1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duvidas sobre HQ?

Tópico em 'Quadrinhos' iniciado por Tonho Hammond, 9 Jun 2002.

  1. Tonho Hammond

    Tonho Hammond Molusco

    novo programa : Pergunte ao V


    Mesmo com o caráter experimental dado ao espaço pros quadrinhos a idéia desse tópico é tirar dúvidas, desde nome de personagens, a situações que pouca gente se lembra dos quadrinhos q todos nós gostamos.
    Vamos aqui procuras esclarecer as pequenas e grandes dúvidas de todos dentro dos limites do nosso conhecimento ( eu serei só o ajudante do V, algo como o Alex chileno pro Jô Soares) nesse campo que todo mundo já vislumbrou, desde pequeno com celolinha e a turma da mônica até clássicos como Watchmen e Wild Cards.

    Bom, é isso aí, qq dúvida ou sugestão, crítica , conselho ou doação é só entrar aqui e postar, que todo mundo se sinta a vontade pra isso !!

    nhoto
     
  2. V

    V Saloon Keeper

    Bem, é isso aí gente. Podem começar a metralhar as perguntas, que eu e meu fiel escudeiro nhotö faremos o possivel para responder.

    Só um detalhe: evitem perguntas sobre Mangás. Pela quantidade absurda de títulos e pelo meu parco conhecimento na área, seria um pouco mais difícil e demorado encontrar as respostas.

    Mas o que é a vida sem desafios, afinal? :mrgreen:
     
  3. Ah-oi

    entaõ..se alguém tiver duvidas de mangá e so perguntar para mim^_^
     
  4. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    Primeira pergunta: porque um grande número de herois de HQ usam a cueca por cima da calça??
     
  5. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    desculpe me intrometer, mas eu vou responder: tu teria coragem de chegar pro super-homen e perguntar isto ou zuar com a cara dele?
     
  6. Isil

    Isil Usuário

    cueca por cima da calçA é até normal, duro mesmo é ver cueca na cabeça.... não me lembro o nome mas tinha um desenho (retardado por sinal) que o herói usava a cueca na cabeça....
     
  7. Galahan

    Galahan Lazy elven artist

    Lá vai a primeira e bem simplesinha: Dê onde o Peter Parker tirou recursos e que material ele usou para criar a sua teia?
     
  8. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    ta falando do homen codorna?
     
  9. Tilion

    Tilion Administrador

    O Homem-Codorna tem a cueca por cima de uma bermuda, e não na cabeça. 8)
     
  10. Conan

    Conan Cavaleiro Pendragon

    a é! me confundi! cueca na cabeça eu me lembro de ter visto, mas naum aonde... mas naum era um super heroi sério.
     
  11. V

    V Saloon Keeper

    Na verade, uma explicação bem plausível para isso.

    Vejamos o caso do Super-homem, por exemplo. Por baixo da "cueca" vermelha, ele usa uma calça azul colante. Se ele não usasse a "cueca" por cima, seus "documentos" ficariam à mostra, fazendo um generoso volume nas calças colantes, mais ou menos como nas malhas dos bailarinos. Isso, para um herói, pegaria mal, sabe, poderiam achar que ele estava, como direi... se "mostrando".
     
  12. V

    V Saloon Keeper

    Bem, a cada reformulação na origem do Aranha (e nao foram poucas) eles inventam uma "desculpa" diferente pra isso. Essa pergunta, na verdade, não tem nada de simples. Eu vou inclusive pesquisar um pouco, e depois eu edito esse post, colocando todas as possíveis explicações para isso.
     
  13. Engethor

    Engethor Son of Jango

    Pergunta bê-a-bá (em etapas):
    - O q são a Era de Ouro e a Era de Prata nos quadrinhos?
    - Quais suas características?
    - O q marca a transição?
     
  14. KADU

    KADU Estão vendo esta caneta?

    hahahaha, ta bom, mas isso leva a uma outra pergunta:
    1- porque um grande número de herois de HQ usam calças e camisas colantes?

    pergunta 2: como o Wolverine dobra o punho quando suas garras estao ´para dentro´?
     
  15. V

    V Saloon Keeper

    Era de ouro (1938 -1955)

    Começou com um fato simples: a criação do Super-homem. Na época, os Estados Unidos se recuperavam da grande depressão, e os quadrinhos estavam em baixa. O lançamento do Super-homem, na revista Action Comics, em 1938, alavancou a indústria, criando um conceito calcado nos antigos heróis da mitologia: o "super-herói". Engraçado pensar que Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o Super-homem primordialmente como um vilão que queria dominar o mundo. Ainda bem que eles desistiram dessa idéia (uma curiosidade: os dois venderam os direitos do personagem por 200 dólares).

    Outro fato que merece destaque é a criação do Capitão América, em plena Segunda Guerra Mundial. Os americanos vibravam com as aventuras do capitão, que na capa de sua primeira revista, aparecia dando um soco na cara de Hitler. O conceito de "super grupos" foi criado nessa época também, com a Sociedade da Justiça da América, da DC. Uma mania da época era dar "parceiros-mirins" para os heróis.

    Bem, o fim. Tudo começou quando um psiquiatra chamado Fredric Wertham lançou o livro "Seduction of the Innocent", onde ele culpava os quadrinhos pela delinquência juvenil, homossexualismo e comunismo. O congresso então exigiu que se criasse um código de auto-regulamentação. Foi então criado o "Comics Code Autority", que foi o único motivo para a falência da EC Comics, já que HQs de Terror e Crime não eram aprovados pelo código.

    Bem, tudo isso, somado a histórias fracas, além de conceitos extremamente preconceituosos, levaram a uma queda vertiginosa nas vendas. Ao fim da Era de Ouro, títulos como Capitão América e Tocha Humana foram cancelados, dando lugar a HQs de Western e Guerra. Apenas o Super-homem e o Batman sobreviveram à transição.

    Era de Prata (1956-1972)

    Bom, aqui nós entramos num período intrincado, extremamente criativo, conhecido como a "Renascência dos Quadrinhos". Já que os artistas não podiam ignorar o Comics Code, eles podiam driblá-lo, adaptando-se de forma inteligente. E foi o que eles fizeram. Primeiro foi a DC, que nos moldes do Super-homem e do Batman (que nunca foram cancelados), recriou o Flash. Foi um sucesso, e abriu caminho para o Lanterna Verde, Átomo e a Liga da Justiça.

    Mas talvez o fato mais importante tenha sido a criação do Quarteto Fantástico, em 1961, por Stan Lee e Jack Kirby. A revista conseguia ir além do que todas já tinham feito até então e, apesar de baseada numa idéia da DC, simplesmente não havia comparação entre as duas. Enquanto a Liga da Justiça colocava os heróis mais poderosos do mundo lutando contra ameaças extremas em praticamente todas as páginas, Lee e Kirby concentraram-se também na parte humana dos personagens, e como eles se relacionavam entre si.

    E essa sempre foi a característica principal de Marvel, e por isso a "Casa das Idéias" sempre deve ser respeitada e admirada. Seus heróis não eram semideuses. Eles eram humanos, como eu e você. O demolidor era cego. O Homem de Ferro usava sua armadura para impedir que um estilhaço de uma granada se alojasse em seu coração... e assim vai. Nem preciso falar nada sobre os X-Men, não é? Então, essa foi a maior revolução no mundo dos quadrinhos. A DC, que não era boba nem nada, logo viu que esse "approach" fazia sentido, e adaptou-se à mudança.

    Assim, o mundo dos quadrinhos não era mais preto-e-branco, mocinho luta com bandido e fim de papo. No começo dos anos 70, temas sociais e polêmicos como racismo, uso de drogas, etc. eram comuns nas revistas do Homem-Aranha e do Capitão América (que havia sido relançado pela Marvel junto com Namor, outro herói da Era de Ouro).

    Bem espero ter esclarecido. Eu poderia falar mais, mas acho que esse post já está muuuuito grande...
     
  16. Gildor

    Gildor Usuário

    A extremidade interna das garras fica na altura da mão, o que faz com que ele possa dobrar o pulso. Assim, ele precisa necessariamente manter a mão sem dobrar apenas enquanto está soltando (ou recolhendo) suas garras.

    Eu acho :mrgreen:
     
  17. Robin Oiro

    Robin Oiro Usuário

    1- Pra se movimentarem melhor e mostrar seus corpos bem definidos?

    2- Porque elas provavelmente ficam na altura do punho, não chegando na mão (ficou confuso isso....)
     
  18. V

    V Saloon Keeper

    Bem, esse conceito, como o próprio conceito de Super-heróis, veio com o Super-homem. Eu não sei porque Siegel e Shuster decidiram dar uma roupa colante ao homem de aço. Talvez eles achassem mais fácil de desenhar.

    Quando as garras estão pra dentro, o final delas fica antes do punho, então ele pode dobrá-lo normalmente. Para ejetá-las, ele tem que estar com a mão reta em relação ao antebraço.
     
  19. Engethor

    Engethor Son of Jango

    Ficou ótimo, V, esclarecido.
    A era atual vai seria de 73 em diante?
     
  20. V

    V Saloon Keeper

    Não. De 73 a 85 houve a Era de Bronze, marcada por grandes reformulações, como a entrada dos Novos X-Men (Wolverine, Noturno, Colossus, Tempestade, Banshee...), e a Mega Saga "crise Nas Infinitas Terras", que reformulou todo o universo da DC.

    A Era Moderna é contada de 1986 até hoje.
     

Compartilhar