• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas em Tengwar

ta, mas e como os caracteris em quenia, como seria o desenho?

no modo que eu escrevo quenya eh assim:
tatoo.jpg


Blz :wink:
 
Heledir disse:
Mas com o nome traduzido e escrito nas caligrafias tb, ou só escrito com as caligrafias soh q em português mesmo?

se não der muito trabalho? :roll:
pode ser todos...
 
Finrod disse:
Heledir disse:
Mas com o nome traduzido e escrito nas caligrafias tb, ou só escrito com as caligrafias soh q em português mesmo?

se não der muito trabalho? :roll:
pode ser todos...

Bom, eu fiz os dois, jah q vc pediu...

A tradução do seu nome para quenya eh "Amigo dos Cavalos", oq seria "Roccondil", em tengwar seria assim:
roccondil.gif


E o seu nome normal seria assim:
felipe.gif


Blz? :wink: Espero ter ajudado...
 
Como é que vocês fazem para traduzir o meu nome em quenya para português?
 
Com relação ao tengwar português eu gostaria de colocar duas coisas:
Primeiro, por qual motivo a letra "V" não está no tengwa "vala"? Não faz sentido! Este foi o único defeito que achei nas consoantes. Expliquem!
Segundo, com relação às vogais eu descordo em vários pontos. Eu usaria apenas 5 tehta, 1 para cada vogal, não importa se o "e" é aberto ou fechado, percebe-se pela palavra ou frase completa. E para completar seria mais simples criar algo para representar "ã". Eu pensei numa haste longa. Assim, uma haste longa com o tehta do "o" indica ão; com "e" indica ãe; com "i" indica ãi (cãimbra) e a haste longa vazia para "maçã".
Não está ótimo e simples???
 
Finrod disse:
Heledir disse:
Como assim? Pra passá de quenya pra port?

sim. :roll:

Mas como assim, vc quer dizer passar Roccondil pra Português? Se for issu eh assim: Roccondil eh uma palavra composta... Cavalo "Rocco", e "-ndil" sufixo para se tratar de amigo, companheiro...
Então "Roccondil" seria "Amigo dos Cavalos"...

Eh issu q vc queria sabê? Se naum for, explica direitu q eu num tô intendenu...
 
Heledir disse:
Finrod disse:
Heledir disse:
Como assim? Pra passá de quenya pra port?

sim. :roll:

Mas como assim, vc quer dizer passar Roccondil pra Português? Se for issu eh assim: Roccondil eh uma palavra composta... Cavalo "Rocco", e "-ndil" sufixo para se tratar de amigo, companheiro...
Então "Roccondil" seria "Amigo dos Cavalos"...

Eh issu q vc queria sabê?

sim...
 
Oi pessoal!! Tenho uma duvida que absolutamente n consigo tirara: o que são os ditongos crescentes e decrescentes???Estava eu a ler o meu PDF até k chego a essa parte e fico.......... n consegui perceber mais nada a partir daí. Fikei bloqueada. Será que alguém me poderia ajudar????
:o?: namarië
 
Ok, explicação sem termos complicados:
Um ditongo crescente é quando a segunda vogal é mais forte que a primeira, e decrescente é o contrário.
 
Slicer disse:
Ok, explicação sem termos complicados:
Um ditongo crescente é quando a segunda vogal é mais forte que a primeira, e decrescente é o contrário.
OK. mto obrigada pela informação. tava a ver k nunca mais passava esta fase.`´E q eu sou meio burra nestas coisas. Valeu mesmo.... Namarië!!! :roll: :obiggraz:
 
Que nada, isso são termos que depois de um tempo a gente esquece o nome, é normal. Eu só sei o que é um advérbio hoje pq tinha uma lição sobre isso no curso de quenya :roll:
 
Aldanel disse:
Com relação ao tengwar português eu gostaria de colocar duas coisas:
Primeiro, por qual motivo a letra "V" não está no tengwa "vala"? Não faz sentido! Este foi o único defeito que achei nas consoantes. Expliquem!
Segundo, com relação às vogais eu descordo em vários pontos. Eu usaria apenas 5 tehta, 1 para cada vogal, não importa se o "e" é aberto ou fechado, percebe-se pela palavra ou frase completa. E para completar seria mais simples criar algo para representar "ã". Eu pensei numa haste longa. Assim, uma haste longa com o tehta do "o" indica ão; com "e" indica ãe; com "i" indica ãi (cãimbra) e a haste longa vazia para "maçã".
Não está ótimo e simples???

pelo que eu entendi duma palestra sobre Tengwar para Português, o uso dos tehtar para diferenciar as vogais foi escolhido pq o Tengwar tem como objetivo principal, transcrever as palavras fonéticamente falando, o que não acho que ficaria bem explicado em sua idéia, ora pois, se estamos logo falando que há diferença entre um "e" aberto e um "e" fechado, então devemos ter 2 tehta para o esquema.


PS: sobre a letra "V" eu nada sei.... (assim como mal sei algo de Tengwar também )
 
O motivo, pelo que eu pude entender do meu minúsculo conhecimento fonético é que tentaram ser o mais coerentes possíveis. Como você pode ver na Coluna II (que eu não me lembro o nome correto), estão lá listados os fonemas "derivados" do P: o B; o F (de PH); e o V que é derivado do F (tente mudar o som do F para o V em uma palavra e perceberá a relação). Eu não sei se o M também segue este raciocínio, já que não sei se ele é "derivado" do P, mas ele se relaciona com o N e o NH que estão na mesma linha.

Quanto as vogais, eu acho que seria muito mais fácil utilizar o mesmo sistema do Quenya, usando a haste longa para os sons longos (no caso, em português, agudos). Contudo, não acho que haja símbolos suficientes para _ão_, _ãe_, _ãi_, _õe_... Prefiro continuar com a representação sugerida pelos Lambendili.
 
Heledir disse:
Finrod disse:
Heledir disse:
Mas com o nome traduzido e escrito nas caligrafias tb, ou só escrito com as caligrafias soh q em português mesmo?

se não der muito trabalho? :roll:
pode ser todos...

Bom, eu fiz os dois, jah q vc pediu...

A tradução do seu nome para quenya eh "Amigo dos Cavalos", oq seria "Roccondil", em tengwar seria assim:
roccondil.gif


E o seu nome normal seria assim:
felipe.gif


Blz? :wink: Espero ter ajudado...

alguem pode me explicar comoq eu coloco os tehtar em cima da letra certa? ele fica andando quando eu escrevo ele, puta raiva ,

eu sou um total iniciante em tengwar, mais como meu nome aki é roccondil, foi a primeira coisa q fui procurar passar pra tengwar ,(diga-se de passagem, isso foi hj) ,,,, e eu tenho qase certeza de q não se usa a tengwar númen mais sim um (til)sobre a tengwar ando..na parte do roccoNDil!!!

alguem mais esperiente pode conferi ai preu saber oq esta certo?

e por favor, me expliquem como eu coloco os tehtar sem q eles fikem andando a cada letra q eu escrevo,,!!!

como ficaria o nome cyntia?
minha duvida esta sobre o (ia )num encontrei nd q me explicasse direito essa parte de ditongos!qua a diferença de ditongoe hiato?isso achu q é um hiato num e naum?
 
roccondil disse:
eu tenho qase certeza de q não se usa a tengwar númen mais sim um (til)sobre a tengwar ando..na parte do roccoNDil!!!

e por favor, me expliquem como eu coloco os tehtar sem q eles fikem andando a cada letra q eu escrevo,,!!!

Malz ae cara, realmente eu errei no seu nome... Roccondil teria a junção ND mesmo... Faço as coisas muito apressado... :roll:

E a dúvida sobre os thetar... Eu sempre escrevo no photoshop e acontece a mesma coisa comigo, mas quando eu coloko OK elas aparecem na imagem certinhu.. Não sei se issu vai acontecer com vc tb, mas tente :wink:
 
Heledir disse:
roccondil disse:
eu tenho qase certeza de q não se usa a tengwar númen mais sim um (til)sobre a tengwar ando..na parte do roccoNDil!!!

e por favor, me expliquem como eu coloco os tehtar sem q eles fikem andando a cada letra q eu escrevo,,!!!

Malz ae cara, realmente eu errei no seu nome... Roccondil teria a junção ND mesmo... Faço as coisas muito apressado... :roll:

E a dúvida sobre os thetar... Eu sempre escrevo no photoshop e acontece a mesma coisa comigo, mas quando eu coloko OK elas aparecem na imagem certinhu.. Não sei se issu vai acontecer com vc tb, mas tente :wink:

péga nd !!normal! :lol:
como assim ok?, ok em q q vc da?

ainda naum consegui fazer direito as malditas letras no pc! :? :x

oq significa , um tengwar q aparentemente naum tem significado nunhum?( ele parece com um i maiusculo do portugues, mais pelo q vejo ele so serve pra num deixar um tehta sozinho (é pra isso msmm q ele serve ?, pra naum ficar um tehta solto no ar)?
quando uma silaba é composta só por uma vogal, ou quando essa vogal naum é ligada a nenhuma consoante dai aparece esse i maiusculo q eu num encontrei significado nenhum e uma tehta em cima dele!

c eu kero escrever em portugues usando tengwar eu tbm tenho q usar o k ao inves de c?(isiste tengwa q represente c?)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo