1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Duvidas em Java

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por MaxDirty, 15 Ago 2004.

1. MaxDirty

MaxDirty Firefox Enthusiast

Eu sou novato ainda em programação Java e ñ entendo muito. Mas tenho algumas perguntas.
    1º Lah no site, qual das ferramentas eu devo baixar? a JDK ou a JRE???
    2º Java realemente é baseado na linguagem C?
    3ºSe sim, pq nunca fizeram um sistema operacional totalmente baseado em Java?

2. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Para desenvolver aplicativos em Java, o JDK. O JRE é só para executar aplicativos. É óbvio que o JDK vem com as ferramentas do JRE inclusas.

Depende do que você entende por baseado. A sintaxe é muito parecida com a do C, ou mais especificamente, com a do C++. No entanto, há algumas diferenças, algumas coisas que há em C++ e não em Java, e algumas que há em Java e outras em C++.

A HP chegou a desenvolver o protótipo de um PDA que rodava uma máquina virtual Java sobre um linux, mas toda a parte de interface com o usuário (bem como os programas que seriam rodados) seriam em Java. OK, tecnicamente o SO mesmo é um linux, mas chega perto. No entanto, eles abandonaram o projeto.

Programar um SO inteiro em Java é impossível, pois ela não dá acesso a alguns recursos de baixíssimo nível que são necessários a um SO, para interface com o Hardware, etc. Nem mesmo em C é possível, sempre haverá algumas partes em linguagem de máquina.

Quanto a programar tudo o que se puder do SO em Java e o resto em linguagem de máquina, seria possível. Mas Java não seria uma boa escolha para isso. Java tem uma série de "proteções" que tornam programas em Java "seguros". A cada vez que você acessa um array, é verificado se o índice que você quer existe no array. A cada chamada de função, verifica-se se os argumentos passados estão corretos. Isso torna os programas mais lentos. Para um SO, esse tipo de demora poderia ser inadmissível.

3. MaxDirty

Caso aja uma reformulação na linguagem, ele poderia trabalhar sem esse array?

4. Cildraemoth

Cildraemoth Usuário

Não vou responder ao que você perguntou, mas ao que você provavelmente quer saber.

O Java é uma linguagem segura, é difícil fazer coisas "erradas" (mas não impossível, claro). Isso é muito bom em vários casos, mas também há situações em que isso não é desejável. Ela também não permite acesso direto a coisas relacionadas com hardware, logo não é apropriada para um SO.

Ela teoricamente poderia ser reformulada, mas isso a faria perder o sentido. Então isso não vai acontecer.

5. Beriadar

Beriadar And I will see it all before

Java ñ é uma linguagem adequada para sistemas operacionais. Ela é muito boa para aplicativos seguros por ser uma linguagem robusta.

Não acho q os sistemas operacionais precisem de uma evolução tal que se opte por outra linguagem para escrevê-los. Eles estão muito bem escritos, em C, e é uma questão de organização de dados aperfeiçoá-los.

Muito menos a LINGUAGEM!! Nossa, Java é top de linha, ñ precisa d reformulações desse nível.
    De repente, o q a Sun pode fazer, é lançar no futuro uma versão de JSDK adequada exclusivamente para criação de sistemas operacionais, se isso se fizer necessário, ñ sei ... ñ sei nem se isso é viável ...

Agora, pra vc usufruir bem da linguagem, escolha uma IDE adequada. O Netbeans é a melhor (em condições gratuitas) se sua máquina for "boa" ... rsrs ... Ele já vem junto com JDK1.4.

6. Gorgonath

Gorgonath Usuário

Existe um processador experimental que roda Java nativo.

Tem que dar uma procurada pela internet se não me engano é da SUN.

E Java é muito bom mesmo.

7. Bom, existe uma distro de Linux feita em Java distribuído pela Sun. Não faço idéia de qual seja a estrutura dele (beeem misterioso, diga-se de passagem), há, pelo que sei, uma versão gratuita que permite o boot direto do CD (knopixx e afins....).

Java foi realmente inovador com sua idéia da Máquina Virtual, mas creio que tenderá a perder seu devido espaço para a plataforna .net da Microsoft aos poucos, que é mais versátil e suporta mais de uma linguagem.

Para conhecer mais vale a pena dar uma olhada em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    eles tem ótimos treinamentos online gratuitos sobre a plataforma .net, uma tremenda ajuda.

8. MaxDirty

Uma duvida q eu estou tento em java:
    Aquele programa NetBeans, vale a pena usar ele ou é perda de tempo?

9. NetBeans?
    Não conheço... dê uma procurada no Eclipse, nunca usei, mas me disseram que é muito bom (creio que seja free).
    Até hoje só usei o JBuilder (razoável...) na escola e o JDK...

10. Deriel

Deriel Administrador

Saiu uma pesquisa da
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    com as 322 maiores empresas americanas e .NET tem 56% do mercado enquanto J2EE está com os outros 44%. J2EE tem mais penetração em Finanças e Telecom.

11. Beriadar

Netbeans e Eclipse são free. O Netbeans vc pode baixar do site da SUn. É muitíssimo pesado, e vem com a mais recente versão do JDK. Se vale à pena?? Claro q vale!!

12. O NetBeans é pesado em que sentido?!
    A parte de design dele é boa? A do JBuilder é fraquíssima...

13. MaxDirty

Realmente.
    Usei o Jbuilder lah na facul e achei uma droga.

14. É uma IDE instável demais, e para funções visuais é deficitária ao extremo...

Sem contar os sons irritantes da versão 10... :x

15. Sercelda

Sercelda Usuário

Eu acho interessante esta concorrência, entre .NET e J2EE. E acho que .NET vai ganhar cada vez mais espaço com esta aparente amizade entre a sun e a microsoft.

16. Amizade?!

A Sun tem um "memorando" contra a Microsoft por esta ter criado o J++ (e, recentemente, o J# para .net) por esta linguagem ser IDENTICA ao Java, porém, com um recurso a mais: ponteiros para funções.
    A Sun se manifestou dizendo que isto feria o conceito de orientação a objeto...

17. Sercelda

Sercelda Usuário

Amizade sim senhor, as hostilidades entre as empresas praticamente acabaram, a Microsoft está injetando montanhas de dinheiro na SUN. Dê uma olhada neste link:

18. Beriadar

Linguagem orientada a objetos com manipulação de ponteiros/??/ Dói os olhos ...

O netbeans é pesado em diversos sentidos. É uma plataforma bastante carregada. A parte gráfica (AWT, componentes, containers) é razoável. Mas isso é porque o Java dificulta muito esse tipo d implementação mesmo, tendo d usar sempre os modelos d Layout (GridLayout, BorderLayout, etc; se é q é disso q vcs estão falando).

Um outro ponto fraco q eu ñ gostei no Netbeans, é q até hoje, jamais consegui modificar o código de inicialização dos componentes, uma vez criados. Esse trecho d código q instancia por exemplo um botão fica "trancado". Isso é irritante, ainda n consegui desabilitar isso.

De resto, o Netbeans é ótimo, é principalmente, FREE. Ideal para quem vem do JBuilder e quem executa os programas recém criados por linha d comando. Tb é muito bom pra fazer Applets.

Ganha no Eclipse no sentido de q ñ é preciso baixar tantos plugins pra se usar determinados tipos de tecnologia.

19. Deriel

Deriel Administrador

Eu trabalho com o WSAD 8-)

20. Poxa, estava precisando me atualizar, fazia um bom tempo que não lia nada sobre a "briga".
    Obrigado!

Vou tentar dar uma olhada no Netbeans, fiquei extremamente interessado.
    Pena que os modelos de layout são de entristecer... :evil:

Poxa, isso é beeeem chato... Às vezes atrapalha um bocado.

Compartilhar