• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

dúvidas sobre FËa e Hröa

Curufinwë disse:
o que quero dizer é se o Fëar por se tornar muito superior ao hröa pode sair dele (deixar o hroa morrer) e claro cumprir todas as regras de ir para Mandos e aguardar ser chamado para voltar e coisa e tal....?
Eu axo q, pelo menos no caso dos Elfos, não poderiam não...
Primeiro pq os elfos estavam limitados a usar Hröa, ou seja, não adiantava deixar uma hröa morrer já q tinha q usar outro de qualquer forma.
Segundo pq seres de q possuem fëa poderosos (como Sauron, por exemplo), podiam usar hröa sem q houvesse prejuiso p/ o corpo material utilizado.
Terceiro pq o Hröa, na minha opinião, já é por si uma forma limitante do fëa, assim, não importa o quanto o fëa crescesse ele sempre seria limitado a uma porção de seu poder pelo hröa.

Quero deixar claro q isso é minha mera opinião (digo isso pq as vezes eu falo como se tivesse certeza das coisas, mas nem sempre eu tenho)
 
No caso dos fëar élficos, o hröa não é tão limitador assim: na verdade, é o contrário.

Quando determinado fëa atinge tamanho grau de desenvolvimento, ele torna-se inviável para o hröa suportar, o que acaba causando a separação dos dois, e o fëa ou parte para Mandos ou vaga pela TM como uma alma penada.

Um exemplo clássico é o de Fëanor que, após morrer, teve seu corpo transformado em cinzas, tal era o poder de seu fëa.
 
Mas no caso específico de Fëanor, foi pq seu Hröa foi muito ferido pelos Balrogs, causando a sua morta, dai com o fëa de Fëanor era muito forte o hröa não suportou a separação...
E pelo q eu entendi, a pergunta era se os Fëar podem CAUSAR a morte do hröa...
 
Não, o caso de Fëanor foi porque o seu fëa era MUITO poderoso, tanto que exauriu Míriel quando ele nasceu. E isso não teve relação com o fato dele ter sido atacado por Balrogs. O fëa dele sempre foi poderoso (provavelmente o mais poderoso dos fëar dos Filhos de Ilúvatar).

Quanto aos fëar poderem causar a morte de hröar, sim, isso é possível por tudo que já foi dito e pelo que se encontra no Leis e Costumes: o caso é que isso não chega a acontecer porque, antes que o fëa cause a morte do hröa por estar dentro dele, ele causa a morte do corpo por sair do mesmo (óbvio).
 
Tilion disse:
Não, o caso de Fëanor foi porque o seu fëa era MUITO poderoso, tanto que exauriu Míriel quando ele nasceu. E isso não teve relação com o fato dele ter sido atacado por Balrogs. O fëa dele sempre foi poderoso (provavelmente o mais poderoso dos fëar dos Filhos de Ilúvatar).
Quer dizer q Fëanor morreu pelo "poder" de seu fëa e ser atacdo por Balrogs nada teve haver com sua morte? Então pq ele só morreu naquele momento, quando estava muito ferido?
Tilion disse:
Quanto aos fëar poderem causar a morte de hröar, sim, isso é possível por tudo que já foi dito e pelo que se encontra no Leis e Costumes: o caso é que isso não chega a acontecer porque, antes que o fëa cause a morte do hröa por estar dentro dele, ele causa a morte do corpo por sair do mesmo (óbvio).
Eu entendo, mais ou menos, isso (apesar de não ter lido o Leis e Costumes, mas vou dar um lida, tem aki na Valinor neh?), mas o q quero dizer é q p/ um Fëa causar a morte de um hröa é preciso q este já esteja enfraquecido (como no caso de Fëanor) por feridas físicas ou emocionais/psicológicas. Um elfo "saudavel" em todos os sentidos, mesmo q tenha um Fëa muito poderoso, nunca perderia seu hröa desde q mantesse essa condição.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo