• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas de Sindarin

Há ainda Mae Govannen = "Olá" (sindarin; lit. "feliz em te ver"), Cuio Mae! = "Viva bem!" (sindarin), Tenn' enomentielva = "Até mais ver" (quenya; lit. "até nos encontrarmos de novo") e Meneg suilaid = "Muitas saudações" (sindarin; lit. "mil saudações").
 
Hei, vamos montar um vocaburariozinho de saudações e outras palavrinhas básicas? Eu sugiro estas:

Sim.; Não.; Obrigado.; De nada.; Desculpe-me.; Olá.; Adeus.; Bom dia (com o sentido literal de desejar um dia bom a alguém).; Boa tarde.; Boa noite.
Não entendo.; Como se diz isto em quenya/ sindarin/ a língu dos homens/ a língua dos anões?; Você fala élfico?; Qual é o seu nome?; O meu nome é...; Prazer em conhecê-lo.; Como vai?; Bem.; Mal.
 
Ae, as que eu consegui montar estão aí:

Baw "Não"
Hennaid "Obrigado"
Naethen "Desculpa"
Suilaid "Olá"
Navaer "Adeus"
Aur vaer "Bom dia"
Fuin vaer "Boa noite" (como o inglês Good night)
Aduial vaer "Boa noite" (como o inglês Good evening)
Ú-chenion "Eu não entendo"
Pedich edhellen? "Você fala élfico?"
Man i eneth lín? "Qual é o seu nome?"
______ i eneth nín "______ é o meu nome"
Mae govannen "Prazer em conhecê-lo"
Manen le? "Como vai?"
Maer "Bem"
Faeg "Mal"
 
Estou tentando conhecer algo mais sobre o sindarin, mas me encontro cheia de duvidas...

Uma delas é a forma correta de pronunciar. Em relação aos acentos consegui encontrar algumas informações mas fico confusa em relação ao som das letras e intonações.

Será que tem algum site que me auxilie ou alguém que me ajude???
 
Minas Thirith, Minas Ithil,... oq quer dizer Minas?

pois é
eu tava relendo as ADT e fiquei meio curioso pra saber oq quer dizer esses Minas antes dos nomes das cidades
eles são minas de escação mesmo ou é outra coisa????
 
Não, amigo, não tem nada a ver com escavação, "minas" quer dizer "torre" na língua sindarin, e posposto pode-se notar em Annúminas, que quer dizer Torre do Oeste.

P.S.:
Minas Anor = Torre do Sol
Minas Ithil = Torre da Lua
Minas Tirith = Torre da Guarda
Em quenya há a Mindon Eldaliéva, ou seja, a Alta Torre do Povo das Estrelas (ou dos Eldar).
 
Eu keria saber como ficam as seguintes expressões: (eu sei elas mais ou menos,eu só keira me certificar

#Guerreiro élfico
#Guerreiro das estrelas
#Sábio solitário
#guerreiro solitário

Agradeço desde já
 
Ficariam assim:

Maethor Edhellen "Guerreiro élfico"
Maethor-e-geil "Guerreiro das estrelas"
Goll erui "Sábio solitário" (não tenho certeza se goll pode ser usado como substantivo)
Maethor erui "Guerreiro solitário"
 
Talvez ele queira como um nome próprio, Thorondil. Eu acho que juntando os dois componentes, ficaria assim Maethrel, Gil-maethor, Gollerui, Maethrerui.
 
Lingwilóke disse:
Talvez ele queira como um nome próprio, Thorondil. Eu acho que juntando os dois componentes, ficaria assim Maethrel, Gil-maethor, Gollerui, Maethrerui.

Ué.. mas eu fui de acordo com o que ele pediu... Olha aki:

rcbfp disse:
Eu keria saber como ficam as seguintes expressões: (eu sei elas mais ou menos,eu só keira me certificar

#Guerreiro élfico
#Guerreiro das estrelas
#Sábio solitário
#guerreiro solitário

Agradeço desde já

Pela minha interpretação de expressões, acho que ele queria o que eu disse mesmo. Mas caso não seja, já está aí os nomes que o Lingwilóke traduziu. :wink:
 
(?) "Eu amo --" em Sindarin

Eu sei que já devem ter perguntado isso aqui umas trocentas vezes, mas será que vcs podem me dizer como se diz EU AMO "nome da pessoa" em Sindarin?

Por exemplo, como se diz "Eu amo Legolas" ?
 
Uma curiosidade... No coração das Ilhas Britânicas, em meio do Mar Celta, há um lugar chamado de Ilha de Man, cuja língua era céltica até pouco tempo atrás. O nome Man em manx, a sua língua própria, é Mannin, mas a forma plena, com o substantivo "Ilha", é Ella Vannin. Será que Man é Tol Morwen, o que restou da terra de Beleriand?... Pela menos na fala se parecem, se bem lembramos, "eryn" é "bosque" e "môr", "morn", "escuro", mas "Bosque Escuro" se diz "Eryn Vorn". E esta frase bem parece élfica-cinzenta, "Sut ydych chi'n dweud yn Gymraeg?" se não fosse em realidade a fala de Gales, "Como se diz isto em galês?".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo