1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvidas sobre as Águias

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pedro Baggins, 13 Jan 2013.

  1. Pedro Baggins

    Pedro Baggins Usuário

    Por que as águias não levaram Frodo à montanha da perdição? Pelo menos as águias poderiam levar a comitiva para perto de Mordor e poupar uma viagem dolorosa. Se alguém puder me explicar com partes dos livros eu agradeceria mais, mas qualquer explicação é bem vinda.

    Obrigado!:think:
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  2. Trodun Barâk

    Trodun Barâk Usuário

    Um bom livro apresenta um bom enredo e uma boa aventura.
    Seria uma tolice Tolkien,atente-se a seu pedido ¬¬,Seria meio chato.
    Espero ter Ajudado,Desculpa se ofendi.
     
  3. Grimnir

    Grimnir Usuário

    na verdade não acho que esse seja o caso. a pergunta é completamente válida do ponto de vista lógico - como eu já disse, até livros de fantasia precisam de verossimilhança.

    acho que as águias além de seres vivos da Terra-Média com orgulho próprio, também são um tipo de extensão da vontade dos Valar, em especial Manwë. de certa forma os Valar adotavam a política de interferir o mínimo possível na vidas dos habitantes da Terra-Média, de modo que os emissários dos Valar também deveriam ter restrições na hora de agir.

    perguntar pq as águias não levaram Frodo direto para a Montanha da Perdição é parecido com perguntar pq Gandalf não usa magia para resolver todos os problemas da Terra-Média.

    a pergunta q talvez seja um pouco mais complicada é pq os Valar evitam interferir diretamente nos acontecimentos da Terra-Média. essa pergunta eu não sei ao certo responder.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
  4. As águias são muito bacanas e tal, mas sempre vou ficar com a sensação de que Bilbo, Gandalf e Frodo usaram Game Shark na hora do desespero. Infelizmente é a verdade.
     
  5. Berkeley

    Berkeley Usuário

    this.

    Sem falar dos Nazgûl,e orcs e as fortalezas mantidas por Sauron nas montanhas de Mordor,a demanda era para ser algo sigiloso,não acho que seria tão fácil sair por ai com 9 águias gigantescas voando na direção de mordor.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Realmente, pelo solo e "as escondidas" eles poderiam entrar sem fazer barulho...

    Por isso penso eu q foram enviados hobbits... ngm desconfiaria disso. Ao contrário de enviar "mensageiros" ou "portadores" a desafiar abertamente a Sauron.

    Creio q a demanda teve sucesso justamente por seu sigilo.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  7. Ragnaros.

    Ragnaros. Usuário

    Sobre o uso das águias no Senhor dos Anéis e o fato delas não transportarem a sociedade até Mordor, há esta análise:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Sobre a força aérea Númenoriana, eu tinha até comentado algo neste tópico:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    - Tem também algo no que tange à mísseis teleguiados, navios de metal "a la época da revolução industrial"; escudos impenetráveis; invenção da pólvora etc.
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  8. Grimnir

    Grimnir Usuário

    fiquei um pouco confuso agora. onde exatamente nos apêndices está a referência ao que é dito abaixo?

    a explicação sobre os fell beasts como uma ameaça às águias é bem plausível, mas não necessariamente pensei o mesmo sobre as aeronaves.

    aliás, parabéns pelo
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , Ragnaros. achei muito interessante o trecho abaixo:

    de imediato eu pensei nos numenorianos como os antigos astronautas. falando nisso, será que existe vida fora de Arda?
     
    • LOL LOL x 1
  9. Pedro Baggins

    Pedro Baggins Usuário

    Na verdade, eu estava no 9gag e vi uma tirinha em que o Frodo pergunta a Gandalf por quê eles não vão pra Mordor com as Águias, uma coisa bem LOL mas eu fiquei bem encucado com isso. Obrigado pelas respostas.:lol:
     
  10. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    E ainda entra em questão a vontade das Águias, sempre que elas carregam Gandalf ele pede um favor e não ordena que as Águias o ajudem, elas só vão pegar Frodo e Sam em Mordor porque Barad-Dûr já tinha caído.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  11. Gerbur Forja-Quente

    Gerbur Forja-Quente Defensor do Povo de Durin

    Sim, além do aspecto espiritual das águias não poderem interferir diretamete (assim como os magos) para que o mundo ande com suas próprias pernas, como foi dito acima. Tem também o aspecto "orgulho". As águias são criaturas orgulhosas, elas sempre deixam bem claro que não são animais de carga. Até para Gandalf.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  12. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Como já disseram, as águias podem serem entendidas como extensões da vontade dos valar (de Manwë em especial), então o motivo das águias não intervirem, exceto pontualmente e veladamente, é o mesmo motivo para os deuses não intervirem, exceto pontualmente e veladamente (evitar deus ex machina). No mundo interno, é pela decisão dos valar de não intervirem radicalmente nos assuntos da Terra-Média desde a abdicação de Manwë ao trono de Arda (por sua vez, explicar essa decisão de forma mais satisfatória é complicado). Exceção feita a algumas participações mais importantes das águias, como as que mencionei
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  13. Lindoriel

    Lindoriel Saurita Catita

    Desculpe a ignorância, mas... o que seria "deus ex machina"?
     
  14. Meneldur

    Meneldur We are infinite.

    É uma expressão latina que designa uma solução inesperada e mirabolante para uma situação aparentemente insolúvel. Para mais informações, vide:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  15. Grimnir

    Grimnir Usuário

    no caso, uma vez que exista motivo para os deuses não interferirem o tempo todo, então é possível evitar o deus ex machina - o que em termos mais simples significa evitar uma solução "roubada" para todas as dificuldades da aventura.

    eu não tenho certeza sobre isso, mas tenho a impressão de que esse argumento da neutralidade (limitada) dos Valar é algo que não está escrito em lugar algum. estou errado?
     
  16. Grimnir

    Grimnir Usuário

    Não sei se esse texto já foi postado aqui, mas achei bem interessante:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Acho que o principal ponto que mostra a tendência a ser um plot hole é o fato dessa possibilidade nem ter sido discutida no Conselho de Elrond.
     
  17. LuizWsp

    LuizWsp A torch in the dark In Memoriam

    Já li várias explicações e perguntas sobre as águias. Até hoje minha conclusão é de que realmente é um furo na história mesmo.

    Resumidamente, o que diz o texto do colega Grimnir é:
    1. Mordor era gigantesco, logo, as águias poderiam passar sobre as montanhas em locais distantes do portões vigiados, e voando alto, ninguem as veria.
    2. Mesmo se as vissem, elas voam muito alto para serem atingidas por flechas. Mesmo sendo vistas, seria quase impossível interceptá0las usando as criaturas aladas dos Nazgul, já que Sauron não esperava que fossem destruir o anel, e não deixava os Nazgul de guarda esperando por isso.
    O argumento mais plausível pra mim é de que as águias iam se recusar, igual o Gandalf se recusava a ser o portador do anel, com medo de se corromper, mas:

    O que mais mostra que isso é um furo na história, é que ninguem nem discutiu essa ideia no conselho. Se realmente houvesse um motivo, alguém ia ter falado (provavelmente logo depois do Gandalf dizer que uma acabou de resgatá-lo) que era melhor as águias assumirem isso. Daí eles explicariam na hora: o plano das águias não funciona por que "elas iam se corromper e roubar o anel" ou porque "os Nazgul iam matá-las," ou porque "os Valar proibiram elas de ajudar". Mas nenhum personagem menciona isso, ou seja, Tolkien não pensou isso na hora!
     
    • Gostei! Gostei! x 4
  18. marciofilho

    marciofilho Usuário

    Bom, li grande parte das respostas e quando me fazia essa mesma pergunta eu sempre pensava da mesma forma que alguns companheiros manifestaram: de que as águias eram uma extensão da vontade de Manwe a terra Média e após 2 eras de decepção, a sua vontade para com Eriador não era das melhores, então acredito que ele preferia deixar os habitantes da terra média a lidarem sozinhos com os problemas que trouxeram a si mesmos.
     

Compartilhar