• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas sobre D20 System [ D&D, Star Wars e Afins...]

Entendi, mas peraí ...

:) Tá, eu saquei, mas ainda axo que poderiam facilita, pq saca só:

eu sei que paladino,clerigo, mago, feiticeiro, druida e bardo são daquelas classes tipo "começa fraco e termina destruidor", mas normalente pra alivia a falta de dano que essas classes provocam no começo eles dao varios pontos de pericia. Pq esses personagens so ficam bons em niveis maiores (tipo 8, por aí). Assim, como eles não matavam, eles sabiam muita coisa (tipo o mago "MacGyver", com trocentas pericias). Nesses D&D, as classes não-magicas tem mais pontos de pericia que as magicas. Isso naum dificulta a vida dos personagens no comeco? Como eles mantiveram o equilibrio entre vas classes no comeco?

8)
 
Não acho que os pontos de pericia sejam um ponto de equilibrio para classes que começam 'mais brandas'. Elas fazem parte de todo o conjunto de características a serem balanceadas entre as classes. O Equilibrio das Classes é projetado para personages de 1º a 20º nível...é impossivel equilibrar todas as classes em cada nivel sem tirar jogabilidade e coerencia, mas o equilibrio que conseguiram de maneira geral é incrível. O Clérigo por exemplo é uma classe que evolui de forma relativamente constante do começo ao fim, afinal ele pode usar muitos tipos de armas e armaduras e possui d8 como dado de vida, só perde pras classes de combate no começo, e nao por muito. Com o decorrer dos níveis ele fica mais distante no quesito combate em relação as classes combatentes mas ganha magias, e muitas. O Monge além de nao poder conjurar magias em momento algum nao possui muita opcao de armas(muitos poderes dele se baseiam em combate desarmado) nem de armaduras(para um personagem que vai lutar corpo-a-corpo isso nao eh muito bom), seu dado de vida eh d8 e nao d10 como as outras classes de combate. Muitas habilidades dele dependem sa Sabedoria e isso toma pontos preciosos que poderiam estar em For, Dex ou Cons(muito melhores no combate)...portanto ele tem que ter habilidades apelonas mesmo para balancear, além de mais pontos de pericia...
 
Classes para

:!: Realmente, se voces considera so uma classe fica dificil, mas se tu ve que tem todo um GRUPO estruturado e (na maioria dos casos) unido, certas dificuldades podem ser suprimidas por outros (tipo um guerreiro pra da apoio pra um monge).

Certo, agora mais uma dúvida: se um personagem tem uma classe adequada para sua raça, naum recebe nenhuma penalidade. Isso para as raças "normais" do jogo. E se eu cria um inimigo que seja um ogro barbaro? Sendo um humanoide brutal, com pouca inteligencia, sabedoria, e carisma , como que eu faco pra cria-lo? Naum existe alguma penalidade, restrição ou algo assim por serem monstros,e naum racas para personagens jogadores?

8)
 
Nao sei se entendi bem o que vc esta perguntando...mas vou tentar. Qualquer raça(humanóide, em greal) pode ter uma classe, mas existe um fator que equilibra isso, afinal um Ogro bárbaro de 1º nível é mais forte que um humano bárbarotb de 1º nível. Existe uma tabela que ajuda nesse assunto, um Ogro por exemplo tem um fator nível da classe +5, isso quer dizer que um Ogro bárbaro de 1º nível é equibrado com um humando bárbaro de 6º nivel. Quanto ao Ogro ser um mago, nada o impede diretamente, mas esse fato é praticamente impossivel devido a baixa inteligencia da criatura.
 
Classes

Tá, saquei que certos monstros são mais poderosos por causa do fator nível , mas eu quero sabe é dos especiasi e afins.

Tipo, muitas coisas necessitam de certa inteligencia e/ou sabedoria e/ou carisma. Como esses montros naum tem esses atributos muito alto, se eles tentassem algo que usasse isso, eles naum conseguiriam ou eles receberiam uma penalidade qualquer??

8)
 
Sim, a regra a mesma para monstros ou personagens. Caso ele tenha algum atributo baixo recebera as devidas penalidades. Por exemplo, um monstro com menos de 10 na inteligencia nao poderia ser mago, se tivesse 12 por exemplo, seria um mago fraquinho :wink: .
 
Dúvidas e + dúvidas

:roll: certo, mais algumas dúvidas surgem em minha mente:

- Tipo, existe uma regra pra usar "escolher 10" e "escolher 20", ou e só vê o negocio do tempo, etc..
-E nos testes de habilidade, existe uma situação especial?
-Se uma espada é "espada bastarda +1", esse (+1) é pra dano E jogada de ataque, ou só pra ataque, ou só pra dano ?
-Existe bonus pra acerta (e penalidades na CA) dependendo do tamanho. Mas se o bicho for dois ou tres tamanhos menor ou maior, eu somo os valores ou so considero o especifico? EX: um humano atacar um dragão vermelho, o seu bonus de ataque é de +8(a penalidade do dragao por tamanho colossal) ou +15, que é a soma das penalidades de grande+1; imenso+2; enorme+4 e colossal+8

Valew..

8)
 
Que coisa!!!

:( Pô, coloquei essas dúvidas a um bom tempo e ninguem se prestou a responder... tipo, dá pra ajuda ou não... :?
 
1 e 2- A regra de take 10 e take 20, eh simples. O take 10 pode ser feito em testes de habilidade que não dependem de resultados de outros testes, como escalar por exemplo, e apenas quando a pessoa não está sobre pressão. O take 20 responde a mesma regra so que o cara tem que ter uma disponibilidade de tempo enorme, pois ele vai fazer a coisa com o maximo de cuidado para não haver erros.

3- O bônus mágico chamado de encantamento é usado nas duas situa´cões, tanto no ataque quanto no dano. Isso também conta para armas de metal especial como adamantite, mas não conta no caso de arma "masterwork" (não sei como foi traduzido), pois essas sim soh dao o bônus no ataque ( lembrando que os bonus de encantamento não se somam, é usado o maior, exemplo uma bastarda de adamantite +1 seria na verdade +2 no atake e dano pois o +2 é conferido a armas de 1d10 de dano feito de adamantite. E caso a duvida surga, um arco +1 usando flechas +1 somam-se os dois, +1 da flecha e +1 do arco sendo então +2 no atake e dano.

4- Não, as penalidades não se somam, conta a maior, pois ela foi feita já pensando nas outras, mas neste caso a penalidade jah está feita na CA da criatura, o guerreiro na verdade não ganha +8 no ataque, pode ver que na explicação do CA da criatura os calculos do tamanho jah estão feitos. E se vc for fazer um monstro novo, calcule o CA e ATTAK BONUS dele ja com as penalidades ou bonus devido ao tamanho, ao inves de dar bonus no atake do guerreiro.
 
Ajuda

:?: Para certas magias,pericias,etc.. em que vc tem que se comunica com outros seres, como que se poderia fazer alguma relaçao inteligencia-tipo para ase determinar se houve entendimento mutuo??

8)
 
Tipo, poderia explicar melhor sua dúvida, de exemplos por favor.

E cara eu adoro tirar duvidas de DnD3e, pois nao eh querer me gabar mas são poucos no BRASIL que tem acesso a todos os livros e a um certo grau de experiencia e quebração de cara hehehehehheheh! Quero colaborar para a comunidade de DnD3e crescer mais e mais. Tudo bem q o dolar naum ajuda uiahiuahu.
 
Ahhh...

Ripper-nkdisse
Tipo, poderia explicar melhor sua dúvida, de exemplos por favor.

E cara eu adoro tirar duvidas de DnD3e, pois nao eh querer me gabar mas são poucos no BRASIL que tem acesso a todos os livros e a um certo grau de experiencia e quebração de cara hehehehehheheh! Quero colaborar para a comunidade de DnD3e crescer mais e mais. Tudo bem q o dolar naum ajuda uiahiuahu.

:roll: Esse negocio de consegui compra todos os livros e ter exp de jogo, so com sorte, dinheiro e tempo...

:?: A minha dúvida é tipo: Magias ou pericias que podem faze tu fala com bichos (Empatia com Animais ou Comando); pra sabe se "ouvinte"(bicho) e o "comandante"(personagem) conseguiram se entender, eu me baseo na INT do bicho ou em seu tipo, ou ainda nos dois?? :?:

Valeu :wink:

8)
 
Empatia com animais eh uma skill que não te permite "falar" com animais, mais sim amansa-los e saber como os animais estão se sentindo e mudar a atitude dele em relação a vc ou ao seu grupo. Isso não eh considerado uma forma de comunicação e a inteligencia do animal não influencia neste caso. Essa skill pode ser utilizada em BEASTS e MAGICAL BEASTS soh que com um penalte de -4. Lembre-se vc não manda no animal, apenas o torna amigavel.
Jah magias como falar com animais ela sim depende da inteligencia do animal, pois animais com INT 3 ou menor agem por instinto apenas, e teriam respostas com poucas palavra apenas, como: FOME TER, ATACAR MONSTRO, SONO TER,BEM ALI, SIM, NÃO e etc....Isso depende muito do bom senso do mestre. Lembrando que essa magia não torna o animal amigável, então ela combinada com o animal empathy se tronam uma boa arma quando estás perdido em uma floresta.
 
Valendo avisar que o animal empathy em niveis épicos podem tornar um animal ateh mesmo FANÁTICO, ganhando +2 em STR e CON e +1 WILL e -1 AC quando estiver ao seu lado. :wink:
 
Como funciona o sistema de Erros críticos na 3ra edição? E o de Acertos críticos (ou sucesso desicivo)?
 
Como funciona o sistema de Erros críticos na 3ra edição? E o de Acertos críticos (ou sucesso desicivo)?

qual é a contegen de danos decisivos ou danos criticos ????? )

Nao existe regra especifica para erros criticos(como existe no WoD). Mas eh aconcelhado aos mestres que tratem rolagens de dados com resultado 1 como erros grosseiros(e consequentemente consequencias desastrosas). Alem disso todo resultudo 1 natural eh considerado um erro(isso eh regra), independente do nivel de habilidade, atributo, pericia, etc, da mesma forma que todo resultado 20 natural(ou seja, no dado, sem aplicacao de quaisquer bonus) eh considerado um sucesso.

Sucessos decisivos acontecem sempre que se tira 20 natural em uma jogada de ataque, independente da CA do adversario. Quando isso acontece vc deve realizar um novo teste contra a mesma CA: caso obtenha sucesso seu dano sera dobrado(jogue duas vezes o dado, apenas o valor dos dados eh dobrado, nao os bonus. ALgumas armas causam 3x o dano normal). Caso falhe seu dano sera normal.

Algumas armas aumentam a chance de sucessos decisivos, para 19 e 20, ou 18, 19, e 20 por exemplo, e nao apenas 20.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo