era muito comum o desenhista só receber o argumento e criar totalmente a narrativa, e depois as páginas eram enviadas para o roteirista, que então fazia o roteiro em cima da história já desenhada. O Jim Lee foi um que já estragou muito argumento, obrigando o roteirista a mudar completamente alguns diálogos pra se adequar às páginas que ele tinha feito.

Btw, dos poucos roteiros de HQ que eu vi, os melhores foram os do Bendis. Eles parecem roteiros de cinema, são ultra-concisos e dão especificações bem claras e simples de layout. Ele é realmente foda.
 
str1ker disse:
Não existe acusação de plágio, nas HQs? Tipo processar o Roger Cruz, por copiar o Madureira?

Não, porque não tem como registrar um estilo.

E pensa bem: se nego sai impune criando personagens praticamente idênticos a outros já existentes, que dirá por imitar o jeito de desenhar de outro artista. Aliás, todo o esquema dos quadrinhos mainstream (principalmente super-heróis) costuma sobreviver em cima da cópia (principalmente dentro das próprias editoras).

Nesse caso específico, tem outra questão: o Cruz entrou no mercado numa época onde os artistas eram encorajados a imitar os estilos que estavam na moda. Ele começou imitando o Jim Lee, depois decidiu que Madureira era mais a praia dele. O Joe não ficou feliz com isso, e tem até uma edição de X-Men onde alguém está lendo um jornal no metrô cuja manchete diz "Roger Swipes Again".

No caso o Madureira ia ter que processar a Marvel também, o que significaria perder o emprego, e aí ele teria que produzir uma série original em outra editora, que até faria sucesso por causa dos fãs dele, mas ele não teria capacidade pra manter uma publicação regular e atrasaria vários números... :think:
 
V disse:
No caso o Madureira ia ter que processar a Marvel também, o que significaria perder o emprego, e aí ele teria que produzir uma série original em outra editora, que até faria sucesso por causa dos fãs dele, mas ele não teria capacidade pra manter uma publicação regular e atrasaria vários números... :think:
Battle Chasers, certo?
 
Quem foi criado primeiro? O Sr. Mxyzptlk ou o Bat-Mirim/Duende-Morcego? Eles são tão parecidos de propósito ou é apenas coincidência? Em que época eles foram criados?
 
Coringa disse:
Quem foi criado primeiro? O Sr. Mxyzptlk ou o Bat-Mirim/Duende-Morcego? Eles são tão parecidos de propósito ou é apenas coincidência? Em que época eles foram criados?
Quem é o mais velho eu não sei, mas o Mxyzptlk é de 1944. A 1ª aparição foi em Superman 30.
Pela pesquisa rápida que eu fiz agora, o Batmirim (Batmite, no original) é de antes da década de 60. Mas não creio que seja mais velho que o Mxyzptlk.
Acho que ele foi criado até com intúito de ser uma espécie de oposto do Mxyzptlk, já que esse só quer sacanear com o Super e o Batmirim é o maior fã do Batman que existe e ambos são da 5ª dimensão.
 
Presidente dos EUA em crossovers

Num crossover entre DC e Marvel, o presidente eh Luthor, no caso de ter sido editado pela DC e Bush, no caso de ter sido editado pela Marvel, certo?
 
Presidente dos EUA nos crossovers

Como assim? Acordo de q tipo? Dizer q os EUA têm dois presidentes (Luthor e Bush)?
 
Última edição:
Dependendo do tipo de história e dos personagens envolvidos, um acordo p/ o presidente ser de uma ou da outra, independente de quem publique.
 
De acordo c/ a cronologia oficial (a atual), o Homem-Aranha foi picado p/ uma aranha radioativa ou geneticamente alterada? Peter e MJ se conheceram na faculdade ou qdo a tia dela apresentou a moça à Tia May? O q fez Harry achar q Peter havia matado seu pai?
 
Última edição:
O Duende Verde I mais parece um misto de Lex Luthor c/ Coringa. Será q a idéia da Marvel era esta msm? Pensem na força e inteligência sobre humanas de Norman Osborn ou no planador em forma de morcego. Além de Norman, Harry e Bart, quais foram os outros Duendes Verdes? Pelo q eu sei, ao todo, foram 6 ou 7, incluindo o filho de Harry. E afinal, o Capitão Marvel pertence à Marvel ou à DC? Já o vi como personagem Marvel e DC. A menos q, cada uma tenha um Capitão Marvel, assim como cada uma tem um Apocalipse e outros heróis homônimos (existe mais algum?). Francamente... Não sei pq usar nome igual ao do personagem da empresa concorrente. Isto deveria ter dado algum processo judicial, sei lá...
 
Última edição:
Coringa disse:
E afinal, o Capitão Marvel pertence à Marvel ou à DC? Já o vi como personagem Marvel e DC. A menos q, cada uma tenha um Capitão Marvel, assim como cada uma tem um Apocalipse e outros heróis homônimos (existe mais algum?).
Capitão Marvel existe em ambas, mas são personagens totalmente diferentes.
O da DC, tb conhecido como Shazam, é Billy Batson um órfão a quem o Mago Shazam conferiu os poderes que o fazem se transformar no Capitão Marvel quando esse pronuncia seu nome.
Os poderem englobam: Sabedoria de Salomão, Força de Hércules, Resistência de Atlas, Poder de Zeus, Coragem de Aquiles e a Velocidade de Mercúrio.
Ele foi criado em 1940 pela Fawcet Comics p/ ser concorrência direta p/ o Superman, mas por causa de um processo da DC, alegando plágio, o personagem ficou de molho por muitos anos.
Depois desse período ele foi vendido p/ a Marvel, que tentou matá-lo, mas os inúmeros fãs da época chiaram muito e acabou sendo revendido p/ a a própria DC.


Já a Marvel tem 2 Capitães Marvel.
O 1º é Mar-Vell, um guerreiro Kree renegado que ganha seus poderes de uma entidade cósmica chamada Zo.
Foi até hj o único heró que eu ouvi falar que tenha morrido de câncer. P/ informações mais completas

O 2º é Genis-Vell, seu filho. aqui vc acha as informações que precisa sobre ele.

Francamente... Não sei pq usar nome igual ao do personagem da empresa concorrente. Isto deveria ter dado algum processo judicial, sei lá...
O lance dos nomes só deu confusão mesmo com os Marvel.
Vc citou o Apocalipse, mas o da DC tem uma escrita difetente.
 
Qual a diferença de escrita entre os Apocalipses? Vc tá qrendo dizer q, o Capitão Marvel é o único personagem da DC (ou Marvel) q tem um xará na concorrente. Mas entaum... Foi intencional, e ñ coincidência o fato de a Marvel e a DC terem heróis homônimos. Mas e qto aos Sandman (herói DC e vilão Marvel)? Agora, falando em plágio... O q me diz de Namor e Aquaman, Sr. Fantástico e Homem-Borracha, Aço (pior nome p/ um coadjuvante do Superman, se lembrarmos q, o Superman é o Homem de Aço) e Homem-de-Ferro e etc.? Se compararmos as listas de heróis e vilões das duas empresas, ñ será difícil achar mais exemplos. Mas falando sério... A DC e a Marvel podiam se unir e formar a incrível MDC Comics. Já imaginaram o Homem-Aranha na liga, lado a lado c/ Superman e Batman? De verdade, acho q, a DC deveria ter criado o Homem-Aranha. Depois da Marvel e DC, a terceira maior editora de HQs de super-heróis seria qual? A Image? Ou será q eh uma empresa q ñ valha a pena destacar?
 
Coringa disse:
Qual a diferença de escrita entre os Apocalipses?
O Apocalipse da Marvel é tido como o 1º mutande a aparecer no universo da editora (o 1º criado é o Namor). Nasceu há mais de 5000 anos no Egito e depois de peregrinar pelo planeta achou um nave onde ficou por milhares de anos aprendendo sobre tal tecnologia, o que tornou possível que ele confeccionasse sua bio-armadura que lhe deu habilidade de mudar de forma, entre outras coisas.

O Apokalypse da DC, foi o ser criado p/ ser alienígena criada p/ ser a máquina de matar perfeita, e foi quem detonou o Superman e causou sua "morte".

Vc tá qrendo dizer q, o Capitão Marvel é o único personagem da DC (ou Marvel) q tem um xará na concorrente.
Que tem xará não, mas que geralmente causa alguma confusão na cabeça dos leitores.

Mas entaum... Foi intencional, e ñ coincidência o fato de a Marvel e a DC terem heróis homônimos.
Na verdade, nem um nem outro, já que o Capitão Marvel (Shazam) surgiu muitos anos antes e por outra editora (Fawcet Comics) do que o Capitão Marvel (Mar-Vell).
De certa forma, foi uma jogada da Marvel esse rolo todo com os nomes, mas isso já havia ocorrido entre a própria DC e a Fawcet na época da compra do Shazam pela DC. A Fawcet criou outro "Capitão Marvel", uqe posteriormente ficaria conehcido como Marvelman e Miracleman. As características dos personagens eram exatamente as mesmas e tal.

Mas e qto aos Sandman (herói DC e vilão Marvel)? Agora, falando em plágio...
Personagens totalmente diferentes e que eu nunca vi ninguém fazer confusão até hj.
Quando rola alguma é entre os dois Sandman da DC. O da Era de Ouro (Wesley Dodds), que usava uma pistola com um gás que deixava as pessoas inconscientes (daí o nome Sandman) e o Sandman da Vertigo, que é um Perpétuo tb conhecido como Sonho, Morpheus, entre outros.

O q me diz de Namor e Aquaman,
Eles realmente são bem parecidos, mas não necessariamente plágio.
O Namor veio primeiro (foi o 1º mutante Marvel a ser publicado), mas eles tem suas pequenas diferenças entre si.

Sr. Fantástico e Homem-Borracha,
A única semelhança no caso são os poderes.
De resto, as diferenças vão desde a personalidade até a forma de atuação como heróis.
Muita gente não sabe, mas o Borracha teve sua 1ª aparição 20 anos antes (1941 na Police Comics #1) do Quarteto (1961 em Quarteto Fantático #1).

Aço (pior nome p/ um coadjuvante do Superman, se lembrarmos q, o Superman é o Homem de Aço) e Homem-de-Ferro e etc.?
O nome do Aço foi uma homenagem ao Super, já que ele havia salvado sua vida. Ele foi o único que depois da morte do Superman não afirmou ser o próprio, mas que estava ali p/ tentar continuar de alguma forma o legado deixado honrando o nome do Super.

O Homem de Fero era um industrial que queria melhorar o poderio do exército americando durante a Guerra do Vietnã, mas uma explosão fez com que estilhaços perfurassem seu coração o e deixasse à beira da morte. Então ele é capturado por um líder vietcongue, que o obriga a fazer uma arma falando que depois o operariam p/ a retirada dos estilhaços, mas Stark ao invés de fazer tal arma, faz uma armadura que ao mesmo tempo o desse suporte vital e o ajudasse a derrotar seus captores.

As únicas semelhanças são que ambos os personagens são gênios tecnológicos e usam armaduras.

Se compararmos as listas de heróis e vilões das duas empresas, ñ será difícil achar mais exemplos.
Mas vc tem que ver, que em grande parte dos casos, são apenas parecidos entre si em uns pontos e totalmente diferentes na maioria dos outros.

Mas falando sério... A DC e a Marvel podiam se unir e formar a incrível MDC Comics.
Espero muito que isso nunca aconteça.

Já imaginaram o Homem-Aranha na liga, lado a lado c/ Superman e Batman?
Não gostaria de ver isso em momento cronológico oficial nenhum.
Já num gostei do Aranha ta nos Novos Vingadores.

De verdade, acho q, a DC deveria ter criado o Homem-Aranha.
Talvez dando uma abordagem um pouco diferente. Mas deixa o Aranha na Marvel mesmo que ta bom.
Se ele não tivesse lá, seria menor ainda o nº dos personagens que eu gosto da editora.

Depois da Marvel e DC, a terceira maior editora de HQs de super-heróis seria qual? A Image? Ou será q eh uma empresa q ñ valha a pena destacar?
Taí algo que hj em dia eu não sei dizer ao certo.
A Image continua por aí, mas hj tb temos a Dark Horse, que cada vez cresce mais tb entre outras.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo