• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas de Sindarin

Slicer, isso eu já sabia, mas no artigo da Ardalambion sobre Sindarin, ele sempre é chamado de "artigo genitivo". Isso que eu nao entendi. Nao sei pq não é uma preposiçao.
 
Bem, expliquei pra quem tinha dúvidas então.
Quanto a o pq não é preposição... provavelmente é, só fica melhor encaixado naquele lugar, e com aquele título.
 
AEW Eu descobri isso de Sindarin agora e curti pra caramba......tem como vo6 traduzirem do portugues para o Sindarin essas coisas ?

Bom Dia
Como Vai VocÊ?
Eu te amo
Quer Ficar comigo ?
(meu nome) -----> Yuri Chagas Lobo
Escorpiao de Prata
Eder Lopes Pires
Você é linda


Como ficaria essa frase em SINDARIN ?
Eu sou aquele que vê sem ser visto, o senhor daqueles que voam mas não são aves...

Pronto só essas coisinhas.....isso pra vo6 é simples ne heheh :)

Ah mais uma coisa onde eu consigo um dicionario portugues-sindarin pra comprar ?
valeus :D
 
Não é exatamente fácil para nós, tanto que nós não respondemos muito rápido (já faz mais de duas semanas e eu não tive tempo para parar e responder esse tópico).
De qualquer jeito:

Bom dia: Maer aur
Boa noite: Maer daw
"Como vai você?" Ian nadh?
Eu te amo: Im mîl eg.
Quer ficar comigo: Vou ficar te devendo (a pergunta! hehehe :mrgreen: )
Yuri Chagas Lobo: não tive tempo para procurar os significados, mas lobo é draug
Escorpião de Prata: "de prata" é Celebren.
Tu és linda: Eg na bain.

Quanto à frase, esse é o melhor que pude fazer até agora (talvez tenha erros): Nan tan i cên a ú-na cennen, i hîr o tain i revia, dan ú-nai aew.


Cuio mae!
 
Olá.
Minha dúvida é a preposição O = "de", "desde", pois não entendi como seria usado como "de", que como artigo genitivo é usado com i, ir, in, e, en.
Dêem exemplos se possível do uso dele nos dois casos, facilitaria bastante pra mim!

Obrigado!
 
Mas essas formas que você citou são a preposição de + artigo (o, a, os, as..)... E a forma o seria a preposição "pura"... No filme da Sociedade do Anel jah temos um exemplo, quando Aragorn cumprimenta Haldir:

Haldir o Lórien "Haldir de Lórien" e não Haldir da Lórien ou Haldir do Lórien...

Existem algumas regras muito parecidas com o nosso português, então, se você for bom em português você terá mais facilidade pra entender...
 
fogo escuro

Oi pessoal sou novo no forum(apesar d ter me registrado a mais d um ano só comecei a entrar agora) como ficaria fogo escuro em sindarin?
obrigado
 
Detalhe... Dúath não pode ser usado como adjetivo, pois seu significado é "escuridão". E o adjetivo deve estar anteposto ao substantivo... OK? :wink:
Uma tradução mais correta poderia ser: Dol Naur
 
Thorondil disse:
Detalhe... Dúath não pode ser usado como adjetivo, pois seu significado é "escuridão". E o adjetivo deve estar anteposto ao substantivo... OK? :wink:
Uma tradução mais correta poderia ser: Dol Naur


blz!!!!! sou novo nisso :mrgreen:
 
ei thorondil seu dicionario para o sindarin é o dragon flame??? pq tipo assim quando eu coloco para pesquisar uma palavra apareçe vários nomes em sinadrin ai eu sempre fico com duvida qual se encaixa melhor.... tem algum jeito melhor para escolher a palavra a ser utilizada entre todas que apareçe???
 
Bom, eu, particularmene, pego a palavra que eu sei que é usada com mais frequência nas obras... Por exemplo: Caran "vermelho"; essa palavra é a usada na palavra Caradhras, ou "Chifre Vermelho"...

Deixa eu tentar te explicar melhor...
Se você procurar por tree "árvore", você vai achar 16 palavras. Mas apenas duas podem ser usadas no sentido "puro", galadh e orn. É aconselhavel que você olhe de uma em uma pra ver se tem a tradução de apenas tree, e não _willow _tree, _golden _tree_ of Lothlórien

OK? Tentei ajudar, mas se você não tiver intendido alguma coisa pode perguntar denovo... :wink:
 
Thorondil disse:
Bom, eu, particularmene, pego a palavra que eu sei que é usada com mais frequência nas obras... Por exemplo: Caran "vermelho"; essa palavra é a usada na palavra Caradhras, ou "Chifre Vermelho"...

Deixa eu tentar te explicar melhor...
Se você procurar por tree "árvore", você vai achar 16 palavras. Mas apenas duas podem ser usadas no sentido "puro", galadh e orn. É aconselhavel que você olhe de uma em uma pra ver se tem a tradução de apenas tree, e não _willow _tree, _golden _tree_ of Lothlórien

OK? Tentei ajudar, mas se você não tiver intendido alguma coisa pode perguntar denovo... :wink:


tipo assim acho que entendi eu tenho que olhar todas as palavras em sindarin e olhar qual que aparece apenas a palavra escrita é isso??? pq eu procurei tree no dicionario e realmente veio bastante palavra em sindarin e coloquei na que vc disse que naum seria "puro" e realmente veio naum só tree mas com algum complemento....
valew acho que aprendi mais um pouco :D
 
Gostaria de saber quais são as principais saudações élficas, isto é, se há formas mais ou menos cristalizadas, como os nossos "olá", "como vai" ou "até logo", ou se era costume entre os Eldar o emprego de formações poéticas como "Elen síla lúmenna omentielvo" ou "Anar caluva tielyanna".
 
Uma coisinha mais, alguém o que quer dizer o nome Ecthelion? Eu acho, particularmente, uns dos nomes mais bonitos que foram criados por Tolkien.
 
Segundo a etimologia mais tardia (aquela encontrada no Etymologies, HoMe 5), ecthel significa "ponta (de lança)". Supondo que o -ion do nome seja o patronímico "filho de", Ecthelion poderia ser "Filho da Ponta de Lança" ou simplesmente "Filho da Lança".

Mas se te agradar uma etimologia mais poética, há aquela do Gnomish Lexicon (muito anterior ao Etmologies) mencionada no Apêndice dos Nomes do HoMe 2, onde ecthel significava "fonte". Logo, segundo a etimologia mais antiga, Ecthelion seria "Filho da Fonte" (o que seria bem lógico, visto que ele era o Senhor da Casa da Fonte de Gondolin).
 
Lingwilóke disse:
Gostaria de saber quais são as principais saudações élficas, isto é, se há formas mais ou menos cristalizadas, como os nossos "olá", "como vai" ou "até logo", ou se era costume entre os Eldar o emprego de formações poéticas como "Elen síla lúmenna omentielvo" ou "Anar caluva tielyanna".

Suil "Oi", Manen le? "Como vai?", Navaer ou Namarië "Até logo" (mais como sentido de adeus)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo