1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvidas sobre direitos autorais

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Seiko-chan, 8 Fev 2008.

1. Seiko-chan

Seiko-chan Retardada

Aiya! :obiggraz:
    Finalmente encontrei tempo hábil para me aprofundar um pouco mais na fascinante literatura de Tolkien, e esse é, sem dúvida (e sem puxa-saquismo) o melhor Fórum sobre o assunto!

Mas a minha dúvida é a seguinte... Sou escritora, e em alguns contos tenho utilizado algumas palavras e frases nos idiomas criados por Tolkien.

Em caso de publicação séria, poderei utilizar sem problemas palavras e frases nesses idiomas sem desrespeitar os Direitos do Autor? Citações de rodapé (como autor e obra de onde foram tiradas) ou referência às obras de Tolkien são suficientes para evitar problemas? Apreciarei muito esclarecimentos a respeito. :think:

Obrigada pela atenção! E prometo participar mais do Fórum!
    Namarië...

2. Bagrong

Bagrong RaG

Veja, se você usar termos criados por Tolkien, estará ferindo os direitos autorais. Tanto que muitos restaurantes e estabelecimentos afins que têm "Hobbit" no nome estão
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

Agora, se você usar a língua criada por ele, eu acho que a coisa pode ser um pouco diferente. Por exemplo, o Curso de Quenya foi publicado no Brasil e, creio eu, sem negociações com a Tolkien State ou algum outro detentor de direitos.

De qualquer forma, eu posso estar enganado. É melhor você esperar uma resposta do pessoal que já lidou com as publicações e taus, eles devem te informar melhor.

3. Seiko-chan

Seiko-chan Retardada

E teríamos entre nós alguém com alguma publicação (que não incluem os poemas e citações de Tolkien, somente os idiomas) em quenya? :think:

Vejo que no fórum Valinor, existem programas, links e cursos dos idiomas tolkenianos... Mas nenhuma publicação séria? Gostaria de entrar em contato para trocar informações.

Novamente, obrigada pela atenção! :mrgreen:

4. Deriel

Deriel Administrador

Eu acho que com relação aos idiomais inventados por Tolkien e ao desenvolvimento de frases de sua autoria nos mesmo não há problema, ainda mais no Brasil.

A carência de material sobre idiomas tolkienianos deve-se principalmente ao fato de que é um tema difícil, com poucoas pessoas realmente querendo se dedicar ao ponto de conseguir gerar algumas frases básicas.

Esperamos que essa tendência lentamente mude, com as publicações e o material que temos disponibilizado - incluindo principalmente o Curso de Quenya (esgotado) e a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    :yep: Mas admito que eu mesmo tenho "ondas" nas quais durante um certo período embarco mais e noutros quase deixo de lado o assunto.

Temos muito espaço onde alguém que tenha conhecimentos em Quenya/Sindarin pode participar e, além de aprender, ajudar outras pessoas, como o
    :yep:

5. Seiko-chan

Seiko-chan Retardada

Bagrong, Deriel, obrigada pelos esclarecimentos!

Grande abraço! :hihihi:

Compartilhar