• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

s`H`B

isso que vc quer?
mas será que Joy está certo assim?
não tem uma tengwa pro ditongo "oi"?
Não no caso do modo inglês ortográfico, até onde eu saiba. s`N`Û seria uma transcrição adequada nesse modo. No modo fonêmico, seria shY, mas é muito difícil ficar transcrevendo pra esse modo porque tu vai ter de decidir qual é a fonética que tu vai utilizar: americana ou britânica?

O que eu pedi pra @Seiko-chan ver é porque o Photoshop tem kerning ótico, que dá resultados muito menores para evitar esse tipo de colisão de glifos.
 
Oi Seiko... vc viu a transcrição de Joy?
o código é s`N`Û
e saporra da vogal fica sobreposta
tentei todas do teclado, mas mesmo assim... não rolou...
O Rodrigo tava falando pra fazer no Photoshopsss mas não faço ideia como mexe nessa bagaça

Olha, joguei um espaçamento de 75 pontos no photo e o código acima me deu isso:

Untitled-2.jpg
 
Tenho uma duvida. No MTP3_RC5 diz "Quando a última sílaba não é tônica nem tem um encontro vocálico, ocorre o que é chamado de redução da vogal átona final". Porém, há exemplos no próprio MTP3_RC5 em que ocorre redução sim mesmo quando há encontro vocálico. Alguém saberia me dizer o que é certo, reduzir ou não reduzir?
 
Tenho uma duvida. No MTP3_RC5 diz "Quando a última sílaba não é tônica nem tem um encontro vocálico, ocorre o que é chamado de redução da vogal átona final". Porém, há exemplos no próprio MTP3_RC5 em que ocorre redução sim mesmo quando há encontro vocálico. Alguém saberia me dizer o que é certo, reduzir ou não reduzir?
Ocorre redução da semivogal, não da vogal átona.
 
Existe no português tritongo não precedido das letras g ou q? Se sim, como seria a transcrição para tengwar?
 
Oi pessoal! Gostaria de tirar algumas duvidas, se puderem me avisar eu fico agradecido...

Transcrever a palavra "Ana", por exemplo, seria:

Base curta com a tehtar "A" nasalizada, certo? Mas nesse caso, como se pronuncia "Ãna", preciso colocar o tengwa de "N" ( númen ) ainda, né? No caso, ele não "comeria" o som do "n" na fonética. Ficando um númen com a tehtar de A sobre, é isso?

Mas a duvida mesmo é usando o exemplo da palavra "suponho", como que seria a transcrição? O "o" é nasalizado? Se for, ainda precisarei usar a tengwa nh na palavra? Obrigado a quem responder! Pois a minha duvida é quando eu nasalizo alguma palavra mas ainda não perde o som da consoante em questão.
 
Oi pessoal! Gostaria de tirar algumas duvidas, se puderem me avisar eu fico agradecido...

Transcrever a palavra "Ana", por exemplo, seria:

Base curta com a tehtar "A" nasalizada, certo? Mas nesse caso, como se pronuncia "Ãna", preciso colocar o tengwa de "N" ( númen ) ainda, né? No caso, ele não "comeria" o som do "n" na fonética. Ficando um númen com a tehtar de A sobre, é isso?

Mas a duvida mesmo é usando o exemplo da palavra "suponho", como que seria a transcrição? O "o" é nasalizado? Se for, ainda precisarei usar a tengwa nh na palavra? Obrigado a quem responder! Pois a minha duvida é quando eu nasalizo alguma palavra mas ainda não perde o som da consoante em questão.

Kyoma, suponho eu (rs) que em "suponho" o "O" não seja nasalizado, pelo menos não da forma com que eu falo. Eu uso então silme nuq.-u, parma-o, noldo-u...
 
Joaopbfmus, eu tava estudando aqui e cheguei a mesma conclusão, pois usei algumas palavras como exemplo, mas obrigado!
E aproveitando a deixa, a palavra "amo" é nasalizada? Pois eu realmente tenho uma dúvida quanto a nasalização...
Quando nasalizamos, o "m" ou "n" na hora da transcrição automaticamente some ou tem alguma exceção que ela fica e repetimos ela? Obrigado mais uma vez!
 
Kyoma, então, apesar de o som nasal realmente confundir, não podemos esquecer que além do som nasal, o "m" ainda tem o som labial e o "n" o som na ponta da língua, no céu da boca. Caso contrário a gente falaria "ão" pra "amo"/"ano". Então sim, além de usar o "~" você deve sempre usar númen ou malta pra "m" e "n" nasalizados. "Ana", por exemplo, ficaria suporte curto-~-a, númen-a. Experimente escrever sem númen ou malta e ler em voz alta, você deve ouvir "ã-a". Hehe
Espero ter ajudado...
 
Oi pessoal! Gostaria de tirar algumas duvidas, se puderem me avisar eu fico agradecido...

Transcrever a palavra "Ana", por exemplo, seria:

Base curta com a tehtar "A" nasalizada, certo? Mas nesse caso, como se pronuncia "Ãna", preciso colocar o tengwa de "N" ( númen ) ainda, né? No caso, ele não "comeria" o som do "n" na fonética. Ficando um númen com a tehtar de A sobre, é isso?

Mas a duvida mesmo é usando o exemplo da palavra "suponho", como que seria a transcrição? O "o" é nasalizado? Se for, ainda precisarei usar a tengwa nh na palavra? Obrigado a quem responder! Pois a minha duvida é quando eu nasalizo alguma palavra mas ainda não perde o som da consoante em questão.
@Kyoma, precisa nasalizar sim. O som /a/ é diferente de /ã/. A palavra "Ana" é /ã.na/ então transcreve-se: `pC5#.
Para a palavra "suponho", seria /su.põ.nhu/, então ficaria assim: iJqpHgU. Caso fosse transcrito sem a nasalização ficaria como /su.pô.nhu/, que tem som diferente e estaria errada.
Como o Tengwar é um alfabeto fonético, você precisa ter cuidado de retratar todos os sons existentes, para que não haja erro algum na compreensão. Lembre-se de ler todo o MTP3-RC5 antes de começar a transcrever, sempre fazendo todas as atividades propostas e os exemplos que são dados durante o estudo.
:joinha:
Kyoma, suponho eu (rs) que em "suponho" o "O" não seja nasalizado, pelo menos não da forma com que eu falo. Eu uso então silme nuq.-u, parma-o, noldo-u...
Joaopbfmus, eu tava estudando aqui e cheguei a mesma conclusão, pois usei algumas palavras como exemplo, mas obrigado!
E aproveitando a deixa, a palavra "amo" é nasalizada? Pois eu realmente tenho uma dúvida quanto a nasalização...
Quando nasalizamos, o "m" ou "n" na hora da transcrição automaticamente some ou tem alguma exceção que ela fica e repetimos ela? Obrigado mais uma vez!
@Kyoma, alguns exemplos no MTP estão com falhas. No próprio tópico dele há alguns que foram sinalizados pelos membros com o passar do tempo.
Para a palavra "amo", que o som seria representado por /ã.mu/ ( `pCt& )você precisa nasalizar também, evitando que se leia /á.mu/.
Você precisa fazer uma espécie de divisão silábica da parte fonética para não errar quando "m" e "n" continuam ou não quando há nasalização. Por exemplo, na palavra "transporte", lida como /trãs.pór.ti/, já não precisa do /n/, ficando: 16pE8qÙ63G.
:joinha:
Kyoma, então, apesar de o som nasal realmente confundir, não podemos esquecer que além do som nasal, o "m" ainda tem o som labial e o "n" o som na ponta da língua, no céu da boca. Caso contrário a gente falaria "ão" pra "amo"/"ano". Então sim, além de usar o "~" você deve sempre usar númen ou malta pra "m" e "n" nasalizados. "Ana", por exemplo, ficaria suporte curto-~-a, númen-a. Experimente escrever sem númen ou malta e ler em voz alta, você deve ouvir "ã-a". Hehe
Espero ter ajudado...
Era exatamente o que eu gostaria de saber, muito obrigado Joaopbfmus!
Espero ter ajudado.
Quaisquer outras dúvidas, podem postar aqui mesmo ou falar comigo por bate-papo, que tentarei ajudar no que eu puder.
:joinha:
 
Última edição:
Estou realmente esforçado na aprendizagem do MTP e é bom saber que tem pessoas aqui que estão dispostas a ajudarem! Essa de fato era a maior dúvida que eu tinha e acho que até o momento não tenho mais nenhuma.
Mas só um adendo, a sua transcrição ali pra palavra "Ana" está correto? Pois tem um óre ao invés do númen, ficando "ãra", ou é isso mesmo?
Pois ajudou demais, Rinzler! Muito obrigado.
 
Estou realmente esforçado na aprendizagem do MTP e é bom saber que tem pessoas aqui que estão dispostas a ajudarem! Essa de fato era a maior dúvida que eu tinha e acho que até o momento não tenho mais nenhuma.
Mas só um adendo, a sua transcrição ali pra palavra "Ana" está correto? Pois tem um óre ao invés do númen, ficando "ãra", ou é isso mesmo?
Pois ajudou demais, Rinzler! Muito obrigado.
oi a ana está errada mesmo. o certo é assim:

`pC5E
 
Pessoal, como vocês fazem pra conseguir essas digitalizações em tengwar pra colocar aqui no fórum? Funciona em outros lugares também?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo