• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas sobre as Águias

Pedro Baggins

Usuário
Por que as águias não levaram Frodo à montanha da perdição? Pelo menos as águias poderiam levar a comitiva para perto de Mordor e poupar uma viagem dolorosa. Se alguém puder me explicar com partes dos livros eu agradeceria mais, mas qualquer explicação é bem vinda.

Obrigado!:think:
 
Um bom livro apresenta um bom enredo e uma boa aventura.
Seria uma tolice Tolkien,atente-se a seu pedido ¬¬,Seria meio chato.
Espero ter Ajudado,Desculpa se ofendi.
 
Um bom livro apresenta um bom enredo e uma boa aventura.
Seria uma tolice Tolkien,atente-se a seu pedido ¬¬,Seria meio chato.
Espero ter Ajudado,Desculpa se ofendi.

na verdade não acho que esse seja o caso. a pergunta é completamente válida do ponto de vista lógico - como eu já disse, até livros de fantasia precisam de verossimilhança.

acho que as águias além de seres vivos da Terra-Média com orgulho próprio, também são um tipo de extensão da vontade dos Valar, em especial Manwë. de certa forma os Valar adotavam a política de interferir o mínimo possível na vidas dos habitantes da Terra-Média, de modo que os emissários dos Valar também deveriam ter restrições na hora de agir.

perguntar pq as águias não levaram Frodo direto para a Montanha da Perdição é parecido com perguntar pq Gandalf não usa magia para resolver todos os problemas da Terra-Média.

a pergunta q talvez seja um pouco mais complicada é pq os Valar evitam interferir diretamente nos acontecimentos da Terra-Média. essa pergunta eu não sei ao certo responder.
 
As águias são muito bacanas e tal, mas sempre vou ficar com a sensação de que Bilbo, Gandalf e Frodo usaram Game Shark na hora do desespero. Infelizmente é a verdade.
 
na verdade não acho que esse seja o caso. a pergunta é completamente válida do ponto de vista lógico - como eu já disse, até livros de fantasia precisam de verossimilhança.

acho que as águias além de seres vivos da Terra-Média com orgulho próprio, também são um tipo de extensão da vontade dos Valar, em especial Manwë. de certa forma os Valar adotavam a política de interferir o mínimo possível na vidas dos habitantes da Terra-Média, de modo que os emissários dos Valar também deveriam ter restrições na hora de agir.

perguntar pq as águias não levaram Frodo direto para a Montanha da Perdição é parecido com perguntar pq Gandalf não usa magia para resolver todos os problemas da Terra-Média.

a pergunta q talvez seja um pouco mais complicada é pq os Valar evitam interferir diretamente nos acontecimentos da Terra-Média. essa pergunta eu não sei ao certo responder.

this.

Sem falar dos Nazgûl,e orcs e as fortalezas mantidas por Sauron nas montanhas de Mordor,a demanda era para ser algo sigiloso,não acho que seria tão fácil sair por ai com 9 águias gigantescas voando na direção de mordor.
 
Realmente, pelo solo e "as escondidas" eles poderiam entrar sem fazer barulho...

Por isso penso eu q foram enviados hobbits... ngm desconfiaria disso. Ao contrário de enviar "mensageiros" ou "portadores" a desafiar abertamente a Sauron.

Creio q a demanda teve sucesso justamente por seu sigilo.
 
Sobre o uso das águias no Senhor dos Anéis e o fato delas não transportarem a sociedade até Mordor, há esta análise: http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/WMG/TheLordOfTheRings

The reason the Fellowship didn't ride the eagles into Mordor was Sauron's air force
In The Silmarillion and The Book of Lost Tales, it is written that Sauron taught the Numenoreans how to "sail against the currents and the wind", which presumably involved steam power. Ironclads and air ships are also mentioned. Now, as we all know, Numenor got destroyed by Eru. But, since Sauron taught them how to make the things, he would still have the ways to make these things in his head! In the appendix for the Lord of the Rings, it states that Aragorn sneaked into Mordor once disguised as someone else. While there, he must have stumbled upon one of Sauron's secret underground airship factories, where he was building a fleet of air ships to unleash on the world once he had completed enough of them. Sometime during the Council of Elrond (we probably didn't see all of it), someone mentioned the eagles, and Aragorn had to shoot the idea down.
So that's what the Numenorean "iron bows" were.
Or, more simply, Sauron had a lot more of those flying critters than the ones the Ringwraiths rode on, and they made Mordor's airspace unattackable until Sauron's fall. That's why Gandalf could ride one to save Frodo and Sam afterwards — the creatures had fled in fear after Sauron fell.
Here's a simpler explanation: it wouldn't have worked because Sauron could control the air itself. See the Caradhras chapter.
It's implied that Caradhras itself is attacking the Fellowship, not Sauron, although nothing's definitely stated...
I thought the same thing as the above troper, the fell beasts would probably have eaten them or caught them and done something much, much worse.
Someone actually sent a letter to Tolkien asking why the Fellowship haven't flown to Mordor. He got so angry he draw the logo of the Mordor Air Defense and sent it in the reply. True story.

Sobre a força aérea Númenoriana, eu tinha até comentado algo neste tópico: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=104987 - Tem também algo no que tange à mísseis teleguiados, navios de metal "a la época da revolução industrial"; escudos impenetráveis; invenção da pólvora etc.
 
fiquei um pouco confuso agora. onde exatamente nos apêndices está a referência ao que é dito abaixo?

In the appendix for the Lord of the Rings, it states that Aragorn sneaked into Mordor once disguised as someone else. While there, he must have stumbled upon one of Sauron's secret underground airship factories, where he was building a fleet of air ships to unleash on the world once he had completed enough of them.

a explicação sobre os fell beasts como uma ameaça às águias é bem plausível, mas não necessariamente pensei o mesmo sobre as aeronaves.

aliás, parabéns pelo post, Ragnaros. achei muito interessante o trecho abaixo:

And these ships, flying, came also to the lands of the new world, and to the east of the old world; and they reported that the world was round. Therefore many abandoned the Valar and put them out of their legends. But men of Middle-earth looked up with fear and wonder seeing the Númenóreans that descended out of the sky; and they took these mariners of the air to be gods, and some of the Númenóreans were content that this should be so.

de imediato eu pensei nos numenorianos como os antigos astronautas. falando nisso, será que existe vida fora de Arda?
 
Na verdade, eu estava no 9gag e vi uma tirinha em que o Frodo pergunta a Gandalf por quê eles não vão pra Mordor com as Águias, uma coisa bem LOL mas eu fiquei bem encucado com isso. Obrigado pelas respostas.:lol:
 
Sim, além do aspecto espiritual das águias não poderem interferir diretamete (assim como os magos) para que o mundo ande com suas próprias pernas, como foi dito acima. Tem também o aspecto "orgulho". As águias são criaturas orgulhosas, elas sempre deixam bem claro que não são animais de carga. Até para Gandalf.
 
Como já disseram, as águias podem serem entendidas como extensões da vontade dos valar (de Manwë em especial), então o motivo das águias não intervirem, exceto pontualmente e veladamente, é o mesmo motivo para os deuses não intervirem, exceto pontualmente e veladamente (evitar deus ex machina). No mundo interno, é pela decisão dos valar de não intervirem radicalmente nos assuntos da Terra-Média desde a abdicação de Manwë ao trono de Arda (por sua vez, explicar essa decisão de forma mais satisfatória é complicado). Exceção feita a algumas participações mais importantes das águias, como as que mencionei aqui.
 
Desculpe a ignorância, mas... o que seria "deus ex machina"?

É uma expressão latina que designa uma solução inesperada e mirabolante para uma situação aparentemente insolúvel. Para mais informações, vide: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deus_ex_machina

no caso, uma vez que exista motivo para os deuses não interferirem o tempo todo, então é possível evitar o deus ex machina - o que em termos mais simples significa evitar uma solução "roubada" para todas as dificuldades da aventura.

eu não tenho certeza sobre isso, mas tenho a impressão de que esse argumento da neutralidade (limitada) dos Valar é algo que não está escrito em lugar algum. estou errado?
 
Já li várias explicações e perguntas sobre as águias. Até hoje minha conclusão é de que realmente é um furo na história mesmo.

Resumidamente, o que diz o texto do colega Grimnir é:
  1. Mordor era gigantesco, logo, as águias poderiam passar sobre as montanhas em locais distantes do portões vigiados, e voando alto, ninguem as veria.
  2. Mesmo se as vissem, elas voam muito alto para serem atingidas por flechas. Mesmo sendo vistas, seria quase impossível interceptá0las usando as criaturas aladas dos Nazgul, já que Sauron não esperava que fossem destruir o anel, e não deixava os Nazgul de guarda esperando por isso.
O argumento mais plausível pra mim é de que as águias iam se recusar, igual o Gandalf se recusava a ser o portador do anel, com medo de se corromper, mas:

O que mais mostra que isso é um furo na história, é que ninguem nem discutiu essa ideia no conselho. Se realmente houvesse um motivo, alguém ia ter falado (provavelmente logo depois do Gandalf dizer que uma acabou de resgatá-lo) que era melhor as águias assumirem isso. Daí eles explicariam na hora: o plano das águias não funciona por que "elas iam se corromper e roubar o anel" ou porque "os Nazgul iam matá-las," ou porque "os Valar proibiram elas de ajudar". Mas nenhum personagem menciona isso, ou seja, Tolkien não pensou isso na hora!
 
Bom, li grande parte das respostas e quando me fazia essa mesma pergunta eu sempre pensava da mesma forma que alguns companheiros manifestaram: de que as águias eram uma extensão da vontade de Manwe a terra Média e após 2 eras de decepção, a sua vontade para com Eriador não era das melhores, então acredito que ele preferia deixar os habitantes da terra média a lidarem sozinhos com os problemas que trouxeram a si mesmos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo