1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

dúvidas sobre FËa e Hröa

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Curufinwë ¥, 27 Mar 2004.

1. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

com o passar do tempo o poder do Fëa sobre o Hröa aumenta muito, e o fea acaba por consumir o hroa, será que através desse aumento de poder o hroa pode morrer?

é o fea que escolhe, ao retornar, que aperencia o hroa terá?

como é chamado o corpo e espirito nos homens?

2. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Sim, pode sim. O hröa é vivo, e tudo o que é vivo morre um dia (pelo menos na Terra Média era assim, em Aman a história era diferente).

Creio que o fëa (exclusivamente o dos elfos, pois só eles reencarnvam) voltava num hröa igual ao antigo.

É igual ao de todo mundo, fëa e hröa, respectivamente.

3. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

é, eu sei que o hroa pode morrer, mas minha duvida é se uma das causas de sua morte pode ser devida a diferença de poder do hroa e do fea, poelo fea ter se tornado muito forte e não desejar mais aquele hroa?

4. °Arien°

°Arien° Usuário

Não, se o hröa estiver conservado, o elfo volta no mesmo corpo, mas se não, já que ele nascerá novamente, acho que o novo hröa é assunto de genética mesmo. Se não for assim, aqueles que forem pais de um fëa reencarnado não terão a chance de ver suas características nos filhos. Isso seria estranho :|

5. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

realmente o hroa da criança é muito parecida com o dos pais
    ele volta se ele quiser, não é? ou é uma exigencia?

6. °Arien°

°Arien° Usuário

Pra ser sincera eu nunca tinha pensado nisso :? .. Mas acho que não devia ser obrigatório no sentido que essa questão não existiria.. ou seja, acho que dos poucos fëar que podiam voltar em seus hröar conservados, nenhum escolheria voltar em outro, não consigo imaginar um motivo..

7. Maegil

Maegil Algures no Mar Ocidental

Andei fuçando na Valinor,
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    e encontrei pequenos tesouros que têm bastantes respostas.

sobre isso, a melhor resposta que emcontrei até foi em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , onde

Em
    ,

Com absoluta FALTA de precisão,
    (é ao contrário) :mrgreen:

8. Nefertari

Nefertari Suave é viver só

O diferente em Aman seria que lá todos irão viver até o fim de Arda, mas aí sim tudo acaba?

Mas se o hröa estivesse conservado, porque ele o teria abandonado? :?

9. Minduim

Claro, quando Arda acabar os hröa também acabam. Afinal, onde eles iriam viver depois que o mundo acabasse? :lol:

Entenda como conservado um estado em que aonda dê pra se usar o hröa. Tipo, se um elfo tivesse morrido com uma flechada no peito, o hröa dele só precisaria se curar daquele ferimento e estaria novinho em folha. Já se ele tivesse sido incinerado por um dragão, aí já não haveriam condições de uso.

10. °Arien°

°Arien° Usuário

um exemplo você encontra nesse texto mesmo que o Maegil postou:
    Aliás, se eu puder fazer uma humilde sugestão para o Maegil: seria melhor se você colocasse só o link para um texto grande como esse, ou citasse só a parte principal para o que quer mostrar, não? :)
    Sim, se com todos você fala dos elfos, toda essa discussão é sobre hröar e fëar dos elfos, não se aplica aos homens, por exemplo. O destino dos elfos está ligado ao destino de Arda: eles não viverão nem mais nem menos que ela.

11. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

será que um Fëa poderia se tornar muito superior ao hroa a ponto de deixá-lo e procurar outro corpo?

12. Minduim

Não porque o fëa e o hröa eram duas faces de uma mesma moeda, o hröa não vivia sem um fëa e o fëa não interagia com o mundo físico sem um hröa. Além disso, um fëa sem hröa não poderia se apossar de outro hröa vivo, ou mesmo morto. Pra encarnar o fëa precisava do perdão de Mandos e da autorização de Manwë.

13. Maegil

Foi o que eu fiz, citei só as partes que interessavam nos dois textos (onde você encontrar "(...)" é minha edição) e coloquei os links... O problema é que as partes que mais interessavam (para ESTE tema)eram aquilotudoassimmesmodegrande, e os textos originais são imensos... dá uma olhada, :) muitas das questões levantadas neste e em muitos outros tópicos que vi estão respondidos naqueles "pequenos" excertos, e muito mais há numa leitura cuidadosa dos textos originais...
    Ainda assim, parece que não adiantou muito, depois do meu post já apareceram aqui mesmo perguntas cuja resposta está na transcrição... :disgusti:

14. °Arien°

°Arien° Usuário

Eu falei do seu post mais porque algumas pessoas que vêem uma citação tão grande não querem ou não estão com tempo para ler, às vezes é melhor fazer uma citação menor e fazer um comentário, mas normal, essa parte toda é bem interessante mesmo
    Isso é verdade, parece que as pessoas não tem muita paciência para ler esses textos grandes, principalmente os que têm uma linguagem mais complicada, como o Athrabeth Finrod ah Andreth, mas todo mundo que quer entender melhor tantas coisas confusas devia ler (eu até salvei alguns no meu pc, de vez em quando dou uma olhada :obiggraz: )

15. Maegil

Eu copiei e colei o texto no word, ocupa bem menos espaço, e é mais fácil de tirar excertos e ler em textos grandes.

16. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

Sim, claro que ele precisa do perdão de Mandos, a questão é se ele deixaria o hroa e partiria para Mandos.
    como vc interpreta esta frase de um dos textos de tolkien:
    "Com o passar das eras, o domínio de seus fëar sempre aumentava, "consumindo" seus corpos [como já foi mencionado]. O final desse processo é a sua "passagem", como os homens o chamaram; pois o corpo torna-se finalmente, como o era, uma mera memória mantida pelo fëa; e este fim já foi alcançado em muitas regiões da Terra-média, de modo que os elfos são de fato imortais e não podem ser destruídos ou mudados."

17. °Arien°

°Arien° Usuário

'Curufinwë', dê uma olhada nesse trecho do mesmo texto que o Maegil citou, sobre fëar que, depois de serem separados de seus hröar, recusassem a convocação aos palácios de Mandos:

18. Curufinwë ¥

Curufinwë ¥ Usuário

°Arien° acho que vc não me coompreendeu, o que quero dizer é se o Fëar por se tornar muito superior ao hröa pode sair dele (deixar o hroa morrer) e claro cumprir todas as regras de ir para Mandos e aguardar ser chamado para voltar e coisa e tal....?

19. Maegil

Em
    , temos que "Pois isso seria desprezo pelo corpo, e é um pensamento da Escuridão não-natural em qualquer dos Encarnados, cuja vida incorrupta é uma união de amor mútuo. Mas o corpo não é uma estalagem que mantém um viajante aquecido por uma noite, antes que ele siga seu caminho, e depois recebe outro. É uma casa feita para um habitante apenas, e de fato não apenas casa mas também vestimenta; e não está claro para mim se deveríamos neste caso dizer que a vestimenta é adequada ao usuário e não que o usuário é adequado à vestimenta".

20. °Arien°

°Arien° Usuário

ahh pequena confusão :oops:
    isso eu não sei te responder com certeza.. melhor nem tentar pra não te confundir mais :|

Compartilhar