• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas Sobre Direitos

Pra mim o que aconteceu foi: lançaram tanta ##### para d20 e OGLque os jogadores ficaram perdidos com tantas variantes (na sua maioria ruins) e de alguma forma queriam incorporar elementos fora da linha editorial da wizards ao próprio D&D, correndo o risco de perder a identidade da marca.

Então, agora na quarta edição, ou lançam de acordo com o que a wizards quer ou crie seu próprio sistema. Pra mim é mais que justo...
 
É mais ou menos por aí. Na real o que eu acho que ocasionou essa mudança na licensa foi o lançamento de livros de conteúdo diferente daquele que a Wizards entendia como ideal, tipo o book of erotic fantasy.

O engraçado é que o Chris Praemas, da editora Green Ronin, ficou putaço com isso, como se a Wizards tivesse a obrigação de manter o sistema dela aberto....
 
Acho que o que pegou mais era o plágio.

Muitas editoras ao invés de usar a licença pra lançar material original simplesmente faziam re-impressões do LdJ. Coisas como o Ação, ou o 4D&T. Nada de novo, só Ctrl+C, Ctrl+V.
 
Ah, sim. Também tem isso. O engraçado é que no FAQ da SRD tinha uma pergunta tipo "então quer dizer que eu posso pegar todo o conteúdo da SRD, imprimir e vender?" e a resposta era "sim, mas duvido que alguém irá comprar". E foi exatamente o que a Mongoose fez, com a sua série de pockets.
 
Uma coisa que tava vendo é que parece que a nova "GLS" não dá brechas a jogos mais adultos, como jogos com clima-cenário tipo Conan, que tem um tom mais violento e sensual.

Poxa... eu gostava da possibilidade de poder fazer um jogo mais adulto, mais sério...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo