1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Dúvidas em Tengwar/Português

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por virus, 30 Dez 2002.

1. virus

virus Usuário

Eu estou tentando aprender a escrever em Portugues utilizando Tengwar.. (peguei o Mtp da valinor).
    Ao longo do tempo, vou postando duvidas aqui sobre isso... se alguem puder responder, eu agradeço muito :obiggraz:
    E se alguem mais tiver duvidas vai postando ae :wink:

Vamo lá:
    1o - Estou com dúvida em relaçao aos ditongos... por exemplo, na palavra balaio, há o tritongo "aio", eu uso o tengwa "-i" com o tehta do "a" + o suporte com o tehta do "o" -= ou =- o suporte com o tehta do "a" + o tengwa do "i-" com o tehta do "o" ?

2o - Se for o ditongo ao (sem o til), como eu represento?

Respondam please :lily:

2. Lingwilóke

Lingwilóke Usuário

Usando os nomes das letras em quenya, eu escreveria "balaio" como umbar-a-lambe-anna-a-haste menor-u. No caso de "ao", seria úre-a.

Compartilhar