• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas sobre direitos autorais

Seiko-chan

Retardada
Aiya! :obiggraz:
Finalmente encontrei tempo hábil para me aprofundar um pouco mais na fascinante literatura de Tolkien, e esse é, sem dúvida (e sem puxa-saquismo) o melhor Fórum sobre o assunto!

Mas a minha dúvida é a seguinte... Sou escritora, e em alguns contos tenho utilizado algumas palavras e frases nos idiomas criados por Tolkien.

Em caso de publicação séria, poderei utilizar sem problemas palavras e frases nesses idiomas sem desrespeitar os Direitos do Autor? Citações de rodapé (como autor e obra de onde foram tiradas) ou referência às obras de Tolkien são suficientes para evitar problemas? Apreciarei muito esclarecimentos a respeito. :think:

Obrigada pela atenção! E prometo participar mais do Fórum!
Namarië...
 
Veja, se você usar termos criados por Tolkien, estará ferindo os direitos autorais. Tanto que muitos restaurantes e estabelecimentos afins que têm "Hobbit" no nome estão sendo processados.

Agora, se você usar a língua criada por ele, eu acho que a coisa pode ser um pouco diferente. Por exemplo, o Curso de Quenya foi publicado no Brasil e, creio eu, sem negociações com a Tolkien State ou algum outro detentor de direitos.

De qualquer forma, eu posso estar enganado. É melhor você esperar uma resposta do pessoal que já lidou com as publicações e taus, eles devem te informar melhor.
 
E teríamos entre nós alguém com alguma publicação (que não incluem os poemas e citações de Tolkien, somente os idiomas) em quenya? :think:

Vejo que no fórum Valinor, existem programas, links e cursos dos idiomas tolkenianos... Mas nenhuma publicação séria? Gostaria de entrar em contato para trocar informações.

Novamente, obrigada pela atenção! :mrgreen:
 
Eu acho que com relação aos idiomais inventados por Tolkien e ao desenvolvimento de frases de sua autoria nos mesmo não há problema, ainda mais no Brasil.

A carência de material sobre idiomas tolkienianos deve-se principalmente ao fato de que é um tema difícil, com poucoas pessoas realmente querendo se dedicar ao ponto de conseguir gerar algumas frases básicas.

Esperamos que essa tendência lentamente mude, com as publicações e o material que temos disponibilizado - incluindo principalmente o Curso de Quenya (esgotado) e a Ardalambion :yep: Mas admito que eu mesmo tenho "ondas" nas quais durante um certo período embarco mais e noutros quase deixo de lado o assunto.

Temos muito espaço onde alguém que tenha conhecimentos em Quenya/Sindarin pode participar e, além de aprender, ajudar outras pessoas, como o Meu Nome Élfico :yep:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo